O dia em que o Galo, de vermelho, venceu as Feras do Saldanha

qui, 03/09/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Em 1969, a seleção vivia uma lua de mel com os brasileiros. A equipe comandada por João Saldanha havia brilhado intensamente nas Eliminatórias para a Copa de 70, vencendo suas seis partidas, com 23 gols marcados e apenas dois sofridos.

Três dias depois de garantir a classificação para o Mundial do México, com a vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai diante de 183.341 torcedores no Maracanã (maior público da história do futebol nacional), a seleção disputou um amistoso contra o Atlético-MG em Belo Horizonte. A expectativa geral naquele 3 de setembro de 1969 – há 40 anos – era de mais uma vitória das “Feras do Saldanha”. Mas quem foi ver Pelé, também viu Dadá Maravilha.

Comandado pelo treinador Yustrich, inimigo declarado de Saldanha, e vestindo a camisa vermelha da seleção mineira (uma exigência da CBD), o Galo levou muito a sério o amistoso e derrotou a seleção por 2 a 1, diante de mais de 71 mil pessoas no Mineirão.

O Galo foi para o intervalo em vantagem, graças a um gol do meia Amauri, aos 42 minutos. Logo no início da etapa final, aos cinco minutos, Pelé empatou. Até hoje, os atleticanos juram que o gol foi marcado em impedimento. Mas o Galo mostrou sua força e voltou a comandar o placar, graças um gol de Dario aos 22 (veja imagens da partida no vídeo acima e ouça os gols da partida abaixo).

Um resultado histórico, que para sempre será lembrado pelos torcedores do Galo.

ATLÉTICO-MG 2 X 1 BRASIL

Data: 3/9/1969
Estádio: Mineirão
Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ)
Público: 71.533
Gols: Amauri (42), Pelé (50) e Dario (65)

Atlético-MG: Mussula; Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair, Amauri Horta (Beto) e Laci; Vaginho, Dario e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich

Brasil: Félix; Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel e Rildo (Everaldo); Piazza, Gérson (Rivelino) e Pelé; Jairzinho, Tostão (Zé Maria) e Edu (Paulo César). Técnico: João Saldanha

compartilhar

177 Comentários para “O dia em que o Galo, de vermelho, venceu as Feras do Saldanha”

Páginas: [9] 8 7 6 5 4 3 2 1 »

  1. 177
    Márcio:

    Ganhar títulos não faz um clube pequeno ser grande: é só conhecer de futebol para saber disso! Vivi na Argentina por muitos anos, o Estudiantes de La Plata (cidade de uns 190.000 habitantes) é um time de bairro se comparado à torcida do Galo. O Estudiantes tem 4 Libertadores e 1 Mundial, mas é considerado um time pequeno. Na Argentina são cinco os grandes: Boca e River, Racing e Independiente, San Lorenzo. Hoje na Argentina há uma discussão sobre quem seria o \"sexto grande\". Mas nem dão importância a isso. Copa do Brasil é apenas um título classificatório à Libertadores, não me faz falta nenhuma ter essa porcaria. O que incomoda aos alvinegros é o Brasileirão! Mas essa indignação é pelo fato de merecermos muito mais que apenas um título, pois fomos muito melhores em 1977 e 1980 e fomos roubados, e o grito de: \"É! Campeão!\" Tá na garganta ainda! É por isso, nada mais. Cruzeiro é time pequeno. Pois precisa se apoiar em títulos para viver. O Galo por si mesmo se basta!

  2. 176
    vane walter:

    Muito bacana esta história da grande vitória do galo sobre as feras do Saldanha. Mas foi apenas um simples amistoso e esta mesma equipe pouco tempo venceria o tri sob a batuta de zagalo. Não tem discussão, se não fosse o cruzeiro, Minas Gerais não seria nem lembrada no cenário esportivo nacional e internacional. Com todo respeito ao Atlético mineiro e sua enorme torcida ( a segunda de minas, sem dúvida), o cruzeiro está a anos-luz do seu maior rival. Se pensar-mos em títulos de relevância é até covardia. Vivem de um título no remoto ano de 1971 e mais nada, pois sabemos que título regional é meia boca. O dia que galo chegar a pelo menos uma final de uma copa do Brasil e vencê-la, poderemos iniciar um bate papo. Por enquanto continuam sendo uma das torcidas que mais sofrem não só no Brasil, quiçá no mundo. O atleticano é antes de tudo um ser que vive de ilusões etenas. Saudações do maior de Minas desde 1965!

  3. 175
    Fernando:

    Não é à toa que cruzeirense não tem mãe. Mãe é velha, é passado, a dor que ela sentiu pra colocar um infeliz que diz “quem vive de passado é museu” nem merecia ter nascido. Infelizmente tem seres viventes, não humanos, que só dão valor ao que lhes pertence. Em tempos que nem USA são os mais os maiores do mundo, esses pseudo-humanos deveriam mudar suas mentalidades.

  4. 174
    Antonio Marmo:

    Aí, cruzeirenses. Dizem que vivemos de passado. Tudo bem. E quanto ao seus títulos conseguidos, já não faz um bom tempo ?
    2003 já está há 08 anos para trás. A Libertadores última, foi há mais de dez anos. Títulos de expressão, nenhum, também.Ora, caiam na real !! Voçês, cruzeireiros, JÁ ESTÃO VIVENDO DO PASSADO HÁ MUITO TEMPO, e dizem que somos nós. Título Mineiro não vale, pois, a cada ano, um ganha, outro ganha, e campeonato Mineiro, sabemos, não vale nada.
    ENTÃO, PARA DE CONTAR VANTAGEM, ENCHER A PACIÊNCIA, pois suas últimas conquistas TAMBÉM JÁ ESTÃO NO PASSADO !!!

  5. 173
    Eduardo:

    Vilibaldo Alves narrando os gols do jogo… o maior narrador que Minas Gerais já viu e, principalmente ouviu!!! “Adiviiiinhe!”
    Grande Vilibaldo Alves!!!!

  6. 172
    carioca:

    Amigos! essa vitória atleticana é mais um dos feitos do futebol mineiro! queiram ou não as marias! Sou mineiro de coração, porque sou galoooo! kiçá fosse por naturalidade…

  7. 171
    Agnus:

    Esses Ateticanos são legais,acho um barato os comentários e eu não sabia desse jogo com a seleção.Taí,gostei da seleção jogar no país, valeu feras do Saldanha e,claro, valeu Galo!!

  8. 170
    Luiz Henrique `STIFLER`:

    Olá, Começei a ler todos os comentários um a um, na hora que chego o dono das marias, o maria mãe Zeze Perrela kkkkkk… não aguentei e tive que comentar, esse perrelinha, que roba tanto dos da até do delee kkkkk depois que ele sair do comando do cruzeiro ele vai deixar , o cruzeiro mais emburacado que as estradas do nosso brasil, PERRELA pra de morrer di enveja do meu GALÂO.. por você não consegue dem dirige seu clubinho vai querer, comentar aqui na História do GALO .. coisa que a RAPOSINHA Ñ TEMM HAHHAHA´ !!!! tenho do di vc meu chapa ….

    Agora vo falar um pouco do Galo … Alias tem nem o que falar quem é atleticano sabe da História do GLORIOSO, e do DADA MARAVILHA, hahhaa

    Ser Atleticano, é tudoo A mais Linda Torcida .. A história mais linda.. fora os Roubos que garfão o nosso Lindo clube diretoo … Galo de Suas Glorias, E da Mais linda Historia do MUNDO…

    Choram MARIADASS …. MORRAM DE INVEJAA …

  9. 169
    Cleber Lima:

    É isso ai, quem não tem história comenta nas dos outros.

  10. 168
    sKy:

    É muito bom ver matérias desse tipo, o GALO é lindo, o GALO é forte…Aos Cruzeirenses, ninguem é obrigado a deixar o depoimento, esses comentarios idiotas deve ser por desdenho…GALOOOOOO!!!!

  11. 167
    Wellington Canabrava:

    O mais bacana deste jogo é que , pressionado pala imprensa pra se manifestar a respeito de Dario, João Saldanha disse: “Dario? Eu não conheço!”. Ao marcar o segundo gol Dadá correu para o banco do Brasil e em frente ao saudoso João gritou:”eu sou Dario!!!!!!!!”.

  12. 166
    Jorge Chalub:

    O atletico da pena, quer dizer galo tem pena. Nao ganha nada há muito tempo, somente segundona. No jogo treino de 1969 o Brasil estava se preparando para copa e ninguem ia querer machucar-se jogando contra pernas de pau e nao poder ir para copa. É uma pena que nao temos concorrente em Minas. Dá-lhe CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Precisamos saber de onde sai tanto dinheiro para o galo contratar jogadores, pois na época do Ziza, até o faxineiro nao recebia.

  13. 165
    Daniel Galo Doido:

    Esse meu galo!
    O que dizer sobre ele? Essa entidade tão venerada, essa rara paixão ETERNA, esse sentimento inigualável, esse nome que emociono sempre quando é mencionado, nome que quando é reconhecido nos dá um orgulho parecendo que nosso peito vai explodir, um exemplo recente foi no Fantástico: Pela primeira vez com o Manto do nosso Glorioso, Obina pede o Hino em nossa homenagem (fato que eu humildemente nunca vi nenhum jogador fazer para nenhum outro clube). Ser Atleticano é realmente uma LOUCURA (nossa maior torcida organizada já mostra pelo próprio nome esse sentimento sem sentido de ser atleticano), eu sou louco sim! Não torço por um TIME DE MÍDIA, muito menos por um que não consegue ter o verdadeiro sentimento de amor entre time e torcida como a maioria dos principais do Brasil (incluindo nosso respeitoso rival) que até tem time a um bom tempo, “CLUBE”, onde até eles mesmos têm um amor especial pelo GALO, prova? Veja quantos comentários “DELAS” nessa matéria que fala apenas de Atlético e Seleção Brasileira, isso é muito comum: “Elas” adoram falar do Galo, uma outra prova comum aqui em BH é na hora que o meu Galo toma um gol ou o time “delas” marca, você ouve gritos: GAAALOOOOOO!!!!!! Aposto que muitos que ler esse comentário vai rir e dizer “é verdade”.
    Desculpem qualquer aparência de exagero, mas como já disse: Me emociono muito quando é mencionado e/ou reconhecido.
    Parabéns a matéria e muito obrigado por mais um momento de extasia!

  14. 164
    Marcius Licinius:

    Grande vitória, que merece um comentário: Não existe atleticano doente, doente é quem não torce para o Atlético.

  15. 163
    Paulo:

    Turma de Sofredores….nós que sempre pertecemos a ELITE do Futebol, hoje estamos na 13 colocação do ranking mundial, somos o segundo time brasileiro melhor rankiado, atras apenas do Internacional, na última edição publicada há poucos dias, estou falando há poucos dias, e não de fatos de 40 anos atrás.

    O meu CRUZEIRO há muitos anos, é o único TIME que realmente representa com dignidade o nosso futebol Mineiro no Brasil e no mundo.

    Temos entre diversos Titulos, não é protestos como os que vocês possuem, e neste item, realmnte são lideres disparados nas últimas décadas, nós somos Bi do Brasil e da Libertadores…..enquanto isso, temos que escutar esta turma de perdedores e fracassados no futebol, ficar contando essas histórias para boi dormir.

    Vocês sempre serão os Sofredores Apaixonados, igual mulher de malandro: “Quanto mais apanha mais gosta”….continuem assim que a nação cruzeirense agradece!!!

    Não ganha nada…Time sofredor….e é por isso que eu canto….

    SALVE O ÚNICO TIME DE MINAS, CRUZEIRO ESPORTE CLUBE !!!!!

  16. 162
    Filipe:

    Baba Mariada…
    Santos de 66 nao é Brasil de 70.

  17. 161
    leonardo:

    MARAVILHA ! MARAVILHA ! MARAVILHA ! MARAVILHA !
    ESSTE É O MAIOR TIME DE MINAS PELOS SEUS FEITOS GLORIAS E HISTORIAS E COM CERTEZA TEM A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO MUNDO DA-LHE GALO SEMPRE 2011 CAMPEÃO DE TUDO SEREMOS

  18. 160
    gerson nolasco:

    Sou flamenguista,mas respeito o bom futebol,sou carioca e digo que jogos assim poderiam voltar.Para que a seleção viaja para jogar contra seleções de paises sem força no futebol ou para enfrentar clubes do exterior se o melhor futebol está aqui?Façam com antes,joguem contra seleções regionais,clubes brasileiros ou sub jovens,até mesmo contra equipes de peladas de ruas!Nasci em 62 e peguei um galo forte,por isso hj não discuto futebol os times de antigamente eram bem mais talentosos do que hj,vejam que nunes,dario e roberto dinamite até jogavam bem,pois só haviam craques e discordo daqueles que venham menosprezar o passado,pois quem tem história tem culturas e alegrias,ou vivam com este futebolzinho enganador de hj,que até o cristiano ronaldo é considerado craque,me polpem…

  19. 159
    Paulo Cassimiro:

    Meu Galo e lindo!!!!!
    Incrivel como eu, e acredito que todo Atleticano de coracao, se emociona a cada gol desse time tao amado! Nao importa qual adversario, qual a competicao, importa que o gol e do Galo e que esta elevando a alegria de toda a nacao alvinegra que entra em uma harmonia contagiante!!!!
    Amo o Galo Forte e Vingador de MG! Time de maior torcida, paixao e historia do Brasil!!!!

  20. 158
    Newton Campos:

    Excelente a matéria. Seria oportuno, também, relembrar da vitória do Galo sobre a antiga URSS por 2 X 0, com dois gols de Dario (que por sinal em 1969 fêz a íncrivel marca de 58 gols em 57 jogos). Os mais jovens precisam saber que já nesta época, a torcida do Atlético lotava o Mineirão, que tinha capacidade para 110.000 torcedores. Em 1970, depois de um jejum de 5 anos (época de Tostão e Dirceu Lopes) o Galo tornava-se campeão mineiro, com Dadá fazendo 28 gols e desbancando o então artilheiro Tostão. Em 1971, o Galo venceu o Botafogo por 1 x 0 (gol de Dario, que foi o artilheiro com 15 gols) na final do primeiro campeonato nacional.São glórias, entre várias outras, que fazem do Clube Atlético Mineiro o mais querido do Brasil. GALOOOOOOOO!

Páginas: [9] 8 7 6 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade