Morre o último dos 11 ‘condenados’ por uma derrota no Maracanã

sáb, 31/10/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Caro amigo

Em 16 de julho de 1950, 11 brasileiros, vestidos de branco, entraram no gramado do recém-inaugurado (e inacabado) maior estádio do mundo para registrar seus nomes na história do Brasil. Diante de 200 mil pessoas (10% da população do Rio de Janeiro na época), iriam cumprir o que para quase todos os presentes era uma mera formalidade: confirmar sua superioridade diante de um  adversário conhecido e dar ao Brasil a sua maior glória no esporte: o inédito título de campeão mundial de futebol.

Realmente, aqueles 11 homens marcaram seus nomes na história esportiva do país. Mas por terem sido protagonistas da maior tragédia esportiva do país.

A derrota por 2 a 1 para o Uruguai marcou eternamente a vida daqueles 11 brasileiros, que estiverem muito perto de se tornarem conhecidos para sempre como campeões mundiais. Mas a denominação sempre veio acompanhada da palavra “vice” em suas biografias.

Nesta sexta-feira, faleceu, aos 86 anos, o último remanescente daquele grupo de brasileiros que pisaram no gramado do Maracanã naquele fatídico dia. E Juvenal Amarijo ainda teve que superar um peso adicional. Junto com o goleiro Barbosa e o lateral Bigode, o zagueiro foi apontado como um dos culpados diretos pela derrota para o time de Obdulio Varela e companhia. Uma punição perpétua.  Barbosa lembrava que a pena máxima para crimes no Brasil era de 30 anos. E que ele era um eterno condenado.

Apesar dos títulos conquistados na carreira – incluindo a Copa Rio de 51 pelo Palmeiras, ganha no mesmo Maracanã, um ano depois da derrota para o Uruguai -, Juvenal jamais conseguiu se livrar do fantasma de 50. A final do Mundial disputado no Brasil foi a última de suas 11 partidas pela seleção.

Após o encerramento da carreira, adotou um exílio voluntário na Bahia, tentando tocar o menos possível no assunto que não queria lembrar. Mas quem conhecia sua trajetória nunca deixava de questioná-lo sobre o tema-tabu.

Em 2007, a Rede Globo revelou o drama vivido pelo ex-jogador, que, doente, morava em uma casa em péssimas condições. Nem televisão tinha para ver partidas de futebol. O drama de Juvenal mobilizou várias pessoas pelo país. Ele ganhou uma TV e recebeu tratamento médico.

Mas uma ferida jamais seria cicatrizada. Aquela que cortou definitivamente a alma do zagueiro naquela tarde de julho no Rio de Janeiro.

Juvenal Amarijo

Data de nascimento: 27 de novembro de 1923
Local de nascimento: Santa Vitória do Palmar (RS)
Clubes : Brasil de Pelotas, Cruzeiro-RS, Flamengo, Palmeiras, Bahia e Ypiranga-BA
Títulos: Campeonato Paulista 1950, Copa Rio 51 (Palmeiras), Campeonato Baiano 54 e 56 (Bahia), Copa Oswaldo Cruz e Copa Rio Branco 50 (seleção)
Jogos pela seleção: 11

compartilhar

159 Comentários para “Morre o último dos 11 ‘condenados’ por uma derrota no Maracanã”

Páginas: [8] 7 6 5 4 3 2 1 »

  1. 159
    Marconi Lin:

    Esqueceu de colocar o principal Título de Juvenal. Campeão Mundial de Interclubes pelo Palmeiras! ÔÔÇÔ

  2. 158
    reynaldo ppacidero ruiz:

    triste, mas muita saudade. foi uma infelicidade, fatalidade, com o juvenal que era do meu palmeiras e toda aquela moçada maravilhosa e grandes jogadores de futebol, eu estava passando pela praça da Republica em são paulo e Pedro Luiz nos alto falantes espalhados na Av. São Joao e local, anunciava o fim do jogo contra o Uruguai e a derrota de Brasil, sentei na calçada e como tantos outros espalhados por ali chorei. e ao voltar para o meu bexiga o comentário,o silencio e o choro era geral.Fica com Deus Juvenal.Descanse em Paz.Todos voces foram grandes.

  3. 157
    anderson:

    não se deve condernarmos as pessoas por causa de um resutado inesperado em que não se podia prever. é claro que aqueles 11 jogadores queriam a vitória essim como milhoes de brasileiros que aconpanhavão à partida na qurla época. mas o resultado não foi a quele que os brasileiros esperavam. nada é o que esperamos, mas é sempre á vontade de deus, portãnto, não a como jugarmos a queles 11 jogadores que eu tenho certeza que se doarão o maximo, mas deus quis que fosse assim, deviamos consciderar que esses 11 jogadores como verdadeiros erois. o que fizeram com esses jogadores foi um vergonha sem tamanho. quem somos nós para jugar os outros por algum que cometemos, pois somos todos, sujeito a erros, niguem, nesse mundo e perfeito, nós achamos perfeito, mas não somos nada, por isso, não temos o direito de jugarmos á aqueles jogadores.

  4. 156
    lucio renato kowalski:

    os jogadores em expecial da CBD e agora CBF deveriam receber uma aponsentadoria, os mais necessitados como o jagador juvenal que defende a patria com a camisa canarinho e morre sem uma bandeira para cobrir o caixão é lamentavel.

  5. 155
    HEITOR PRATES DE AZEVEDO:

    É UMA VERGONHA O QUE OCORRE NESTE PAIS.
    QUANDO SE CHEGA CAMPEÃO DO MUNDO , SE É RECEBIDO POR PRESIDENTE ETC..
    OS ATLETAS AO SAIREM DA ATIVA SÃO ESQUECIDOS E ´POUCA IMPORTANCIA SE DÁ .
    MORREM SEM APOIO . VIDE TONINHO QUE MORREU POR NÃO TER CONDIÇÕES DE FAZER UM DEPÓSITO ESTIPULADO PELO HOSPITAL .
    VAI EM PAZ JUVENAL .SABEMOS QUE VCS. DA SELEÇÃO DE 50 FORAM RESPONSAVEIS POR TUDO QUE VEM ACONTECENDO COM O FUTEBOL BRASILEIRO .
    VAI EM PAZ JUVENAL

  6. 154
    Juliano Rodrigues:

    Não podemos condená-los por aquela derrota amarga, se for para ser assim vamos condenar então a seleção de 90 e a de 2006 que protagonizaram os maiores vexames do futebol brasileiro até os dias de hoje….

    ESSES HOMENS MERECEM SER LEMBRADOS SIM ,MAS NÃO COMO CONDENADOS , E SIM COMO HERÓIS QUE UM DIA HONRARAM A CAMISA DA NOSSA SELEÇÃO ,AFINAL DE CONTAS ELES TAMBÉM AMAVAM O BRASIL COMO NÓS HOJE O AMAMOS.

  7. 153
    Alvaro Tomas:

    Os jogadores sempre são mais lembrados pelas suas derrotas e seus dramas do que por suas glórias. O povo adora (ainda que inconscientemente) ver um ídolo cair, mais do que um ídolo triunfar! Obrigado seu Juvenal pela Copa Rio 51, por nós Palmeirenses jamais será esquecido!

  8. 152
    Josiel Assis:

    Nunca condenei o seu juvenal pelo ocorrido de 1950. O que sempre vi nele foi um guerreiro da nossa pátria amada. No footebol nem sempre os melhores vencem. Quem entende de footebol sabe disso. Este termo “CONDENADO” é coisa da mídia, os torcedores brasileiros nunca ousaram a usar esta palavra. O que todos tem em memória é um grupo de guerreiros que honrava verdadeiramente a camisa da melhor do mundo. Sr. Juvenal, descanse em paz, você sera lembrado sempre pelos verdadeiros apreciadores do bom footebol.

  9. 151
    André Carvalho:

    Embora possivelmente não fosse brilhante comparado a craques reconhecidos como Jair, Ademir e Zizinho, participou de uma grande equipe, à qual faltou a consagração do título mundial. Creio que a melhor homenagem a Juvenal – não só a ele, mas a todos que participaram daquela campanha – é a vitória da nossa Seleção em 2014.

  10. 150
    74 Carlos Alberto.31/Outubro/2.009:

    Não condenemos os 11Atletas,pois segundo o destino do futebol,o Maracana foi construido para ser o único tumulo digno para a maior
    seleção de Futebol de 1950.Juvenal socega em paz no reino de Deus,e com todos os seus ex companheiros possam formar uma grande equipe no reino eterno.

  11. 149
    ITALO JOSE MANNARINO:

    Dava-se gosto de ver jogadores com amor à camisa, que jogavam futebol com arte. Hoje o que vemos na maioria absoluta das hipóteses são zonzeadores de bola, que ganham uma fortuna e pousam de artistas. Veja o lateral que o Botafogo trouxe da Turquia. Não aceitou ficar na reserva. Juvenal ! Descanse em paz.

  12. 148
    PEDRO VIEIRA TAPIAS:

    INFELIZMENTE OS VERDADEIROS HEROIS, QUE SERVIRAM A PATRIA COM ORGULHO E AMOR A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA, ESTÃO ESQUECIDOS.
    ALGUÉM SE LEMBRA DO FIASCOS DO RONALDO FENôMENO E COMPANHIA, QUE SE VENDERAM PARA A SELEÇÃO FRANCESA.

  13. 147
    Carlos Albertode Souza Moreira:

    Não condenemos os 11 Atletas da fatalidade de 1950,por que estáva escrito que o Maracana seria o unico tumulo digno da maior seleção de futebo do Mundo em 1950.Vai em paz Juvenal que aonde você e os demais possam formar uma grande equipe no reino eterno.

  14. 146
    Afonso Ramos:

    Os jogadores de 50 deveriam ser homenageados por serem os primeiros finalistas de uma Copa do Mundo. Perderem para um campeão mundial na época. Meu pai contou também que um dos principais motivos para o Brasil não ter sido campeão na época foi a turma de políticos que incomodou os jogadores às vesperas da partida, invadindo a concentração com fotógrafos para registrar a políticagem. Já temo por 2014.

  15. 145
    Juvenal dias da silva:

    No dia que passou a reportagem fiquei surpreso e feliz em saber que tinha um xara que teve uma grande importancia para o futebol brasileiro mas ao mesmo tempo triste pela situacao em que se encontrava .Nossos dirigentes da CBF nao pode deixar isso acontecer no pais que vai sediar uma copa do mundo.QUE DEUS ABENCOE A SUA FAMILIA POR QUE SO ELE E JUSTO

  16. 144
    célio Luiz Franco:

    Vai para Deus guerreiro, o senhor será sempre um exemplo para os que aqui ficaram.

  17. 143
    Francisco Guimaraes:

    Realmente é uma vergonha para uma instituição tão rica como a CBF deixar pessoas que fizeram parte da história do nosso futebol morrerem sem nenhuma dignidade. Agora, depois que eles morrem é que vão fazer homenagens. Deveriam ter dado condições de viverem dignamente, não de serem “lembrados” depois de mortos! Descanse em paz Juvenal!

  18. 142
    Caetano J.:

    Vai lá, grande! Agora você pode jogar de novo com todos os seus colegas.

  19. 141
    igor:
  20. 140
    gleyson da silva liutti:

    ao inves de sacrificar devemos eh sim agradecer a todos aqueles q fizeram parte daquele selecao ………e´ lamentavel neste pais nao dar valor aos verdadeiros herois…descanse em paz juvenal

Páginas: [8] 7 6 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade