Orlando Peçanha: categoria, títulos e uma única derrota pela seleção

qua, 10/02/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

orlandopecanhaA seleção brasileira de 58 ficou marcada pela presença de alguns dos melhores jogadores de todos os tempos. Além de reunir Pelé e Garrincha, a equipe contava com os talentos de Didi, Nilton Santos e Djalma Santos, que figuram frequentemente na lista dos maiores da história do futebol.

Mas o time que deu ao Brasil o seu primeiro título contava também com um zagueiro, que se não possuía a fama de outros companheiros de equipe, era respeitado por sua categoria e eficiência.

Orlando Peçanha teve uma trajetória particular na seleção brasileira. Disputou sua primeira partida pelo selecionado em 18 de maio de 58, apenas 20 dias antes da estreia do país na Copa disputada na Suécia. O escasso tempo foi suficiente para convencer o treinador Vicente Feola a escalá-lo como titular no Mundial.

Nos seis jogos da campanha vitoriosa, que foi marcada por muitas mudanças no time titular, Orlando atuou em todos os seis jogos. Ao lado do amigo Bellini, seu parceiro de zaga também no Vasco. Formavam uma dupla considerada ideal por muitos treinadores. Bellini era mais conhecido pelo vigor físico, que parava os atacantes quando necessário. O chamado ‘limpador de área’. Orlando era seu contraponto. Um beque clássico, com categoria suficiente para desarmar os atacantes adversários sem apelar para faltas. Mas que sempre mostrava garra.

Orlando seguiu absoluto na seleção até 1960, quando foi negociado com o Boca Juniors. Na Argentina, virou ídolo do clube de maior torcida do país. Mas ao se transferir para o exterior, acabou perdendo a chance de ser bicampeão mundial em 62. Na época, quem atuava fora do Brasil sabia que estaria fora da lista de convocados. No Chile, Zózimo, seu reserva em 58, ocupou a vaga em aberto e foi campeão.

Em 65, voltou ao Brasil, para defender o esquadrão do Santos. Na Vila Belmiro, reencontrou companheiros do Mundial da Suécia: Gilmar, Zito, Pepe…e Pelé. Foi campeão paulista duas vezes (65 e 67) e Taça Brasil de 65. E aos 31 anos, foi convocado para a Copa de 66. Chegou à Inglaterra como reserva, mas foi capitão na última partida do Brasil no Mundial. A derrota por 3 a 1 para Portugal foi sua única nas 34 vezes em que atuou com o camisa do Brasil.

Um tropeço que não abalou uma trajetória extremamente vitoriosa tanto na seleção quanto nos clubes em que defendeu (Vasco, Santos e Boca). Em todos, foi campeão. Uma carreira que ganhou a justa homenagem com a inclusão do nome de Orlando Peçanha na calçada da fama do Maracanã.

E convidamos você a deixar a sua mensagem sobre o Orlando Peçanha no espaço destinado aos comentários.

E você pode acompanhar o blog Memória Esporte Clube no twitter: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

72 Comentários para “Orlando Peçanha: categoria, títulos e uma única derrota pela seleção”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 72
    joaci lopes braga:

    Realmente o Vasco da Gama é uma academia de celebridades, Roberto Dinamite, Romario, Edmundo e Compania.

  2. 71
    LUIZ ANTONIO ESTEVES DA ROCHA:

    Por favor quero falar de Ayrton Povill dos Santos um dos maiores meias de todos os tempos do Botafogo, ele precisa muito mais de carinho do que dinheiro, ele está esquecido Botafoguenses vamos levar o Ayrton ao estadio

    dudu

  3. 70
    Carlos Antunes:

    Sou vascaíno e quando adolescente e jovem adulto fui peladeiro.
    jogava na Quarta zaga e tinha um estilo clássico e duro na disputa das jogadas.
    Eu tinha por hábito dizer que havia estudado futebol numa Escola que só formou três quarto zagueiros, que eram Orlando, Emílio Álvarez ( Nacional de Montevidéo) e eu.
    Você deixará saudades Orlando, nauqeles que tiveram a oportunidade de te ver jogar.
    Você foi um dos meus ídolos, juntamente com Belini e Pelé.
    Que descanse em paz.

  4. 69
    marcelo:

    nem todos os jogadores são lembrados pelas suas tragetórias em times importantes, mas mesmo assim não devem ser descartados dos poucos torcedores que ainda saudam sua lembrança dos tempos passados. É muito bom saber que ainda existe anúncios dessas reliquias que nunca será esquecida, não importa tão pouco publico conheça mas nunca devemos esquecer por quem já jogou no Brasil e fez o possivel pela honra desse país tão vitorioso.

  5. 68
    arakem:

    Meus sentimentos a toda família Peçanha em especial a Susy, que tive o prazer de conhecer quando o “seo” Orlando morou aqui em Salvador -Ba.
    Arakem

  6. 67
    Éric:

    Carlos Alberto, Paulinho e Belini; Écio, ORLANDO e Coronel; Sabará, Walter, Vavá, Livinho e Pinga. É o Vasco Super Super Campeão. Acredito que não há necessidade de comentários.

  7. 66
    José Carlos Fernandes:

    Lembro do Orlando no inicio da decada de 50, na época tinhamos grandes equipes no Rio. Vale lembra o prórpio Vasco, com Belline, Orlando, Coronel e outros, Tbm vale lembrar p Flamengo, com Garcia, Tomires, Pavão, Jadir, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Indio, Evaristo e Zagalo. Tbm tinhamos na época o FLU com Castllho, Pindaro e Punheiro e, é claro, do Tele Santa na ponta direita.
    Orlando era dura mas nunca desleal. Vestia a camisa do clube como niguém. ABS á familia.

  8. 65
    Marilson Justino dos Reis:

    obrigado orlando por todas conquistas que realizou e por alegra a todos de gosta de esporte, tenho certeza que foi um grande homem de caráter e coração puro. Até logo, faleuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  9. 64
    Hector:

    Grande Orlando!!, ídolo da minha infancia na Argentina como torcedor do glorioso Boca Juniors,tal vez o melhor back central que o Boca ja teve!!(Roma,Silvero e Marzolini,Simeone ,Rattin e ORLANDO,Pueblas,Pezzi ,VALENTIM,Gonzalez e Menendez)

  10. 63
    Paul Thomas (Kuwait):

    To Marlene and all the family, I am so sorry to hear of your lose. I only knew Orlando for a short time but his memory will always be in my heart.
    My love and prayers are with you in this sad time,
    All my love and thoughts,
    Paul.

  11. 62
    Claudio Sacramento - Salvador/BA:

    Orlando foi um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro de todos os tempos. Está numa lista ao lado de nomes como Domingos da Guia, Pinheiro, Bellini, Mauro Ramos, Djalma Dias, Luís Pereira, Oscar, Mozer, Aldair, Juan. Era um zagueiro técnico, excelente nas antecipações e atuava com muita garra. Começou sua carreira profissional em 1953 e encerrou em 1970. Jogou as Copas do Mundo de 1958 (campeão) e 1966 (7 jogos em Copas no total). Atuou 34 vezes pela seleção brasileira perdendo apenas 1 jogo. Jogou no Vasco, Boca Junior e Santos.

  12. 61
    Rodrigo Rezende.:

    Todos os campeos do mundo, devem ser homenageados, por já terem levado alegria a milhoes de brasileiros, seja qual for a geração.Não vi jogar, mas ouvi falar muito.Parabéns pela devida homenagem.

  13. 60
    gabriel:

    não vi jogar mais, dizem que jogou fe mais, agora é a vez dele cumprir sua segunda missão!!
    descanse em paz!

  14. 59
    Douglas Silva de Deus:

    Acabo de saber do falecimento do Orlando Peçanha, grande quarto zagueiro, que formou com Belini, a melhor zaga que o meu Vasco já formou; estou muito triste, porque o Orlando, além de outros jogadores daquela época, marcou os meus sonhos de adolescente e nunca os esqueci e jamais os esquecerei. Estou mesmo em lágrimas. Estou pedindo a Deus e ao nosso Mestre Jesus, que o abençoe e tenho certeza que será merecedor de um bom lugar junto ao nosso Pai. Só espero que a Direção atual do Vasco reconheça a sua importancia para o futebol brasileiro, e lhe dê um lugar de destaque junto aos grandes atletas que passaram pelo clube da cruz de malta. Tenho certeza de que todos os adolescentes daquela época – vascaínos como eu – estão tristes. Um grande abraço a todos. Douglas

  15. 58
    AURÉLIO RESENDE:

    COM A MORTE DE ORLANDO PEÇANHA, QUE AO LONGO DE TODA SUA CARREIRA DEMONSTROU CLASSE, ELEGÂNCIA E MUITA CATEGORIA, MORRE TAMBÉM UM POUCO DO “FINESS” QUE EXISTIA NO FUTEBOL BRASILEIRO. SEM DÚVIDA VAI DEIXAR UM GRANDE VAZIO NO SEIO DAQUELES QUE ADMIRAM O FUTEBOL-ARTE, JOGADO POR ESTE EXCEPCIONAL ZAGUEIRO, QUE FEZ PARTE DE UM DOS MAIORES ESQUADRÕES DE FUTEBOL QUE O PLANETA CONHECEU, O GRANDIOSO SANTOS FUTEBOL CLUBE. DESCANSE EM PAZ GRANDE ORLANDO. MINHAS CONDOLÊNCIAS AOS SEUS FAMILIARES E UM ABRAÇO FRATERNO DE SOLIDARIEDADE.
    AURÉLIO DE BRITO RESENDE
    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP.

  16. 57
    João Paulo M. Lopes:

    Só vi ele jogar por vídeos antigos mas como todo bom jogador, merece uma homenagem. Esteja em Paz!

  17. 56
    careolano miranda:

    Boa tarde atodos, é com muito pesar que me deparei com a noticia da morte de Orlando Peçanha, ele passou por aqui em Cuiabá e foi um excelente treinador treinando o Saudoso Clube Esportivo Dom Bosco, fez uma ótima campanha no nacioanl do ano de 78 se não me engano, então tivemos o orgulho de mesmo não jogando mais , mas passando o que sabia aos seus comandados, perda irreparavel, descanse em paz e que seu legado fique de exemplo aos jovens.

  18. 55
    Avilton:

    Como bom vascaíno que sou, não poderia deixar de expressar aqui meus pêsames e lamentar a partida deste ícone da melhor defesa de todos os tempos, na seleção brasileira e principalmente na zaga do meu VASCÃO.

  19. 54
    messias:

    NINGUEM CONHECE ORLANDO PEÇANHA, NEM VOÇÊS DA IMPRENSA CONHECEM ORLANDO PEÇANHA, SOMOS UM PAÍS DE ANALFABETOS.

  20. 53
    edmar:

    orlando grande quarto zaqueiro cumpriu sua missao , descance em paz na companhia de jesus.

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade