Virada para cima do EUA relembra grandes momentos da seleção

dom, 28/06/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

A vitória sobre os Estados Unidos neste domingo entra para a centenária história da seleção brasileira. Além de garantir para o país o terceiro título da Copa das Confederações - recorde na competição -, a virada em Joanesburgo entra para o rol das grandes reações da equipe em 105 anos de disputas.

Ganhar títulos após sofrer o primeiro gol não é algo inédito para a equipe. Se perdeu o título da Copa de 50 no recém-inaugurado Maracanã depois de sair na frente (Uruguai 2 a 1), o Brasil conquistou seus dois primeiros títulos mundiais em decisões em que levou o baque de ficar em desvantagem logo no início da partidas.

Em 1958, na decisão contra a Suécia em Estocolmo, o Brasil, de azul, se viu atrás no placar com apenas três minutos de jogo. Depois do gol de Liedholm, Didi, um dos mais experientes do grupo, pegou a bola quase dentro da rede, colocou-a embaixo do braço e veio andando calmamente até o meio-campo, procurando passar tranquilidade aos companheiros. Logo no reinício do jogo, recebeu a bola e fez um lançamento longo para Garrincha na direita. O ponta arrancou e assustou o goleiro sueco Svensson, chutando na rede pela lado de fora. Seis minutos depois, Vavá empatou, e o Brasil provou sua superioridade, vencendo o jogo por 5 a 2. Até hoje o maior placar de uma decisão de Copa do Mundo (relembre imagens do título de 58 no vídeo acima).

Quatro anos depois, a mesma base chegou à final no Chile. E novamente, teve que superar marcadores adversos em partidas decisivas. No último jogo da primeira fase da Copa de 62, a equipe perdia para a Espanha por 1 a 0 até os 26 minutos da etapa final. Uma derrota poderia causar a precoce eliminação dos campeões do mundo. Mas dois gols de Amarildo, após duas belas jogadas de Garrincha pela direita, garantiram o triunfo por 2 a 1. Roteiro semelhante ocorreu na finalíssima. Aos 15 minutos de jogo, Masopust fez 1 a 0 para a Tchecoslováquia. Como na decisão de 58, o Brasil mostrou poder de reação imediato. Foram necessários apenas dois minutos para Amarildo empatar. No segundo tempo, Zito e Vavá marcaram, garantindo o bicampeonato.

Na Copa de 70, a melhor seleção de todos os tempos, na opinião de muitos analistas esportivos, também teve os nervos colocados à prova ao ter que virar placares por duas vezes. Na estreia, contra a Tchecoslováquia (4 a 1), e na semifinal, diante do Uruguai (3 a 1). A história foi semelhante. O Brasil saiu atrás, conseguiu empatar antes do intervalo e assegurou o triunfo na etapa final (reveja imagens do tri no vídeo acima).

Em 82, a seleção também ganhou o jogo de estreia de virada (2 a 1 sobre a União Soviética). Mas o final não foi feliz. O time de Zico, Sócrates, Falcão e cia conseguiu empatar duas vezes o duelo contra a Itália, mas saiu de campo derrotado por 3 a 2, sendo eliminado nas quartas de final.

A campanha da conquista do penta, em 2002, também contou com um virada. E no jogo mais difícil de todos, na opinião de muitos: o 2 a 1 sobre a Inglaterra, nas quartas de final. Após falha de Lúcio, Michael Owen fez 1 a 0 aos 22 minutos do primeiro tempo. Rivaldo empatou aos 45. E Ronaldinho Gaúcho, em cobrança de falta, decidiu o resultado aos cinco minutos da etapa final.

O mesmo Lúcio que foi um dos heróis da virada brasileira sobre os Estados Unidos em Joanesburgo, marcando o terceiro gol da histórica vitória por 3 a 2.

E o que você achou da reação brasileira para cima dos EUA? Lembra de outra virada da seleção brasileira marcante? Deixe o seu comentário no espaço abaixo.

compartilhar

336 Comentários para “Virada para cima do EUA relembra grandes momentos da seleção”

Páginas: [17] 16 15 14 13 12 11 10 9 8 71 »

  1. 336
    Samuel:

    Me lembro daquele jogo entre flamengo e sport esse ano no brasileirão quando o sport tava perdendo de 2 a 0 e em 2 minutos virou o jogo para 4 a 2.

  2. 335
    josé roberto poersch munchen:

    Brasil é uma porcaria vai toma ….!

  3. 334
    Rodolfo:

    estão se equivocando aí…na Copa América contra a Argentina o Brasil não virou o jogo não o Brasil EMPATOU aos 48 do segundo tempo para depois conseguir ganhar nos penaltis

  4. 333
    Evaldo:

    A seleção brasileira não deu sorte no 1º tempo contra os EUA, mas jogou muito bem o 2º tempo, se jogar com essa raça que está mostrando ultimamente, não tem adversário que nos segure.
    Me lembro de uma virada de 3×2 na África do Sul, num amistoso, em que o Zagallo fez aquele aviãozinho.
    O Brasil tá com uma seleção mto boa.

  5. 332
    Andre:

    Vou ter que concordar.. que a virada contra a Argentina na copa America foi demais,
    48 mins..quem diria? Adriano vai e mete a bomba no fundo da rede dos tal de hermanos.
    Agora contra a Inglaterra tambem foi muito emocionante. Ja contra os EUA agora,
    eles simplesmente com muita vontade de ganhar o primeiro titulo do time deles,
    mas o peso da Selecao Brasileira e a Tradicao nossa nao tem igual, da ate arrepio.
    Os EUA ganharam bastante respeito agora no mundo, mas agora tambem vao lembrar
    que tem que respeitar a Selecao Canarinho, Nossa Selecao Brasileira!

  6. 331
    Pablo:

    Esse povo fala e fala ….mais esquece de comentar como o “fabuloso”(Luiz Fabiano)..é heroi…….
    tão falando q ronaldo tem q ser titular…e coisa parecida…
    Mais o kara..nem consegue fazer 2 jogos seguidos pelo o corintians…aquele timinho de segunda divisão….
    vcs tem é q aprender sobre futebol…aí naum é nada contra o ronaldo…mais tipo
    o”fabuloso” ta em um momento bm melhor do q o do “fenômeno”……
    falo…

  7. 330
    ruan:

    os valores humanos sempre fazem a maior diferença….

  8. 329
    ARTHUR:

    em 2010 é nóis co caneco em cima alemanha

  9. 328
    Carlos Eduardo:

    Primeiramente parabéns a seleçao Brasileira pelo bom desempenho na copa das confederações mais não podemos esquecer que a copa do mundo é outra historia que teremos varios outros obstáculos alem de EUA e Itália e muito mais difícil e que se o Ronaldinho Gaúcho fizer uma boa temporada tem que convocar e tem que ser titular pois ele é um grande jogador e tenho certeza que vai fazer falta a seleçao na copa do mundo.

  10. 327
    guilherme:

    Cara so sei que eu tenho orgulho de ser um brasileiro, nao so pelo futibol mas por ter pessoas como o kaka e o lucio que sao do meu pais amo futibol e vou amar ate os ultimos dias da minha vida.. parabens pelo orgulho que vcs estao dando para nos…

  11. 326
    Sandro:

    É to vendo que quem monitora esses comentarios realmente tbm é enti dunga po rincadeira o cara só deixou os recados que massacram o dunga o meu recado exaltando a seleção e o dunga foi tirado do ar pq??? Podem me responder…Brincadeira em…

  12. 325
    philippe:

    pow manO brasil ´[e brasil e nao tem pra ninquem !!! q venha a world cup 2010 !!

  13. 324
    Américo Luz:

    Faltou uma virada na lista. No primeiro jogo em 2002 o Brasil virou um jogo em que perdia para a Turquia por 1×0 no intervalo. Ronaldo e Rivaldo (este num pênalti questinável) marcaram os gols da virada no segundo tempo.

    Comentário:

    Acho que a maior contribuição do Dunga é manter no grupo os jogadores que demonstram um comprometimento absoluto com a seleção. Acho que isso se deve à sua experiência de 3 Copas, em especial o fracasso de 1990 e o título de 1994. Em 90, os jogadores só queriam saber dos seus patrocínios e era cada um por si. Em 94, mutios jogadores remanescentes de 90 foram para a Copa querendo reverter esta imagem e todos puderam ver o Romário indo à TV e dizendo que se o Brasil não fosse campeão que pusessem na conta dele. O espírito era de total foco e comprometimento com a vitória.

  14. 323
    Guido:

    Lembro de uma na Copa América, se não me engano, contra o México…

    Luís Hernández fez um gol aos 13 e outro aos 31 do 1º tempo.

    No 2º tempo o Brasil diminuiu com Aldair, depois Romário fez com ajuda do zagueiro e no fim Leonardo roubou uma bola (mexicanos alegaram que ela teria saído), cortou 2 e meteu um golaço.

  15. 322
    Rafaela Sousa:

    Para mim a virada mais espetacular, foi na copa améica de 2004 contra a Argentina.
    estavamos perdendo de 2×1 e aos 48 do segundo tempo o imperador Adriano ematou o jogo levando para a prorrogação. como ninguêm fez gol, decidimos nos penaltis. assim fomos campeões… pode não ter sido uma virada no tempo normal porém mudamos um jogo que aparentemente estava perdido para o Brasil com direito a Tevez e Dalesandro fazendo embaixadinhas e achando que estava tudo ganho Foi muito bom para eles aprenderem que não se pode brincar com o futebol pentacampeão.

    beijos a todos!!

  16. 321
    bruno:

    esse dunga eh muito largo , comandar uma seleçao com varias opçoes eh muito facil , quero ver ele comandar um time brasileiro e ser campeao , duvido que ele consiga. com esse time ae ate eu sou campeao, agora se os americanos nao tivessem tomado aquele gol no começo nao perdiam de jeito nenhum

  17. 320
    guilherme:

    SELEÇÃO BRASILEIRA VCS ESTÃO DE PARABENS

    XAU XAU BRASIL BOA COPA DO MUNDOO

  18. 319
    Laerte:

    acho que hoje temos a seleção como a melhor de todos os tempos….

    tirando esses jogadores que foram para a copa das confederaçoes…ainda dava pra montas mais umas duas seleções

    que poderia ser a melhor de todos os tempos…

    os EUA querem muito respeito…acham que foram para a final como uma grande equipe…

    se classificaram com duas derrotas….uma verdadeira zebra contra espanha…

    tiveram o goleiro como o melhor da copa…levando 10 gols…o Júlio levou 5…qual é o critério???

    somos os melhores sempre!!!

    dalhe Bresilll!!!

  19. 318
    Lorena:

    Querido Torcedor Amarelo ou Torcedor X, gostei muito do seu comentário, falou a verdade, sobre os erros que ainda temos que melhorar. Muito diferente de outros que vieram aqui falar mal do Dunga, Luis Fabiano, Kaká, Robinho (até concordo, ele está jogando mal mesmo) e até do Júlio César, que nas eliminatórias pegou pra caramba. O que a gente vê aqui é o de sempre, nem Jesus agradou todo mundo, por que o Dunga ia agradar? Felizmente a grande maioria veio aqui para enaltecer a vitória da Seleção. Alguns falaram que não era mais que obrigação, que ficamos felizes por uma vitória contra um time fraco, etc, etc e etc. Mas para eles eu respondo o seguinte: “Fiquei e ainda estou muito orgulhosa da nossa Seleção de futebol, pois há muito tempo eu não via uma seleção tão comprometida com o time. Todo mundo se ajudando, ninguém reclamando por ficar na reserva, todos se abraçando nos gols, quanto a isso neste último jogo nos gols do Luis Fabiano, ninguém o abraçou, foram todos correndo para o meio do campo, eis o que eu enxerguei no jogo de ontem, um primeiro tempo horrendo, desastroso, mas mesmo assim criando chances de gol, e um segundo tempo estupendo, maravilhoso, digno de Seleção Brasileira, com raça, garra, união, procurando o gol, não desistindo um minuto sequer, diferentemente da Seleção de 2006 que levou um gol da França e ficou apática dentro de campo, não reagia, não lutava, apática, Ronaldo levando chapéu de Zidane, com um treinador fora de campo que sequer abriu a boca (podem até dizer que não se compara França com EUA, mas a situação era igual, estávamos perdendo). A questão não é só o perder, é o perder sem lutar, se entregar para derrota, como aconteceu em 2006. Enfim ontem meu orgulho da SELEÇÃO voltou, e muito forte, mas claro sem fechar os olhos achando que está tudo perfeito, como eu disse antes temos muito que melhorar. Outra coisa, tenhamos MAIS orgulho de ser BRASILEIROS, vergonha temos que sentir dos corruptos, dos ladrões, da banda podre que tem no nosso país, mas eu tenho certeza que no nosso país a maioria é gente de bem. Porque eu tenho ORGULHO de SER BRASILEIRA 365 dias por ano, 24 horas por dia.

  20. 317
    junior fernandes saturnino:

    a seleção foi demais por isso eu tenho um imenso orgulho de ser brasileiro
    estão todos de parabens cada jogador que vai pra seleção é por que é competente
    e dunga não é diferente sempre que ele jogava era assim guereiro vibrador
    competente por isso eu apoio sempre apesar de eu ontem desacreditar um pouco
    mas brasil é brasil e todos tem que respeitar agente

Páginas: [17] 16 15 14 13 12 11 10 9 8 71 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade