Mundial Sub-20: craques revelados e expectativas frustradas

qua, 07/10/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

O Brasil superou o Uruguai por 3 a 1 nesta quarta-feira, avançando para as quartas-de-final do Mundial Sub-20. No Egito, a garotada tenta tornar o país também pentacampeão mundial na categoria. Nas 15 edições anteriores do torneio, os brasileiros ganharam quatro edições (1983, 85, 93 e 2003 – foto acima). Abaixo dos argentinos, que venceram em seis oportunidades. Mas será que Paulo Henrique, Alex Teixeira, Alan Kardec, Guiliano e cia vão brilhar na seleção principal daqui a alguns anos? Desde a edição inaugural, em 1977, na Tunísia, vários jovens cumpriram as expectativas, sendo até campeões em Copas do Mundo. Mas outros ficaram apenas na promessa.

Em 77, o grande nome do Brasil, terceiro colocado, foi o meia-atacante Guina, artilheiro do torneio (quatro gols). O primeiro camisa 10 brasileiro em um Mundial de Juniores chegou a se destacar no Vasco na virada dos anos 70 para os 80, mas atuou somente uma vez pelo time principal, entrando durante o amistoso contra o Uruguai, em 31 de maio de 1979.


 
Ausente do torneio de 79, no Japão, em que o jovem Diego Armando Maradona liderou a Argentina ao título diante da União Soviética (vídeo acima), o Brasil voltou a disputar o Mundial em 81, na Austrália. Eliminada pelo Qatar nas quartas de final, a equipe nacional contava com poucos jogadores que se destacariam com a camisa amarela no futuro. Os que alcançaram mais sucesso foram os zagueiros Mauro Galvão e Júlio César. Além dos laterais-direitos Josimar e Paulo Roberto.

A primeira vez em que o Brasil conquistou o título mundial de juniores foi em 1983. Com uma das equipes que mais revelaria nomes que se destacariam no futebol. Treinada por Jair Pereira, a seleção campeã no México contava com Dunga, Jorginho e Bebeto, trio que seria campeão mundial 11 anos depois nos Estados Unidos. Mas o craque e artilheiro do Mundial foi o meia Geovani, que brilhou no Vasco, mas não se firmou na selecionado principal.

O Brasil repetiu a dose dois anos depois, conquistando o título na União Soviética. Um dos ‘Menudos’ do São Paulo, o meia Silas foi eleito o craque do torneio. Um ano depois, disputaria a Copa do Mundo no México. Outro que esteve nas duas competições foi Muller, também revelação do Tricolor Paulista. O goleiro do Mundial de 85 não chegou tão rapidamente ao selecionado principal (estreou em 88), mas marcou seu nome na história do futebol nacional: Taffarel, titular nas Copas de 90, 94 e 98. Romário também poderia ter incluído a conquista em seu currículo, mas foi cortado pelo treinador Gílson Nunes por indisciplina durante a fase de treinamentos.

Em 87, no Chile, o Brasil não teve tanto sucesso, eliminado nas quartas de final pela Iugoslávia, que seria a campeã, liderada por Prosinecki. Bismarck (Vasco) era uma das apostas do time, que contava também com César Sampaio e André Cruz.

O mesmo Bismarck foi eleito o melhor jogador do torneio disputado em 89 na Arábia Saudita. Mas a seleção teve que ser contentar com o terceiro lugar, perdendo o campeão Portugal nas semifinais. Carlos Germano, Leonardo, Marcelinho Carioca, Anderson e França estavam naquela equipe. Além de Marcelo Henrique, vice-artilheiro do torneio. Mas a revelação do Fluminense sofreu com lesões e com o deslumbramento causado pelo sucesso precoce. E não vingou.

Dois anos depois, o Brasil voltaria a perder para Portugal, desta vez na decisão. E nos pênaltis. Roberto Carlos estava naquele time, ao lado de Paulo Nunes e Élber.

Em 93, a seleção retornou ao topo do pódio, com direito ao craque da competição: Adriano, revelação do Guarani. Mas a expectativa em torno do meia não se concretizou e ele não foi convocado uma vez sequer para a seleção principal. E teve passagens sem brilho por Sport e Botafogo. O trio vascaíno Gian, Yan e Bruno Carvalho também não chegou longe. Quem mais se destacou daquele grupo foi o goleiro Dida.

O Brasil também teve o melhor jogador do Mundial de 95, realizado no Qatar: o atacante Caio (São Paulo), hoje comentarista da Rede Globo. Mas o time perdeu a decisão para a Argentina. Luizão e Denílson, campeões mundiais em 2002, estavam no elenco vice-campeão.

Em 97, na Malásia, a Argentina voltou a derrotar o Brasil – nas quartas de final. O time brasileiro contava com Alex, Fernandão e Athirson. Também estavam no elenco Perdigão, Roni e Pedrinho. Além de Adaílton, artilheiro do torneio com dez gols. Revelado pelo Juventude, o atacante rapidamente foi negociado com o exterior, passando por Parma, Paris Saint-Germain, Genoa, Verona e Bologna. E ficou longe das listas de convocados.

Na Nigéria-99, o Brasil também parou nas quartas. Mas revelou jogadores que brilhariam no time principal, como Júlio Cesar, Juan e Ronaldinho Gaúcho. E outros que passariam longe da seleção, como Fernando Baiano, Matuzalém e Fábio Bilica.

Em 2001, na Argentina, a seleção contava com nomes presentes nas listas de convocados elaboradas por Dunga: Kaká, Adriano, Maicon, Júlio Baptista, Luisão. Mas o time não foi longe, caindo nas quartas diante de Gana.

O Brasil voltaria a ser campeão em 2003, nos Emirados Árabes Unidos, superando a Espanha na decisão. Nilmar, Daniel Alves, Dagoberto, Daniel Carvalho, Dudu Cearense e Fernando Henrique pertenciam ao elenco.

Em 2005, a Argentina mais uma vez se colocou no caminho do Brasil, vencendo o duelo sul-americano nas semfinais na Holanda. Com uma bela atuação de Messi (vídeo acima). O time treinado por Renê Weber teve que se contentar com o terceiro lugar. Poucos daquele grupo chegaram a ser chamados para a seleção principal. Casos de Diego e Rafael Sobis. Mas a maioria não se destacou. Como Gladstone, Edcarlos, Fábio Santos, Fellype Gabriel e Bobô.

O pior desempenho do Brasil em Mundiais Sub-20 ocorreu na edição 2007, disputada no Canadá. Com Alexandre Pato, Renato Augusto e Jô, a equipe caiu nas oitavas de final, perdendo para a Espanha (vídeo acima).

E pedimos a sua opinião. Quais jogadores da atual seleção sub-20 vão brilhar no futuro? Deixe o seu recado no espaço destinado aos comentários

compartilhar

388 Comentários para “Mundial Sub-20: craques revelados e expectativas frustradas”

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

  1. 388
    MARAVILHA1:

    O DUNGA TEM DE LARGAR A SELEÇÃO SE NÃO VAI SER UMA VERGONHA NA COPA COM A EQUIPE QUE TEMOS SO TIRO O KAKA, DANIEL ALVES,MAICON,FABULOSO,JULIO CESAR O RESTO APOSTO MESMO SE EXPERIENCIA NA SUB20 COMO GIULIANO, RENAN, O GANSO,ALEX TEIXEIRA,SOUZA,DIOGO,DOUGLAS,R.LOI, DALTON,D.COSTA DOQUE DOQUE OS JOGRES QUE O DUNGA PREFERE O BRASIL JA NÃO APRESENTA BOM FUTEBOL COMO A ESPANHA APENAS SO GANHA NA COPA VAI SER UM FRACASSO COM A DE 2006

  2. 387
    MARAVILHA1:

    EU ACHO QUE ESSA MULEKADA TEM FUTURO E ACREDITO NA COPA DE 2014 E NÃO DE 2010 PORQUE ESSA SELEÇÃO DA ZAGA ATE AO MEIO TA SERVIDO DE GRANDES NOMES E TALENTO COMO O GRANDE CAPITÃO GIULIANO GRANDE JOGADOR ESSE TEM FUTURO COMO O GRANDE RESPONSAVEL NA COPA DE 2014 SEM O DUNGA MAIS COM COM O ROGERIO LOURENÇO ESSA SELEÇÃO JOGA ATE MELHOR QUE A PRINCIPAL

  3. 386
    FABRICIO:

    PRA MIM ALAN KARDEK SERÁ O ARTILHIRO E GIULIANO O CRAQUE DO MUNDIAL..
    EU ACHO Q SANDRO VOLANTE DO INTER.. FALTA NESSE TIME PRA FICAR PERFEITO TAMBÉM UM VOLANTE QUE É CONVOCADO PRA SELEÇÃO PRINCIPAL COMO Ñ VAI FAZE FALTA NA SUB-20…..

  4. 385
    fernando pankeka:

    na minha opinião,
    quem tem chances de se tornar um grande jogador no futuro,

    o lateral douglas,o alex teixaira e o douglas costa

    esses na minha opinião são os q vão vingar no futebol

  5. 384
    gabdon santos:

    círo é muito mais abilidoso q o alan kardec…
    o resto é nota 10!!!!

  6. 383
    Diego:

    Alex Teixeira e Giuliano…. esses vão arrebentar !!!

  7. 382
    tiaraju brum:

    Giuliano e Alex Teixeira são os melhores desta seleção, o rafael o alan kardec o souza tbm são muitos competentes, mas o craque da seleção não pode ser chamado por lesão que é o Valter esse será concerteza dono da 9 da Seleção principal.

  8. 381
    Jhones Bravo:

    Po o Vasco e realmente um grande celeiro de craques, so da fera, vamos subir em grande estilo com boa camoanha e seremos campeões, em 2010 nova estruturação com esses garots (Souza, Alan Kardec, e o cracasso do Alex) so temos a ganhar sem falar dos outros garotos que temos por la Allan, e nossa estrela principal Carlos Alberto, tem tudo p fazer um lindo projeto, recheado de conquistas e alegrias claro com mais contratações, nesse seleção sub 20 a mlkda ta se doando (Paulo henrique,Giuliano, Alex Teixeira, Alan kardec,etc.)Tem td p dar certo e sem falar q muitos vão brilhar em 2014.

  9. 380
    carlitos soares:

    sem dúvida, muito desses garotos, serão lembrados, em 20l4, pelos feitos realizados, quanto a Globo, adora uma moleza em busca
    de audiência, em momento algum mostrou esta garotada mostrando seu futebol, no decorrer deste campeonato, se não fosse a Band
    não estaríamos vendo esta garotada batendo este bolão, se o Brasil estivesse disputando o 3o lugar, a Globo não estaria preocupada
    em passar, agora o filé mignon que é a final ela quer passar, pois eu ficarei na BAND.ESPORT.

  10. 379
    ALAN ROCHA DE FARIA:

    QUERIA FALAR PRA ESSE TAL DE “RICARDIO” , TORCEDOR COLORADO QUE ESTÁ COM TANTA RAIVA DO VASCO (NÃO SEI POR QUE), QUE :

    1 – ALAN KARDEC NÃO É CANELUDO, É UM CENTRO AVANTE GOLEADOR, MAIOR ARTILHEIRO DAS DIVISÕES DE BASE DO VASCO.

    2 – ELE COLOCOU ALGUMAS “REVELAÇÕES” DO INTER QUE SÃO DUVIDOSAS: RAFAEL SOBIS NÃO É CRAQUE, E MUITO MENOS O TAISON, QUE APENAS FEZ UM BOM CAMPEONATO GAUCHO E NAO JOGOU NADA NO BRASILEIRO, OUTRA, QUEM É FILIPINHO ?? EU CONHEÇO O PHILIPE COUTINHO… O DA SELEÇÃO SUB-17.

    3 – SE O INTERNACIONAL SE INTERESSOU PELO KARDEC E O CONTRATOU ELE DEVERIA APOIAR JÁ QUE DAQUI A POUCO ELE PODE ESTAR COMEMORANDO OS GOLS DO “CANELUDO” PELO SEU TIME.

    4 – HISTORICAMENTE, O VASCO TEM MUITO MAIS REVELAÇÕES QUE VIRARAM CRAQUE DO QUE O INTER.

    UM ABRAÇO A TODOS.

  11. 378
    Zé do Pipo:

    Excelente post, muito completo, analisei os dados que você publicou com uma ótica ligeiramente vascaina e coloquei lá no blog, dá uma olhada.
    https://osirmaosbacalhau.wordpress.com/
    Abração,
    Zé do Pipo

  12. 377
    Paulo Ricardo:

    Acho meio precoce falarmos quem brilhara no futuro em uma seleção principal , até por que são apenas garotos , mas como vimos nesse mundial são otimos meninos , mas tambem vemos em alguns em seu clubes já foram muito contestados , O Alex texeira uma otimo jogador , liso, dribles curtos um otimo passe , habilidoso ao extremo , Alan kardec otimo presença de area e sabe fazer gol , souza marca muito bem e tem um bom passe , Giuliano visão de jogo extraordinaria , tem qualidade no passe e tambem tem uma habilidade consideravel . Mas vemos que todos ainda tem problemas o Alex as vezes é muito individualista , e o alan carece um pouco de recurso tecnico , o souza tem algumas jogadas que ele se precipita , e o giuliano em momentos da partida ele se omite , parece que some do jogo , as mas otimos jogadores e tem tudo para brilhar em seu clubes e numa futura seleção principal . O paulo henrique ganso tambem e bom jogador , mas na minha opinião os quatro primeiros se destacam .

  13. 376
    Josiane Goulart:

    Bom….a galera tá esquecendo do Maicon que jogou muito contra a Alemanha, nesse jogo ele foi o cara,decisivo e preciso.
    Parabéns a ele,com certeza será um grande jogador!!!Tem que voltar logo pra ajudar o Fluminense,que sempre revela bons jogadores .

  14. 375
    Rafael Irvine:

    Sem Duvida o Alex Teixera…
    Tera Um Grande Futuro Pela Frente…
    Tem talento pra Ser o Melhor Do Mundo …

  15. 374
    WILLIAM MIRANDA:

    Só para responder esse tal de Ricardio aí que foi o primeiro a comentar e que é torcedor do internacional, não fica aí se gabando de revelações do inter e menosprezando o vascão não fi, saiba vc que o vascão é um clube muito mais importante que o colorado no senário nacional, vale lembrar que o craque dessa copa será um vascaíno ( ALEX TEIXEIRA) e que vc se gaba aí de ter revelado nilmar, rafael sobis e cia, não se esqueça que o vasco teve em suas categorias de base nada mais nada menos que ROMÁRIO, ROBERTO DINAMIT e etc… Então nem compensa discutir isso com vc. E só mais uma coisa, temos a maior promessa do futebol brasileiro dos últimos anos aí, PHILIPPE COUTINHO, esse será um craque num futuro bem próximo, não se esqueça disso. E no mais, saudações vascaínas para vc\’s colorado e demais torcedores, avisa lá que o Vascão estará de volta no ano que vem preocupando muita gente aí!!!

  16. 373
    luiz eduardo gonçalves de souza:

    Brincadeira, o Jefferson goleiro do Botafogo, esteio da seleção de 2003, na foto sem citação. O melhor goleiro deste campeonato brasileiro.

  17. 372
    Paulo Freitas:

    APESAR DE NEM SER TITULAR, COM CERTEZA O JOGADOR QUE TEM MAIOR POTENCIAL PARA BRILHAR NUM FUTURO PRÓXIMO, É O DOUGLAS COSTA. TEM UM PÉ ESQUERDO QUE LEMBRA OS NOSSOS MAIORES CANHOTOS (RIVA, GERSON, RIVALDO, ETC.). É SÓ ELE COLOCAR A CABEÇA NO LUGAR E TREINAR MUITO, QUE CERTAMENTE VENCERÁ. É SEM DÚVIDA O GRANDE NOME DESSA SELEÇÃO. A RESERVA PARA ESTE GAROTO, SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA QUE NÃO FIQUE SÓ NA PROMESSA, COMO MUITOS QUE PASSARAM PELA SUB-20.

  18. 371
    ricardio:

    nAO ESTAO NA LISTA POR NÃO PODEREM UM POR LESÃO E OUTRO POR ESTAR N A PRINCIPAL MAS CO CERTEZA VAO P/ A PRINCIPAL VALTER E SANDRO DO INTERNACIONAL SÓ PRA LEMBRA ESSES FRESCOS DO VASCO QUE O INTER NÃO PRECISA DO ALAN KARDEK POIS O VALTER É NO MINIMO 10X MELHOR QUE ELE TANTO QUE ELE Q ERA OTITULAR DA SELEÇÃO E QUEM REVELA PATO , NILMAR ,RAFAEL SOBIS,TAISON,TALES CUNHA E AINDA TEM NAS CATEGORIAS DE BASE O GRANDE TALENTO DE FILIPINHO E LUCAS ROGIA NAO PRECISA DE CANELUDO Q NEM O ALAN KARDEKK. VIVA AO COLORADO. DESSE TIME OS DOIS LATERAIS SÕ OTIMOS O SOUSA DO VASCO BOM JOGADOR ASSIM COMO O ALEX TEIXERA O GIULIANO GANSO ,O DOUGLAS COSTA E TAMM BOM QUE O TCHECO E TITULAR NO GREMIO TE 2010 , O MAILSON E PIADA DE MAU GOSTO.

  19. 370
    handryus:

    apesar de ser flamenguista,fazendo uma analise apurada desses jogadores,(alex teixeira,giuliano,paulo henrique),o mais apurado tecnicamente,e fundamental a essa seleção tem sido o alex teixeira.mesmo não tendo jogado nada nessa última partida.olhemos a fio a primeira fase e veremos um jogador que pouco erra passes e dribles,fazendo gols e dando assistências pra gols.giuliano tem uma ótima visão e passe,porém não tem sido tão incisivo.ambos terão vaga em 2014.que ele não apronte contra meu mengão ano que vem….

  20. 369
    Kevin:

    OBS.: Outros 2 que brilharao num futuro proximo sao Ciro e Paulo Henrique Ganso!!

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade