Zé Carlos: 1962-2009

sex, 24/07/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Amigo

Na noite da sexta-feira, os fãs do futebol receberam a triste notícia da morte do ex-goleiro Zé Carlos, titular do Flamengo nos anos 80 e 90 e reserva imediato de Taffarel na Copa de 90. Com apenas 47 anos, Zé Carlos foi vítima de um câncer no abdômen, descoberto tardiamente, quando a doença já se encontrava em estágio avançado.

Quem gosta de futebol e tem mais de 30 anos, deve se lembrar do ex-goleiro. Zé Carlos assumiu o gol do Flamengo em 1986, ajudando o time a ganhar o título carioca daquele ano, interrompendo a sequência de três conquistas seguidas do Fluminense no Rio. No ano seguinte, se destacou em um time repleto de estrelas (Zico, Renato Gaúcho, Edinho, Leandro e os futuros campeões mundiais Bebeto, Jorginho, Leonardo e Zinho), sendo peça importante para o Rubro-Negro conquistar o título da Copa União. Na decisão, venceu o duelo particular contra Taffarel, vice-campeão na meta do Internacional.

Pelo Flamengo, foram 352 jogos, com ótimos números: 181 vitórias, 91 empates e 80 derrotas. Além do Carioca de 86 e da Copa União de 87, foi campeão da Copa do Brasil em 90 e do Estadual do Rio em 91 e 96.

Na seleção brasileira, Zé Carlos não teve tantas oportunidades de jogar (apenas três partidas com a equipe principal e dez com o time olímpico). Taffarel dominou a posição de 88 a 98, e Zé Carlos foi seu suplente nos Jogos Olímpicos de 88 (Seul), na Copa América de 89 (vencida pelo Brasil) e no Mundial de 90.

Com passagens também pelo Cruzeiro, Vitória, América-RJ e clubes portugueses (Vitória de Guimarães, Filgueiras e Farense), Zé Carlos encerrou a carreira em 2000, aos 38 anos, no Tubarão-SC.

Seguiu ligado ao futebol. Foi auxiliar do amigo Jorginho no América em 2006, quando o clube chegou à decisão da Taça Guanabara. E nos últimos anos era uma espécie de coordenador do time de veteranos do Flamengo, reunindo seus antigos companheiros e organizando partidas pelo país.

Durante a longa carreira, Zé Carlos, conhecido com “Zé Grandão” pela sua altura, conseguiu parar muitos atacantes. Mas, ainda jovem, acabou derrotado pela doença. Fica na lembrança dos torcedores que puderam acompanhar suas atuações.

Confira no vídeo acima uma das últimas entrevistas de Zé Carlos, em abril deste ano. Demonstrando espírito esportivo, o ex-goleiro se dispôs a ir ao Maracanã para relembrar ao lado de Maurício a decisão do Campeonato Carioca de 89, quando o seu Flamengo foi derrotado pelo Botafogo.

E você está convidado a deixar o seu comentário sobre o ex-goleiro no espaço abaixo.

compartilhar

1.250 Comentários para “Zé Carlos: 1962-2009”

Páginas: [63] 62 61 60 59 58 57 56 55 54 531 »

  1. 1250
    nelio:

    um otimo goleiro e acima de tudo rubro negro ,saudades

  2. 1249
    Binho Lima (musico):

    Zé carlos: O maior deles!

    Me recordo que no ano de 1997, na Copa União (ainda tinha este nome), existia um carimbo de craque em sua figurinha no álbum da competição.

    Não tinha para o goleiro Acácio ou Paulo Vítor no gol. Sobre Tafarell, ah mero coadjuvante, que veio firmar-se depois.

    Tive a glória de acompanhar a super equipe do mengão, ainda garoto. Poxa, Zé, você se foi e me deixou triste. Descanse em paz meu goleiro.

    Ainda posso ouvir no rádio a seguite frase: AGASALHOU ZÉ CARLOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 1248
    EDSON SILVA DE ALMEIDA:

    MINHA HOMENAGEM A MEU PRIMO ZE CARLOS
    DESCANSE EM PAZ E QUE DEUS CONSOLE SEU FAMILIARES NUMA PERDA TAO IMPORTANTE DO FUTEBOL BRASILEIRO
    PEGUEI ESTE MENINO NO COLO

    EDSON

  4. 1247
    ze branco:

    nossos herois hoje brilham no ceu deus de te bom lugar ze carlos vc sempre sera lembrado.

  5. 1246
    ELIEZER ALMEIDA SILVA JUNIOR:

    ZÉ, SENTIREMOS MUITAS SAUDADES SUAS NA PELADA DE TERÇA, DAS SUAS BRINCADEIRAS , DOS SEUS GRITOS E DAS SUAS FALTAS (SEGURA PRA CARAMBA), FOI MARAVILHOSO CONHECER VC, VALEU !

    VC DEIXARÁ MUITAS LEMBRANÇAS BOAS EM NOSSOS CORAÇÕES, ” DEUS” GANHOU MAIS UM AMIGO !!!

  6. 1245
    Milson:

    Não me lembro do Zé Carlos no melhor momento, mas posso afirmar que foi um dos melhores goleiros que já vi jogar…

    Esteja em paz!

  7. 1244
    Albanir Moura:

    Zé Carlos!!!!!!!!!!!!!!!
    Grande goleiro. Grande ser humano. Exemplo pra muitos!!!!!!!!
    Saudade eterna!!!!!!!!!!!!!
    Vá com Deus Zé grandão

  8. 1243
    Sérgio Rodrigues:

    Só para constar, o segundo Goleiro em 90, era o ACÁCIO! O ZÉ era o terceiro Goleiro. Mas era um grande goleiro, sem dúvidas.

  9. 1242
    Luciano Rocha:

    A Nação Rubro Negra perde mais um Idolo consagrado no Futebol Brasileiro. Fica em Paz amigo certo de que sua missão foi cumprida, levando alegria a milhares de torcedores. Fica com Deus irmão.

  10. 1241
    alex marcos da silva:

    o que falar de um gênio do gol , para mim um dos grandes goleiros que o flamengo e o futebol brasileiro pode ter, descanse em paz heroi da nação rubro negra.Estaremos sempre lembrando de vc,o Estado de Rondonia sempre lembrara de suas belas atuações

  11. 1240
    Celio Canuto:

    Dizer o que!?! Valeu Zé!!!! mas ah e… vê se junta a galera ai em cima, só diretória: Didi, Leônidas, Dominguês e manda bons fluidos para o nosso Mengão… Diz pra rapaziada que o negócio aqui em baixo tá difícil e a nação tá no maior perrengue… até Camarada!!!

  12. 1239
    dino boy:

    este foi ogoleiro que me fez ser flameguista, e com muito love e pachao fica com DEUS

  13. 1238
    ROBERTO:

    ZE CARLOS UMA LENDA DO FLAMENGO FICA EM PAZ

  14. 1237
    INALDO N. SILVA:

    podemos disser: que a torcida do Flamengo perdeu mas um de seus grandes idolos nao o conheci pessoalmente mas o que ouvimos dos amigos mas proximo e que era uma pessoa admiravel dentro e fora de campo; QUE DEUS ABENÇOE A SUA FAMILIA NESTE MOMENTO TÃO DIFICEL .
    ADEUS AMIGO ATÉ UM DIA…….

  15. 1236
    INALDO N. SILVA:

    podemos disser: que a torcida do Flamengo perdeu mas um de seus grandes idolos nao o conheci pessoalmente mas o que ouvimos dos amigos mas proximo e era uma pessoa admiravel dentro e fora de campo; QUE DEUS ABENÇOE A SUA FAMILIA NESTE MOMENTO TÃO DIFICEL .
    ADEUS AMIGO ATÉ UM DIA…….

  16. 1235
    marcos antonio lange:

    NOS BONS MOMENTOS COMO TORCEDOR DO MENGAO, ESSE EXCELENTE PROFISSIONAL,SER HUMANO EXEMPLAR E CLARO RUBRO-NEGRO,SEMPRE ESTEVE PRESENTE,HUMILDE E ACESSIVEL AOS TORCEDORES (BEM DIFERENTE DOS DE HOJE). DEUS QUIZ ASSIM E QUEM SOMOS NOS PARA CONTESTAR, FICA A LEMBRANÇA E ETERNA SAUDADES. “ZE GRADAO” VOCE QUE SEMPRE TEVE DEUS NO CORAÇAO AGORA ESTA AO SEU LADO. DESCANSE EM PAZ MEU IDOLO!

  17. 1234
    antonio rozendo da silva:

    que deus te coloque em um bom lugar

  18. 1233
    JOSÉ DE ALENCAR:

    VALEU ZÉ CARLOS !!!

    SR. VICE DE FUTEBOL DO FLA, A NAÇÃO RUBRO-NEGRA TÊM VOZ E VEZ SIM, E DEVE SER RESPEITADA!
    ANDRADE DEVE SER EFETIVADO !!! NÃO VENHA COM INVENÇÕES FALANDO EM TÉCNICOS LIGADOS AO MENGÃO COMO ZINHO E MOZER. ELES AINDA NÃO PROVARAM NADA E O ANDRADE JÁ PROVOU !!!
    ANDRADE É A BOLA DA VEZ !!! FUI…

  19. 1232
    Marcos Antonio Ribeiro:

    Que Jesus venha dá força a familia do nosso glorioso goleiro Zé Carlos que deu ao meu Mengão o título de CAMPEÃO BRASILEIRO de 1987, porque nehum time era maior do que o FLAMENGO naquele ano que ganhou dos 16 MAIORES TIMES do Brasil.Porque o MENGÃO é o maior do Brasil e a torcida maior do que do meu M

  20. 1231
    Claudio jorge:

    Obrigado,ze carlos eu tive o previlegio de te assistir atuando quando profissional e no time de veterano do flamengo também meus pessames a familia .

Páginas: [63] 62 61 60 59 58 57 56 55 54 531 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade