Renato: ídolo do Grêmio que vestiu a camisa do São Paulo. Sem jogar

qua, 04/11/09
por gm marcelo |
categoria Grêmio, são paulo

  • Sharebar

Grêmio e São Paulo se enfrentaram nesta quarta-feira em um dos jogos mais importantes da rodada 34 do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes já fizeram a final de Nacional – em 1981, quando o Tricolor gaúcho levou a melhor.  Naquela decisão, o Grêmio ainda não contava com um dos seus principais ídolos. Que dois anos depois, lideraria o clube ao seu maior feito: a conquista do Mundial Interclubes em Tóquio: Renato Gaúcho.

Mas qual a relação do ex-atacante com o São Paulo? Renato passou por vários clubes (Grêmio, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Roma), mas não chegou a atuar em um time paulista. Mas já vestiu a camisa do São Paulo. E mais: chegou a ser apresentado como jogador do Tricolor Paulista.  

 

Em outubro de 1984, menos de um ano depois de marcar para sempre seu nome na história do Grêmio com os dois gols na decisão do Mundial contra o Hamburgo, Renato não era uma unanimidade com a torcida do clube. Após um empate com o São Borja, pelo Campeonato Gaúcho, o ponta-direita foi alvo de protestos de torcedores no estacionamento do Olímpico, que gritavam “Fora mercenário”. E, bem ao seu estilo, Renato foi tomar satisfação com os manifestantes. Detalhe: vestindo uma camisa do São Paulo, número 2 às costas. E com a marca do fornecedor de camisas do Tricolor Paulista na época: Lecoq Sportif.

É possível imaginar hoje um jogador de um clube usando a camisa de outro fora das quatro linhas? Se o fizesse, certamente seria alvo de pesadas críticas por parte da torcida.

Treze anos depois, em fevereiro de 1997, Renato não chegou a vestir a camisa do São Paulo. Mas a segurou junto ao corpo e foi apresentado como jogador do clube. A diretoria do Tricolor Paulista marcou a data para que o atacante realizasse os exames médicos, mas ele não voltou. Nesse meio tempo, resolveu um impasse financeiro com o Fluminense e permaneceu nas Laranjeiras.

PS: Alguns leitores do blog enviaram mensagens, dizendo que, em 1984, Renato estaria usando a camisa do São Paulo de Bento Gonçalves (RS), que tem uniforme idêntico e escudo semelhante ao do Tricolor Paulista. Mas será que o time do interior gaúcho usava naquele ano uma camisa fabricada pela Lecoq Sportif, quando boa parte dos clubes brasileiros ainda não tinha fornecedor de material esportivo? Além do símbolo da marca, o uniforme tem o número característico adotado pela fabricante, em perspectiva.

Já os leitores Alexandre BQ e Vinícius enviaram mensagens com uma explicação bem plausível: Renato usava a camisa do São Paulo número 2 como uma homenagem ao grande amigo Paulo Roberto, lateral-direito campeão do mundo pelo Grêmio em 83 e que havia sido negociado no ano seguinte com o Tricolor Paulista. Segundo Vinícius, “ele usou a camisa em 1984 por solidariedade ao lateral- direito Paulo Roberto, que logo após o Mundial de 1983, foi vendido, contra sua vontade, ao SPFC. Assim, ele quis afrontar a direção que havia se desfeito do seu melhor amigo no clube”.

compartilhar

74 Comentários para “Renato: ídolo do Grêmio que vestiu a camisa do São Paulo. Sem jogar”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 74
    negopreto:

    Atenção: não existe SÃO PAULO DE BENTO GONÇALVES. HÁ UM são paulo em RIO GRANDE, mas o emblema é diferente. A camisa é dos bambis sim. Outra: um repórter entrevistou ao vivo um padeiro que revelou ter sido patrão do ponteiro. Disse que, já na época, Renato era um ótimo jogador enquanto padeiro. Mas trabalhava direitinho e só faltava o serviço após a derrota do seu time…o INTER! O velho jurou. E olha que ele é gremista…

  2. 73
    Marcelo José:

    Sou torcedor do Tricolor, mas respeito muito este grane time do gremio, e tenho certeza que Renato é uma lenda viva do futebol e ja não foi campeão como tecnico porque infelismente nem sempre o melhor ganha, lembrarmos de 1982, é viver uma pagina triste do nosso futebol, pois tinhamos o melhor, mas quem foi campeão? Seria uma Honra ter Renato Gaucho como tecnico do São Paulo, tenho certeza que o exito dele seria diferente.

    Parabéns ao espote brasileiro e a todos os clubes do Brasil.

  3. 72
    joão azul:

    Os times de São Paulo merecem respeito,mas em todas oportunidades que encontram-se com chances de títulos se valem do fato de estarem próximos geograficamente da CBF e das comissões de juízes de futebol. Desta forma podem precionar por resultados melhores, mesmo quando não apresentam qualidades superiores aos outrosa times, como no passado.

    Hoje dá Grêmio.

  4. 71
    José Márcio Fogaça:

    Ao leitor que se vangloriou pelos 6 títulos brasileiros do São Paulo esqueceu que as duas oportunidades em que o Renato esteve próximo do clube paulista, seja vestindo a camiseta ou apresentado como jogador do time, o São Paulo tinha, respectivamente, 1 título brasileiro (1977) e 3 títulos brasileiros (1977, 1986 e 1991). Comparativamente ao Grêmio temos 1 título brasileiro (1981, conquistado frente ao próprio São Paulo) e 2 títulos brasileiros (1981 e 1996). Essa diferença toda em relação ao demais times é recente, todos nós sabemos. Se Renato tivesse jogado lá talvez tivesse participado do título de 1986, caso ficasse dois anos no clube…

  5. 70
    allan:

    Da-lhe TRICOLORRRRRRRRRRRRRR DO MORUMTRIIIIIIIII

  6. 69
    Dawid thompsom:

    Todas esses idiotas q achan q o GRÊMIO vai prdr tao e mesmo fritos.
    O Renato fs bem em nao chogar…!!!
    Eu do Paraguay

  7. 68
    rodrigues:

    o grande feito do renato como treinador ficar sentado no meio do gramado do maraca feito bobo depois perdeu a libertadores se achou um genio e nada nada

  8. 67
    Gaucho e todos trouxa hugo e mais alguns picareta tem que ir para o sul mesmo sao todos pipoqueiro !!!!:

    eu acho que o hugo e um grande jogador mais aqui em sao paulo o futebol dele e fraco da sertinho no gremio portalegrense !!!

  9. 66
    Fernando:

    São Paulo só conquista campeonatos fracos??? Fomos campeões 3 vezes no brasileiro no formato antigo (mata-marta), agora mais 3 vezes nos pontos corridos, isso que dizer que comandamos o brasileirão, seja qual for o formato disputado. Segundo, Libertadores, realmente, é um campeonato totalmente sem expressão, você está completamente certo, por isso vocês estão suando pra tentar chegar entre os G4 e disputar esse campeonatinho sem graça, não é mesmo? hahahahaha.
    Se enxerguem, o São Paulo é lider no Brasil nos 3 maiores campeonatos que um time brasileiro pode disputar. 6 vezes campeão brasileiro, 3 vezes campeão MUNDIAL, e 3 vezes Campeão da Libertadores.
    O Grêmio ainda precisa comer muito arroz com feijão pra chegar aos pés do Tricolor do Morumbi. Vocês podem ganhar hoje? Com certeza! Mesmo porque já está ficando sem graça comemorar um título por ano, sem um pouquinho de emoção… uhauhauhauh…
    Ah, e quando forem comentar, por favor, tenham em mãos um Aurélio para consultas, por que além de não terem a menor noção do estão falando, vocês ainda não aprenderam a utilizar o português, pelo menos de uma forma compreensível.

  10. 65
    gerbison carvalho santos:

    Vamos ver se o Gremio suporta a pressão de ter que sustentar o tabu este ano pelo campeonato brasileiro, por que agora, ele vai enfrentar a ira de Jason. Aqueles que estiverem nas arquibancadas verão Jason estripar o “trico-tador” do sul tchê.

  11. 64
    gerbison carvalho santos:

    Nem mesmo o Grêmio com toda a sua história será capaz de tirar do Sao Paulo o lugar de melhor time da historia dos campeonatos brasileiros. È uma pena que o Renato não jogou no Sao Paulo, sua historia como jogador seria muito mais respeitável do que aquele que nadou nadou e morreu “sentado no Maracanã”.

  12. 63
    benedito maraba:

    nao importa se esse fresco do renato gaucho vestil ou nao a camisa do sao paulo e nao jogou!
    tenha certeza que ele perdeu a oportunidade de acressentar algum mais em seu curriculum.
    perdeu a oportunidades de olhar pro unico time com seis titulo brasileiro e tres mundial e
    falar {eu joguei nesse time} dale tricolor rumo ao titulo sao paulo 2 a 1 gremio

  13. 62
    marciopch:

    O RENATO NUNCA JOGOU NO INTER E EM NENHUM CLUBE PAULISTA.
    E AINDA POR CIMA CHUTAVA OS GANDULAS E OS REPÓRTERS Q ENCHIAM O SACO.
    E O PAULO SANT’ANA ENLOUQUECIA. LOKURAAAAAA!!!
    HUAAAAAAAAAA!!!!!!
    TINHA Q SER RENATOOOOOO!!!

  14. 61
    ivanor:

    marcelo orenato so nao jogou no sao paulo por que o tricolor paulista tem vemelho na camisa se tivese azul com certesa ele vestiria.

  15. 60
    Ronaldo Raupp Lumertz:

    Quem foi que tirou o sao paulo da briga da libertadores em 2007?

    foi quem? agora os bambis do MORUM”BAMBI” nao respondem né se esconderam no mato.

    O sao paulo sempre foi e sempre vai ser FREGUES do gremio…
    Hoje teremos mais uma goleada para cima do sao paulo.

    quem foi o melhor goleiro do Brasil em 2008?VICTOR

    O rENATO É GREMISTA DE CORAÇAO E EU ACHO QUE ELE NEM SE LEMBRA QUE JA PASSOU PELO sao paulo.
    entao ficam quietinhos e naum trovam

  16. 59
    Farley Nobrega:

    Meu Caro Marcelo;

    Interessante ver as mudanças do tempo, o Renato Gaucho ainda no Grêmio com a camisa do SPFC. Fique certo que nos dias atuais isso seria totalmente inviável. O Capitalismo Selvagem que assola o futebol jamais permitiria uma cena dessas, nem falo a questão de torcedores que independente da época são tão ou mais apaixonados do que os de hoje.

    Esse Renato aprontou 2 vezes em 97, não assinou com o SPFC para permancer no Fluminense, só que nesse mesmo ano ele não estorou o limites de jogos pelo Fluminense e voltou então ao Flamengo pela segunda vez.

    Reconheço as passagens do Renato pelo Flamengo sempre marcas por muita raça e dedicação por vitórias/títulos. Só que aqueles infeliz gol dele de barriga pelo Estadual de 95, na minha opinião sepultou qualquer chance dele ser um ídolo da galeria de heróis Rubro-Negro. Ao passo que a torcida do Grêmio até hoje o tem como ídolo, também pudera 2 gols na Final do Mundial.

  17. 58
    Daniel Silva:

    Esse Renato é tricolor paulista.

  18. 57
    k0ala GremistA:

    Rldl ,aps kasu abanidej namajuk

  19. 56
    Vinicius:

    Parabéns Marcelo, desculpe o tom rude do comentário, é que me senti ferido por alguns comentários, e acabei escrevendo com um pouco de raiva. Tua resposta demonstra o teu valor profissional, buscando passar aos leitores a informação mais completa possível. Saudações e sucesso, que tua postura faça escola na imprensa em geral.

  20. 55
    Fernando Zanardi:

    É SP de Bento gonçalves!

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade