Trinta anos após ser campeão nacional pelo Inter, Mário Sérgio volta ao clube

seg, 05/10/09
por gm marcelo |
categoria Internacional

  • Sharebar

Novo treinador do Internacional, Mário Sérgio volta ao Beira-Rio trinta anos depois de ajudar o Colorado a conquistar pela última vez o título brasileiro. Em 1979, o habilidoso ponta-esquerda (último agachado à direita) foi titular do time que derrotou duas vezes o Vasco na decisão e conquistou o título de forma invicta. Um feito até hoje único, conquistado por uma equipe talentosa, com Falcão, Batista, Jair, Valdomiro e o jovem Mauro Galvão (veja imagens da finalíssima no vídeo abaixo).

Além do desafio de ter que descontar uma diferença de nove pontos para o líder Palmeiras, o novo treinador colorado terá que quebrar um jejum particular se quiser dar ao Inter o título de campeão nacional no ano do centenário do clube.

Apesar de ter comandado grandes clubes, como Corinthians, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo, Mário Sérgio não conseguiu comemorar um título relevante sequer como treinador. O máximo que obteve foi um vice-campeonato da Copa do Brasil de 2007, no comando do Figueirense.

Apelidado de “Vesgo”, pelo costume de olhar para um lado e lançar a bola para o outro, enganando os marcadores, Mário Sérgio disputou sete jogos pela seleção brasileira. Chegou a ser convocado por Telê Santana para amistosos em 81 e 82, mas ficou fora do grupo que disputou a Copa do Mundo na Espanha.

Depois de três anos no Beira-Rio – foi ainda campeão gaúcho de 81 – e passagens por São Paulo e Ponte Preta, Mário Sérgio retornou a Porto Alegre em 83, contratado pelo Grêmio para a disputa do Mundial Interclubes. Foi titular na decisão contra o Hamburgo e acrescentou o importante título ao currículo com a camisa do grande rival colorado. No ano seguinte, retornou ao Inter. Mas no mesmo ano se transferiu para o Palmeiras.

No clube paulista, em 85, o já veterano jogador (35 anos) foi suspenso por doping. Ainda atuou no Botafogo-SP, Belinzona (Suíça) e Bahia.

Iniciou a carreira de treinador em 87, mesmo ano em que deixou os gramados, no comando do Vitória, clube em que atuou de 71 a 75. Foi também comentarista de TV e diretor do Corinthians na época da parceria com o Banco Excel, em 97.

E qual a sua opinião? A diretoria do Inter acertou ao contratar Mário Sérgio? Deixe o seu recado no espaço dedicado aos comentários

compartilhar

399 Comentários para “Trinta anos após ser campeão nacional pelo Inter, Mário Sérgio volta ao clube”

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

  1. 399
    joão antonio marcante:

    para mim o alex texeira e o giuliano não são futuros craques ja são no presente grandes craques e estão arrebentando tanto na
    seleção quanto em seus clubes
    dalhe BRASIL campeão mundial sub 20

  2. 398
    MARAVILHA1:

    EU ACHO O PAULO HENRIQUE UM CRAQUE DE PRIMEIRA PORQUE ELE TEM VISÃO DE JOGO ACHO QUE TEM FUTURO SO FALTA E CHUTAR MAIS VEZES A BALIZA PORQUE QUALIDADE ELE TEM E GOSTO DE O VER EM CAMPO,ASSIM COMO GIULIANO, ALEX TEIXEIRA, E O DOUGLAS COSTA

  3. 397
    Edson Corrêa - Sta Cruz do Sul - RS:

    Desde de 2005, quando o INTER, foi ROUBADO, pelo ARBITOR, que não deu o PENALTY, no TINGA, e ai tirando o TITULO do INTER. Este ano e o mais FACIL de ser CAMPEÃO,

  4. 396
    Edson Corrêa - Sta Cruz do Sul- RS:

    Desde de 2005, quando o INTER,

  5. 395
    Roberto:

    Faço dele as minhas palavras, nao acho que a culpa foi do técnico, e nao era essa a hora de trocar, e sim talvez contratar jogadores bons como os que foram vendidos, e que nao deveriam ser vendidos pricipalmente neste ano onde precisavamos de todos para poder comemorar nosso centenário. Clube de futebol deveria ser dirigido por torcedores que amassem o mesmo,pois assim sempre fariam o melhor e so pensando no clube.
    - “Gostaria de saber se sinceramente a culpa pela má-fase do colorado era mesmo do Tite. Puxa vida, começamos o ano com Alex, Nilmar, Magrão, Edinho, dentre outros. Terminamos o ano com um plantel muito inferior. Fomos sitematicamente avacalhados pela CBF, tirando Nilmar e Kleber das finais da Copa do Brasil, primeiro jogo, tirando o Sandro pra Principal e o Giuliano para a sub-20 quando o mesmo tinha “encaixado” na posição do meio-campo. Não temos lateral direito e o Kléber não vai ao fundo. Somos mais
    de cem mil sócios e mesmo assim temos de ouvir o velho discurso de vender jogadores para pagar dívidas. Ora, de que vale o patrocínio da camisa, o dineiro da tv e a grana dos sócios? Energia positiva ao Mário Sérgio, que já foi jogador, e em seu tempo era temperamental como o D’ale. Saberá lidar com lideranças do vestiário e não vai deixar eles tomarem conta, até porque não tem pretensão de continuar. Libertadores é obrigação.”

  6. 394
    marcos filipi:

    É isso aí Mario Sergio, futebol aqui do sul se difere exatamente pelas razoes que vc passou: pegada , entrega, aguerrido…sem firulas.
    to cansado de ver jogador desistindo de jogadas , porque levou um encontrão e fica pedindo falta….
    Dalessandro : ou tu joga o que sabe , ou vai pra Argentina afundar com a tua seleção…
    Indio: cara , tu tá pesado , não acompanha mais as jogadas… é toca pra cá , toca pra lá e tu já era….. vai ter que melhorar…
    Taison : o que houve com a tua velocidade e pontaria ?? ta com saudade do Nilmar ?
    Alecssandro : vc não sabe ser titular ? quer a reserva ? porque quando estava lá e entrava … fazia gol….

    é isso aí quero ver o INTER peleando , passando por cima , time tem , é so organizar.

  7. 393
    RODRIGO:

    OS DIRIGENTES COLORADOS ( FERNANDO CARVALHO) MOSTRARAM Q SAO UM BANDO DE AMADORES E FAZEM PARTE DE MAIS UM TIME DO OBA-OBA NO BRSIL. MANDAR O TECNICO EMBORA A 11 RODADAS DO FIM DO CAMPEONATO EH UMA BURRICE. MARIO SERGIO FOI UM OTIMO JOGADOR, MAS BEM MAL CARACTER ( ESTILO DO D’ALESSANDRO). COMO TECNIO , NUNCA FOI NADA DEMAIS.
    BOA SORTE COLORADOS, MAS NO ANO DO SEU CENTENARIO VCS VAO TER Q SE CONTENTAR COM A CAMPEONATO GAUCHO ….OU SEJA NADA.

  8. 392
    Ismael:

    A primeira impressão foi boa, um técnico com atitude!
    Espero que realmente faça na prática a teoria dele!

  9. 391
    JORGE SOARES:

    Olha aí o Mário Sérgio, indiscutivelmente foi um excelente jogador( acima da média), mas, como treinador, a recíproca não é verdadeira. É só conferir seu recente retrospecto como treinador.

  10. 390
    Murilo:

    Eu se fosse técnico escalaria o time assim=

    Lauro

    Índio

    Fabiano Eller

    Bolívar

    Kléber

    Sandro

    Guinazu

    Andrezinho

    D’alesandro

    Taison

    Marquinhos

    Olha se liga Mario Sergio se não eu escalo um time melhor que tu escalar e pego teu lugar…ahusuahshua

    abração E DALHE INTERRR

  11. 389
    Gilberto:

    Que saudade desse grande time que tivemos, dos tempos que acompanhava o dia a dia de nosso clube através de um radinho de pilha lá no interior de Palmeira das missões, sem nunca ter visto se quer uma imagem pela televisão dos grandes feitos. Agora vivendo a era da tecnologia, onde os recursos são incontáveis, o time patina, patina e o tão sonhado brasileirão escapa novamente entre os dedos. Ainda dá. Força Mário Sérgio! Dono da canhotinha de ouro do único campeão invicto.
    Abraços a todos os colorados!

  12. 388
    Daniel:

    Sou torcedor do SANTOS, mas vou meter a minha colher neste angú. Chega de SÃO PAULO e de MURICY. Agora sou INTER(menos contra o SANTOS). Na minha opinião, a diretoria do INTER acertou na mosca. O Mario Sergio é o cara certo neste momento. Conhece muito de futebol e “psicologia”. Com certeza vai transformar o INTER num time 100% nestas 11 rodadas que faltam. Dá pra chegar. O palmeiras não está com esta bola toda não. Vem jogando mal e ganhando na sorte. A verdade vai aparecer. AGUARDEM!!!

  13. 387
    Narciso:

    Com o Mario Sérgio e maneira de trabalhar com jogadores, e já que ele foi boleiro sabe como lidar com os malas, e é bem possivel do INTER recupera-se e ser campeão, o Tite perdeu as redeas depois da perda da Copa do Brasil, e essa de Muricy fazendo aquilo doce é melhor que ela fique em Sampa mesmo e nem o Luxa serve . abraço aos colorados de coração.

  14. 386
    Augusto:

    O Mário Sérgio foi um ótimo jogador de futebol….mas nunca foi um bom exemplo ( no que se refere a comportamento como atleta. Nunca foi chegado a um esforço maior, visto que ele conseguia compensar com o seu talento futebolístico). Agora como técnico exige uma série de posturas dos jogadores, posturas… que ele, como jogador, raramente tinha. Como técnico é sabido que seus resultados são pívios…e podemos creditar isso ao seu pavio curto…sua marca inquestionável. Ainda bem que são sómente dois meses.

  15. 385
    edson, curitiba:

    tá certo o Mario Sergio, sem COVARDIA, poderemo s retornar aos velhos tempos do futebol GAUCHO,de pegada,forte.
    este futebol, estava meio de vagar mesmo. é isso ai.
    parabens Mario, vamos ver o que dá.
    bom trabaho.

  16. 384
    palma:

    MS tenho apenas 13 anos mas conheco toda a historia daquele time de 79, pelo futebol que voce jogou, pela sua experiencia, pela sua habilidade e pela forma de entender a situacao do jogador acredito q conseguiremos ser campeoes brasileiros, no seu comando estou muito confiante.Infelizmente so vai durar 2 meses e meio por ai essa parceria mas desejo q o inter conquiste este titulo.

  17. 383
    LAERTE SEVERO:

    O TITE NÃO TEM CULPA COMO TREINADOR, O PROBLEMA É SOMENTE A SUA HUMILDADE. COMO EXEMPLO EU CITO OS JOGOS COMO CONTRA O CORINTIANS ( DOIS GOLS DE IMPEDIMENTO ), E CONTRA O UNIVERSIDAD DO CHILE ( O ZAGUEIRO CHUTOU A CABEÇA DO SORONDO E O JUIZ NÃO DEU O PENALTI ).
    A CULPA É DA DIREÇÃO POR NÃO CONTRATAR UM TREINADOR QUE TENHA VOZ NA IMPRENSA E POSSA VIR A PÚBLICO E CRITICAR AS ARBITRAGENS SEM SER PUNIDO.
    MARIO SERGIO TEM VOZ NA MÍDIA, ASSIM COMO LUXEMBURGO.
    TIME O INTER TEM.

  18. 382
    Dauni Colorado Ricardo:

    Se pudesse, primeiro desejaria muita sorte ao MS nesta jornada, como jogador dispensa comentarios, ja como tecnico nao se pode dizer o mesmo, porem uma questao é inegável, aonde ele se encontra ele veste a camisa. Gostaria de saber como e porque ele vai colocar o Andrezinho na ala direita, trazer algns jogadores da base, se em outras entrevistas ele mesmo afirmou que pouco acompanhava o dia a dia do Inter, inclusive domingo ele mesmo afirmou que assitiu ao fla x flu. Que base ele teve para fazer tal mudanças, pela escalaçao anunciada hoje nos noticiários. Houve INTERferencia da diretoria? INTERnamente jogaram a toalha e estao querendo promover algum jogador? Na minha visao, a vinda o MS seria pra primeiro dar um choque nos jogadores e depois fazer uma faxina no vestiário Colorado. Por que dessa maneira podese chegar a conclusao que o tite era talvez o menos culpado pela situação que o Inter se encontra. Será que alguem poderia perguntar isso ao MS?

  19. 381
    Diego:

    COLORADOS, PAREM PARA PENSAR:

    - Perdemos quantos títulos este ano????? estamos fora de uma competição importantíssima. Cadê o respeito aos 100mil sócios e aos demais torcedores? A direção do clube devia ter substituido o treinador há muito tempo e não deixar para agora. mas espero q o novo treinador faça um bom trabalho e não brigue com os jogadores, e sim transfira conhecimento

  20. 380
    Guilherme:

    Calma galera, ja estão todos desesperados, nem parecem, ser COLORADOS!!!
    Vamos em frente, faltam 11 rodadas, para terminar o campeonato, mas tranquilo, esses q não confiam no inter de “hoje”
    são os mesmos q não confiavam contra o BARÇA 2006…
    Só chegaremos lá(titulo), se todos pegarmos juntos, TIME,DIRETORIA,TORCIDA DE VERDADE,FUNCIONARIOS DO BEIRA RIO(confiando em cada jogador, dando força).
    Aí sim a coisa funciona, não pende pra lado nenhum.
    E para os torcedores pessimistas, fica o recado…
    VÃO OLHAR O DVD DO INTER SENDO CAMPEÃO DO MUNDO, E TENTEM ENTENDER COMO O PESSIMISMO DE VOCÊS NÃO FUNCIONOU!
    DALHE COLORADO EU ACREDITO!!!!!!!!
    VAMO Q VAMO INTER !!!!!!!!

    N A D A V A I N O S S E P A R A R ! ! !

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade