Imagens raras do Fla-Flu

ter, 25/08/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Caro amigo

Nesta quarta-feira, Flamengo e Fluminense disputaram uma partida especial nos 97 anos do clássico conhecido como “o mais charmoso” do futebol brasileiro. Após o empate sem gols no jogo de ida pela primeira fase da Copa Sul-Americana, o Flu levou a melhor com o 1 a 1 e avançou para as oitavas de final do torneio, na primeira vez em que os centenários clubes ficam frente a frente em uma competição internacional oficial.

A história do Fla-Flu, como o clássico foi batizado pelo jornalista Mário Filho, começou em 1912. Em novembro do 1911, atletas do Tricolor decidiram deixar o clube das Laranjeiras e fundar o departamento de futebol no Clube de Regatas do Flamengo. Em 7 de julho de 1912, os ex-companheiros se enfrentaram pela primeira vez, e o Flu levou a melhor pelo Carioca: 3 a 2. Três meses depois, o Fla deu o troco com juros, goleando o adversário por 4 a 0.

Desde 1912, foram 376 encontros. O Flamengo leva vantagem, com 15 vitórias a mais que o Fluminense (134 a 119). Ocorreram 123 empates. Os rubro-negros marcaram 553 gols. Os tricolores, 504 (números do site Conteúdo Esportivo).

E, provavelmente, o mais antigo registro de um dos mais tradicionais duelos do futebol brasileiro é o vídeo de um clássico disputado no estádio das Laranjeiras (assista às raras imagens no vídeo acima), divulgado no blog “Corneta diária”. Não há indicação precisa do ano.

Para os pesquisadores Gustavo Carvalho e Ivan Soter, as equipes apresentadas no filme são as que disputaram o Fla-Flu de número 20, realizado em 21 de dezembro de 1919 e válido pela penúltima rodada do Campeonato Carioca daquele ano. O Tricolor foi superior e ganhou por 4 a 0. Gols de Machado (dois), Welfare e Bacchi. A vitória garantiu o tricampeonato carioca para o Fluminense.

O pesquisador Alexandre Berwanger reforça esta tese, mas acredita que o filme reúne imagens de jogos diferentes. Segundo Berwanger, a película mostra as equipes posadas da partida decisiva do Carioca de 19 e lances de um jogo realizado, no mínimo, em 1922. Naquele ano, o estádio das Laranjeiras já contava com dois lances de arquibancadas, como se pode ver no vídeo. A primeira parte da obra foi concluída em 1919, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de seleções. E a restante em 22.

Sem narração, no vídeo pode-se ver o ‘team’ do Fluminense, com o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, titular da seleção brasileira, Oswaldo Gomes (autor do primeiro gol da história da seleção, em 19) e o famoso atacante Welfare. E a ‘equipe’ do Flamengo, com Píndaro e Sidney Pullen.

Nas imagens que sobreviveram ao tempo, se vê a animação de distintos torcedores de terno, gravata e chapéu; um atacante tricolor correndo atrás da bola que se perdeu pela linha de fundo (não existiam gandulas nem placas de publicidade na época); jogadores com camisas ainda sem numeração; e uma defesa do goleiro rubro-negro. E o mais interessante: um gol do Fluminense e a vibração da ‘assistência’.

Para um país que ainda sofre com a falta de registros de momentos importantes de seu futebol (como o gol de placa de Pelé no Maracanã, em 1961, ou o filme completo da final da Copa de 50), ter acesso a essas imagens é uma grande alegria.

Se você tem mais informações sobre este Fla-Flu histórico, envie uma mensagem para o blog. E qual o seu Fla-Flu marcante? Deixe seu recado na caixinha de comentários.

compartilhar

313 Comentários para “Imagens raras do Fla-Flu”

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

  1. 313
    julia:

    o flamengo vai ganha pessoal ? tem certeza ? e vote no flamengo e seja torcedor do flamengo ? eu moro em capivari de baixo de santa catarina tenho 10 anos meu nome é´julia estudo na escola estanilau gaydiziski filho no senai demanha na 5 serie hahahah?

  2. 312
    sergio coutinho:

    fala sério marcelo, têm uns caras despreparados que querem ter os minutinhos de fama e ficam falando bobagens.não dá para comparar os timinhos do rio de janeiro com o flamengo. é só olhar os títulos conquistados e ponto final, contra os fatos e os números não a argumento. e não me venhão com desculpas de que a arbítragem favorece o maior de todos. me desculpem a falta de modestia, mas é a pura verdade. saudações a todos, inclusive a quem não tem simpatia pelo mais querido.

  3. 311
    Juan:

    Pois é Fla, vcs foram eliminados, ajuda da arbitragem? Só em um lance isso eu admito, mas…
    teve um gol anulado que passou na repetição da TV, por causa de 40 cm não estava anulado, seria gol do Flu…
    pois é, Deus é justo!
    Ao contrário dos jogadores do Fla, dois ataque onde estavam somente Kieza e depois Alan de cara com o goleiro, sozinhos, nos dois lances, jogadores do Flamengo os seguraram…. cartão vermelho nos dois =\!

  4. 310
    edson francisco g.da rosa:

    Uma vez Flamengo sempre Flamengo. Fui no Jogo memorável de 1982, entre o Inter e o Mengão no Beira-Rio, e este jogo ficou na História, pela garra, força do Inter contra a classe e a técnica do Mengão. Fiquei com o meu coração dividido, de um lado Zico e do outro o Uruguaio chamado Ruben Paz, que jogava muito…… mas aquele ano o Mengão patrolou o Grêmio em três jogos memoráveis, e foi o por méritos o Campeão Brasileiro.

  5. 309
    edson francisco g.da rosa:

    Sou Gaúcho com orgulho, colorado e também torço muito pelo Mengão desde os 14 anos, quando o Mengo tinha este time:Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico. Simplesmente o melhor clube da década de 80, O Inter de Batista, Caçapava e Falcão, foi da década de 70, o Santos de Pelé da década de 60 e o Fogão da década de 50.

  6. 308
    valmor ferrari:

    sou tricolor e sempre um orgulho ver esse time jojar estou sofrendo muito com a atul situaco do flu mas ele vai sair dessa e dar muitas alegrias para todos tricolores

  7. 307
    Leandro almeida:

    O flormineC é ridiculo
    um Clube que tem pouquissimos titulos , cai pra 3º divisão e sobe sem seu próprio esforço não é digno de respespeito!

    consolo de tricolor ,botafoquense e vascaíno é esse. Um diz que tem estádio os outros dizem que teve os melhores times a 1000 anos atraz.. fala serio !

  8. 306
    JOAO:

    ano q vem 4 times carioca na segundona(e o vascão na primeira , é claro)
    menguinho sem atacante
    tri-vice botafogo
    fluzinho lanterna
    duque de caxias

    SERIE B VAI SE BEM DISPUTADA

  9. 305
    Leidilene Santos:

    Quem conta vantagem antes do Tempo acaba se arrependendo.
    O FLAMENGO é uma Nação e por isso tem que ser respeitada, nunca caimos e não vai ser por inveja dos tricolores que iremos cair, é mais provável o Fluminense ser rebaixado do que o meu MENGÃO. A inveja naum mata mais maltrata, e vcs vão é sofre qd o time de vcs cairem e o FLAMENGO volta pra elite do futebol brasileiro, onde é seu lugar.
    E sem falar na torcida é a melhor naum tem comparação, podem falarem o que quisserem, pois estaremos lá apoiando o nosso time do coração.

  10. 304
    ulisses:

    Sempre Flu… esta má fase vai passar. e so entrosamento,.. mais o FlaXFlu e maio classico do mundo

  11. 303
    ronaldo:

    Eliminamos o flamenguinho ontem da sullamericana. Como pode se ver no video, oFlu é tradição e o resto é imitação.

  12. 302
    paulo roberto:

    ESSE FRAMENGO É UM TIME TÃO …. QUE ATÉ O SIMBOLO DELE É UM URUBÚ. SAI FORA BANDO

  13. 301
    Tricolor coerente.:

    Elton, pelo visto vc deve ser um garoto ainda….Não fale sem ter certeza naquilo que vc defende. Desde a “criação” de “Flamengo”, “Corinthias”, “Atlético – MG”…de times do “POVO” (sic)…..que remota nos anos 80, canasamos de ver esses times conseguirem vitórias esdrúxulas, com gols aos 50 min…sem contar com inúmeras ajudas de árbitros, bandeirinhas, cartolas..etc..etc..Por isso Elton, antes de tecer algum comentário sobre essa matéria, não vacile….não fale sem pensar….Cego é aquele que não quer ver….e não aquele que não enxerga. Leia mais ….mas antes de tudo, exime-se de emoções. Seja coerente.

  14. 300
    Campeão do Mundo:

    Caros amigos, é com imenso prazer que nos enfrentamos ontem. Contudo, devido às regras estipuladas para essa competição o Fluminense saiu classificado. Gostaria de ressaltar aqui que, o lugar deste time é na terceira divisão. Assim, entendo plenamente a felicidade que os toma.
    Atenciosamente,
    Campeão do Mundo.

  15. 299
    sandro:

    O timinho da gavea eh nosso fregues historico…desde de 1912 e agora com imagens de 1919…chora urubulandia!!!Em qq divisao sou tricolor de coracao !!! Adeus Menguinho… Saudacoes Tricolores!!!

  16. 298
    568NOIS:

    Ai, Flamengo está eliminado desta vez sim.
    Campionato sem prestigio ele n gosta de jogar, ai deixa para aqueles clubes que nunca ganharam libertadores, ganhar a sua, para ai falar que ganhou um titulo internacional…
    vai lá fluzão, ganha o seu 1 internacional………….
    hasuhsausahusasah
    Quem sabe o ano que vem voces entram para libertadores denovo..
    ai foi mal, quem ganha 2 divisão n vai né…
    hsauhsausahusahusa
    até mais

  17. 297
    Eliezer:

    O “goal” do Fluminense foi ilegal. As imagens mostram claramente que o “center forward” tricolor estava em escandaloso impedimento.

  18. 296
    jonathan:

    fluzao vamos sai do rebaiichamento do brasileiro eu acreditoo fluzao mulambada flamengo nunca vai chega os pes do fluzaoo0 GOoool Gooolll Goooolll Doooo Fluzao Dee Queem Rooonii fluzao NAa cabesaa

  19. 295
    Elton:

    O fluzinho só ganha do MENGÃO, se for ajudado
    pela a arbitragem. Este ano o fluzinho vai pra segunda de novo,
    e como todos já sabem quando ele cai, vai pra terceira e só volta
    para a primeira se for convidado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Aê fluzada comemora esse empate, pq vencer ñ é com vcs msm.
    SEGUNDONA de novo.
    obs.:O FLAMENGO NUNCA CAIU.HUAHAUHAUHAUHAUHAU

  20. 294
    carlos:

    ruim

Páginas: [16] 15 14 13 12 11 10 9 8 7 61 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade