Palmeiras quer eternizar mais dois ídolos alviverdes em sua galeria

qui, 06/08/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

As alamedas da sede social do Palmeiras, no bairro de Perdizes (SP), contam com três estátuas em homenagens a atletas que defenderam as cores do clube: Ademir da Guia, Junqueira, Waldemar Fiúme (em sequência na foto, a partir da esquerda). Mas, em um futuro próximo, o número de homenageados deverá crescer. O presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo, pretende incluir mais dois nomes na seleta lista de atletas eternizados. Dois goleiros. Um do passado e um do presente: Oberdan Cattani e Marcos.

Belluzzo afirmou que pretende apresentar ao conselho do clube uma proposta para aprovar a homenagem a Oberdan. Apesar de ser sempre lembrado pelos torcedores alviverdes que puderam acompanhar suas atuações nos anos 40 e 50, o ex-goleiro até hoje não ganhou uma estátua no clube porque jogou contra o Alviverde duas vezes em 1956, quando atuava pelo Juventus.

Segundo José Ezequiel, pesquisador da história do Palmeiras, o estatuto do clube não contém uma norma específica em relação a homenagens a ex-atletas. Mas estas precisam ser aprovadas pelo Conselho de Orientação e Fiscalização. O entendimento tradicional no clube, apesar de não estar escrito, é que o jogador, para ganhar um busto, precisa ter atuado pelo Alviverde por dez anos e jamais ter enfrentado o Palmeiras.

Oberdan defendeu o Palestra Itália/Palmeiras de 1941 a 55. Conquistou quatro títulos paulistas (1942, 44, 47 e 50) e o Rio-São Paulo de 51. E estava no grupo que conquistou a Copa Rio de 51, título que o clube reivindica que a Fifa reconheça como título mundial. Defendeu a seleção brasileira em nove partidas. O ex-goleiro tem 90 anos.

A outra homenagem é considerada um ponto pacífico por Belluzzo. Basta ”São Marcos” encerrar a carreira para que o processo de inauguração de uma estátua sua na sede do clube seja iniciado. Mas se depender do campeão mundial em 2002 pelo Brasil, a homenagem ainda vai demorar. Com 17 anos de clube, Marcos, 36, não pensa em aposentadoria. O contrato assinado com o Palmeiras prevê que ele atue como atleta até 2011. E, pelos três anos seguintes, em um cargo no clube. Mas o arqueiro não descarta jogar até os 40 anos.

Os três homenageados pelo Palmeiras:

Junqueira: Com 40 jogos pela seleção brasileira, o zagueiro atuou por 16 anos no Palmeiras (1931-45), o único clube de sua carreira. Na equipe, ganhou sete paulistas, um recorde no Alviverde.

Principais títulos: Campeonatos Paulista de 1932, 1933, 1934, 1936, 1938 (extra), 1940, 1942 e 1944; Torneio Rio-São Paulo de 1933.

Waldemar Fiúme: Apelidado de “Pai da bola”, era considerado um jogador polivante: atuou como meia, volante e zagueiro. Defendeu por 17 anos (1941 a 58) o Palmeiras, seu único clube.

Principais títulos: Campeonato Paulista de 1942, 1944, 1947 e 1950, Copa Rio de 1951, Torneio Rio-São Paulo de 1951.

Ademir da Guia: Filho do lendário zagueiro Domingos da Guia, Ademir é considerado por muitos o melhor jogador que já defendeu o Palmeiras. Segundo o site oficial do clube, o mais “talentoso” da história do clube. Chegou ao Palestra em 1961 e permaneceu até 1977. Foi o líder da Academia Palmeirense, que conquistou brilhou nos anos 60 e 70.

Principais títulos: Campeonato Brasileiro (72 e 73), Torneio Roberto Gomes Pedrosa (67 e 69), Taça Brasil (67), Torneio Rio-São Paulo (65), Campeonato Paulista (63, 66, 72, 74, 76).

E para você, qual jogador deveria ser homenageado como uma estátua pela diretoria do seu clube? Dê sua opinião no espaço dos comentários

compartilhar

437 Comentários para “Palmeiras quer eternizar mais dois ídolos alviverdes em sua galeria”

Páginas: [22] 21 20 19 18 17 16 15 14 13 121 »

  1. 437
    Rui:

    Por uma estatua para o Valdivia?? Comédia…….Esses jogadores de hoje não servem nem para tirar o barro da chuteira dos antigos jogadores. No Palmeiras quem merece tal honra, além dos que já tem(Ademir,Junqueira,Waldemar). são Julinho,Oberdan,Luiz Pereira,Djalma Santos.Tupãzinho.

  2. 436
    Rui Wagner Setzwein:

    Se esqueceram do lendario Julinho Botelho

  3. 435
    Felipe:

    Marcos com certeza deveria ter um busto ai

  4. 434
    Luiz Fernando de Oliveira Siqueira:

    MARCOS E OBERDA MERECEM ESSA HOMENAGEM POIS SAO OS MELHORES GOLEIROS QUE JOGARAM PELO PALMEIRAS EVAIR TAMBEM MERECE UMA

  5. 433
    Caca Zanirato:

    Oberdan Cattani e Marcos Devem ser homenageado não só com uma estatua mais com os rosto pintados no Palestra pois é o retrato de um verdadeiro Palmeirense e Marcos deve disputar a copa de 2010 e 2014. Convoca ele DUNGA

  6. 432
    Rafael:

    o Marcos e o Alex concerteza merecem uma homenagem pq fizeram muito pelo Palmeiras,
    outros tbm merecem mais esses são os q mais me chamaram atenção!

  7. 431
    Ernesto Vitorino Imperio:

    Tenho 63 anos meu pai foi palmerense da época do palestra italia, e hoje muito me orgulho de ser VERDÃO, tenho 2 filhos palmerense Junior e oswaldo Jose, meu filho Junior teve a satisfação de conhecer o sr. Oberdã Catani, eu gostaria que alem do São Marcos, se pudesse gostaria de ver homenageado outro grande goleiro da S.E.PALMEIRAS, que é o Sr. Waldir Joaquim de Moraes,quando da aposentadoria do sr. Waldir, e a vindo do Leão por pouco não fui jogar no gol deste que amamos de paixão. fui um sofredor na descida do verdão para a segundona não tendo como ir aos estadios acompanhei o verdão pelo radio pelka televisão la estava eu torcendop e ouvindo a transmissão. Agradeço a opostunidade de poder estar perto de todos ao Dr. BELUZZO, meus parabens pela contratação do Muricy, e agora ele que nunca deveria ter saido o nosso Wagner Love, Presidente o senhor deveria participar mais nos programas de televisão porque o senhor não inventa pode exconder, mas é um presidente as claras pois o cargo não sobe a cabeça de pessoas que trabalham em pro do esporte do Brasil Obrigado Ernesto.

  8. 430
    maria das graças:

    são Marcos com certeza, você merece não só um busto mas sim muitas estatuas pelo Palestra inteiro! O melhor goleiro de todos os tempos, o melhor goleiro do mundo!Você é uma pessoa maravilhosa, suas entrevistas são comentadas por todos de qualquer outro cluble, creia o Brasil inteiro te ama e eu mais ainda por você ser São Marcos e pertencer ao clube que amo de coração e alma! Meu amado palmeiras!!!

  9. 429
    Magda Gleny Freire Da Rocha:

    SEM DUVIDA QUE DEVEM COLOCAR A ESTÁTUA DO ETERNO MARCOS
    ELE É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL
    SEM O MARCOS O PALMEIRAS NÃO VAI PRA FRENTE
    MARCOS É MEU IDOLO,EU AMO ELE MUITO
    E ELE VAI SER PRA SEMPRE O SÃO MARCOS O GOLEIRO QUE FAZ
    MILAGRES…..MARCÃO A NAÇÃO DO PALMEIRAS TE AMA E OS ADVERSARIOS MORREM DE INVEJA DO VERDÃO
    POR QUE TEMOS VC!!!!!!!!

  10. 428
    augusto:

    o flamengo e o melhor time

  11. 427
    k:

    sou rubro negro mengão

  12. 426
    EUSTÁQUIO PEREIRA BULHÕES:

    PORQUE A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS BUSTO PARA O JOGADOR DUDU.

  13. 425
    Caio henrique:

    Nada Mais Justo,Deverião é Colocar O Marcos COmo Presidente do time….

  14. 424
    valtenberg:

    eu sou flamengo!! e sempre renasceri flamengo pois a alma é flamengo!!!

  15. 423
    Eduardo lenon:

    Claro que DiegoSouza e Valdívia se ficarem no Palmeiras durante cinco anos pelo menos deverão ser eternizados junto com SÃO MARCOS

  16. 422
    Tales:

    Sããããão Marcossss !!!!!!!!!

  17. 421
    www.osinformados.com.br:

    O unico clube no mundo que tem um goleiro que é santo da defesa é claro o meu querido verdão.
    Marcos eu não sei o que o palmeiras ainda espera que num eterniza a sua camisa e faz logo a sua estátua, se quiser ate podemos organizar uma campanha.
    Na próxima segunda-feira (17) vamos organizar uma campanha no site https://www.osinformados.com.br uma enquete sobre vc. Atenção Brasil vocês querem ver uma estatua do Marcos onde? Na sede do Palmeiras ou no Palestra Itália?
    Marcão a nação do palmeiras te ama, e os adversários tem inverja do verdão por ter vc.

  18. 420
    valdeir:

    Acho mesmo que o goleiro Marcus merece uma estatueta. Mas tambem penso que estatuetas so deveriam ser expostas depois do falecimento de tais personagens, que nao e o caso do goleiro Marcus! ABRACOS!!!!!

  19. 419
    Raul Zinaldi:

    Marcos !!! Sao Marcos !! Para merecer o busto ou estatua tem que ter historia no Verdao mesmo !!! Nao esses caras que ficam 2 ou 3 anos e depois saem por qualquer coisa. Se fosse assim, toda a academia deveria ter busto la para quem acompanhou Leao, Dudu, Luis Pereira, Leivinha e Cesar, depois Vellos, Evair, Zinho, Cesar Sampaio, Edmundo… Todos representando muito bem, mas historia mesmo esses que ja tem o busto e o Sao Marcos !!

  20. 418
    nick:

    claro sérgio gioino tiago gentil lucio glauber muñoz
    sasaushaushas
    nao clarooo são marcos ctz

Páginas: [22] 21 20 19 18 17 16 15 14 13 121 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade