Copa: Brasil reencontra algoz da única vez em que caiu na fase de grupos

sex, 04/12/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

ingresso66O sorteio indicou um grupo complicado para o Brasil na primeira fase da Copa de 2010. E colocou no caminho do país pentacampeão o responsável direto pela única eliminação da seleção brasileira na etapa inicial de um Mundial desde que o sistema de grupos foi adotado.

Em 1966, atual bicampeão, o Brasil teve uma preparação atribulada, com 44 jogadores convocados para a fase de treinamentos e fracassou na Copa disputada na Inglaterra. O time até estreou com vitória – 2 a 0 sobre a Bulgária, gols de Pelé e Garrincha. Mas perdeu para a Hungria na segunda rodada por 3 a 1, sem o Rei, machucado.

O último adversário dos brasileiros na primeria fase foi Portugal. Como será em 2010. Com um time com nove alterações em relação à partida anterior – incluindo a volta de um Pelé sem condições ideais -, a seleção não foi bem em Liverpool. Quem esperava assistir um show de Pelé, viu uma grande atuação de Eusébio, que marcou dois gols na vitória portuguesa por 3 a 1 (acima, o ingresso da partida).

O duelo de 19 de julho de 1966 foi o único até agora entre Brasil e Portugal em Copas do Mundo.

Os dois outros adversários do Brasil na fase inicial da Copa de 2010 são inéditos na trajetória brasileira em 18 mundiais. Costa do Marfim e Coreia do Norte se classificaram pela segunda vez para a principal competição do futebol.

Os norte-coreanos também disputaram a Copa de 66. E foram responsáveis por uma das maiores surpresas da história dos mundiais: a vitória por 1 a 0 sobre a Itália, que eliminou os italianos da competição. Nas quartas-de-final, a Coreia do Norte encontrou Portugal, como vai ocorrer na África do Sul. Os asiáticos surpreenderam o mundo ao abrir 3 a 0 sobre os lusos. Mas liderados por Eusébio, os portugueses viraram o placar para 5 a 3 e avançaram para as semifinais.

Já a Costa do Marfim esteve em 2006 na Alemanha. A seleção de Didier Drogba caiu no ‘grupo da morte’, ao lado de Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro. Os marfinenses perderam para argentinos e holandeses por 2 a 1. E se despediram batendo Sérvia e Montenegro por 3 a 2.

Contra africanos e asiáticos, o Brasil têm retrospecto perfeito nas Copas. A seleção pentacampeã venceu os cinco confrontos com equipes africanas: 3 a 0 sobre o Zaire em 74, 1 a 0 na Argélia (86), 3 a 0 em Camarões (94), Marrocos (98) e Gana (2006). Contra times da Ásia, goleadas nos dois confrontos: 4 a 0 sobre a China em 2002 e 4 a 1 no Japão, quatro anos depois.

E qual a sua opinião? Quem é o principal adversário do Brasil no Grupo G da Copa 2010? Deixe o seu recado no espaço destinado aos comentários.

compartilhar

5 Comentários para “Copa: Brasil reencontra algoz da única vez em que caiu na fase de grupos”

  1. 1
    NELSON LOMELINO DO VISO:

    MEU, MÓ MOLEZINHA ESSE GRUPO, VAI!!!! QUEM É COREIA DO NORTE, QUEM É COSTA DO MARFIM??? E PORTUGAL?? PERDEU DE 6 OUTRO DIA NO AMISTODO EM BRASILIA D.C., , JÁ ÉH TAMU CLASSIFICADO PODEM ESCREVER , VALEU ABRAÇO!!!

  2. 2
    FLAMENGO HEXA!!!!:

    Oo… Ingresso pra partida de copa do mundo 2.20 euros hoje eh 200

  3. 3
    Machado:

    Meu pai nasceu em 1966. Eu, em 1988.
    O Brasil perdeu para Portugal ?
    Não acredito. E se isso aconteceu mesmo,
    devo dizer que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.
    A Seleção brasileira é a melhor do mundo.
    Se os jogadores tiverem união, evitando o estrelismo, o Brasil, sem dúvida, será hexa campeão.
    Time nós temos de sobra. Queria pegar a Argentina na final.

  4. 4
    Marco Antonio Bertoletti Becho:

    Olha, em princípio, grupo aparentemente fácil. Se acontecer a lógica, Brasil e Portugal, brigarão pelo primeiro lugar, correndo por fora, a Costa do Marfim. Todavia, desde a Copa de 2002, os coreanos estão se aprimorando, se bem que, seja, no caso, a Coréia do Sul. E o adversário, agora é a Coréia do Norte.
    Tudo depende também, se Dunga, terá liberdade e autonomia suficientes, para convocar aqueles jogadores que, na opinião dele, técnico, melhor renderam nos últimos dois três anos, vestindo a camisa da seleção. Se começar a ceder às pressões, e chamar, por exemplo, jogadores, já velhos, digamos assim, como, Adriano, Ronaldo Fenômeno, Ronaldo Gaúcho, aí pode se comprometer, e a seleção correrá o risco de não ter conjunto, na hora que precisar.
    Agora, Copa do Mundo, é uma caixa de surpresas.
    E, como conter também, os estrelismos, que, em se tratando de Brasil, naturalmente, existem. Difícil dizer, não?
    Marco Antonio

  5. 5
    Gabriel:

    Quem descobrir de qual jogo foi esse ingresso ganha um biscoito!



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade