Zico e Romário: o fim da guerra fria entre dois craques do futebol

ter, 22/12/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

No clima de Natal, dois dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro vão estar juntos em um campo de futebol neste domingo. Depois de 11 anos de afastamento. A iniciativa de reconciliação partiu de Zico, que fez o convite. E Romário aceitou participar do Jogo das Estrelas no Maracanã.

A partida beneficente marca a reaproximação de dois ídolos que romperam relações após um episódio traumático. Em 2 de junho de 1998, oito dias antes da abertura da Copa do Mundo disputada na França, o Brasil acordou com uma notícia bombástica: o corte de Romário do Mundial. O craque da Copa de 94, responsável direto pela conquista do tetra, não estaria em campo na França quatro anos depois.

Após ser dispensado, Romário deu uma entrevista emocionada, aos prantos, lamentando a decisão. O Baixinho considerou Zico, então coordenador-técnico da seleção, o responsável pelo seu afastamento. O atacante teria feito um apelo direto ao ex-jogador para que permanecesse no grupo. Zico sempre argumentou que o camisa 11 havia sido afastado por decisão médica.

A mágoa de Romário permaneceu. E ficou evidenciada no fim de 98, quando o Baixinho estava para inaugurar sua casa noturna na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio). Na porta dos banheiros, uma caricatura mostrava Zico segurando um rolo de papel higiênico para Zagallo, que estava sentado em um vaso sanitário. Os dois decidiram processar Romário.

Desde então, Zico e Romário evitaram se encontrar em eventos ligados ao futebol e fazer comentários um sobre o outro.

A guerra fria terminou nesta terça-feira, quando o filho mais velho do Galinho, Júnior Coimbra, anunciou que o Baixinho havia aceitado o convite para disputar o Jogo das Estrelas.

Será apenas a segunda vez que os dois craques jogarão lado a lado. A primeira – e até agora única – ocorreu há 20 anos. Em 27 de março de 1989, Zico se despediu oficialmente da seleção brasileira em um amistoso contra um combinado do resto do mundo. A partida foi realizada em Udine (Itália). Na derrota do Brasil por 2 a 1 (gols de Dunga, do uruguaio Francescoli e do húngaro Detari), o jovem Romário entrou no segundo tempo e atuou ao lado do veterano camisa 10.

Entre 1985 e 88, se encontraram em clássicos Flamengo x Vasco. Mas um de cada lado. Como ocorreu de junho de 1998 até agora. No domingo, será diferente.

compartilhar

236 Comentários para “Zico e Romário: o fim da guerra fria entre dois craques do futebol”

Páginas: [12] 11 10 9 8 7 6 5 4 3 21 »

  1. 236
    Zaitsev:

    A Seleção que se foda.
    Eu torço é para o Flamengo, e pelo Flamengo o ZICO ganhou tudo que se podia ganhar na sua época.
    Foda-se os invejosos.

  2. 235
    Aelson Lopes da Mata:

    Parabéns ao Zico pela atitude e ao eterno baixinho, vocês são como um espelho mágico, que amamos e que nos orgulho ser Brasileiros. Sejam sempre, exemplos, abraços.

  3. 234
    fernado antonio calheiros de medeiros:

    galinho e galinho senpre eterno dentro e forra dos canpos

  4. 233
    Elbson:

    O Rei Arthur mostra mais uma vez a sua grandeza!!!!

    Parabens, Zicao, que o Romario faça o mesmo, atendendo o seu convite

  5. 232
    crislei luciano carvalho:

    me cinto muito honrrado com a atitude desses dois icones do futibol mundial nao so brasilairos poderei ver os dois junto de adriano disputando uma partida lado a lado deixando suas vaidades pessoais de lado so para nos prestijiar com mais uma arte que so o futibol pode promocionar assim como todo fam do futibol e flamenguista ki sou me cinto mesmo muito amocionado em poder ver essa partido ki entrara de fato para mais uma historia do esport futbolistica que junto dos demais crakis ki com vcs estaram em campo vcs podem realizar um grande esptaculo eu so tenhu a ganhar com isso pois poderei ver junto todos os meus idulos em um so time e porque nao dizer um time ki estara praticamente defendendo o meu clube fla rrrrrr torço por todos ki estaram em capo como estivesse torcendo pelo meu fla felicidades a todos ki estarao em campo a vc romario e vc galino sou fa de vcs abraços

  6. 231
    Salomao Ribeiro:

    Foi uma atitude de um grande ilsutre do nosso futebol, colocar Zico e Romario lado a lado, sem duvidas é uma cena para ser imortalizado dentro do gramado. Sou fã inconfudivel do Zico e Romario, o galinho que nos presenciou com jogadas incriveis e Romario com seu talento e arrancadas so precisava de 1 cm dentro do campo para mostrar sua habilidade. Sem duvidas é uma grande demosntarção de amizade do dois, pois a inimizade, so tras sofrimento e solidão, e isto eles não precisam.Feliz Natal e um prospero ano novo para todos.
    Abraços….

  7. 230
    Marco Antônio:

    O que aconteceu com o Romário na Copa de 1998 foi muito simples. Ele não tinha condições de jogo, segundo o médico Lídio Toledo, estava clinicamente inapto para jogar um curto torneio que é a Copa do Mundo. O que o Zico teve a ver com isso? Nada! Até porque Zico era apenas o auxiliar técnico do Zagalo. Ninguém é louco de abrir mão de uma fera como o Romário por questões pessoais. Romário na época, misturou as coisas. Hoje, recebe de Zico um convite para participar do jogo das estrelas. É por essas e outras que Zico será para sempre o mario ídolo da torcida do Flamengo de todos os tempos!!

  8. 229
    edilson:

    achei muito legal a atitude dos 2 o futebol só tem a ganhar com isso parabens para os dois genios da bola …

  9. 228
    israel alves brito:

    Gosto muito da personalidade que o Zico tem, mas quando se fala em futebol e ganhar titulos importantes nao tem pra ele não o Romario sempre nos deu muitas alegria jogando por todos os continentes onde tens passado ele sempre será lembrado com zelo e emocões. Valeu Romario vç sempre foi e sempre será pra o melhor jogador de todos os tempos que tive a honra de velo jogar.Parabens pela pessoa que vç é.
    E como um bom vascaino eu nao poderia deixar de dizer ” MUITO OBRIGADO PELAS GLORIAS QUE VÇ
    TEM NOS DADO JOGANDO PELO VASCO DA GAMA” Nos te adoramos ROMARIO. Vç sempre será o melhor.

  10. 227
    José Raimundo Cardoso dos Santos:

    Aconteceu o que de melhor esperávamos. ìdolos do nosso MENGO, não poderiam ficar o temo todo nessa. O Zico razão de defender seu nome, que e um valioso patrimônio para homnes de Bem. Contudo, nessa nossa vida, tão cheia de altose baixos, deveremos sempre estar abertos ao perdão que é a coisa mais sublime do ser humano.
    Parabéns ao Zico e Romãrio pela iniciativa de reconciliação.
    Abraços,./
    Cardoso/ Feira de Santana-Ba.

  11. 226
    VALÉRIO MARIANO DOS SANTOS:

    O PÉLE Ñ DISCUTO PORQUE Ñ VI JOGAR + O ZICO EU POSSO EU VI JOGAR JOGOU MUITO DEU TUDO PELO FLA SO Ñ DEU SORTE NA SELEÇÃO ALIAS QUE SELEÇÃO DE 82 QUE SO TINHA CRAQUE Q ENCANTOU O MUNDO + O POVO ESQUECE QUEM TEM SERGINHO CHULAPA JOGANDO CONTRA Ñ GANHARIA DE NINGUEM, O ROMARIO DECIDIA MUITO UM CRAQUE SEM DUVIDA +O ZICO DECIDIA E CRIAVA E TINHA A CABEÇA NO LUGAR JA O ROMARIO TINHA A CABEÇA NO VO(AR) DE HELI-COPTERO +FOI UM ILUMINADO FAZER O Q.. PARABENS ZICO E COMPANIA MEUS IDOLOS EM (1 PLANO) JÁ ROMARIO (2 PLANO)…………FUI.

  12. 225
    antonio carlos avelar pacifico:

    valeu zico pela bela iniciativa e parabens ao romario por haver aceito o convite em materia de futebol foram duas feras

  13. 224
    joel almeida sampaio neto:

    Sem dúvida, não tem o que falar da trajetória de um dos maiores jogadores do mundo que se chama Zico.Foi um exemplo dentro de campo e vem sendo um grande cidadão! nesse ultimo episódio não poderia ser diferente,deixou todo mundo no chão com um drible desconcertante.Já é uma marca registrada do galinho!! Parabéns Zico!!!!

  14. 223
    Almir M. Ferreira:

    A inciativa do Galinho de se reaproximar do artilheiro Romário é mais um glo de placa. Demonstra, sobretudo, o ser humano que é, principalmente, agora, em que a situação extra-campo do “Baixinho não é boa.
    E parabéns também ao Romário por entender esta iniciativa. Que daqui para a frente não haja mais desavenças entre eles.

  15. 222
    Carlos Augusto:

    Estes dois “monstros” do futebol-arte estão demonstrando que a humildade é a mãe de todas as virtudes. O futebol mundial se curva diante desta atitude, parabéns ao Galinho de Quintino e ao Baixinho.

    Carlão de Manaus

  16. 221
    Ester Onofre:

    Nunca é tarde para se realizar um sonho. Domingo é o grande dia de ver meus dois maiores ídolos do futebol jogarem juntos. Obridada!!!!

  17. 220
    sergio:

    ZICO FOI UM JOGADOR MUITO IMPORTANTE PARA O FUTEBOL BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE PRA NOS FLAMENGUISTAS. ROMARIO DESPENSA QUALQUER COMENTARIO,POIS SE EXISTIR GENIO NO FUTEBOL ESSE GENIO E ROMARIO, NA COPA DE 98 SE FOI ZICO QUE CORTOU O BAIXINHO DA SELEÇAO ELE VEZ MAL PRA ROMARIO E MUITO MAIS PRA NOS BRASILEIRO POR TER ASSISTIDO AQUELE FIASCO, QUE SE CHAMA DE SELEÇAO. MAS O TEMPO PASSA E AS MAGOAS ACABAM, NAO IMPORTA DE QUEM PARTIU A INICIATIVA IMPORTANTE E QUE ACONTEÇEU E QUEM SABE UM DIA OS DOIS NAO TRABALHAM JUNTOS NO MENGAO.

  18. 219
    MAURO LUZ-MG:

    Tem que fazer as pazes mesmo. Da vida não se leva nada, as vezes perde o ganhou por aqui mesmo. Bandeira branca. Aliás: Bandeira Preta e Branca, aqui é Galo Doido. Zico e Romário são ótimos, mas o Reinaldo é Rei. Chama o Rei pra festa ficar completa. Imperador no banco.

  19. 218
    Rosane:

    Que maravilha! Esse é o verdadeiro sentido o Natal! Tempo de perdão! Que seja o começo de uma grande amizade. Que Deus abençoe a esses dois craques, e faça com que tudo seja diferente daqui pra frente. Feliz Natal verdadeiramente para Zico e Romário.

  20. 217
    felipe:

    Enquanto eles brigam por nomes, conceitos morais e etc, pq os mesmos tomem atitudes dignas, para ajudar as crianças e pessoas carentes, pois é esse povo sofrido que deu a riqueza e o apoio a esses homens que se julgam idolos e que na verdade não de um ser humano q ao morrer somente será lembrado na história de seu clube e consequente mais um de uma estatistica. Lembre Zico que você já morou e quitino e ele na penha, lembre-se que você tb já errou igual a ele, ou vc é o todo certinho. O Romário todos sabem o jeito dele e a vida está ensinando que tudo péssimamente administrado se perde. Reflitam e sejam humanos.

Páginas: [12] 11 10 9 8 7 6 5 4 3 21 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade