Cruzeiro desafia vantagem de argentinos em finais de Libertadores

sex, 03/07/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Pela 12ª vez na história da Libertadores, brasileiros e argentinos estarão frente a frente em uma decisão da principal competição de clubes do continente americano. E o Cruzeiro terá que superar o retrospecto superior dos ‘hermanos’ nas finais contra os clubes nacionais. Nos 11 encontros até hoje, os argentinos levaram a melhor em oito. Em apenas três oportunidades, os clubes brasileiros levantaram a taça da Libertadores superando os maiores rivais na finalíssima. E o Cruzeiro tem essa honra em seu currículo.

Em 1976, na primeira das quatro vezes em que chegou à final da competição, o time celeste encarou o River Plate na decisão. E mostrou força ao derrotar a equipe que contava com jogadores que seriam campeões mundiais pela Argentina dois anos depois (Fillol, Passarella, Luque, Alonso). Após golear o adversário no Mineirão por 4 a 1 (Nelinho, Palhinha (2), Valdo e Mas), a equipe brasileira perdeu no Monumental de Nuñez por 2 a 1 (Lopez, Gonzalez e Palhinha). Como o saldo de gols não valia como critério de desempate na época, a realização de um terceiro jogo foi necessária. E no estádio Nacional  (Santiago do Chile), o time brasileiro venceu por 3 a 2 – gols de Nelinho, Ronaldo, Mas, Urquiza e Joãozinho, este aos 43 do segundo tempo – e comemorou o título.

No ano seguinte, o Cruzeiro encarou novamente um argentino na decisão. Naquela oportunidade, foi o Boca Juniors. Novamente, um jogo-extra foi necessário após vitórias por 1 a 0 para cada lado em casa. E, no Centenário (Montevidéu), o Boca Juniors levou a melhor nos pênaltis (5 x 4), após empate sem gols no tempo normal.

O Boca esteve cinco vezes diante de brasileiros em decisões da Libertadores. Além de superar o Cruzeiro em 77, bateu Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). A única derrota do time mais popular da Argentina foi no primeiro confronto direto Brasil x Argentina. Em 1963, o Santos de Pelé, Coutinho, Pepe, Zito, Gilmar e companhia venceu no Maracanã (3 a 2) e conseguiu a proeza de calar La Bombonera com um triunfo por 2 a 1.

A terceira vitória verde-amarela em decisões de Libertadores contra argentinos ocorreu em 1992. O São Paulo de Telê, Raí e Muller perdeu o jogo de ida para o Newell’s Old Boys por 1 a 0, devolveu o placar no Morumbi e foi mais eficiente na disputa de pênaltis (3 a 2), ganhando o primeiro de seus três títulos da competição.

Adversário do Cruzeiro na finalíssima de 2009, o Estudiantes já enfrentou um clube brasileiro em decisão de Libertadores. E levou a melhor. Em 1968, venceu o Palmeiras na Argentina por 2 a 1 e perdeu em São Paulo por 3 a 1. No terceiro jogo, no Uruguai, triunfou por 2 a 0 e ficou com o caneco.

Confrontos entre Brasil e Argentina em finais de Libertadores

1963 – Santos x Boca Juniors
1968 – Estudiantes x Palmeiras
1974 – Independiente x São Paulo
1976 – Cruzeiro x River Plate
1977 – Boca Juniors x Cruzeiro
1984 – Independiente x Grêmio
1992 – São Paulo x Newell’s Old Boys
1994 – Veléz Sarsfield x São Paulo
2000 – Boca Juniors x Palmeiras
2003 – Boca Juniors x Santos
2007 – Boca Juniors x Grêmio

E o que você acha que vai dar na decisão da Libertadores-2009? Cruzeiro ou Estudiantes? Deixe a sua opinião na caixinha de comentários

compartilhar

532 Comentários para “Cruzeiro desafia vantagem de argentinos em finais de Libertadores”

Páginas: [27] 26 25 24 23 22 21 20 19 18 171 »

  1. 532
    alex daniel (alexcabjmv):

    ESSE TIME DO CRUZEIRO E RUIN,ALEM DE VICE LIBERTADORES GANHARA COMO CONSOLO UMA LANTERNA A PILHA E TALVEZ SEGUNDINHA DIVISAO PRA DELIRA E PRA AJEITA,COMO O PESSOAL FORÇO DIZENDO QUE ERA MELHOR TECNICAMENTE ,IMAGINA SE NAO E ISSO Q FALAM,,,,,,,

    MUITO RUIM…..

  2. 531
    Emanoel Costa (São Luis MA):

    Olar amigos do globo esporte engraçado, nossos comentários ficam sobre análise de moderação e vcs ainda liberam comentários bestas e exdruchulos a respeito de jogadores e times, pois é o cruzeiro não ganhou e infelizmente deixou uma imensa torcida triste, o futebol é mesmo assim, sou vascaíno e com muito respeito mando solidariedade aos cruzeirenses, e a imprensa deveria evitar essas trocas de cfensas entre torcedores, vamos nos respeitar, quando um time ganha outro time , isto é apenas uma partida, e não a derrota da tradição dos clubes, dos homens que fazem parte das histórias destes grandes times, mas sim apenas uma partida, pois é isso.
    O sentimento não pode parar e vamos nos respeitar, saudações respeitosas vascaínas…

  3. 530
    Emanoel de Jesus Silva Costa:

    Bem meus amigos o grande problema do cruzeiro foi a falta de categoria na hora do arremate em alguns lances e falta de sorte em outros, ou seja como se diz no linguaja do futebol, futebol e uma caixinha de surpresas, valeu cruzeiro, e saudações vascaínas para todos os amigos do futebol arte…

  4. 529
    geeh:

    o melhor time eo vasco
    tivemos romario o primeiro do brasil vasco
    teve os melhores jogadores do brasil romario,juninho pernabucano,bebeto,reberto dinamite,cocada e outros
    vamos vascao vamo subir mostra pra eles quem manda aqui
    o sentimento nao pode parar…

  5. 528
    dercids-:

    o povino qe se acha peqeno esses torcedores do cruzeiro acha qe td e contra ele
    e uma mania de se sentir peqeno
    vam qerer qe imprensa paulista e carioca falem de times mineiros
    eles estao certos
    se vc liga sua tv em um prograde sport de mg vc so ve fala de atletico e cruzeiro tbm

  6. 527
    alex daniel (alexcabjmv):

    TETRA CAMPEONE,MERECIDO MESMO…..

  7. 526
    PAULO NOVAIS BH:

    O QUE NÓS VEMOS NA TV HOJE (MANHÃ ,TARDE ,NOITE) ?

    RONALDO RONALDO RONALDO E RONALDO.

    CRUZEIRO SAI ATROPELANDO TODOS OS TIME QUE VINHA PELA FRENTE ” SÃO PAULO E GRÊMIO ” QUATRO JOGAÇO QUE O BRASIL E OUTRO PAISES VIZINHOS EM MUNDO PAROU PARA ASSISTIR QUANTOS TORCEDORES QUE MORAM FORA DO BRASIL QUERIA VER ESSE JOGOS HEMMMM,

    MAS AQUI NO BRASIL SÓ FALA NO RONALDO ,CADA O PRESTIGIO COM TIME DO SUL A OESTE NAÕ TEM COMO ,BARUERI E AVAI ESTAO BRIGANDO PARA FICAR ENTRE OS G 10 DO BRASILEIRA .

    POXA VAMOS ANALIZAR ISTO REDE TRASMISÃO BRASILEIRAS E JORNAIS..

    CAMPEÃO DA LIBERTADORES…..
    E DUUUH BRASILEIRÃO…!!!!!

  8. 525
    Mafia Azul:

    VAMOS, VAMOS CRUZEIRO!!!
    VAMOS, VAMOS PRA GANHAR!!!!
    VOU AONDE VC FOR!!!
    SÓ PRA VER VC JOGAR!!!!

  9. 524
    Juneo:

    É INACREDITAVEL SABER QUE A IMPRENSA PAULISTA E CARIOCA NÃO VÃO TRANSMITIR O JOGO MAIS IMPORTANTE DO ANO A FINAL DA LIBERTADORES QUE VERGONHA
    INDIGUINADO…..

  10. 523
    lindfeld:

    cruzero vai levar é surra nessa final de libertadores

  11. 522
    giuliano:

    concordo com o nosso amigo tiago, eh inacreditavel como naum eh falado do cruzeiro pela midia tao intensamente como foi falado do corinthians, o torneio de clube mais importante das americas, naum somente o cruzeiro, mas outros times quem naum sejam paulistas ou cariocas, naum tem nenhum preconceito com os times ,mas pela midia, que falam o que querem, cruzeiro tem tradicao nesse torneio, mas sabemos que as maioria dos times argetino dao muito trabalho, se o cruzeiro jogar como fez o o gremio que tem caracteristicas de um time argentino no jogo de hoje, a maiores chances de ser mais um time brasileiro ser campeao, e assim ser mais conhecido pelo seu trabalho,

  12. 521
    vinicius:

    e campeão ninguem sigura

  13. 520
    rodrigo':

    EU SO QUERIA SABER PORQUE QUE HOJE EU VOU TER QUE ATURAR CORINTHIANS X FLUMINENSE PELA TELEVISAO….
    O QUE VALE CORINTHIANS X FLUMINENSE HOJE?
    DE CORAÇAO: VOU TORCER PRO CRUZEIRO DAR UM CHOCOLATE NO ESTUDIANTES, PORQUE SO ASSIM ALEM DE VIR MAIS UM TITULO PRO BRASIL, …., QUE NO FUNDO NAO ESTA ACREDITANDO QUE O CRUZEIRO POSSA CHEGAR LA

    POR ISSO ME ENVERGONHO DE MORAR NO EIXO RIO-SAO PAULO

  14. 519
    Millão:

    Acho q finalmente cruzeiro vai calar a boca de todos os brazileiros q sempre pucham saco desses timinhos de são paulo e rio de janeiro , o time do cruzeiro e um dos melhores do brasil e é ums dos times q tem historias e titulos importante e nao e valorizado e essa final com certeza vai dar Zeerooo
    seus bosta … BARCELONA Q SE PREPARE Q O CRUZEIRO VEM AE!!!!KIKKKKK

  15. 518
    Kléber/gladiador:

    Cruuzeeeeeeeeeeeeerooo

  16. 517
    josemar:

    ESPERO QUE O CRUZEIRO NÃO SEJA LEZADO IGUAL 76, E AINDA FOMOS CAMPEÃO….

    2 X 0 HOJE SEM DUVIDA

    DALE….CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO………….

  17. 516
    anonymus:

    Cruzeiro Campeão, doa a quem doer, pateticanos fiquem calmos, um dia muito muito muito longícuo chegará sua vez, assim como a maioria dos pateticanos não viram a conquista do brasileiro em 1971, muitos de vocês não o verão campeão da Libertadores….aguenta, espera um dia quem sabe….!
    Este ano somos nós, os únicos de MINAS que não envergonha o estado.

  18. 515
    Lucas:

    É dura a nossa realidade torcida brasileira… a Argentina nos supera… em… boa parte dos grandes torneios:

    Na Copa do Mundo:

    BRASIL 5 X 2 ARGENTINA

    VANTAGEM: BRASIL

    Na Copa das Confederações:

    BRASIL 3 X 1 ARGENTINA

    VANTAGEM: BRASIL

    Na Copa América:

    ARGENTINA 14 X 8 BRASIL

    VANTAGEM: ARGENTINA

    Nas Olimpíadas:

    ARGENTINA 2 X 0 BRASIL

    VANTAGEM: ARGENTINA

    No Mundial Interclubes:

    BRASIL 10 X 9 ARGENTINA

    VANTAGEM: BRASIL

    Na Libertadores:

    ARGENTINA 21 X 13 BRASIL

    VANTAGEM: ARGENTINA

    Na Copa Sul-Americana:

    ARGENTINA 4 X 1 BRASIL

    VANTAGEM: ARGENTINA

    Que raiva ver aqueles cabeludos nos superarem na maioria dos torneios e competições internacionais!!!!!!!!!!! mas em breve ganharemos mais Libertadores, mais Copas América, mais Copa Sul-Americana, e mais Olimpíadas… Ae eu quero ver a cara daqueles “hermanos”

  19. 514
    lucas lacerda:

    Final de libertadores e a vai passar Fluminense e Corinthias ,
    desvalorizando os times de MG assim como
    os time do SUL , NORDESTE.

  20. 513
    BISMARCK:

    É o CRUZEIRO nadou nadou mas felizmente vai morrer na praia………..hehehehehhehehehe
    E mais um títuo de libertadores para os ARGENTINOS……….
    VAMO Q VAMO ESTUDIANTES………..
    A TORCIDA DO GALO TA COM VCS……….

Páginas: [27] 26 25 24 23 22 21 20 19 18 171 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade