Nome: Seleção brasileira. Idade: 95 anos

ter, 21/07/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Em 1914, o futebol já atraía o interesse dos brasileiros. Muitos dos clubes mais populares do país já haviam sido criados, como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Atlético-MG. Mas até aquele ano, ainda não havia sido formada uma equipe que reunisse alguns dos melhores jogadores brasileiros para defender o nome de país. O nascimento da ”seleção brasileira” ocorreu há exatos 95 anos, em 21de julho de 1914.

Naquele mês, o Exeter City, clube da Terceira Divisão Inglesa, formado por jogadores profissionais – quando o futebol brasileiro ainda era amador -, chegou ao Rio de Janeiro após uma excursão pela Argentina. Em um outro patamar, os europeus derrotaram um combinado formado por ingleses que viviam no Rio (3 a 0) e a seleção carioca (5 a 3).

Segundo Ivan Soter, no livro “Enciclopédia da seleção”, os responsáveis pela vinda do Exeter City decidiram então organizar um jogo em que os visitantes fossem realmente testados. A recém-fundada Federação Brasileira de Sports convocou alguns dos melhores futebolistas que atuavam no Rio e em São Paulo. Casos dos paulistas Friedenreich, Rubens Salles, Formiga e Lagreca.

A escalação da primeira seleção brasileira: Marcos de Mendonça (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (AA São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Rolando (Botafogo); Abelardo (Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Friedenreich (Ypiranga), Osman (América) e Formiga (Ypiranga).

E o capítulo inicial da história da seleção brasileira teve final feliz. No estádio das Laranjeiras, diante de aproximadamente 5 mil pessoas, a equipe de uniforme todo branco (com uma listra azul em cada manga) venceu o adversário europeu por 2 a 0. Oswaldo Gomes (Fluminense) marcou o primeiro gol da história do selecionado brasileiro aos 15 minutos de jogo. E Osman (América) fez o segundo aos 30.

Apesar de teoricamente amistosa, a partida foi marcada por alguns lances ríspidos. Friedenreich teve que ser atendido em campo após sofrer entrada violenta que teria lhe custado dois dentes. Quando o placar já era desfavorável, alguns jogadores do Exeter City chegaram a deixar o gramado, supostamente irritados com manifestações mais acaloradas dos torcedores nacionais. Mas acabaram retornando.

Jornais da época consideraram o paulista Rubens Salles como o destaque da partida. “E a quem devemos a nossa vitória senão aos quatro valorosos paulistanos que São Paulo nos mandou? Rubens Salles, considerado com justiça o melhor footballer brasileiro, foi a alma do time”, publicou a “Gazeta de Notícias” na edição de 22 de julho de 1914, que arrematou, profeticamente.

“O dia de ontem marcará, certamente, uma etapa na história do football do Brasil”.

E você pode ganhar livros sobre a seleção brasileira. Clique aqui e participe da promoção sobre os 15 anos do tetra.

compartilhar

27 Comentários para “Nome: Seleção brasileira. Idade: 95 anos”

Páginas: [2] 1 »

  1. 27
    ricardo manchester:

    Vai em paz gigante ,aasim que era conhecido na tijuca,onde morava na gonzaga bastos num condominio d epedras precios,hj está no seu vai meu colega de infancia,um até breve!!!!!!

  2. 26
    Gleydson Fernando:

    A partir da primeira aparição da seleção brasileira o mundo testumunharia o nascimento de uma das maiores potências,ou a melhor do mundo,em questão ao futebol,que é o que fazemos de melhor!

  3. 25
    Hérecles Fontes:

    Frase profética a publicada no gazeta de noticias do dia segunte ao jogo hein!
    E só para lembrar aos coneteiros de plantão….
    O Flamengo não tinha apenas dois anos de formação…

    “O Flamengo foi fundado para disputas de remo em 17 de novembro de 1895, porém sua atuação no futebol iniciou-se em 1912″

  4. 24
    João Rodrigues dos Santos Filho:

    Acredito por ser um dos estádios mais antigos do futebol brasileiro, o jogo só poderia ser nas Laranjeiras-RJ. E mesmo com dois anos de fundação, o Megão forneceu dois jogadores ao escrete canarinho. De qualquer forma o Brasil será sempre o GRANDE BRASIL.

  5. 23
    Zina curintiano fanático:

    …RONALDO!

    ……E brilha muito nu curintxa!

  6. 22
    Bruno:

    A “Seleção Brasileira” estreiou vencendo.

    A Seleção da copa de 70 foi a melhor seleção de todas as copas do mundo.

  7. 21
    Francisco. de Palhoça:

    Acho que não importa por qual clube ou em que país o jogador atua. O importante é mostrar amor e raça quando estiver defendendo
    a seleção brasileira. Afinal nosso futeol se diferencia em qualquer lugar do mundo.
    Abrassos

  8. 20
    Túlio:

    devia ter um ronaldinho gaúcho e um pelé lá pra dar um couro neles né

  9. 19
    SB:

    ERA O COMEÇO DE UMA BELA HISTORIA…

  10. 18
    cadu rj:

    la mayor selecion de todos los tiempos…la selecion brasileña…sin comparacion….

  11. 17
    CADU RJ:

    A VERDADE É…Q SE COLOCARMOS SO OS JOGADORES QUE ATUAM NO BRASIL, A SELEÇAO SERIA UMA MERA “VENEZUELA”…OS Q ESTAO NA EUROPA, SAO OS MELHORES DISPARADOS…POIS DO QUE ADIANTA COLOCAR NILMAR, ANDRE SANTOS SE QUE NA HORA QUE APERTAR, QUEM VAI RESOLVER É KAKÁ, RONALDINHO GAUCHO, RONALDO…
    O BRASIL É MELHOR Q TODOS JUNTOS..

  12. 16
    Rayson Ferreira Barreto:

    Dizer o que da maior seleção do mundo, a nossa “brasileira seleção”, nunca surgirá nenhuma seleção igual à nossa com tanto amor por todo o planeta, declaro meu amor brasileiro ao futebol canarinho, parabéns Brasil, sempre estarei ao seu lado, não importa o resultado…. Curitiba/Ponta Grossa-Pr.

  13. 15
    JAILSON D. DOS SANTOS:

    A nossa Seleção é e sempre será a primeira do mundo. A prova de nossa excelência é de que os nossos jogadores são destaque em seus clubes pelo Mundo.

  14. 14
    Sandro:

    Falar o que dessa imbativel seleção até quando no está em um bom momento ganha titulos, vamos seleção em 2010 vamos ser hexa…

  15. 13
    Gustavo Moraes:

    Nao passa cearamor pq e uma imitacao barata da BAMOR
    BBMP!!!

  16. 12
    Edulusa:

    Aliás meu time a gloriosa Associaçao Portuguesa de Desportos foi base da seleçao na copa do mundo de 1954, e teve jogadores na copas de 58, 62, e 70 ou seja os tempos aureos do futebol brasileiro, nós merecemos mais respeito por parte das federações e CBF e principalmente da imprensa, porque apesar de sermos de origem portuguesa, somos brasileiros e apaixonados pela seleçao brasileira, voces nao fazem idéia de como chorei em 82 e 86, tambem gosto da seleção portuguesa mas se jogar contra o Brasil, dane-se Portugal. Primeiro Brasil depois Portugal, agora a Lusa é um time brasileiro fundada no Brasil por portugueses e brasileiros e a maioria dos torcedores da Lusa são brasileiros e amam a seleção brasileira, a Portuguesa de Desportos faz parte da história gloriosa do futebol brasileiro, e tenho certeza que vamos voltar aos dias melhores e continuar a ajudar o futebol brasileiro e a seleção brasileira, um grande abraço a todos e podem ter certeza se não ganharmos em 2010 e em 2014 não escapa.

  17. 11
    Jordan Siqueira:

    Demian Salles, me desculpe. Mas o seu comentário é que foi bairrista.
    Atenção para a manchete do jornal da época.

    ““E a quem devemos a nossa vitória senão aos quatro valorosos paulistanos que São Paulo nos mandou? ”

    Ou seja, o jornal trata a seleção como carioca. O “NOS MANDOU” é bem claro nesse sentido.

    Eu não sou carioca, nem paulista. Nasci em Minas e moro no Pará. Mas essa rivalidade forjada entre cariocas e paulistas já encheu, né….

  18. 10
    Edulusa:

    Simplesmente o maior time de futebol de todos os tempos, a camisa mais bonita de todos os tempos, os maiores jogadores de todos os tempos, os maiores títulos de todos os tempos, dizer mais o que?

    THE BEST.

    B R A S I L * * * * *.

  19. 9
    jose claudio santos da silva[kaká]. gama,brasilia-df.:

    É realmente a seleção brasileira, sempre foi e sempre será a melhor do mundo. E não uma telemarketing.

  20. 8
    Daniel Passeti:

    Acho que não importa onde os jogadores brasileiros estão jogando. No esporte se abre a possibilidade de ganhar dinheiro, e qualquer ser humano hoje em dia faria a mesma coisas, então não podemos culpa-los.
    E acho que a seleção seja em 1914, ou em 2010, vai ser sempre a favorita para todo título. O futebol é a cultura do brasileiro. E isso tem que se valorizar!
    Interessante saber que até no primeiro jogo a seleção ganhou!

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade