Coritiba: o pior dos centenários

qua, 16/12/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

O ano de 2009 vai ficar marcado na história do Coritiba. Mas não da forma que diretoria e torcida coxa-branca esperavam. O clube se preparou para comemorar os 100 anos, programando uma série de eventos. Mas em campo, o time não correspondeu. E o centenário acabou marcado pelo rebaixamento para a Série B e pelas cenas lamentáveis de violência no Couto Pereira após o empate com o Fluminense. E terminou com a perda de 30 mandos de campo e a pesada multa de R$ 610 mil.

O clube não conseguiu comemorar conquistas em uma temporada tão especial. No Estadual, o clube teve que se contentar com a terceira colocação, atrás de Atlético-PR e J. Malucelli. A campanha na Copa Brasil foi boa. O time chegou à fase semifinal, mas foi desclassificado pelo Internacional no saldo de gols.

Mas a queda para a Série B tornou o centenário do Coritiba o pior dos principais clubes brasileiros que já completaram 100 anos.

Confira o desempenho de alguns clubes nos anos em que fizeram 100 anos:

Flamengo – 1995

Sob a presidência de Kléber Leite, o clube investiu bastante para tentar marcar positivamente o ano de centenário rubro-negro. Edmundo foi a principal contratação, para formar o ‘melhor ataque do mundo’ com Romário e Sávio. Mas os resultados foram escassos. O Flamengo começou bem o Carioca, vencendo a Taça Guanabara, mas perdeu a final do Estadual para o Fluminense, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho.

No Campeonato Brasileiro, terminou em um modestíssimo 21º lugar geral. E sob o comando do jornalista Washington Rodrigues, chegou à decisão da Supercopa da Libertadores, mas perdeu a taça para o Independiente (Argentina).

Vasco – 1998

Dos principais clubes brasileiros, o Vasco é o que registrou um centenário mais vitorioso. O time foi campeão carioca, vencendo a Taça Guanabara e a Taça Rio (esta foi marcada por uma série de WOs). E chegou ao título da Libertadores, superando o River Plate na semifinal e o Barcelona de Guiaquil na decisão.

No segundo semestre, o Brasileiro ficou em segundo plano diante da disputa do Mundial Interclubes. Mas o ano não terminou alegre para a torcida vascaína, com a derrota para o Real Madrid no Japão.

Fluminense – 2002

Mais antigo dos grandes clubes do Rio de Janeiro a praticar o futebol, o Fluminense conseguiu incluir em seu currículo o título estadual no ano em que completou 100 anos. Mas o Carioca de 2002 foi tremendamente esvaziado, devido à realização do Rio-São Paulo no primeiro semestre e pela Copa do Mundo. O torneio ganhou o apelido de “Caixão”, com a presença de  times reservas. Mas o Fluminense não abriu mão de conquistá-lo, batendo o Americano na decisão.

No Brasileiro, o Tricolor foi bem, chegando às semifinais do torneio, caindo diante do Corinthians.

Grêmio – 2003

A torcida gremista festejou o centenário do clube em 2003, mas, em campo, o time não deu motivos para alegria. No Campeonato Gaúcho, a equipe foi mal, não se classificando para a fase semifinal. E ainda viu o grande rival Internacional levantar o caneco. No primeiro semestre, a prioridade foi dada à disputa da Libertadores. Mas o Tricolor foi eliminado pelo Independiente Medellín (Colômbia) nas quartas-de-final.

O time também não foi bem no Brasileirão, terminando em 20º lugar em um campeonato com 24 clubes.

Botafogo – 2004

O centenário do Botafogo não foi marcado por conquistas para o clube da Estrela Solitária. No Estadual, a equipe ficou distante do título, não se classificando nem para as semifinais da Taça Guanabara e Taça Rio.

E o ano poderia ter sido até pior. O Alvinegro carioca somente conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B na última rodada do Brasileiro, ao arrancar um empate diante do vice-campeão Atlético-PR na Arena da Baixada.

Atlético-MG – 2008

A torcida do Galo não teve muitos motivos para comemoração nos 100 anos do clube mineiro. No Estadual, a equipe chegou à decisão, mas viu a taça ir parar na Toca da Raposa. Pior: no primeiro jogo, o Cruzeiro fez 5 a 0.

Na Copa do Brasil, a equipe parou nas quartas-de-final, eliminada pelo Botafogo. No Nacional, a equipe ficou em um modesto 12ª lugar.

Inter – 2009

O ano 100 do Inter começou bem, com a conquista do Gaúcho. Mas a torcida colorada ficou com o gosto de “quero mais”. O clube chegou à decisão da Copa do Brasil, mas perdeu o caneco para o Corinthians. Na final da Recopa Sul-Americana, derrota para a LDU. E o Colorado ficou perto do título brasileiro, mas também teve que se contentar com a segunda colocação, dois pontos atrás do Flamengo.

compartilhar

64 Comentários para “Coritiba: o pior dos centenários”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 64
    Marcio:

    se aconteceu isso, foi a liberdade que as torcidas \"organizadas\" tiveram da diretoria, e nenhum clube está imune disso, qual o time de ponta que não tem uma torcida organizada? vocês torcedores que estão descendo a lenha no Coritiba, abram o olho, pois o time de vocês também tem as \"organizadas\".

    Força COXA

  2. 63
    Jose Felipe:

    Meus amigo o coritiba esta onde esta por causa que td oq envolve esse time da errado desde diretoria incompetente,e torcedores vandalos e mil desculpas mas oq eu vi no jogo contra o Fluminense o nosso maior rival esta sim a muitos e muitos anos luz a nossa frente, e se nao mudarmos eles vao continuar ganhando mais titulos, e mais egemonia q nós e nao podemos ser ipocritas em dizer que a administracao, a categoria de base, eo time do atletico PR realmente é melhor do que a nossa e nós somos a vergonha do Brasil para a copa do mundo .

  3. 62
    Anônimo:

    Vergonhoso a atitude dos torcedores do “Coxa” naquele jogo. Realmente, foi o pior dos centenários e vai ficar como uma vergonhosa lembrança. Além de “cair”, a atitude foi terrível. Não saber perder é uma coisa, mas aquilo é crime. Muitas pessoas saíram feridas devido ao fato ocorrido.

  4. 61
    Leonardo:

    Sem o Palmeiras na libertadores o curinthians tem chance de chegar a final em 2010… isso se não cair diante de um outro brasileiro.

  5. 60
    Thiago:

    E qual o problema do cara fala que o Atletico-PR é melhor, é mesmo.
    O Atletico tem um belo estádio, igual ou superior a estádios europeus, um bom CT, é um dos melhores times do Paraná

  6. 59
    Thiago:

    Luiz Marco Aurélio Borges, não fala besteira, a maior torcida do Paraná é a do Corinthians, o proprio globo esporte mostro isso

  7. 58
    Gian:

    Se tem uma coisa que meu querido Coritiba está muito atrás do Atrético é na política e na diretoria. Sim, é preciso ser político em um time de futebol, para fechar alianças, patrocínios e bons negócios. O time deve ser tratado como uma empresa, é assim que os grandes time do mundo fazem. E quanto a diretoria não tenho nem o que dizer né, falta ao Coxa um presidente que realmente TORÇA para o Coritiba. Que tenha garra e raça, que chore quando o time perde. Falta camisa para esses sanguessugas da atual diretoria coxa-branca.

  8. 57
    Jonathan:

    Bom, pra começar, quero declarar q sou Atleticano de Paixão… e quero esclarecer o seguinte: por mais q tenham comentários nessa palta, enaltecendo o Atletico e menosprezando o Coritiba, ou essas pessoas são Atleticanas sem coragem de assumir ou são apenas torcedores revoltados com o Coritiba.
    Enfim, resumindo a história: os dois times jogarão um campeonato Brasileiro horrível de se ver (na minha opinião, os dois deverião ter cáidos juntos)… o Atlético não teve mais competência, e sim sorte de ter dois jogos faceis nas duas últimas rodadas. E se não fosse o Paulo Baier, esse time teria terminado em último…
    Bom, o jeito é bola pra frente… melhorar os dois times. Principalmente o do Atlético q está disputando o Campeonato com jogadores ruins e de baixo nível, se comparar com alguns Campeões Mundiais q jogam por aki…

  9. 56
    Rafael:

    Li um comentário falando que a torcida do coxa é a maior do estado….

    A maior torcida do estado é do Conrinthians, o paranaense é um povinho sem identidade, não dá valor pras coisas do seu estado.
    Tem que ir pra série B mesmo, um time na séria A já tá bom demais pra um estado de filhotinhos de paulistas.

  10. 55
    Guilherme:

    Faltou colocar o centenario do time de Futebol mais antigo do Brasil : ASSOCIAÇÃO ATLETICA PONTE PRETA . Este que no ano de seu centenario chegou até as oitavas de finais da Taça João Havelange , perdendo o primeiro confronto para o Gremio por um tento a zero e conseguindo a vitoria no segundo confronto pelo placar de dois tentos a um , não sendo o suficiente para a classificação.Tinha entre outros atletas Mineiro , Washington , Ronaldão ( Tetracampeão do Mundo 1994 ) e Macedo .

  11. 54
    Nicolas:

    O retorno da MALDIÇÃO DO CENTENÁRIO!!! Ainda bem que só se faz uma vez.

  12. 53
    Furacao:

    Olha, que o coxa eh a vergonha do Brasil isso ninguem pode negar, mas agora ver os comentarios das ervilhinhas verdinhas dizendo que tem inveja do furacao, NAO TEM PRECO!!! Pela madrugada da rivalidade, vou imprimir todos os comentarios das coxinhas elogiando meu furacao… hehehe!! Da-lhe segundona…

  13. 52
    hexaFLA:

    Sou Paranaense, moro em floripa, torço pelo mengão, e vi essa cambada de coxinhas, fazerem baderna aqui em floripa
    destruíram a sede da torcida organizada do figueirense, e no jogo de flamengo x avaí tinham bandidos investidos com roupa de torcida
    organizada desse timeco aí, causando confusão entre os pacífico torcedores de avaí e Flamengo, ou seja merecem cair pra série D
    uma vergonha pra essa cidade exemplo que é curitiba.

  14. 51
    Getulio Figueira Camelo:

    Realmente o melhor foi do Clube de Regatas Vasco da Gama, o mais importante Clube do Brasil.

    Agora o pior esta entre o Colorados e Flamenguístas!!!!

    hummm

    Mas os colorados com 3 vices no centenários levou a melhor contra “nenhum” título do então penta brasileiro, o Flamengo.

    Flamengo, a Maior vergonha do Brasil!!!!

    Saudações do Eterno Time da Colina!!!!!

  15. 50
    Junior Honorato:

    Sem comparações com os times citados na matéria, que são todos clubes grandes, o Paulista de Jundiaí fundado em 1909, portanto comemorou o centenário também esse ano, foi Campeão da Copa do Brasil e fez a final do Paulistão a poucos anos, pode se considerar o pior centenário de todo o Brasil, pois além de ir “pessímamente mal” (como diria o Gauvão) no Paulistão, e atualmente se encontra na “QUARTA” divisão do Brasileiro, acaba de perder a Copa Paulista tomando um vareio de 5×1 diante do Votoraty. Sendo assim, é do Paulista o título de “PIOR CENTENÁRIO”. Da-lhe Galo de Jundiai…. esse titulo é nosso.

  16. 49
    Matheus Lucas:

    Eu sou vascaino, acho que a torcida do coxa fez uma vergonha lá no Colto Pereira, mas sabe o que eu acho?
    Acho que vocês podem dar a volta por cima, ainda mais que vocês já começaram uma campanha e tal, estou ao lado de vocês.

    Acho que os resultados do Botafogo tinham que mudar, e o Coritiba ficar na série A e o Botafogo descer, o São Paulo deveria ser campeão pelo jogo em que o Jobson jogou dopado, ou vai falar que ele só jogou dopado em um jogo?
    Fala sério, acho que não deveria existir a queda do Coritiba assim como não deveria existir o titulo do Flamengo.
    Não falo isso como torcedor do Vasco e sim como um apaixonado por futebol.

  17. 48
    Felipe:

    BOTAFOGO TIME PEQUENO ! GANHOU SO ALGO EM 1995 E ROUBADO ! MAIOR ROUBO DO FUTEBOL BRASILEIRO !

    ATLETOCO MG TIME PEQUENO ! VAI FAZER AI 40 ANOS NA FILA DE UM TITULO NACIONAL !

    CORITIBA TIME PEQUENO ! ESSE NEM PRECISA COMENTAR ! NUNCA INCOMODOU NINGUÉM !

  18. 47
    Gabriel:

    Eu sou COXA, mas quero virar Atleticano…

  19. 46
    Vinny:

    Hexa??? kkkkkkk hexá???kkkkkkkk Toma vergonha na cara e para de roubar titulos dos outros!!!
    Morra de inveja ai o framenguista…
    Melhor centenário foi o do VASCÃO!!!

  20. 45
    Robson:

    É isso aí…ano que vem o coxa vai jogar na vila olimpica…..hahahaha

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade