Inédita vitória do Rio mantém Europa com 30 edições de Jogos Olímpicos

sex, 02/10/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Além de colocar a América do Sul no mapa olímpico, a vitória do Rio de Janeiro sobre Madri na rodada final da escolha da sede das Olimpíadas de 2016 impediu que a Europa organizasse pela 31ª vez os Jogos. Incluindo as competições de verão e inverno, o continente europeu recebeu 30 edições olímpicas. Já contando as previstas para Londres-2012 e Sochi-2014.

Berço das Olimpíadas, Atenas (Grécia) sediou a edição inaugural dos Jogos da Era Moderna, em 1896. Por 60 anos, a competição ficou restrita à Europa e aos Estados Unidos.

Somente em 1956, as Olimpíadas chegaram à Oceania, com a realização dos Jogos de Melbourne (Austrália).

A Ásia conquistou o direito de receber a chama olímpica em 1964, com Tóquio. Além do Japão, os outros dois pesos-pesados asiáticos também têm Olimpíadas no currículo: Coreia do Sul (Seul-1988) e China (Pequim-2008).

Até esta sexta-feira, a América Latina havia sido agraciada apenas uma vez com os Jogos, com a disputa na Cidade do México em 1968. E 120 anos depois da edição inaugural na Grécia, a pira olímpica iluminará a América do Sul.

O país que organizou maior número de Olimpíadas é os Estados Unidos. Com a derrota de Chicago nesta sexta, os EUA permanecem com oito edições dos Jogos (quatro de verão e quatro de inverno).

E qual a sua opinião sobre a vitória do Rio? Você aprova a escolha da cidade para organizar os Jogos de 2016? Deixa o seu recado no espaço dos comentários abaixo.

Sedes dos Jogos Olímpicos (de verão)

1896 – Atenas (Grécia)
1900 – Paris (França)
1904 – Saint Louis (Estados Unidos)
1908 – Londres (Reino Unido)
1912 – Estocolmo (Suécia)
1920 – Antuérpia (Bélgica)
1924 – Paris (França)
1928 – Amsterdã (Holanda)
1932 – Los Angeles (Estados Unidos)
1936 – Berlim (Alemanha)
1948 – Londres (Reino Unido)
1952 – Helsinque (Finlândia)
1956 – Melbourne (Austrália)
1960 – Roma (Itália)
1964 – Tóquio (Japão)
1968 – Cidade do México (México)
1972 – Munique (Alemanha Ocidental)
1976 – Montreal (Canadá)
1980 – Moscou (União Soviética)
1984 – Los Angeles (Estados Unidos)
1988 – Seul (Coreia do Sul)
1992 – Barcelona (Espanha)
1996 – Atlanta (Estados Unidos)
2000 – Sydney (Austrália)
2004 – Atenas (Grécia)
2008 – Pequim (China)
2012 – Londres (Reino Unido)
2016 – Rio de Janeiro (Brasil)

Sedes das Olimpíadas de Inverno

1924 – Chamonix (França)
1928 – Saint Moritz (Suíça)
1932 – Lake Placid (Estados Unidos)
1936 – Garmisch-Partenkirchen (Alemanha)
1948 – Saint Moritz (Suíça)
1952 – Oslo (Noruega)
1956 – Cortina d’Ampezzo (Itália)
1960 – Squaw Valley (Estados Unidos)
1964 – Innsbruck (Áustria)
1968 – Grenoble (França)
1972 – Sapporo (Japão)
1976 – Innsbruck (Áustria)
1980 – Lake Placid (Estados Unidos)
1984 – Sarajevo (Iugoslávia)
1988 – Calgary (Canadá)
1992 – Albertville (França)
1994 – Lillehammer (Noruega)
1998 – Nagano (Japão)
2002 – Salt Lake City (Estados Unidos)
2006 – Turim (Itália)
2010 – Vancouver (Canadá)
2014 – Sochi (Rússia)

compartilhar

1.574 Comentários para “Inédita vitória do Rio mantém Europa com 30 edições de Jogos Olímpicos”

Páginas: [79] 78 77 76 75 74 73 72 71 70 691 »

  1. 1574
    adriano:

    axo q a ilustrção do Obamis com Mussum ja existia e se chamava OBAIS mesmo em ilustração de camiseta

  2. 1573
    LUIZ FERNANDO BOTAFOGUENSE PARABENS RIO:

    PARABENS RIO DE JANEIO PELA CONQUISTA DAS OLIMPIADAS DE 2016 ISSO COMO A COPA E BOM PARA O RIO, PARA TODOS OS ESTADOS PARA O PAIS!!!!
    APESAR DE QUE NO RIO SO EXISTE UM TIME OLIMPICO, O BOTAFOGO
    CAMEPEÃO MIRIM, INFANTIL, INFANTO – JUVENIL DE 2009
    VOLEI, BASQUELTE, POLO AQUATICO, JUDO,
    CAMPEÃO BRASILEIRO DO REMO 2009
    E O 3° LIGAR NO BRASILEIRO DE NATAÇÃO 2009 ATRAS DE MINAS E PINHEIROS
    SEM CONTAR O FUTEBOL QUE TEM O ENGENHÃO COMO EXEMPLO
    EXEMPLO E ESPORTE OLIMPICO QUE APARTIR DO ANO QUE VEM VAI ABRIGAR 5.000 ATLETAS PARA
    CODALIDADES DE ATLETISMO NO ESTADIO JOÃO HAVELANGE
    O MEU, O SEU ENGENHÃO!!!!
    PARABENS BOTAFOGO POR SER UM CLUBE OLIMPICO ATE NO NOME
    BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS!!!
    E PARABENS RIO DE JANEIRO!!! OLIMPIADAS DE 2016 E NO RIO, PARABENS BRASIL E PARABENS LULINHA!!!

  3. 1572
    mohamed:

    parabens brasil tomara em 2010 e pra nos o jogo tomara que o brasil ganha

  4. 1571
    Alexandre:

    Duas colocações: não entendi bem a história. Vamos ter dois estádios olímpicos? Porque estádio olímpico é onde se disputa o atletismo, mais nobre e mais básico d todos os esportes olímpicos e onde tudo começou. É nele também onde estão os grandes e lendários campeões olímpicos, como Jesse Owens, Carl Lewis, Al Orter, Adhemar Ferreira da Silva, Sergei Bubka, Marie Jose Perec, Wilma Rudolph, Lasse Viren, Emil Zatopek, Abebe Bikila, Jim Thorpe, etc.

    Desde 1936, quando os nazistas instituíram a chama olímpica, os atletas que disputam as provas no estádio olímpico o fazem sob a sagrada chama da pira. Pelo que entendi, o atletismo será disputado no Engenhão mas a abertura, onde a tocha será acesa (acredito) será no Maracanã. O que acontece? Vão ter duas tochas? Ou pela primeira vez na história desde 1936 não haverá tocha olimpica no estádio olimpico de atletismo? É isso mesmo?

    Também vejo com pesar a retirada de toda a aura mágica que envolve a mais mitica de todas as provas dos JO, (em todos os esportes), a maratona. Tradicionalmente tendo seu final dentro do estádio, onde o vencedor é recebido pelo delirio da multidão que lota o estádio, num dos mais bonitos momentos das Olimpiadas também está sendo jogado pra escanteio, com uma patética e ‘menor”, chegada no………….Sambódromo? Maratonist samba? De quem foi a idéia? Ele tem conhecimento da historia das olimpiadas e da aura da maratona? Dizer que em Atenas a chegada também foi fora do estádio olimpico, me poupem, a chegada foi mitica, no antigo estádio olimpico de 1896, mesmo local onde o grego lendário Spiridon Louis cruzou a faixa de chegada.

    Ainda faltam sete anos, dá bastante tempo para repensar isso.

    No mais, grande abraço pela competencia técnica e politica mostrada por toda a equipe do COB nesta conquista monumental para o Brasil.

  5. 1570
    GeJor:

    QUE ORGULHO!!! NÃO PRECISARAM DE MUITO PARA FAZER UM VIDEO DA CIDADE QUE TANTO FALAM MAL EMOCIONAR A TODOS!!! É SÓ QUERER ENCHERGAR AS COISAS BOAS QUE CONSEGUIRAM! É SÓ O POVO QUERER FAZER COISAS BOAS QUE ELAS SE MULTIPLICARAM!!! Minha vontade de ir morar em outro país para ter uma tranquilidade economica cada dia vem diminuindo mais, e isto é graças a estes que tem feito por nõs. Esses mesmos que muita vezes são acusados de tantas coisas, mas são eles que estão lá tentando fazer algo pelo proximo, não satisfeitos em morar de frente para a praia e viver esnobando os mais necessitados, estão lá, trabalhando e mostrando o quanto nosso país tem a crescer. Os mesmo que tem sangue nas veias e choram! E o resultado está ai mais uma vez!!!! A muitos que preferem apenas olhar os problemas e não inchergam as qualidades de nosso país. O pessímismo é qualidade dos já derrotados. Mas ainda bem que temos muitos Lulas no Brasil que não desistiram e não vão desistir. Que não fazem apenas por eles e sim por muita gente que não consegue fazer sozinho, como eles tem a coragem e vontade de fazer. Cada dia sou mais agradecido por viver em um pais que tem sangue nas veias. Temos que valorizar as coisas boas, ao contrario do que nosso telejornal costuma mostrar e ensinar que essa violencia é normal. Mas não é… o Rio é conhecido pela TV por um lugar bem diferente do que realmente é. A violencia existe mas não existe apenas ela. Existe muita coisa boa e esse video feito para o Rio sediar foi 1% do que o Rio tem a oferecer. Foi só procurar que acharam motivos para emocionar a todos e dar inveja aos que moram em Londres, Madrid ou seja onde for!!!

  6. 1569
    Antonio:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Seria engraçado se não fosse deprimente, um bando de brasileiro reclamando, e falando mal e se nos perdesemos para Madrid, eles estariam reclamando do mesmo jeito, e as cidades que estavam concorrendo com o RIO são sinônimos de perfeição.
    O povinho com sindrome de vira-lata!!!!!

  7. 1568
    Fabio Almeida:

    Caros Compatriotas, Irmãos Brasileiros; que dia feliz!
    Tenho 36 anos, trabalho desde os 10 anos, vim de baixo, muito baixo (morei por 5 anos em uma favela em São Paulo), hoje sou um profissional estabelecido, com duas pós-graduações e um MBA.
    Vivo e entendo o nosso país desde que comecei a pagar meu próprio prato de comida e sei o quanto de vergonha e revolta já senti do nosso país, por mim, pela minha situação e pela situação de muitos que estavam em minha volta; por isto sinto que posso dizer o que vou dizer agora: existe muito discurso de pessoas que nunca viveram e nem conhecem a realidade do pobre além da TV. Não conhecem o cheiro do pobre, o ambiente do pobre, e nenhuma questão visceral que envolve o pobre. Falam de discurso de palanque, de políticos corruptos ou de gente que se sente entendedor porque fez sociologia na USP ou porque lê jornal editado por um burguês que nunca esteve por onde escreve. É fácil criticar o Presidente Lula, por todos os motivos que ele e seu governo nos dá para nós o fazermos. Mas vamos ser práticos, vamos aos fatos: como podemos dizer que o Lula deu seguimento ao trabalho do FHC com resultados tão diferentes do seu antecessor? Por que o seu antecessor não apresentou um balanço de governo com no mínimo metade do resultado que este homem que está aí, é tão criticado? É certo que os EUA e Europa são lindos, estão uns 50 anos na nossa frente, mas nestes últimos 8 anos demos saltos históricos que devem ser reconhecidos pelo nosso povo; hoje podemos sentir orgulho do Brasil. Hoje quando viajo sou olhado com diferenciação positiva só pelo fato de ser brasileiro. Ser brasileiro hoje é ser construtor do futuro, é assim que o mundo nos vê é isto o que o mundo espera de nós; e esta difrença e esperança em muito o Brasil deve ao nosso atual Presidente da República.
    Por isto digo: Parabéns Presitente Lula pela obstinação! Parabéns Brasil, Parabéns Rio, Parabéns Povo Brasileiro.

  8. 1567
    João Paulo:

    Todos sabemos que nossa cidade tem problemas, mas qual não os tem. A minha banda tem uma música em homenagem ao Rio de Janeiro, falando da realidade e de sonhos para nossa cidade. Nos nossos shows agora temos trocado uma frase, contribuindo assim para aguçar esse brio do carioca a arregaçar as mangas e chegarmos juntos a essa realização. Parabéns a todos.
    “Rio sem violencia, Rio felicidade
    RIO DAS OLIMPIADAS, Rio da liberdade” Assistam comentem
    https://www.youtube.com/watch?v=HE_y2XGGjLs

  9. 1566
    Fernando:

    Para os críticos de plantão só nos resta lamentar. A única coisa que que posso dizer é: parem com blá, blá blá, blá, blá, blá, blá,blá, e façam alguma coisa por vocês, pela seu bairro, pela sua cidade, pelo seu estado e principalmente pelo seu país, em vez de abrir a boca somente para criticar. E para vocês só podemos dizer uma coisa, VIVA O BRASIL…VIVA O BRASIL… VIVA O BRASIL

  10. 1565
    Renan:

    Pretendo assistir todos os jogos de vôlei possíveis!

  11. 1564
    Charles Pinto:

    Como brasileiro quero dizer que o Brasil deixa muito a desejar: a seguranca e pessima, as estradas sao pecima as praias do Rio e cheia de esgoto nao tratado da cidade inteira do Rio, como um pais desse e uma cidade dessa pode sediar algo importante assim. Portanto lideres brasileiros vamos ser um pais de primeiro mundo a agir como tal ok. vamos dobrar as pistas das estradas de toso pais, se voce nao passar neste texte essa oportunidade nunca mais vai voltar.

  12. 1563
    weslei Pimenta Furnas mg:

    parabéns Rio de janeiro por essa belíssima vitória agora é a vez da cidade maravilhosa vai ser a melhor olimpíada de todos os tempos só calorosa torcida Brasileira já é uma vitória prepare mundão para conhecer a melhor olimpíada do universo

  13. 1562
    Norberto Carias dos Santos:

    O comentário do Presidente Lula, merece uma reflexão maior. Posso dizer que ganhar uma Medalha
    no Futebol é obrigatória. Porém, não deveremos ganhar apenas uma medalha, mas várias, e para isso temos que consolidar e aprimorar nossa formação de “ATLETAS OLÍMPICOS”. E para essa formação deveremos considerar alguns pontos vitais nessa caminhada até 2016. Somos um Continente (País) e temos grandes atletas pelo Brasil, e criar condições de transporte, treinamentos e incentivos fiscais e morais para essa geração de novos valores do esporte. Eu acredito que o Brasil está no caminho certo, e para tal convocar o Presidente do COB. e MInistro dos Esportes, para dar condições Materiais e Economicas para essa grande transformação,onde o atleta irá competir e ganhar a sua Medalha representativa. O mais importante para essa formação serão os Centros de Formação e Excelência, a serem construídos de Norte a Sul, menos nas Cidades ou Capitais já existentes, como em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, faltando esses Centros em outras Capitais de importância e encontro de novos Atletas em diversas modalidades. Certo dia falei com a nossa medalhista de Ouro : Maurren Maggi em São Carlos, sobre essa necessidade urgente, pois só assim, teremos uma geração de Atletas Olímpicos competitivos e vencedores. Porque não imitar o que existe nos EUA. A hora é essa, espero que o Sr.Nuzmann atente para esse detalhe antes de 2016.

  14. 1561
    MARIA ANITA:

    CHEGA DE CRITICA.

    I
    VAMOS FAZER A NOSSA PARTE.

    FISCALIZAR E TRABALHAR

    VÃO TER QUE ENGOLIR O PERNAMBUCANO L U L A!!!!!!!

  15. 1560
    maria anita:

    PARABENS LULA!!!!! NÃO É FACIL PARA MUITA GENTE ENGULIR UM PERNAMBUCANO DO SEU QUILATE.

    TODOS SABEMOS DOS PROBLEMAS DO BRASIL, POR ISSO MESMO ISSO VAI ACRESCENTAR MUITO PARA NOSSO PAIS.

    CHEGA DE CRITICAS ,

    VAMOS TODOS TRABALHAR E FISCALIZAR.

    DEUS NOS ABENÇÕE

  16. 1559
    Lucas:

    E BOM MESMU. E NOIS NA FITA ,EU CAMARADA GANHAMU D TODO O MUNDO NOIS E OS CARAS Q MANDA NO MUNDO.CIDADE MARAVILHOSA CORAÇÃO DO MEU BRASILZÃO PODEROSO.RIO 2016

  17. 1558
    Jorge Vannier:

    O sentimento provinciano e caipira, de todos os quadrantes do País, está de luto: contra tudo e contra todos, o Rio vai renascer com as Olimpíadas de 2016.

    É claro que a gritaria dos descontentes não será pouca coisa. Afinal, como dizia o maior de todos os cariocas, o maestro Tom Jobim: ” No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal.”

  18. 1557
    odila:

    Hi Sr: Presidente Luiz Inacio Lula da Silva.. estou morando nos USA ha dez anos ,mas tenho muito orgulho de ser Brasileira…. e de ter um grande homem a frente de nosso Pais …Lula Presidente…. Parabens e que o Senhor venha derramar toda sorte de bencao sobre sua vida e , mandato e de sua familia tbem….. agora vamos as noticias o Sr: e muito bem visto aqui nos USA pelo EX Presidente e pelo atual Presidente Obama sempre assisto os Jornais e o Sr: e sitado como um grande Homem e so recebe elogios…. isso so nos engrandece e nos deixa orgulhosos PARABENS…

  19. 1556
    Rodrigo:

    PARABÉNS RIO!
    PARABÉNS BRASIL!
    PARABÉNS LULA!!!

  20. 1555
    Mendes:

    Parabéns Brasil pela conquista estou mto feliz em saber q seremos sede das Olimpíadas, só q acho q deveria ser em outro lugar e n no Rio.

Páginas: [79] 78 77 76 75 74 73 72 71 70 691 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade