Copa Africana: presente de violência, passado de conciliação

sáb, 09/01/10
por gm marcelo |

  • Sharebar

A edição 2010 da Copa Africana de Nações (CAN) está marcada, mesmo antes de seu começo, pelo ataque à seleção de Togo, que matou três pessoas e provocou a retirada da equipe do torneio.

O episódio entra para a história de um torneio que é mais antigo que a Eurocopa. E que tem na sua história um grande exemplo de que o futebol pode ser um forte instrumento de integração. E não para manifestações violentas com fundo político.

NeilToveymandela_get710A  primeira competição entre seleções africanas ocorreu em 1957, três anos antes da edição inaugural da disputa européia.

Há 53 anos, apenas três equipes participaram do campeonato realizado no Sudão. A participação da África do Sul estava prevista, mas o país foi desclassificado devido à política do apartheid. E o Egito conquistou o primeiro de seus seis títulos, superando a Etiópia na decisão (4 a 0).

Atuais bicampeões continentais, os egípcios têm o maior número de títulos. As conquistas em 2006 e 2008 fizeram a equipe abrir vantagem para Camarões e Gana, que possuem quatro troféus cada.

Clique e veja imagens da final da CAN de 1978: Gana 2 x 0 Uganda

A partir de 1968, no campeonato realizado na Etiópia, a CAN passou a ser disputada de dois em dois anos, sem interrupção.

A edição mais marcante foi a de 1996, disputada na África do Sul. Pela primeira vez, um dos países mais importantes do continente participou da fase final do torneio. Graças ao fim do regime de segregação racial, o apartheid, que afastou o país durante décadas de uma série de competições esportivas. E a festa sul-africana foi completa, com a conquista do título, com a vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia na decisão. A imagem do presidente Nelson Mandela, vestido com a colorida camisa da seleção,  entregando o troféu ao capitão Neil Tovey, um dos raros brancos da equipe e ídolo nacional, para delírio de milhares de torcedores, ficou marcada na história do futebol africano. No pódio, também estava o ex-presidente Frederik de Klerk (à esquerda no foto, aplaudindo), em cuja gestão o apartheid foi extinto.

Um grande exemplo de conciliação, bem diferente do incidente da última sexta-feira, que ficará marcado para sempre como uma mancha na história da competição.

Copa Africana de Nações

Ano / Campeão / Sede

1957 – Egito – Sudão
1959 – Egito – Egito
1962 – Etiópia – Etiópia
1963 – Gana – Gana
1965 – Gana – Tunísia
1968 – RD Congo – Etiópia
1970 – Sudão – Sudão
1972 – Congo – Camarões
1974 – Zaire – Egito
1976 – Marrocos – Etiópia
1978 – Gana – Gana
1980 – Nigéria – Nigéria
1982 – Gana – Líbia
1984 – Camarões – Costa do Marfim
1986 – Egito – Egito
1988 – Camarões – Marrocos
1990 – Argélia – Argélia
1992 – Costa do Marfim – Senegal
1994 – Nigéria – Tunísia
1996 – África do Sul – África do Sul
1998 – Egito – Burkina Faso
2000 – Camarões – Gana/Nigéria
2002 – Camarões – Mali
2004 – Tunísia – Tunísia
2006 – Egito – Egito
2008 – Egito – Gana

No vídeo abaixo, imagens da final da CAN de 2000 entre Nigéria e Camarões

compartilhar

32 Comentários para “Copa Africana: presente de violência, passado de conciliação”

Páginas: [2] 1 »

  1. 32
    carlos sturm:

    meus amigos, nunca saberemos o dia de amanha…hoje aconteceu em angola, amanha pode acontecer no brasil e rezem para que não aconteça com nenhum americano nem com nenhum inglês. porque será pior. mataram um brasileiro em londres o que foi que vcs fizeram? NADA, então por favor ” quem tem telhado de vidro não brinca às pedradas”

    carlos – Luanda

  2. 31
    António da Silva José:

    Aproveito esta oportonidade para anuciar a todo mundo,isto que aconteceu em Angola poderia acontecer em qualquer país do mundo,

    Não fazer comentarios falsos sobre este grande que uma grande de desenvolvimento económico perante o mundo.

    E reparem Angola avisou muito bem aos Africanos para não usarem aquela,por via terrestre.Lamento muito o que aconceu com a selecção do Togo por ataque barbaro,que veio manchar o bom nome Angola,que esta mostrar perante todo o seu e empenho na organização de uma evento.

    Senhores não comentario por injusta causá buscam pelas história e veram que isto ja aconteceu em varios paises tal:China,Israel e tanto outros que não me vem em mente.

    Muitos estão a colocar um ponto de interrogação(?) ao mundial na Africa do Sul por este facto que aconteceu em Angola.

    Quero vos dizer que 2010 em um ano de futebol em Africa e vamos mostrar perante todo mundo que Africa é o berço da humanidade e que esta cheio de valores

  3. 30
    Avilton:

    Vejo o acontecido com a seleção de Togo como fato isolado, não podemos generalizar e achar que o mesmo irá acontecer na copa na África do Sul. É outro campeonato e com visão totalmente diferente da copa africana de nações. Devemos sim apoiar os jogadores de Togo, e cuidar para que no futuro esta copa seja melhor organizada e que aconteça em um país com mehor estrutura de segurança. Vejo também que para se organizar uma copa dessa envergadura, a confederação africana deveria assumir a responsabilidade do transporte das seleções até os locais de concentração e dos jogos e mantê-las em segurança até o final do evento, afinal os excelentes jogadores africanos atuam em grandes clubes da Europa e outros continentes, e seus clubes não podem ficar sem saber se seus atletas voltarão destas competições em segurança.

  4. 29
    claudio:

    nao adianta querer impor a democracia na africa ou pintar um cenerario de maravilha ou pacifico, a Africa tem muitos problemas sociais politicos e economicos que nao podem ser escondidos ou disfarçados. è necessario encará-los e tentar resolvê-los. Por hora deve ser trabalhar em cima das guerrilhas para neutralizá-las, e assim, garantir a segurança na copa.

  5. 28
    Francisco Guedes:

    Ola a todos eu sou o Francisco e acho que isso nao vai estragar nenhuma copa africa porque ate la ja estarao esquecidos disso , esse e o primeiro can a ser realizado no nosso pais e nao poderiamos imaginar que isso iria acontecer , aqui em Angola ja encontra-mos alguns dos terroristas e somos capazes de apanhar os outros ….. Vamos esquecer esse assunto vamos ver os jogos que reune as melhores equipes de Africa ……. Angola estamos juntos…….. Nao vamos juntar as coisas no brasil e uma coisa aqui em Africa e outras ok….. Estamos juntos.

  6. 27
    VICTOR:

    NUNCA Q ISSO VAI ACONTECER NO BRASIL, AKI O POVO GOSTA DE VER ESPETACULO E NUNCA COMETERIA ATOS DE VIOLENCIA CONTRA OS PROPRIOS ARTISTAS ¬¬

  7. 26
    paulo roberto:

    e um abisurdo vamos meter o chicote nesta criolada as altoridades tem q tomar atitudes ricorosa para nuca mais historia possa acontecer de novo

  8. 25
    wilkens martins costa:

    A COPA DO MUNDO E DA PAZ NÃO DA GUERRA. VAMOS DOR-SE JUNTOS PARA UM MUNDO MELHOR.

  9. 24
    Sumbe-chingo:

    pessoal o que aconteceu em Angola foi um ato terrorista!
    acontece ate em países como USA, INGLAND, agora desmerecer a segurança do CAN é sem sombra de duvidas não saber nada sobre Angola!
    Mas tambem esses togoleses não tinha dinheiro pra ir de Avião? em fim
    só espero que tais manifestações terroristas não aconteçam aqui na copa de 2014…
    paz pessoal e parem de Metralhar Angola com suas idiotices

  10. 23
    ´Deyvison Sousa Castanhal Pará:

    Togo vai em frente, a sua foça e trdição são maiores do que todos grupos de Terrorista.
    é um momento dificio, porem mostre para o mundo que VCS, vam fazer a diferença dentro das quatros linhas.
    o Brasil é Solidario com vbcs, etambeém torce pela sua comqista.

  11. 22
    Cadê Meu Camisa 10?:

    É injustificável toda essa baderna perante o torneio… É um absurdo algumas imbecis usarem uma causa (certa ou não) como pano de fundo para seus atos terroristas, assim como é inconcebível a Federação Angolana não controlar melhor essa região e a Federação de Togo não escutar os conselhos angolanos e decidir ir por terra quando o melhor era pelo ar…

    Acessem: https://cademeucamisa10.com

  12. 21
    anderson fernandes de moraes:

    euuu diriaa paraa noss brasileiroo e a seleção brasileira não ir a copa em omenagem a nigeria pq se nos não for o mundo todo vai ficar abalada e talvez até outras paises não irão e tambem para garantiar a sobrevivensia dos brasileiros la pq pelo jeito os africanos vão metralhar todos os times que tiverem nafrente da africa e essa é aminha opinião sobre isso.

  13. 20
    Leandro Freire:

    ” Para o triunfo do mal basta que os bons façam nada. ”

    Edmund Burker

  14. 19
    eduardo nonato:

    a alegria dos africanos é maior que qualquer coisa deste mundo.

  15. 18
    Rodrigo:

    os jogadores da angola e do togo estaum ameasando todos os times so para eles ficarem campeos da copa pode perceber isso

    os melhor jogadores tmb so pra ficares com medo isso o q estaum fazendo com o drogba do chelsea

    vacilos

  16. 17
    Lucas de Sousa:

    A COPA DO MUNDO NA AFRICA DO SUL VAI SER UM SHOW
    CONCERTEZA NÃO TEREMOS INCIDENTES COM ESSE NA ANGOLA

  17. 16
    Leonardo:

    Todo esse ocorrido na Africa,além de um interesse político,que não se restringe a esses pequenos grupos separatistas,se dá pelo modo de como o mundo trata a Africa.Mortes ocorrem todos os dias devido a muitos outros motivos.E o que se faz pra que isso seja evitado?Absolutamente nada!Todos acham “normal’ quando atrocidades acontecem na Africa,tanto por grupos separatistas,tanto por ditadores…
    A única forma que se existe de chamar a atenção da imprensa internacional,e de outros paises,é essa.
    Esses não são os primeiros ataques;ataques que por sinal,ja acontecem a alguns anos,mas até hoje,só mataram angolanos.
    A Flec conseguiu chamar a atenção do mundo atacando a seleção Togolesa,mas sempre tentou chamar atenção dentro da africa.Morei em Luanda 3 anos,e sei da realidade de Angola.

  18. 15
    Mila:

    NENHUM PAÍS NOS OFERECE ESTABILIDADE POLÍTICA ACTUALMNTE, podemos pensar que canada, suíça Irland ou qualquer outo páis é seguro mais nos enganamos, infelizmente esse episódio triste aconteceu em Angola mais o mais imporante é nos unirmos e mostrarmos para esse gente que o Futebol vence qualquer barreira e em áfrica nós temos um grande exemplo que é a nossa irmã África do Sul para mostrar ao mundo e calar a boca daqueles que acham que áfrica não é capaz de organizar um campeonato a altura, iremos mostrar que somo bons em tudo tal como Europa, América, Ásia. Chega de desriminação contra o continente Berço, é hora de nos unirmos e todos gritarmos pela paz mundial e acabar com os actos terroristas a nível mundial.

  19. 14
    Miguel Rodrigues Nende:

    como Angolano que so tenho fe que tudo vai correr bem, e para os terrorista espero que sejam bem punido. e por outro lado os Togoleses foram culpado porque eles sabiam que tivemos um problema com congo como e que eles vierao de autocarro? lamento muito o que aconteceu mas vamos fazer o que? para o meu povo angolano forca e coragem e vamos aultrapassar isso.

  20. 13
    mateus da costa:

    Sou angolano de nacionalidade mas resido no brasil a mais de 10 anos. parese-me que a impresa brasileira torse muito para o insucesso de africa, porque do jeito que estão divulgando a noticia, paresse que o brasil é um grande escudo em segurançã. Outro dia um reporter criticava a fifa em sediar a copa em africa, porque segundo tal comentarista a africa não tem estrututa em segurança para sediar a copa devido a este desastre do can. é triste.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade