Um pênalti histórico faz 40 anos

qui, 19/11/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Pelé teve muitos momentos marcantes em sua carreira. Três títulos de Copas do Mundo (único jogador a conseguir tal feito), gols de placa, lances inesquecíveis. E um desses lances completa 40 anos nesta quinta-feira.  Em 19 de novembro de 1969, o Brasil se voltou para o Maracanã para acompanhar a cobrança de um pênalti. Não uma penalidade máxima qualquer. Mas a que acabou se transformando no milésimo gol do melhor jogador de futebol de todos os tempos (assista ao lance no vídeo abaixo).

Os deuses do futebol reservaram o lance histórico para o Maracanã, principal estádio brasileiro, e para um jogo contra o Vasco, o time de coração do Rei. E para um pênalti. Permitindo que todas as atenções ficassem concentradas para um jogador, para um goleiro, para a trajetória de uma bola.

Em novembro de 1969, a expectativa pelo milésimo gol do Rei do Futebol tomou conta do país. Todos queriam ter a honra de ver de perto um fato tão marcante. Com 998 tentos no currículo, Pelé e o esquadrão do Santos (Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Edu, Lima e cia) foram a João Pessoa para enfrentar o Botafogo-PB em um amistoso, no dia 14 de novembro. O desejo geral dos paraibanos era que o Rei marcasse dois gols e registrasse assim a capital do estado  na história do futebol brasileiro (relembre a história no vídeo abaixo).

Havia até um temor entre santistas que havia algo planejado para o que o gol acontecesse no Estádio Olímpico da capital paraibana. E o Alvinegro Praiano se ‘preveniu’. Após marcar o 999, em cobrança de pênalti (o terceiro do time paulista naquela partida), Pelé trocou a camisa 10 pela número 1 após uma misteriosa contusão do goleiro Jair Estevão, o Jairzão. Como o Santos já tinha feito as substituições regulamentares, coube ao Rei a missão de defender o gol do Peixe. E o gol mil ficava adiado pela primeira vez.

Nova oportunidade ocorreria dois dias depois, em Salvador. O adversário do Santos era o Bahia, na Fonte Nova, em jogo válido pela Taça de Prata. Dessa vez, não faltou vontade para que o milésimo ocorresse em uma capital nordestina. Mas faltou combinar com o adversário. O Tricolor complicou o jogo para o Santos, e o personagem principal da partida foi o zagueiro Nildo, que salvou, em cima da linha, uma conclusão de Pelé, que já havia driblado até o goleiro.

 Em vez de ser aplaudido por ter cumprido fielmente seu papel de defender o seu clube, Nildo acabou vaiado por torcedores que foram ao estádio para poder dizer que assistiram ‘in loco’ o milésimo. Mas este, mais uma vez, foi postergado.

pelegolmilPara o Maracanã, palco de Vasco x Santos, na noite de 19 de novembro de 1969. E a espera dos 65 mil torcedores que foram ao ‘maior estádio do mundo’ foi grande. Sem um time com grandes nomes, o time da Cruz de Malta fez frente ao poderoso Santos. O placar ficou empatado (1 a 1) até aos 32 minutos do segundo tempo. Quando Pelé recebeu um lançamento, disputou a bola com o zagueiro Fernando e caiu dentro da área. O árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima não titubeou e apontou a marca da cal. O goleiro argentino Andrada se irritou com a marcação, atirando a bola com raiva no gramado. Fernando reclamou e até hoje jura que não cometeu a falta. Todos os jogadores vascaínos cercaram o juiz. Fidélis chutou a marca do pênalti, tentando fazer um buraco que atrapalhasse o Rei. Mas não havia volta. Nem para os jogadores do Vasco nem para Pelé.

Aos 29 anos,  já com três Copas e dois títulos mundiais no currículo, o Rei tremeu diante da responsabilidade, como ele admitiu em entrevistas posteriores. Ao ouvir o apito, Pelé correu e ensaiou a tradicional paradinha. E colocou a bola para o seu lado direito. Em uma eternidade de segundos, Andrada voou para o lado certo e chegou a raspar na pelota. Mas ela morreu no canto esquerdo da meta. Enquanto o argentino socava a grama por não ter conseguido adiar mais uma vez a História, torcedores explodiram em alegria – mesmo muitos vascaínos -, e Pelé correu para dentro do gol, agarrou a bola e a beijou, como se agradecesse a ela por não ter se deixado ser defendida.

O jogo, para todos, acabou ali. Jornalistas invadiram o campo, Pelé foi erguido nos ombros, deu volta olímpica – uma das raras sem que houvesse um título – e defendeu atenção para as crianças.

Se 40 anos depois, o discurso de Pelé não surtiu o efeito que ele desejava, a sua cobrança de pênalti naquela noite no Maracanã se tornou um momento eterno da história brasileiro e mundial. Eterno como o Rei do futebol.

compartilhar

31 Comentários para “Um pênalti histórico faz 40 anos”

Páginas: [2] 1 »

  1. 31
    Gustavo Torres:

    Garricha e Didi.

  2. 30
    Johnny:

    ELE EH O KARA………

  3. 29
    ricardo:

    Ainda bem que pelo menos um, o Fernando, conhece a história real. Pelé foi um excepcional jogador, mas a utilização política e ideológica que fizeram dele foi ainda maior. O futebol brasileiro perdeu muito nas últimas décadas, ao contrário do que ocorreu em outros países que, sem imortalizar ninguém, alcançaram uma organização sem par. Vivemos da revelação de craques que vão para o exterior e, com isto, nossos campeonatos ficam esvaziados. Mistificar os individualidades é ruim para quem gosta do verdadeiro futebol. Pelé faz parte de um passado romântico e ideológico do futebol brasileiro. Mas agora é hora de pensar como adultos.

  4. 28
    Arildo Justino da Silva:

    Salve o Rei do Futebol!! nem daqui a 1000 anos surgirá um novo PELÉ.. que saudades, de Pelé, Tostão, Rivelino, Gerson,Clodoaldo, Zito, Garrincha, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, Pita, Ailton Lira, Jorge Mendonça, e, outros tantos craques que brilharam em nosso futebol. Antigamente, jogava–se por amor a ao Clube. Hoje em dia, nós vemos, Cristiano Ronaldo, Kaká, Ronaldos, e, etc., serem eleitos melhores jogadores do mundo (é brincadeira ou quer +)??? Eu acho que a palavra “FENÔMENO”, se apricaria sómente a duas pessoas neste mundo: JESUS CRISTO e PELÉ.

  5. 27
    joao paulo bento soares:

    e muito bom mais eu sou mengão e numero 1 no brasil

  6. 26
    Ulisses:

    O PELE É O REI ETERNO DO FUTEBOL
    O PELE É O REI ETERNO DO SANTOS
    EU VOU SER SANTISTA ENTERNAMENTE ATE MORRER
    E O PELE VAI SER ETERNAMENTE MEU IDOLO
    NINGUEM NESSE MUNDO IRAR JOGAR IGUAL AO REI( NEM KAKA
    O CRISTIANO RONALDO RONALDINHO GAUCHO)
    POR ISSO SO E EXISTE UM REI DA BOLA E ESSE REI E O PELE

    DE:ULISSES DIAS MODESTO
    LOCAL:SANTA CATARINA:JOINVILLE

  7. 25
    tadeu aparecido querioz da silva:

    Sr. Fernando vc disse no seu comentario que fazer 1.000 gols e facil nossa então vc não conhece a historia de jogadores, ex. Zico, reinaldo, ademir da guia, e muitos outros de uma epoca não tão distante, imagina os mais velhos. OLhamos pelo romario pra fazer mil teve que jogar até os 40 e o Tulio maravilha tentando ainda em qtos times sei lá , parece cigano nem sei qtos anos ele tem. Os jovens jogadores de agora não conseguem fazer mais de 20 gols num campeonato de 8 meses estou dizendo centroavante como ronaldo, adriano, washiston, kreber pereira e ai vai…. Não respeitam as camisas que vestem todos mercenarios , e ainda tem a cara de pau de beijar os simbolos, antes era raça, amor ao time, salarios baixos, respeito ao torcedores. desculpe amigo era só isso. Pelé parabens vc merece pois soube honrar o nome Pelé e o Brasil.

  8. 24
    JOSÉ MARCOS BERTOLI:

    SEM DÚVIDAS NENHUMA, O MELHOR.
    NÃO PRECISOU DE MIDIA PARA SE TORNAR O REI DO FUTEBOL.
    IGUAL À PELÉ, NUNCA MAIS.

  9. 23
    everton delapasi:

    Igual esse nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!
    Deus fez a forma e jogou no fundo do Oceano.

  10. 22
    Michel:

    Esses Palmeirenses me fazem rir. Na verdade, choro de rir com o trio de lata da capital Paulista.

    Quer dizer então que se o mauricio não fosse “injustiçado” ele faria mil gols?
    Quer dizer que fazer mil gols é facil?
    Porque ninguem mais nunca conseguiu então, apenas o rei da area (romario).
    Engraçado, nenhum jogador do Palmeiras chegou aos 500 gols, como esse cidadão vem falar uma asneira dessa.

    Deus, tenha piedade deles, eles não sabem o que falam.

    Santos Sempre Santos, o maior da história. Só você parou uma guerra.

  11. 21
    paulo ando:

    O Pelé nunca foi melhor jogador do mundo, nem atleta do século, o Romário do Vasco, Ronaldinho Fenomeno é dez vezes melhor que que ele.
    O Pele pegou a época fácil, onde o esquema era 4-2-4, e corria 7 km por jogo, os jogadores de hoje correm 18 km por jogo.
    Se o Romário conseguiu também marcar mais de 1000 gols em épocas difíceis.
    Se o Romário jogasse aquela época, ele teria chegado 3000 gols.
    Hoje a marcação chega dura, os jogadores não marcam mais a bola como antigamente.
    O Pelé é um jogador comum, ele é o Dagoberto do São Paulo piorado.
    Eu sou Santista, mas não se esqueça, não se compara mais o Pelé a outros jogadores profissionais.
    Para mim o Pelé seria reserva em time varezeano.

  12. 20
    Vander Romanini:

    VIDA ETERNA AO REI!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pena que ELE fez, nós corinthianos sofrermos 11 anos sem ganhar deles.
    Mas o Santos só existiu de 1955 a 1974 porque depois….

  13. 19
    Carlos Santos:

    E digno de toda gloria do nosso Santos, espero que meu filho ainda tenha oportunidade de ver amor maior pelo Santos

  14. 18
    Fabio:

    Esse Fernando do comentário 11 !Fazer mil gols é tão fácil, que ninguém além do rei Pelé, jamais conseguiu fazer!Ainda mais com 29 anos apenas!
    O romário, teve que inventar uns duzentos gols prá tentar enganar dizendo ter feito 1000 gols aos 41 anos!
    Se toca infeliz,vc acha que o Pelé até hoje é recebido por Reis e Presidentes do mundo todo porque hein?

  15. 17
    lucas teles:

    o pele mereceu esse gol pois o nome ja diz rei pele !!!! mais outra pergunta será que o ROMÁRIO fez o mílessimo gol ???????? sim ou não ??????????/

  16. 16
    Renan:

    Só Pelé é Pelé. Ainda bem que pelo menos na memoria sobre pelé que envolve o Santos (dificil separar ambos) fizeram/fazem boas materias, e assim acabam tendo de nos respeitar (coisa que já deveria ser feita normalmente)

    Pelé, Rei eterno dos gramados!

  17. 15
    VITOR B PINTO JR:

    PELÉ REI! O NOME JÁ É UM COMENTÁRIO…. PODE ESCREVER TUDO E NÃO SE CHEGARÁ A CONCLUSÃO, COMO DIZ SEU PEPE (PONTA ESQ DO SFC) – ELE É EXTRATERRESTRE… PARABÉNS!!!

  18. 14
    Alexandre:

    Comentar o quê?, é melhor curtir o gol vendo e lembrando o tempo em que futebol era jogado, e não brigado.

  19. 13
    willer luiz:

    PELÉ sempre foi e sempre será o ETERNO e se um dia eu for jogador quero ser que nem o PELÉ O ETERNO.

  20. 12
    Fernando:

    Pelé vinha buscando o milésimo gol há muito tempo e não havia jeito de o conseguir. Ele já estava com 29 anos e o tempo passava rapidamente. Athiê Jorge Cury, um dos presidentes do Santos, que mais se destacou na história do clube, tinha interesses particulares, pessoais diretos no evento. Além disso a sua carreira como político também carecia de algo mágico como esse projetado.
    Na verdade não houve falta. O zagueiro Fernando do Vasco teve a infelicidade de ver o rei cair na sua frente, quando então o juiz marcou a penalidade. Nada mais oportuno.
    Essa história de pedir que as autoridades olhassem pelas criancinhas do Brasil, com certeza, vinha sendo planejada há muito tempo. Nada mais correto politicamente, para quem desejava manter cargos políticos como o presidente santista.
    Fazer mil gols não é difícil se o sujeito começar cedo e não sofrer injustiças como aconteceu recentemente com o Maurício do Palmeiras.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade