Colecionadores de camisas preservam história do Vasco

seg, 10/08/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Para alguns torcedores, não basta usar a camisa de seu time nos estádios e pelas ruas. Eles ajudam a preservar a história do seu clube de coração, montando uma coleção de uniformes usados pela equipe ao longo dos anos. Casos do vascaínos Paulo Roberto Pires, Rodrigo Tinoco e Leandro Brito.

Clique e confira galeria de fotos com camisas dos acervos dos dois colecionadores

O comerciante Paulo Pires |(ao lado) iniciou para valer sua coleção de camisas do Vasco há aproximadamente três anos, recuperando um hobby da adolescência. Das 80 camisas que possui, aproximadamente, o item mais valioso do acervo, na opinião do colecionador, é um modelo de 1987, da Copa União, com o patrocínio costurado de uma marca de refrigerantes. Mas outros dois modelos são os preferidos.

- As que tenho maior apego são a de 2004 com patrocínio de um canal por assinatura, que o Vasco usou apenas contra o Santos, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do time ter jogado com a preta, e a minha ser branca, tenho um grande sentimento por ela. E também um modelo de 2009 usado pelo Philippe Coutinho no jogo Vasco x Bragantino. O garoto será um craque.

Paulo gostaria de acrescentar à coleção dois modelos em especial: o do Campeonato Brasileiro de 74, primeiro dos quatro títulos do Nacional ganhos pelo clube, e do final do Brasileiro de 84, com patrocínio de um banco já extinto.

Além de camisas do time da Cruz de Malta, o colecionador tem um grande acervo de revistas, posters, medalhas, ingressos de jogos (“só da seleção e do Vasco tenho mais de mil”), minicraques e DVDs (600).

O engenheiro Rodrigo Tinoco (ao lado) tem 71 camisas do Vasco reunidas em uma coleção iniciada em 2006. As mais antigas são dos anos 80. Como uma preta usada pelo meia Vilson Tadei em 1984, com patrocínio de uma seguradora. E outra do mesmo ano, sem patrocínio.

Mas os itens prediletos do colecionador são mais recentes. O número um do acervo é uma camisa usada e autografada por Edmundo em seu último ano em São Januário (2008) – na foto acima. Em seguida, vem o modelo usado por Romário em jogo contra o Flamengo pelo Carioca de 2007. O artilheiro estava muito próximo de marcar o seu milésimo gol (fez o de número 999 na partida). Na camisa, a inscrição “faltam dois gols”.

Como todo colecionador, Rodrigo tem um objeto de desejo para adicionar à coleção: um exemplar do uniforme que o Vasco da Gama vestiu na finalíssima do Campeonato Brasileiro de 2000, contra o São Caetano.  

- Essa seria a cereja do bolo – resume.

O estudante universitário Leandro Brito (ao lado), 20 anos, também coleciona camisas do seu clube do coração. Das 55 peças do Vasco da Gama que possui, Leandro destaca a de 1975 usada pelo lateral Orlando Lelé, campeão carioca pelo clube em 77 (à direita na foto). E outra de 83, com o patrocínio de uma companhia de seguros.

Também têm espaço na coleção uniformes de outros clubes desde que utilizados por jogadores que marcaram seus nomes em São Januário. Casos de Romário (Valencia), Juninho Pernambucano (Lyon) e Edmundo (Palmeiras, Fiorentina e Figueirense).

Leandro gostaria de acrescentar ao seu acervo um uniforme do Vasco de 1957, ano em que Rei Pelé disputou um amistoso com a camisa cruzmaltina.

E qual a camisa que você achou mais interessante. Diga no espaço dos comentários

compartilhar

424 Comentários para “Colecionadores de camisas preservam história do Vasco”

Páginas: [22] 21 20 19 18 17 16 15 14 13 121 »

  1. 424
    Junior:

    Também estou começando minha coleção de camisas do vasco, dentre as mais importantes tenho o uniforme 2 da kappa usada em 2000 e uma da umbro, mas desde o inicio sonho com o dia em que colocarei na minha coleção o modelo da rebook de 2008 que apesar ne nos retratar a um ano triste na história do vasco, na minha opinão foi uma das camisas mais bonitas que já vi o vasco jogar.

  2. 423
    Alberto Bernabé Kirchmayer:

    tem uma camisa que parece ser uma raridade, ele foi usada no campeonato mundial interclubes disputado no Brasil, ela é toda negra sem a faixa diagonal e só com a cruz de malta, ela é realmente linda

  3. 422
    PIMENTEL:

    Todas as camisas tem seu valor historico e sao maravilhosas parabens pelas camisas.

  4. 421
    diego:

    …………

  5. 420
    Mariano Telles:

    Parabens à todos que colecionam as camisas do Vascão! preservamos a história do nosso time de coração! o gigante da colina, Parabens em especial ao meu amigo Leandro, parabens irmao, realmente voce tem um coleção sensacional e é uma pessoa fora de serie ! um dia minha coleção fica igual à sua hahaha um grande abraço

  6. 419
    Luciano New Kids:

    Olá sou santista mas adoro camisa de clubes entretanto tenho uma dúvida sobre o uniforme do vasco!! gostaria de saber qual o uniforme numero 1 pois em casa na maioria da vez o vasco joga de calção preto e camisa branca sendo pelo que eu sei o uniforme numero 1 é todo branco. qual seria o pq disto?

  7. 418
    Vascaíno de coração:

    A CAMISA DO TÍTULO BRASILEIRO DE 1997 E A CAMISA DO VASCO DA ACE/KAPPA TAMBÉM SÃO MUITO BONITAS. ESSA RETRÔ DO COCADA É MUITO MANEIRA, CARA!

    ROBERTO DINAMITE
    ROMÁRIO
    EDMUNDO
    ADEMIR MENEZES
    BARBOSA
    CARLOS GERMANO
    BELLINI
    MAURO GALVÃO
    JUNINHO PERNAMBUCANO
    VAVÁ
    JUNINHO PAULISTA
    ANDARADA
    MOISÉS
    RICARDO ROCHA
    LEÃO
    COCADA
    SORATO
    EVAIR
    EULLER
    PEDRINHO
    VÁLBER
    PAULINHO
    ORLANDO LELÉ
    LUÍS CARLOS WINCK
    FELIPE
    TITA
    CHICO
    MANECA
    RUSSINHO
    NEGRITO
    SABARÁ
    MARCIANO
    ARTURZINHO

    QUANTOS CRAQUES, NÉ? COMO É FORTE O NOSSO VASCÃO!!!!!!!!!!!!

  8. 417
    renata:

    aqui tem um bando do louco… louco por ti meu vascOoOo!!
    corintias q roubou da gente!!rsrsrs

  9. 416
    DANIEL CORREIA CAVALCANTE:

    Observando essas antigas camisas tenho muitas saudades do imbatível vasco bi-campeão carioca 1987/1988. Parabéns aos colecionadores pelos accervos históricos!

  10. 415
    Marcos Paulo:

    Esotu feliz em ver a torcida do VASCÂO,
    se manifestando e mostrando seu amor pelo nosso time.
    Um abraço a todos torcedores do vasco.
    Marcos de Anápolis-GO.

  11. 414
    henrique:

    tou com vc!!!!!!!!!!!

  12. 413
    henrique:

    to

  13. 412
    Monique:

    O amor pelo Vasco é impressionante!!! Parabéns por TUDO Leandro!!! Cada dia q passa tenho +++++ certeza da sua vitória!!!

  14. 411
    messias s. freitas:

    olá irmãos vascainos, como é gratificante relembrar a história vitoriosa do nsso vascão..

  15. 410
    Solimar:

    Parabéns Nação Cruzmaltina. Saudações!
    Estou emocionado pelas fotos das camisas e faço minhas as palavras da galera: “O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR”.
    Sou VASCO DA GAMA, meu rei, CAMPEÃO DE TERRA E MAR.
    Um Abraço Capixaba para a nossa grande torcida!!!!!!!

  16. 409
    Ralhinha:

    leandrinho muito sinistro lek… :D

    coleçao do vascao eh sempre bem vinda… “sempre ao teu lado ateh o fim”

    nois lek ! Abç.

  17. 408
    flavio soares:

    mlk ta famoso esse vasco ainda te leva pra uma novela ainda aushaushauhsuasas

  18. 407
    Raphael:

    Parabéns por conseguir manter essas camisas todas em perfeito estado, Leandro.

  19. 406
    Felipe Baixada:

    Boa leandrin meu parceiro, é isso ai mesmo, mesmo você longe da gente agora, ta representando como sempre.
    abração irmão /+/

  20. 405
    Fernando Nunes:

    Fala ai Leandrinhu!!!!
    Show a coleção lq!!
    Detalhe no Shorte, do grande CRB
    PARABENS!!!!! =)

Páginas: [22] 21 20 19 18 17 16 15 14 13 121 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade