As grandes polêmicas do superclássico Brasil x Argentina

sex, 04/09/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

A história de Brasil e Argentina é repleta de jogos emocionantes. E também de polêmicas. No recém-lançado livro “Brasil x Argentina – Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008)”, o escritor Newton César de Oliveira Santos relata algumas das brigas que marcam a história do confronto. Segundo Newton, “em quase 50% dos jogos entre as duas seleções houve algum tipo de conflito (brigas, discussões, abandono de gramado, etc)”.

A relação entre os dois selecionados, inicialmente muito boa, sofreu o primeiro grande abalo em 1920. A seleção brasileira estava em Buenos Aires para um amistoso. Em 3 de outubro, o jornal argentino “Crítica” publicou uma charge em que jogadores e integrantes da delegação brasileira eram retratados como macacos. O desenho era acompanhado de um texto, escrito pelo uruguaio Antonio Palacio Zino, bastante ofensivo aos brasileiros (imagem ao lado).

O texto chegou às mãos de jogadores do Brasil no dia do amistoso, programado para o dia 6. E causou um racha entre os atletas. O capitão Sisson tentou convencer os companheiros a não entrar em campo, como forma de protesto pelo artigo. Outros atletas achavam que o time deveria jogar a partida, em respeito ao público. E seis se dirigiam para o Club Sportivo Media Vuelta. Inicialmente, o Brasil entrou em campo com 11. Chefe da delegação e autor do primeiro gol da história da seleção, mas já um ex-jogador, Osvaldo Gomes aceitou atuar. Mais quatro argentinos completaram o ‘Brasil’. Mas logo após o começo do amistoso, torcedores locais perceberam que o adversário estava remendado e passaram a atirar objetos no gramado.

O jogo foi interrompido. Diante da impossibilidade de devolver o dinheiro pago pelos ingressos, chegou-se a uma solução, no mínimo, estranha: cada time jogaria com apenas sete jogadores. Do lado brasileiro, além do chefe da delegação como jogador, uma outra ‘novidade’: o goleiro Kuntz atuando como zagueiro. No fim, a Argentina venceu por 3 a 1 e, no dia seguinte, os brasileiros foram homenageados com várias manifestações de solidaridade.

Dezessete anos depois, argentinos e brasileiros voltaram a se enfrentar em Buenos Aires, para decidir, em um jogo-extra, o Campeonato Sul-Americano de 37. Mais de 60 mil pessoas superlotaram o estádio do San Lorenzo. Após algumas jogadas ríspidas, o clima esquentou de vez aos 36 minutos da etapa inicial, quando o argentino Varallo foi atingido por Carnera com um pontapé. O atacante revidou com um soco. O brasileiro partiu atrás do oponente e foi cercado por adversários.

“Foi então que a maioria dos atletas em campo se envolveu em autêntica batalha, que recrudesceu quando o gramado foi invadido primeiramente por torcedores e depois pela polícia”, descreve Newton César em seu livro.

Os brasileiros chegaram a abandonar o gramado. Depois de 42 minutos de paralisação, o jogo foi reiniciado. Mas uma nova briga (entre o brasileiro Roberto e o argentino Cherro) voltou a causar um grande conflito, com nova invasão do campo.

O juiz uruguaio Luiz Angel Mirabal encerrou o primeiro tempo antes da hora. No intervalo, jogadores argentinos foram ao vestiário dos brasileiros para tentar acalmar os ânimos. O que, surpreendentemente, ocorreu. O segundo tempo correu sem maior problemas, e o 0 a 0 obrigou a realização da prorrogação. E a Argentina fez dois gols no período suplementar, vencendo por 2 a 0 e conquistando o título. E o final da batalha foi ainda mais inesperado.

“Os campeões deram uma volta olímpica ao redor do gramado e foram acompanhados pelos brasileiros Jaú, Jurandir, Brandão e Afonsinho. Todos os presentes respeitaram os acordes dos hinos nacionais dos dois países, e uma salva de palmas encerrou a grande final”, relata Newton.

Nova batalha campal ocorreria quase uma década depois. Mas as consequências foram piores. Em 1946, Argentina e Brasil novamente decidiriam o Sul-Americano em Buenos Aires. A tabela deixou o confronto entre os dois favoritos para a última rodada, em 10 de fevereiro. Com quatro vitórias, os donos da casa jogavam pelo empate. O Brasil, por ter empatado com o Paraguai (1 a 1), precisava ganhar para ficar com o troféu.

Oitenta mil argentinos compareceram ao estádio Monumental para assistir ao confronto tão esperado. Antes do pontapé inicial, o zagueiro Battagliero, que havia fraturado a perna na final da Copa Roca do ano anterior, em disputa com Ademir de Menezes, foi ao gramado, amparado por duas pessoas, saudar o público. O sentimento de vingança tomou conta de boa parte dos torcedores. E o acaso contribuiu para o pior. Após alguns desentendimentos entre os jogadores, Jair Rosa Pinto dividiu uma bola com o zagueiro Salomón aos 28 minutos da etapa inicial. O argentino levou a pior na jogada e ficou estirado no gramado…com a perna quebrada.

Jogadores argentinos partiram para cima de Jair, o que gerou um confronto generalizado em campo. Policiais invadiram o gramado e agrediram jogadores brasileiros. A principal vítima foi o ponta-esquerda Chico, que sofreu um ferimento na altura de olho esquerdo.

Depois de muita confusão, a delegação brasileira foi para os vestiários decidida a não retornar a campo, mas foi ‘aconselhada’ a mudar de ideia pelo chefe do policiamento, que dizia não poder garantir a segurança dos visitantes se o jogo não recomeçasse. Uma hora e 12 minutos depois da briga, as equipes voltaram a campo. Intimidado, o time brasileiro não resistiu ao adversário e perdeu por 2 a 0.

Depois da batalha campal de 46, argentinos e brasileiros somente voltariam a ficar frente a frente dez anos depois em um gramado de futebol.

Uma nova batalha futebolística ocorreria em solo argentino 32 anos depois. Em plena ditadura argentina, os rivais se enfrentam pela segunda fase da Copa do Mundo de 78. Como uma resposta à esperada catimba adversária, o treinador brasileiro Cláudio Coutinho recorreu ao volante Chicão pela primeira vez – e única - no Mundial. O jogador do São Paulo era famoso não pela técnica, e sim pelo jogo duro. Às vezes, violento.

O jogo, que ficou conhecido para a história do futebol como a “Batalha de Rosário”, não teve gols. Mas não faltaram pontapés, empurrões etc dos dois lados. O empate por 0 a 0 manteve as chances das duas equipes de chegar à decisão do Mundial. Na última rodada da fase, o Brasil venceu a Polônia por 3 a 1. Duas horas depois, a Argentina entrou em campo sabendo que precisaria superar a seleção do Peru por quatro gols de diferença. Fez seis. 

Terceiro colocado, o Brasil saiu como ‘campeão moral’. E a Argentina com a Taça Fifa, após superar a Holanda na final.

Quer concorrer a um exemplar do livro “Brasil x Argentina – Histórias do maior clássico do futebol mundial (1908-2008)”? Clique e responda ao quiz sobre o clássico

compartilhar

33 Comentários para “As grandes polêmicas do superclássico Brasil x Argentina”

Páginas: [2] 1 »

  1. 33
    Eduardo Pontes:

    Olá, gostaria de saber qual foi o maior artilheiro da história do classico ente Brasil e Argentina.
    Obrigado

  2. 32
    valdemir barbosa:

    O futebol brasileiro possui uma técnica mais apurada que o futebol argentino. Mas em contrapartida os argentinos levam vantagem no preparo emocional e quando os hermanos usam da violência os jogadores brasileiros acabam amarelando. Sou contra esse tipo de jogo truculento, más na maioria das vezes falta sangue na veia aos nossos jogadores.

  3. 31
    rosivaldo antonio (kall):

    resposta para armando augusto, mais uma vez o brasil respondeu a argentina com altura muito futebol, sem precisar de catimba com 3 x1 bem convincente, armando augusto os tempos mudaram, a argentina só ganhava do brasil porque amendrontava nós braisleiros la na casa deles, metiam porrada em todos os jogadores da seleção brasileira, futebol nós sempre tivemos coisas que de vez em quando eles tem, não ganham mais facil pra gente não principalmente quando tem juan e lucio na zaga e um tal de LUIZ FABIANO O FABIGOL OU FABULOSO ARTILHEIRO LA NA FRENTE MARADONA QUERIA DIZER QUE DUNGA É BURRO, MAS BURRO É ELE, OLHA O QUE LE DISSE QUANDO COMEÇOU A SER TÉCNICO DA SELEÇÃO ARGENTINA”PRIMEIRO DUNGA SÓ FAZIA BATER E EU ME ESQUIVAR” OUTRA “TENHO OS MELHORES JOGADORES DO MUNDO, VOU ENGOLIR O BRASIL”, MANDA MARADONA PENTIAR MACACO E VER SE TEM PILHO LA.

  4. 30
    ANTONIO DE ALMEIDA:

    argentinos são iguais a torcedores do fluminense. quando estão “por cima” , se sentem os melhores e adoram querer sapatear em cima dos oponentes,, querendo aparecer… quando estão por baixo, se calam…demonstrando uma falsa humildade…

  5. 29
    Ronaldo:

    olha o comentário do pablo saya HAHAHAHAHAHAHHA\’ . quase vocês que comeram 4 o hermano , vocês tremem que nem putas quando jogam com a gente . eae maradona , o que que aconteceu ? tu falo que a gente tava com medo e tal … que vocês iam ganhar , tanta polêmica , sabe pra que tudo isso ? porque eram vocês que tavam com medo de perderem , e tavam tentando deixar o Brasil com medo , e quem ficaram com medo afinal foram vocês , do Brasil não tem quem ganhe ;] falost .

  6. 28
    Kaue:

    Como diria o Galvão;
    “Que venha a Argentina”
    Se eles estão com medo de nós que comece a correr, o Brasil não vai dar tregua pra eles não .

  7. 27
    Kaue:

    Como diria o Galvão :
    ” Que venha a Argentina ”
    Se eles estão com medo de nós que comece a correr o Brasil não vai dar tregua pra eles não .

  8. 26
    décio Pinto:

    INA INA INA

  9. 25
    orlando costa:

    Em se tratando de Brasil e Argentina, tudo é possivel de acontecer.
    o dia que a
    aregentina se preocupar somente em jogar futebol, pode ter a certeza de que vamos ter uma aula de futebol, pois o mesmo não falta aos dois, são duas eximias escolas. Vamos torcer para que isso comece já hoje.Boa sorte Brasilllllllllllllllllll.

  10. 24
    Edinho:

    OS HERMANOS TEM UM BROQUEIO MENTAL QUANDO JOGA CONTRA OS PENTA CAMPEÕES.

  11. 23
    pablo saya:

    no importa la historia hoy se comen 4

  12. 22
    dalton:

    estou um poko ancioso p/ este jogo, pq tenho certeza q vai ser
    um dos mais importantes jogos entre as duas equipes nos ultimos tempos
    principalmente p/ a selecao brasileira mais pela provocacao q os argentinos vem fazendo
    acho q c/ certeza os jogadores brasileiros encaram isso como motivacao e vao
    arrebentar em campo, tbem quem tem kaka robinho e cia… vou apostar em 3 x0
    abracos

  13. 21
    kenem:

    EU ADMIRO
    OS HERMAOS! POR QUE ELES NAO APANHAM CALADOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. 20
    Luiz Felipe:

    Pseudo-Patriotas,

    Pra começar, copa das confederações, copa américa e qualquer copa caça níquel não são títulos importantes. Os dois maiores eventos do esporte são as Olimpíadas (Argentina tem duas medalhas de ouro e Brasil, nenhuma), e Copa do Mundo (Brasil tem 5, Argentina tem 2).
    Por que pseudo-patriotas? Simples!! Muitos brasileiros tem mania de só demonstrarem patriotismo quando o assunto é futebol, esquecendo de ser brasileiros na hora de cantar o hino(são poucos os que sabem entoar corretamente), na hora de apoiar outras modalidades esportivas (como nas para-olimpíadas, que o Brasil ganha MUITO mais ouro que nas olimpíadas convencionais). Muitos brasileiros não dão valor ao que temos de melhor, que é música (quando digo música, é MPB e Bossa Nova), amazonia, a língua portuguesa, terra fértil, liiteratura, etc…
    Não tenho nada contra quem torce pra Seleção, mas sejam patriotas em outras coisas também.

    Argentina hoje ganha de 3 a 1, com bela atuação da equipe.

  15. 19
    ARMANDO AUGUSTO:
  16. 18
    helder:

    ESSE E UM GRANDE JOGO MAS PARA MIM O GRANDE ADIVERSARIO DO BRASIL AQUI NA AMERICA DO SUL E O URUGUAI ESSE SIM E RIVAL !!! A ARGENTINA E MUITO FRAQUITA NAO AGUENTA O BRASIL A MUITO TEMPO SO GANHAVA DO BRASIL NA QUELA EPOCA QUE O BRASIL ESTAVA MEIO PERDIDO NO FUTEBOL !!! MEADOS 90,93 DEPOIS DISSO FOI SO SURRAS HISTORICAS EU POR EX: TENHO TRINTA ANOS E NUNCA VI A ARGENTINA GANHAR UMA FINAL DO BRASIL!!! ESPERO NUNCA VER NE MAS E ISSO AI ELE TEM INVEJA DO NOSSO FUTEBOL E FICAM CHAMANDO A GENTE DE MACAQUITO SO QUE SE NAO EXISTISEM OS MACAQUITOS ELES NAO EXISTIAM POIS A ARGENTINA SO E ARGENTINA POR SOMOS O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  17. 17
    MARCELO OLIVEIRA:

    Lembro vagamente do jogo pelo MUndial de 78. Tinha de 7 para 8 anos e lembro que o jogo foi no fim da tarde, começo de noite de julho e fazia frio. Assistíamos à partida na casa de minha avó. Meu pai e tios faziam como qualquer outro torcedor em jogo de Copa: xingavam, falavam, “comentavam” a partida e censuravam o jogo ríspido dos argentinos. O 0 a 0 foi meio decepcionante para eles mas a decepção mesmo viria depois que a Argentina sapecou o Peru.

    Indepemdente da situação de ambos os times, é sempre um grande jogo. Ninguém gosta de perder para o maior adversário. Lá então as casas de tango devem ficar cheias de argentinos chorando mais uma derrota para o Brasil. Esse de hoje será mais um na rica história de ambas as equipes e será um teste de fogo para Dunga e seus comandados. Se vencer a Argentina, na Argentina e dentro de um verdadeiro alçapão repleto de argentinos fanáticos a ávidos por sangue brasileiro, a moral da nossa Seleção irá às alturas.

    Vamos torcer para uma vitória brasileiro num jogo sem violência.

  18. 16
    David Alencar:

    É muita inocencia achar que argentino é catimbeiro e brasileiro não. E os inumeros jogadores cai-cai? Um dos campeonatos com maior número de faltas no mundo é o nosso. E estadios como os de Pernambuco, onde recentemente tivemos invasão da polícia e agressão a jogadores, ou “gramados” frequentemente sem a menor condição de jogo? Em que isso tudo é diferente do que vemos na Argentina? Temos que ser mais críticos. A chamada catimba é bi lateral. Ninguém é bobinho, nem na seleção, nem em times brasileiros. Muito menos averso a ganhar tempo ou provocar o adversário quando lhe convém.

  19. 15
    juvenal alves:

    No fim sempre vence o bem, a prepotencia, arrogancia e desrespeito ficam sempre no caminho. Hoje, os “monos” do passado são a maior nação da America Latina, e quem assim os denominou vivem se arrastando atrás de esmolas (veja as doações de Hugo Chaves), dignidade e condição para sair da insolvencia e poder sobreviver. Assim os cavaleiros da triste figura, os Quixotes do presente, sonham com o que não existe!

  20. 14
    Bruno:

    è jogo bom…
    não vejo a hora de começa logo
    e a historinha do cerezo x Gil
    estranho ? normal? interessante …

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade