Argentina x Uruguai: uma rivalidade mais do que centenária

ter, 13/10/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Argentina e Uruguai disputaram nesta quarta-feira um dos jogos mais aguardados do ano. O histórico triunfo no estádio Centenário por 1 a 0 fez com que os argentinos espantassem o fantasma de uma ausência da Copa do Mundo de 2010.

O duelo desta quarta em Montevidéu entrou para a extensa lista de jogos marcantes do clássico mais antigo do continente americano. Uruguaios e argentinos estiveram frente a frente em um campo de futebol pela primeira vez há 108 anos. Em 16 de maio de 1901, a seleção argentina venceu por 3 a 2, em seu primeiro jogo oficial. Na capital do país vizinho. Mesmo local do duelo decisivo deste 14 de outubro.

Em 177 confrontos oficiais, os argentinos levam boa vantagem sobre os históricos rivais, com 81 vitórias contra 53 do Uruguai. Ocorreram ainda 43 empates entre os adversários de bandeiras em azul-celeste e branco. E iluminadas pelo sol.

Apesar da desvantagem nos confrontos diretos, o Uruguai pode ser orgulhar de ter vencido dois dos encontros mais importantes. Nos anos 20, quando a Copa do Mundo ainda não havia se tornado uma realidade, os Jogos Olímpicos eram o grande palco para as principais seleções de futebol do planeta. E a final do torneio da modalidade nas Olimpíadas de 1928, disputadas em Amsterdã, foi um duelo sul-americano. E terminou com o bicampeonato olímpico do Uruguai, com a vitória por 2 a 1 sobre a Argentina.

Dois anos depois, os dois países confirmaram sua força nos gramados, chegando com facilidade à decisão do primeiro Mundial, disputado no Uruguai. E no mesmo estádio em que vão duelar nesta quarta. Os argentinos foram para o intervalo vencendo por 2 a 1, mas sofreram a virada no segundo tempo. Final: 4 a 2 para os donos da casa e muita festa em Montevidéu (veja imagens raras da decisão da Copa de 30 no primeiro vídeo).

As duas tradicionais seleções somente voltariam a se enfrentar em uma Copa do Mundo em 1986. Nas oitavas de final do Mundial disputado no México, o Uruguai não conseguir parar Diego Maradona e companhia. Com um gol do atacante Pasculli (assista no segundo vídeo), a Argentina venceu por 1 a 0 e seguiu em sua caminhada para conquistar o título mundial pela segunda vez. Igualando o feito dos uruguaios. Apesar da Celeste se considerar tetracampeã mundial, incluindo, ao lado da Copas de 30 e 50, os títulos olímpicos de 24 e 28.

Em 89, o Uruguai levou a melhor, vencendo por 2 a 0 o duelo pela fase final da Copa América, disputada no Brasil. Apesar da derrota, Maradona mostrou sua genialidade no Maracanã, mandando a bola no travessão com um chute do círculo central (relembre o lance no vídeo abaixo).

Vinte anos depois, Maradona encarou novamente a Celeste Olímpica. Dessa vez, não pôde usar seu talento com a bola nos pés. Mas, ao lado de seus comandados, obteve sucesso, evitando a tragédia de uma eliminação. E registrou seu nome na história, apesar da chuva de críticas, como o treinador que classificou o país para o Mundial de 2010.

Um drama que poderia até virar tema de um tango, outra paixão nacional argentina. Cuja expressão máxima é um dos ídolos eternos do país, Carlos Gardel. Que nasceu…no Uruguai, conforme mostram alguns documentos. Apesar dos argentinos defenderem a tese de que o cantor nasceu na França. Mais um ponto da rivalidade entre as duas nações vizinhas, que pararam esta noite para assistir a um jogo de futebol.

E qual a sua opinião? Deixe o seu recado no espaço destinado aos comentários.

compartilhar

307 Comentários para “Argentina x Uruguai: uma rivalidade mais do que centenária”

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

  1. 307
    Diogo Ghosn Inácio:

    Não quero ir contra os fatos e mudar algo histórico, mas sempre achei que a rivalidade Uruguai x Argentina (e até mesmo Uruguai x Brasil) sempre foi muito mais viva, real e intensa do que a “rivalidade Brasil x Argentina”. Cada vez mais, acho que essa é só uma rivalidade forçada pela mídia, entre as duas grandes seleções do continente, mas que sempre tiveram o Uruguai como a pedra no sapato. 1930 e 1950 que o digam, pois a Celeste ganhou a Copa justamente contra seus arquirrivais. Atualmente, com o grande crescimento do futebol paraguaio, está pintando outra grande força do futebol sul-americano e já dá pra chamar de clássicos os confrontos contra o perigoso e ascendente Paraguai. De um modo geral, o nível do futebol na América do Sul está melhorando, o que se refletiu nessa Copa, tal qual o futebol na maioria dos países, o que é muito bom, diga-se de passagem!

  2. 306
    Vinicius de Paula Alves:

    coxa eu ti amo nunca vou te abandonar na 1 na 2 e na 3 divisão o amor continuara

  3. 305
    Forlia:

    Gilvan Ribeiro

    Ah sim você falou de preconceito , achei isso um pouco pesado e desnecessário para falar de futebol.
    Mas já que comentou, até parece que os brasileiros não são preconceituosos.
    De norte a sul (principalmente no sul) do país tem racismo, discriminação a indios, mulheres, pobres, homossexuais …. Enfim, não somos santos e nem estamos acima ou abaixo dos argentinos nesse tema.

  4. 304
    Forlia:

    Gilvan Ribeiro:

    Em parte concordo com você “os atuais jogadores só usam a camisa da seleção para se auto promover”. Até aí tudo bem, mas … quem te disse que favoritismo ganha jogo?
    A argentina vai ser campeã e acabo! Seleção brazuca não vai ter quem salve, nem Ronaldo “fenomeno” ele que fique aonde estar porque vai pasar vergonha na Africa.

    Copa da Africa 2010, a melhor seleção do mundo (Argentina) , comandada pelo melhor jogador de todos os tempos ( Maradona) e como estrela principal da equipe o atual melhor do mundo ( Messi).

    Gostou? Vou lembrar muito de você ano que vem amigo, Tchau!
    Saludos a todos!

  5. 303
    juracir:

    EU VI O COMENTARIO DESSA PESSOA QUE QUER MISTURAR POLITICA COM FUTEBOL E ACHEI UM ABSURDO.A ARGENTINA TEM MUITAS COISAS BOAS QUE O BRASIL NAO TEM.POR EXEMPLO A EDUCAÇAO.NA ARGENTINA NAO EXISTE ESTA EXCLUSAO ABSURDA QUE É O VESTIBULAR.OS ARGENTINOS SAO NOSSOS IRMAOS.TEMOS QUE DEIXAR ESSE PATRIOTISMO DE LADO

  6. 302
    DANILO:

    Brasil Hexacampeao, Vai Dunga traz a taca pra nos

  7. 301
    jean michel:

    maradona tem q se f…. mesmo ai ele é cheio de inveja do brasil sabe pq???
    pq o brasil é superior á seleção dele e á ele propio pq ele se diz melhor do q pelé
    pode até ser mais duvido ele ter sido tão bom asim q seja melhor do q o nosso baixinho romario
    ele sim era matador vi jogar muito maradona tb mais o baixinho é incoparavel
    ele foi simplesmente o melhor jogador de todos os tempos o rei romario!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. 300
    Nicolas:

    Estimado Gilvan Ribeiro, Eu estou no porto alegre e no jornaol do sabado saieron duas paginas falando de argentina e meia de brasil, hoje a capa do suplemento de esportes esta maradona y meia pagina para sua seleção brasilera, Como e isso? eu sou argentino e eu nunca vi algo asim nos journales argentinos…. dar mas importancia a otro time que não seja argentina…
    Eu ayo que vc mira demasiado la argentina…
    Tamben outro cara fala dos idolos brasilero… de pele e de outros ta bom, mas no conheço a eles nunca teve o prazer de conhecer jogando a pele porque nasci com televição color não en branco e preto pele e do pasado amigo, desculpa pero e verdade… Hoje o idolo do brasileirão e Ronaldo que e gordo e velho isso fala do nivel de este campeonato do brasil

  9. 299
    Marcos:

    Que vergonha ! vcs brasileiros ñ tem noção do q é craque …
    coloca qualquer jogadorzinho na seleção e ja se achão o máximo,
    abre os olhos seus dicipu-los de dunga!
    gilberto reserva no time q joga
    felipe melo horrivel
    gilberto silva nunca apareceu no Arsenal
    luis fabiano é todo desengonçado e é chamado d fabuloso é brincadeira isso né
    maicon , pelo amor de Deus ta d sacanagem
    a seleção é uma vergonha a começar pelo técfnico..

    fala sério cai na real..

  10. 298
    Juliano Roberto:

    A Argentina é uma das mais brilhantes equipes de futebol que existem no mundo e, portanto, mereceram a classificação. Concordo com o argentino que comentou a respeito desse medo do Brasil. Se os brasileiros são tão bons de bola, por que temem a classificação da Argentina? Diego Maradona é um profissional brilhante e, assim como o técnico Dunga foi criticado no início de sua experiência como como técnico, Maradona está sendo criticado. No entanto, é um excelente profissional e tenho certeza que já começou a se destacar.
    Sou brasileiro, mas o futebol argentino é brilhante.

  11. 297
    Gilvan Ribeiro:

    Senhor argentino Nicolas…
    Sua seleção não é importante em nada para nós!
    A Argentina tem Maradona? Nós temos Pelé, Garrincha, Zico, e muitos outros craques….
    A Argentina tem 2 Mundiais?
    O Brasil tem 5 !!!!
    Enfim gringo, vamos ver quem será o Campeão do Mundo em 2010! E posso te adiantar, agora serão vocês que se preocuparão conosco, pois NÓS SOMOS FAVORITOS…ja vocês, coitados!!!!
    Enfim, Pelé párou o Brasil continua a ser campeão do Mundo, basta ver 94 e 2002….e voces? Maradona párou e a Argentina foi campeã só em 1986 !!!!
    Esta é a diferença do Brasil para a Argentina!
    SOMOS LOS MEJORES. Punto final !!!!

  12. 296
    Gilvan Ribeiro:

    Minha nossa????
    Eu não acredito no que li nestes comentários!!!
    Tem o tal de Dorival se dizendo argentino e tem 1 tal de Vinicius que tem vergonha de ser brasileiro e torce para a Argentina????
    Oras, realmente tenho vergonha de ser brasileiro, mas espera aí, eu tenho vergonha de ser Brasileiro pelo fato de nosso país ter os governantes que temos, mas não posso me queixar dos pilantras que governam este país, pois há 1 ditado que diz, “Cada povo tem o governo que merece” e parece que nós merecemos o que temos, porque num site nacional como o da Globo.com, aparecer tantos idiotas brasileiros aplaudindos os argentinos e criticando a seleção brasileira????
    E olha que sou um apaixonado por futebol e ao mesmo tempo não gosto da seleção brasileira também! Mas a ponto de torcer para os argentinos e contra o Brasil é uma demência sem tamanhos!
    E para estes comédias paga-paus de Argentinos, vamos desmascará-los na seguinte questão. O Brasil com Dunga, Zagalo e Carlos Alberto Parreira, somos PENTACAMPEÕES DO MUNDO, pois mesmo com estes técnicos lixos, nós somos de fato PENTA! A Argentina é apenas BIcampeã do Mundo (78 e 86) e não era nem para ter 2 mundiais, pois em 78 o Peru entregou o jogo de 6 a 0 porque o Brsil havia feito 3 a 0 e o Brasil disputou a decisão de 3º lugar sem PERDER NENHUM JOGO NA COPA, enfrentando os calhordas argentinos e ficando no empate em 0 a 0!!! Enfim, ganhou a Copa como o Corinthians ganhou o brasileiro 2005!!! Roubando!!!!
    Repito, não gosto muito da seleção, principalmente depois dos anos 90, pois estes jogadores só usam a camisa da seleção para se auto promover para melhores contratos na Europa, ao contrário dos jogadores dos anos 80 para trás, onde jogavam por amor ao que faziam e pelo amor ao país!!!! Não dá para comparar Zico, Eder, Falcão, Pelé, Garrinhcha, Nilton Santos, Rivelino, Gerson, Carlos Alberto Torres, Tostão, Didi, Zagalo (como jogador) e muitos outros ótimos jogadores com estes mercenários de hoje!!!!
    Mas será que na Argentina não é a mesma coisa??? Será que os jogadores atuais de lá jogam apenas por amor ao país????
    E outra, não dá pra comparar a Argentina com o Brasil, em nada…..não apenas em futebol, mas em todos os segmentos….agora, se estes paga-paus de Argentinos criticam tanto o seu próprio país e elogiam a Argentina, que vá morar naquele paizinho…pois falam sem conhecimento de nada….a Argentina, vc saindo de Buenos Aires e do entorno da capital, a Argentina é tão pobre quanto Peru, Bolívia, Equador, etc.
    E para os mais leigos ainda, se não sabem, os argentinos além de serem preconceituosos, eles acham que fazem fronteira com a França e Alemanha!!! E por falar em Alemanha, se o Nazismo existisse nos dias atuais, os argentinos seriam os nazistas na América do Sul de tanto preconceito que tem com seus vizinhos, pois aqui na América do Sul, NENHUM PAÍS GOSTAM DE ARGENTINOS, só vocês brasileiros paga-paus que escrevem tantas sandices que era melhor ser cego, surdo e mudo ao ver estas coisas!!!
    A Argentina foi para a Copa de 2010? Não tem problema! Ela NÃO VAI GANHAR OUTRA VEZ !!!!

    Eu sou brasileiro, não tenho orgulho não, mas NÃO FAÇO ESTE MICO DE TORCER PARA A ARGENTINA E CONTRA MEU PRÓPRIO PAÍS E MAIS AINDA NO QUE SOMOS OS MELHORES DO MUNDO! O futebol !!!!!

  13. 295
    RIKARDO:

    QUE MALDADE HEIN GLENDA (APRESNTADORA DO GLOBO ESPORTE) E AGORA QUEM VAI ROER UNHAS É VC, NÃO VAI SOBRAR NEM AS POSTIÇAS… HAHAHAHA

  14. 294
    Dorival:

    À TODOS OS BRASILEIROS E URUGUAIOS…
    ESTAMOS NA COPA, NÃO ADIANTOU SECAREM MINHA ARGENTINA, O BRASILEIRO NÃO SE CONTENTA COM SELEÇÃOZINHA CANARINHO PERDENDO DA BOLÍVIA E EMPATANDO EM CASA COM VENEZUELA E AINDA QUEREM SECAR AGENTE E DIZER QUE VAMOS VER A COPA PELA TV… É RUIM EM!!! ESTAMOS NA COPA SIM E VAMOS FAZER DE TUDO PARA QUE O BRASIL VOLTE PARA CASA MAIS CEDO!
    MEUS PESAMES… OPS… MEUS RISOS E GARGALHADAS AOS URUGUAIOS E AOS PAGA PAU BRASILEIROS.
    ARGENTINA 1X0 URUGUAI (BRA) KKKKKKKKK

  15. 293
    Vinícius Dominichelli:

    Infelizmente nasci no Brasil, e tenho nojo e vergonha em ser brasileiro.
    Mas, desde pequeno segui o caminho do bem e torço para a Argentina desde então.
    Me considero um legítimo argentino e torço contra o Brasil em qualquer esporte que seja.

    Portanto, um recado aos brasileiros:
    ÁFRICA ES MUY CERCA!!!!!

    O SEU TERROR VOLTOU! O TRI CAMPEONATO PINTOU!

  16. 292
    fABRIPIRATA:

    E AGORA O QUE VC BRAZUCAS VÃO FALAR JA ESTÃO COM MEDO?.
    AGUANTE ARGENTINA

  17. 291
    marcos maranhão:

    A Argentina classificou-se com garra… A seleção de Diego Maradona vai chegar tinindo para copa. Será um mais uma grande façanha de Maradona e companhia o título mundial. A fifa e o Dunga vão ter que se render ao talento. MARADONA É CRAQUE, DUNGA É UM PUXA SACO DE CONFEDERAÇÕES COMO FIFA,CBF…. PARABÉNS DIEGO ARMANDO.

  18. 290
    nicolas:

    Brasileros dejen de mirarnos somos tan importante para uds. los diarios hablan mas de argentina que su propia selección, no se estarán haciendo fanaticos de maradona… y si la verdad que el amargo de pelé deja mucho que desear… no vemos

  19. 289
    DIEGO ARMANDO:

    SHHHHHHHH, SILENCO. A INVEJA E O RENCOR MATA VCS, NE ?

  20. 288
    irineu:

    Olá Marcelo.
    Sou BRASILEIRO, e como bom BRASILEIRO, quero ver a Argentina bem longe da África do Sul no ano que vem. Como gostaria de ver a Argentina derrotada e com vitória do Equador no Chile. Isto me daria uma satisfação muito grande e sinceramente estou torcendo para que isto aconteça.
    Vamos lá Uruguai, vamos lá Equador.

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade