Andrade bate recorde de títulos brasileiros

dom, 06/12/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Jorge Luís Andrade da Silva foi um senhor jogador com a bola nos pés. Apesar de não aparecer tanto para a arquibancada quantos os que faziam mais gols, teve atuações brilhantes e foi peça fundamental no melhor Flamengo de todos os tempos, o do período entre o final dos anos 70 e começo dos 80.

E neste domingo, o profissional de poucas palavras acrescentou mais um recorde ao seu vitorioso currículo. Com a vitória do Flamengo sobre o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã, Andrade passa a ser o esportista com maior número de títulos brasileiros conquistados: seis. Como o número da camisa que usou durante os nove anos como atleta do Fla.

Como jogador, o meio-campista ganhou o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades. Em 1980, 82, 83 e 87, foi titular absoluto do meio-campo rubro-negro. Nos três primeiros, formou o trio que todo torcedor rubro-negro com mais de 35 anos sabe de cor e salteado. E que nunca vai esquecer: Andrade, Adílio e Zico. Na Copa União, contava com Zico novamente a seu lado. A única mudança ocorreu na camisa 8, que não estava mais com Adílio, e sim com Aílton.

Em 1988, já com 32 anos, foi negociado com o Roma. Ficou apenas uma temporada na Itália. O retorno ao Brasil foi…com a camisa do Vasco. Já veterano, foi reserva de luxo na equipe campeã nacional de 89. Foi o seu quinto título brasileiro.

Futpédia: Os números do Andrade jogador em Campeonatos Brasileiros

E acrescentou a sexta estrela neste domingo como treinador, no comando do clube que o revelou e pelo qual conquistou suas maiores glórias. Superando um ex-companheiro, Zinho, que tem cinco títulos nacionais (Flamengo 87/92, Palmeiras 93/94 e Cruzeiro 2003).

Além do recorde, Andrade entrou para a seletíssima lista de quem conquistou o Brasileiro como jogador e treinador. Privilégio que divide com Carpeggiani, Leão e Muricy Ramalho (pertencia ao elenco do São Paulo em 1977).

compartilhar

103 Comentários para “Andrade bate recorde de títulos brasileiros”

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

  1. 103
    Luciano:

    Para os menos informados …

    …. o módulo amarelo nunca foi série B no brasileirão de 87, estava lá o Guarani (vice campeão do brasileiro de 86), como seria uma segunda divisão … nesse ano, 1987, 32 times estavam credenciados a jogar a 1ª divisão do Brasileiro 87.

    Agora, se vocês quiserem um título de MENTIRA … ai é com vocês, mas faço um desafio … TENTEM MUDAR O QUE ESTA EXPOSTO NO SITE DA CBF E DA FIFA …. lá tem o SPORT Recife como campeão brasileiro de 1987 … daí voltamos a falar …

  2. 102
    LUCAS:

    PARECE QUE OS MAIS JOVENS NÃO SABEM NADA SOBRE O FUTEBOL BRASILEIRO. EM 87 A CBF ALEGOU NÃO TER CONDIÇÕES PARA ORGANIZAR O CAMPEONATO; SURGE ENTÃO O CLUBE DOS 13 QUE ORGANIZA A COMPETIÇÃO. VENDO O SUCESSO RENTÁVEL, DEVIDO A GRANDES PATROCINADORES, A CBF RESOLVE COLOCAR OS TIMES DE SEGUNDA LINHA, OU SEGUNDA DIVISÃO, NO CAMPEONATO E CRIA ASSIM OS MÓDULOS VERDE(1ª DIVISÃO) E AMARELO (2ª DIVISÃO). A IDÉIA ERA O CRUZAMENTO ENTRE OS DOIS MELHORES COLOCADOS DE CADA MÓDULO, MAS O CLUBE DOS 13 (EXCETO O VICE DA GAMA) RECUSAM ESSE CRUZAMENTO. O FLAMENGO SAGRA-SE CAMPEÃO EM CIMA DO INTER E COMEMORA O SEU QUARTO TÍTULO NACIONAL À ÉPOCA. DEPOIS CAMPEÃO EM 1992 E AGORA HEXA EM 2009.

  3. 101
    Josemar Rabêlo:

    Não andianta falar besteiras.O Sport Club do Recife é o legítimo Campeão Brasileiro de 1987, vide, CBF, COMENBOL, FIFA E TRIBUNAIS DE JUSTIÇA. Flamengo, parabéns pelo PENTA1
    ASSUNTO ENCERRADO!!!!!

  4. 100
    Marco Barboza:

    Queria a gradecer a esses guerreiros que do nada fizeram tudo,a maior torcida do mundo está de parabéns,e temos que valorizar o que é nosso,Andrade tem que ficar no mengão,ele é nosso!vamos lutar por isso.

  5. 99
    Geyson LIns:

    Olhem o Site da FIFA seus bambis, o flamengo é HEXA, e por sinal é o UNICO HEXA HETERO.

  6. 98
    Jailson:

    Já ouvi de tudo até que quando o São Bambi ganhou o ano passado que tinha passado o Flamengo no numero de titulos, ninguem dessa torcidade de bambi dizia alguma coisa… até chegaram a falar que o grande Penta Campeão Flamengo ficou pra traz… mas agora mostramos de que somos capaz… HEXAAAAAA CAMPEÃO
    Obrigado Andrade e todos os jogadores do Flamengo…

  7. 97
    luiz alberto:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA CHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORA BAMBIZADA. HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  8. 96
    Thiago:

    O mengão é o primeiro HEXA Heterossexual.

  9. 95
    Marcelo:

    Parabéns ao Flamengo pelo PENTA.
    Andrade, que era titular no melhor time da história do Flamengo, foi reserva no Vasco campeão de 1989.

  10. 94
    PAULO EDUARDO SALES DE ALMEIDA:

    Andrade para ser hexa precisa vencer seis campenonatos e não cinco, o Flamengo quer ganhar um titulo na marra, o Sport é o unico campeão na bola e atestado pela justiça com decisão de ultima instancia, tá bom da nós aqui em Pernambuco tomar-mos uma atitude bem marcante com esta imprensa mal carater do Sul/Sudeste.

  11. 93
    eryck ronald:

    o andrade era o bola da vez não tinha jeito

    mengão hexa 2009

    e HEXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. 92
    dany:

    E UMA VERGONHA PARA O FLAMENGO FESTEJA UM TITULO BABADO COMO ESSE
    O GREMIO JOGOU COMO UM BANDO DE BARATAS MORTAS
    ESSE NEGOCIO DE CONTA PONTO SO SERVIU PARA UMA COISA ESTRAGA O FUTEBOL
    QUERIA VER NO MATAMATA

  13. 91
    jose geraldo ferraz:

    O flamengo foi Campeão é já é Penta, mas quem se deu BEM foram Gremio e Corinthians que terão um novo patrocinador ” Os CORREIOS” com SLOGAM ” É SÓ MANDAR QUE NÓS ENTREGAMOS”

  14. 90
    Fernando:

    Aos analfabetos funcionais, favor se informem um pouco antes de postar bobagens. SIM, O FLAMENGO É HEXA

    https://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=45&id=16544

    A FIFA TAMBÉM RECONHECE:

    https://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1405563-9842,00.html

    Dito, isto…fregueses, favor voltar ano que vem!

    FLAMENGO HEXA-CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!

  15. 89
    André Luiz:

    O Mengão é o único HEXACAMPEÃO de futebol MASCULINO do Brasil!!!

  16. 88
    Thallis Cantizani:

    Senhores, é só olhar o site da Fifa, a entidade MAXIMA de futebol reconhece o Flamengo como HEXA!
    Parem de chorar e sigam para a luz!

  17. 87
    Gabriel:

    Flamengo: O primeiro e único hexacampeão HETEROSEXUAL do Brasil!!!!!!!!! kkkkkkkkk

  18. 86
    Vitor ES:

    Atenção!!

    O Flamengo AINDA não é o campeão.

    A CBF em comunicado oficial acaba de determinar um quadrangular final entre Flamengo, Internacional, Vasco e Guarani, para determinar o verdadeiro Campeão brasileiro.

  19. 85
    santos:

    aFLAMENGO SO TEM 5 87 FOI DO EX SPORT SE LIGA

  20. 84
    Daniel Araújo:

    Que palhaçada, o campeao de 1987 é o Sport.

    Por que não se reconhece o óbvio?

    Por que a imprensa insiste nisso?

    Onde está o troféu de 1987? No RIo ou no Recife??

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade