Com nome marcado na História, Joel Santana volta ao Rio atrás de recorde

sex, 29/01/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

Para muitos, Joel Santana é, acima de tudo, um treinador folclórico, cujo trabalho não é tão valorizado como o de outros técnicos. Mas o novo comandante do Botafogo já tem o seu nome registrado na história do futebol do Rio de Janeiro. No centenário Campenato Carioca, Joel é o segundo treinador com maior número de títulos: seis. O total poderia até ser maior se fosse considerada a conquista de 1987, quando iniciou o trabalho no Vasco, que foi campeão sob o comando de Sebastião Lazaroni, que o substituiu quando aceitou uma oferta milionária do Al-Hilal (Arábia Saudita).

Em número de conquistas no Estadual do Rio, Joel perde apenas para Flávio Costa. O treinador da seleção brasileira na Copa de 50 foi oito vezes campeão no Rio, cinco pelo Flamengo (1939, 42, 43, 44 e 63) e três pelo Vasco, nos tempos do Expresso da Vitória (47, 49 e 50).

O novo treinador alvinegro supera nomes consagrados do futebol brasileiro. Como Zagallo, terceiro na lista de mais vitoriosos no Rio, com cinco títulos, por três clubes: Botafogo (67 e 68), Fluminense (71) e Flamengo (72 e 2001).

Joel tem a particularidade de ter levantado a taça do Estadual pelos quatro grandes clubes do Rio. O treinador dominou o futebol carioca nos anos 90, com um impressionante retrospecto de cinco triunfos em um período de seis anos. Foi bicampeão com o Vasco em 92 e 93. No comando do Fluminense em 95, impediu o Flamengo de comemorar o Carioca no ano do centenário do clube. O Rubro-Negro decidiu contratá-lo, e ele foi campeão no ano seguinte na Gávea. Em 97, estava no Botafogo e comemorou mais uma vez. E voltou a triunfar em 2008, novamente no comando do Flamengo.

Conheça no vídeo abaixo quem possui muitos títulos cariocas no currículo

Futpédia: os números de Joel Santana em Cariocas e Brasileiros

Na apresentação ao Botafogo, na última terça-feira, no início de sua terceira passagem pelo clube de General Severiano (atuou em 97 e 2000), Joel Santana brincou, dizendo não saber quantos títulos cariocas possuía. E mostrou que não está disposto a continuar em segundo lugar na lista dos treinadores mais vitoriosos do Rio.

- Tenho quantos títulos cariocas? Seis? Quem ganhou mais tem quanto? Oito? Estou perto então, vou correr atrás do prejuízo. Quero ser campeão, não vice.

E deixe a sua opinião: Joel Santana vai conseguir levar o Botafogo ao título carioca? Deixe o seu recado no espaço destinado aos comentários

E você pode acompanhar o blog Memória Esporte Clube no twitter: https://twitter.com/memoriaec

compartilhar

72 Comentários para “Com nome marcado na História, Joel Santana volta ao Rio atrás de recorde”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 72
    Lucas Maia:

    O Ronaldo com corte diferente o futebol dele muda espero que agora com sua careca renovada ele volta a brilhar como antigamente quanto usava esse tipo de corte:
    E voçê Marcelo faz um favor comenta tambem o futebol dele com as fazes des seu estilo de cabelo…
    LUCAS MAIA

  2. 71
    dara caroline:

    dia 28 e nos la na vila ronaldo vai botar pra quebrar …..pq depois de nois e nois de novo

  3. 70
    edson:

    Entendo que nós batafoguenses devamos estar magoados, chateados e até mesmo estarrecidos diante do que temos visto ( e não é de hoje), é impossível que os caras que estão como dirigentes atualmente não possam tirar alguma coisa de tudo aquilo que temos passado, teriam que ser totalmente burros, temos que lembrar a este Presidente atual do botafogo que a instituição Botafogo é uma coisa e aquele time dele de praia é outra, nós exigimos que ele leve o botafogo mais a sério, pelo amor de Deus, alessandro, Wellington, Fahel, Victor Simões e alguns outros que lá passaram, não são dignos de nem ficarem n o banco de reservas, são pessoas que não reconhecem que são incapazes e o pior ganham fábulas em conmparação com o “futebol” que desenvolvem. Continuo achando que temos que olhar com bastante carinho a base, eles estão acabando com os garotos e ficam estes cabeças de bagres anos a fio jogando no nosso club, vergonha na cara é oque falta a dirigentes, técnicos, jogadores e até mesmo alguns integrantes de torcidas que se iludem com alguns resultados que não são consistentes, onde está a contratação de impácto que teríamos???, onde estão os jogadores da base???, pelo amor de Deus, Jairzinho, Mendonça, Mauricio, Paulinho Criciuma, se envolvam mais com o club, não apareçam somenbte para receber homenagens, sxe envolvam, manifestem suas opiniões, não esperem nada da cronica esportiva, pois são passionais e até mesmo vendidos muitos deles….

  4. 69
    GILSON NOVAES:

    É Robinho neles…

  5. 68
    alfredo junior:

    EU QUERO QUE O jOEL SANTANA,VEJA O MEU mengão TETRA-CAMPEÃO CARIOCA,NIS VAMOS FAZER HISTORIA ESSE ANO.nINGUÉM FICA ENPOLGADO COM 6 GOLS,VASCAINOS CUIDADO HEIN?, O MEU MENGÃO TEM ADRIANO E VAGNER LOVE,TÁ LIGADO. O flu JÁ EXPEIMENTOU COMO É.

  6. 67
    Deivison correia [schrek]:

    Um time q tem como destaque o tal de[lo abreu] nao tem como ganhar nada,
    pelo amor de deus diretoria,se vcs querem q o botafogo ganhe alguma coisa
    contratem jogadores dignos de vestirem o manto sagrado-pois isso ta paressendo
    ate time de varzea,pela tradiçao do fogao,por um botafogo campeao,fora,seus
    dirigentes inuteis despreparados,tanto se falavam do bebeto de freitas,vcs nunca
    irao faser metade do q ele feis ao botafogo,volta bebeto.como pode vcs deixarem
    o maicosuel ir embora e trazerem esse tal de caja,ou trazer o lucio flavio de volta
    sera q o dinheiro q vcs gastaram,com o louco abreu,com caja,eduardo,fahel,alessandro
    lucio flavio,e etc,nao daria pra manter o maicosuel ou o andre lima,chega de sofrimento.

  7. 66
    Carlos Magno:

    Companheiro vc me desculpa mas sua comparação está equivocada, primeiro que Robinho não é nem o chulé desses jogadores citados, segundo que ZICO e Romário retornaram campeões artilheiros e idolos, das torcidas dos times ao qual passaram, Zico teve problemas com envio de dinheiro que na Italia é crime, mas até hoje é idolo, lembrado pelos dribles e gols principalmente em cobrança de falta, Romário não precisa comentários de sua dupla co Stoyticovt, poderiamos comparar ai o retorno de Adriano que foi três vezes campeão pelo Inter mas não estava numa boa fase, O ronaldo fenomeno tudo bem até poderia ser citado neste caso apesar de tbm já está em fim de carreira, mas robinho ainda não foi estrela saio do Real como candidato a moeda de troca não foi bem na copa do mundo nem saio como melhor jogador, ta na reserva do time city da englaterra que ta tendo entrar no cnério mundal agora, nem lá ele é hunanimidade, vem para o Santos para poder jogar e não sei no lugar de quem ele vai jogar só dando pedalads, acho que a unica vaga para ele vai ser a de Goevane, e olha lá que ele tbm não é titular absoluto devido a idade, sei não mas a comparação tá meio infeliz é a mesma coisa que comparar o Tevez com o Maradona ou Riberri com o Zidane, melhor fazer um abatimento…

  8. 65
    Reinaldo:

    O Treinaldor Estevam Soares, foi muito incompetente, ele não mudou o time, teve medo, e ficou com os jogadores que não rendem, impossível o time não ter um substituto para o Lucio Flávio, ele ja foi um jogador importante para o time. Porque não dá vez aos jogadores novos ?, eu não entendo a cabeça de certos treinadores, tem medo de mudar, perdem e continuam insistindo nos erros, o jogo contra o Vasco demonstrou toda a fraqueza do time, e o Botafogo não acreditou no Dodô, se o técnico tivesse colocado um jogador para marca-lo com certeza ele não faria 3 gols. Espero que o Joel tenha coragem de mudar o time e dar vez aos novatos. Ah! ia me esquecendo de comentar o Baotafogo sempre entra em campo com 9 jogadores porque aquele Alessando não joga nada, e o Botafogo não procura um lateral menos ruim do que ele. Acredito no trabalho do Joel Santana, pra ser campeão o time vai ter que melhorar muito…..más tem coisas que só acontecem ao Botafogo…quem sabe ser campeão este ano sera uma delas….

  9. 64
    Miguel Miranda:

    Se o Botafogo não melhorar essa zaguinha, nós vamos levar porrada novamente dos nossos tres rivais. Por favor, dirigentes do botafogo, não deixem nosso time se tornar pequeno.

  10. 63
    sergio:

    ALõ joel santana , quero desejar boa sorte com esse timinho do botafogo. jogadores com essa qualidade duvido muito , exemplo antonio carlos ,wellinton, lucio flavio, farel, alessandro, cajá, el loco , jonatas , esse goleiro chamado renan precisa aprender muito para ser um bom goleiro. leandro guereiro precisa entender que ele é apenas um jogador regular ele NÂO É NENHUM CRAQUE. FIQUE ATENTO COM ESSA OBSERVAÇÂO.

  11. 62
    sergio:

    como ja fui torcedor do botafogo naõ entendo como pode jogador em outros clube são reserva vem para o botafogo com fama de estrÊLA LEMBRA DO JONATAS NO FLAMENGO ERA RESERVA VEM PARA O BOTAFOGO COLOCANDO MARRA E NÃO É SO ELE O LUCIO FLAVIO É PREGUIÇOSO E NÃO CONCORDA COM CRITICA EO FAREL EO EDUARDO A LESSANDRO ANTONIO CARLOS WELLINTON SE O PROPRIO PAI DELE DISSE QUE ELE PRECISA DE JOGAR MAIS SO PODE SER EMPRESARIO QUE MANDA NO BOTAFOGO , NAÕ ENTENDO COMO ESSE CARAS NÃO FAZEM UMA AUTO AVALIAÇÂO PROPRIA PARA ENTENDER PORQUE ATORCIDA ESTA FAZENDO ISSO OU VOÇES NÃO TEM SANGUE NA VEIA.

  12. 61
    rodrigo:

    vai brigar pelo rebaixamento de novo

  13. 60
    Gilberto Tigre:

    Ô Lucio Flavio, por favor v se perde o medo da bola parte pra cima o cara parece q ta com medo pior vai ficar com essas jogadinhas curtinhas levanta a cabeça vamos lembrar daquele time de guerreiros Tulio Jorge Henrrique e Ze Roberto se tiver corage voce ainda podeser popado das vais

  14. 59
    Fala Sério:

    Joel Santana é um profissional vitorioso, não precisa provar nada pra ninguém, por isso minha expectativa fica por conta da profundidade do poder dos empresários na escalação do time. Enquanto nei franco e estevam soares são ilustres zé ninguens no futebol carioca, o Joel não, o cara tem aproveitamento de gente grande. A torcida esta machucada, é muito sofrimento, é muito castigo ver os jogadores esnobando o clube, trocando o alvinegro por outras agremiações e lá se dando bem. Caso de policia ou de levar a galera para o hospital (hospicio ou cardilogia). Tá louco, tomara que o Abreu apresente algo de bom, mas a estrutura do Botafogo é horrorosa, insustentável, nojenta, comndado por um presidente laranja, que não entende nada de nada, que só foi empossado pois ninguem quer se desgastar com o Botafogo decadente. Claram o amor da galera, a história é longa de erros contra o meu time nos últimos anos, topando pela proa um rubronegro forte e imbativel fora de campo, jogando com onde e mais tres, com a imprensa fazendo vista grossa para tudo que ocorria, vimos a mesma imprensa defender o gavea esporte clube por sentir-se prejudicado em MG contra o cruzeiro. Botafogo é clube que deixou seu prestígio internacional escorrer pelo ralo, ficando a merce da sorte, mas um clube definido como tem coisas que só acontecem ao Botafogo, não podemos esperar nada de bom a depender de sorte. Perdemos para nós mesmos, os adversários já sabem que podem jogar em cima de nossos erros, que são abundantes e constantes. Não há torcida que aguente tanta falta de hombridade por parte da diretoria, comandada por um presidentista laranja. Fala Sério

  15. 58
    LAÍS RIBEIRO DE SOUZA:

    eu concordo com o tecnico do Botafogo Joel Santana,nos torcedores devemos ter calma, vamos tocer para tudo dar certo no Botafogo!
    logico que eu quero que o botafogo ganhem todas mais temos quer ter paciência … Eu nao vou parar nunca de tocer paara o botafogo…e eu dou a maior força para todos os jogadores vai la boa sorte ! eu quero que o botafogo seja campeão carioca … estou aqui sempre tocendo…. um abraço a todos vocês do botafogo!

  16. 57
    orlandinho:

    Sou BOTAFOGO eu acredito no presidente ele vai fazer um belissimo trabalho no botafogo agente torcedo não temos paciencia o time leva um gol a torcida começa a vaia agnte torcedor temos q ser mais paciente com o nosso GLORIOSO vamos apoia do inicio ao fim ai ser o time não ganhar ai sim vamos vaia vamos xingar mais so quando o jogo acabar e ser o GLORIOSO ganha vamos vibrar aplaudi vamos festejar o sofrer do outro time vamos BOTAFOGUENSE vamos apoia! Ooooo VAMO0S GANHAR FOGO VAMOS GANHAR FOGOOOOOO! Momentos ruins eu já vivi mas nunca parei d cantar e esse FOGO no meu PEITO que nunca vai ser apagar Ooooo FOGO OLE OLE OLE FOGO OLE OLE OLE ! sou BOTAFOGO FOGO FOGO BOTAFOGO FOGO FOGO !

  17. 56
    Paulo Leandro:

    Acho lamentável que o Joel tenha chegado num momento tão ruim na historia do alvinegro carioca,pois essa diretoria acha que treinador de futebol possa também desempenhar o papel de mágico(MAIS ISSO NÃO É POSSÍVEL DIRETORIA) Então CONTRATAÇAO JÁ só isso basta para qualquer tecníco ser campeão acodem o mais rápido possível enquanto estamos na serie A pois foi por um milagre não cairmos para serie B em uma mesma decada que feio,espero que o Joel consiga algum milagre no comando do botafogo pelo menos chegar as finais mais com esse timinhoq voces formaram pra 2010 eu espero que voces da diretoria pensem em algo mais que não seja ver nosso FOGÃO perdendo para tudo que for time grnde do Brasil.

  18. 55
    BRUNO REIS:

    COMO BOTAFOGUENSE QUE SOU CONCORDO COM QUASE TODOS OS COMENTARIOS.
    MAS HÁ DE CONVIR QUE O BOTAFOGO ESTA REALMENTE MUITO FRACO.
    NÃO ACREDITO QUE JOEL POSSA FAZER MUITA COISA,MAS TER NO ELNCO JGADORES COMO ALESSANDRO, LUCIO FLAVIO,MARCELO CORDEIRO,WELLINGTON, E ALGUNS QUE NEM JOGARAM AINDA É REALMENTE UMA PIADA.NÃO CONSIGO ENTENDER COM ESTES JOGADORES CHEGAM AO PROFISSIONAL SAÕ RUINS DEMAIS.
    A DIRETORIA TAMBEM É OUTRA PIADA BASTANTE SEM GRAÇA, VENDO A SITUAÇÃO QUE ESTA E NÃO SE MEXE.
    VOLTA MONTENEGRO PELO AMOR AOS BOTAFOGUENSES.
    BOA SORTE AO JOEL,POQUE ESTE SIM MEREÇE A NOSSA CONFIANÇA…
    E DA-LHE FOGÃOOOOOOOOO….

  19. 54
    wilmar:

    com esse timeco que tem o Botafogo o Joel Santana não vai ser campeão de nada nesse mundo. Um time que não tem pegada forte todo time por pequeno que seja entra na área botafoguense com grande facilidade um bando de zageueiros fracos sem virilidade time de moça. Um meio campo que não cria jogadas, passa os 90 minutos só trocando passe de lado, nenhum jogador se arrisca a fazer um drible pra frente, para que possa retirar os sagueiros da área e assim, os atacantes podedrem ter condições de finalizar. Deixou de contratar os jogadores de bom nível a exemplo de Wilson do sport, Felipe Gabriel da Portugues, Perea do Gremio, Ortigoza do Palmeiras, Moraes do Corinthians, Durval do Sport, Betão ex-Corinthians, para depois contratar jogador de 2ª divisão como Somália, Diguinho Leo Gerreiro, além de se dar ao luxo de trazer reserva do Inter (Marcelo Cordeiro esse coitado não sabe marcar e quando tenta apoiar se perde com bola e tudo é péssimo jogador) Renato Cajá reserva do Gremio , jogador sem porte físioo e usa somente o pé esquerdo) Louco Abreu que não passa de Louco joga de costas pra área e finalmente Herreira muito esforçado, mas tem que levantar a cabeça e jogar pra frente tentando driblar pra frente. Olhe não sou flamenguista sou botafoguense desde do ventre , contudo peço para que os dirigente alvinegros observem o ritimo de jogo do flamengo todos jogadores são velozes e jogam correndo contra o campo advesário não como os do botafogo que só tocam de lado numa verdadeira lentidão.
    agora se querem ver o Botafogo campeão carioca, da Copa do Brasil e do Brasileirão é colocar olheiros que saibam o que é futbol e contratar jogadores bons e consagrados . Observem as contratações dos grandes clubes brasileiros e façam uma comparação com essas amebas vindas para o Botafogo. Mande embora Fael, Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro, Alessandro Wlington, Marcelo Cordeiro, Antonio Carlos Eduardo etc.

  20. 53
    Coimbra:

    Concordo com o comentário 22. Mas além do que ele falou esperamos também o novo patrocinador, eu mesmo conheço 2 colegas que estão esperando para comprar uma camisa oficial pq o patrocinador vai mudar… qto o clube já não perdeu… Fahel. Alessandro e Eduardo se sairem do bota ou aposentam ou vão ridicularizar outro clube…. Tomara que Joel pelo menos até o contrato terminar coloque essas merdas no banco.

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade