Cruzeiro x Grêmio: histórias do clássico azul

ter, 23/06/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Amigo

Qual será o representante do Brasil na final da Libertadores deste ano? A resposta começará a ser dada a noite desta quarta-feira. Mas algo é certo: o finalista tem azul na camisa. Cruzeiro e Grêmio enfrentam-se nesta quarta, no Mineirão, em um duelo de dois dos times mais vitoriosos do país. Dois times ‘copeiros’. Além do azul, os dois gigantes do futebol brasileiro guardam outras semelhanças: são recordistas de títulos da Copa do Brasil (quatro para cada lado) e têm dois títulos de Libertadores. Se o Grêmio ganhou duas vezes o Campeonato Brasileiro (1981 e 96) contra uma do adversário na semifinal da Libertadores-2009, o cruzeirense pode lembrar a conquista da Taça Brasil de 1966, em cima do Santos de Pelé e cia. O Grêmio tem o privilégio de ter vencido o Mundial Interclubes em 1983. Em contrapartida, o Cruzeiro derrotou o Tricolor gaúcho nas três vezes em que se enfrentaram em mata-matas de competições importantes. Vitórias que foram importantes para o time celeste levantar taças.

A primeira foi exatamente em 66, quando o Cruzeiro de Tostão superou o Tricolor gaúcho em uma fase equivalente a quartas de final da Taça Brasil (0 a 0 no Sul e 2 a 1 em Minas).

O segundo encontro foi em 1993, na decisão da Copa do Brasil. No jogo de ida, em 30 de maio, empate sem gols no Olímpico. Na finalíssima, disputada no Mineirão, o Cruzeiro fez valer a vantagem de jogar em casa e triunfou por 2 a 1. Roberto Gaúcho abriu o placar para o time mineiro aos 12 minutos de jogo. Pingo empatou para o Grêmio aos 25. E Cleison, com apenas vinte segundos na etapa final, desempatou, garantindo a primeira conquista do Cruzeiro no torneio (confira no vídeo acima).

Quatro anos depois, Cruzeiro e Grêmio ficaram novamente frente a frente em um confronto eliminatório. Em 1997, a competição era, como agora, a Taça Libertadores. Ao contrário de 1993, a Raposa fez o primeiro jogo em casa. E aproveitou a ausência de cinco titulares no adversário e venceu o então campeão brasileiro (96) e da Copa do Brasil por 2 a 0 (no vídeo acima). O segundo gol foi marcado por um jovem atacante, chamado Alex. Que hoje joga pelo Grêmio, usando o sobrenome “Mineiro”. Na partida de volta, o Tricolor conseguiu marcar dois gols, mas sofreu um, e acabou fora da disputa. Que seria vencida pelo Cruzeiro, superando o Sporting Cristal (Peru) na decisão.

Futpédia: veja os números dos jogos entre Cruzeiro e Grêmio em Brasileiros e Copas do Brasil

E quem era o treinador daquele do Cruzeiro campeão da Libertadores de 1997? Uma dica: ele vai participar do duelo brasileiro pelas semifinais da Libertadores de 2009. Sim. Paulo Autuori era o comandante daquele time. E agora tem a missão de eliminar o seu ex-clube.

No outro banco de reservas, também está um treinador com história vitoriosa com a camisa do rival de quarta-feira. Em 1995, foi o Grêmio que conquistou pela segunda vez a Libertadores. E o capitão da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari era o então zagueiro Adilson Batista. Como a camisa tricolor, o atual treinador cruzeirense levantou a taça da Libertadores (confira no vídeo abaixo).

Quem será que vai comemorar deste vez? Autuori ou Adilson? Gremistas ou cruzeirenses? O Cruzeiro saiu na frente (gols no vídeo a seguir), mas o segundo jogo será no Olímpico. Qual a sua opinião? Deixe o seu comentário no espaço abaixo.

compartilhar

1.219 Comentários para “Cruzeiro x Grêmio: histórias do clássico azul”

Páginas: [61] 60 59 58 57 56 55 54 53 52 511 »

  1. 1219
    guilherme lucas tonaco carvalho:

    O GREMIO E RUIM MAIS O CUZERO EU MUITO PIOR AINDA, O CUZERO E EXTERMINADOR E DE INSETOS

  2. 1218
    Gremista:

    UÉ!!! CADÊ O CRUZEIRO EXTERMINADOR?
    SE FOSSE EXTERMINADOR ERA PRA TER EXTERMINADO O ESTUDIANTES TAMBÉM!
    BEM FEITO PRA ESTES CRUZEIRENSEZINHOS QUE ACHAM Q O TIMECO DELES VALE ALGUMA COISA!

    O GRÊMIO PODE NÃO SER BOM TIME, MAIS O CRUZEIRO É PIOR AINDA!!!
    HEHEHE

  3. 1217
    JANN:

    CRUZEIRO EXTERMINADOR DE IMORTAIS.
    O GREMISTA EM GERAL ACHA QUE FUTEBOL SE GANHA SÓ COM RAÇA, BEM NA VERDADE O GREMIO É O TIME DE MAIOR
    RAÇA DO BRASIL, SEM DUVIDA; MAS NÃO ESQUEÇAMOS UM TIME TEM QUE TER RAÇA, MAS SÓ COM ELA NÃO SE GANHA
    JOGO É PRECISO TER FUTEBOL TAMBEM.
    E NESTE PONTO O CRUZEIRO EXTERMINADOR DE IMORTAIS TEM MUITO MAIS FUTEBOL.
    GAUCHO TEM POR PRASTE ACHAR QUE TUDO DELES É MELHOR, O QUE TEM DE BOM AQUI SÃO MULHERES BONITAS , CHURRASCO E SÓ.
    TEM QUE ENTENDER QUE O LINDO ESTADO DO RIO GDE DO SUL É UMA EXTENSÃO DO BRASIL E NÃO UM PAIS. E ESTADO POR ESTADO MINAS ABRIGA UNS TRES PAMPAS. MENOS…. MENOS BAIXEM A BOLA DE VCS. EXISTEM COISAS FORA DO SUL
    BEM MELHORES, QUE VCS PRECISAM CONHECER, MENOS…MENOS TIVERAM DUAS FINAIS ESTA SEMANA, E PERDERAM AS DUAS, MENOS…MENOS BAIXEM A BOLA.
    HUMILDADE FAZ BEM. CRUZEIRO O MELHOR DO BRASIL EXTERMINADOR DE IMORTAIS.
    SÓ PRA LEMBRAR, ESTA SEMANA NÃO HAVERA CHURRASCO NO SUL. A VACA FOI PRO BREJO.
    CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO …………

  4. 1216
    Cassio:

    Gremio FALO FALO FALO E NO FINAL DEU UQ??

    CRUZEIROOOOOOOOOO

    RUMO AO TRIIIII… ^^

  5. 1215
    Alysson julho:

    O EU SO NOVO NESSE SITE MAS SÓ SEI Q NUM SEI VE A HORA DA PARTIDA q hora é o jogo de hojeeeeeeeeeeeeeee

  6. 1214
    Julia:

    Uma informação, por favor..

    Qual titulo o Gremio não tem???

  7. 1213
    Ederson Frances:

    LA BESTA NEGRA (CRUZEIRO) COMO É CONHECIDO PELOS PORTENHOS IRÁ FATURAR ESTA CLASSIFICAÇÃO, ESTOU IMPRESSIONADO COMO OS GREMISTAS SÃO SONHADORES, VOCÊS NÃO CONSEGUIRAM FAZER GOL NO CARACAS VÃO FAZER DOIS NO MEU CRUZEIRAO? AONDE? ACORDEM…VOCÊS SÃO PIADA……KKKKKKK…. E OLHA QUE O RAMIRES ESTÁ AÍ….SE FIZERMOS UM GOLZINHO JÁ ERA… MAS É ISTO AÍ FUTEBOL..SE FOSSE AO CONTRARIO ACHO Q TAMBÉM ESTARÍAMOS PENSANDO COMO VOCÊS..PAIXAO É ISTO MESMO..MAS NA LOGICA DA CRZEIROOOOO…VAMO..CRUZEIRAOOOO

  8. 1212
    Rodrigo Guimarães:

    O Grêmio tem uma defesa ruim. Ontem vimos o que dá um time jogar com a obrigação de conseguir um resultado. O Internacional tomou 2 gols, muito rápido… A Defesa fica descuidada. É bom o Grêmio jogar muito, muito mesmo, pois o ataque do cruzeiro é rápido. O Grêmio pegou times fracos, Boyacá Chicó? Que que isso? rs… Não adianta. Vão ter que jogar no abafa, mas a defesa ficará aberta. Time que joga aberto contra o Cruzeiro, toma gol e toma muito gol (Cruzeiro 5 x 0 Atlético)… O Grêmio vai fazer chuveirinho na área, mas a zaga do Cruzeiro é sólida e boa no jogo aéreo. E pelo que vi, o Grêmio nem tem jogadores altos em seu ataque. É fato, vai ser um jogão, é uma semifinal de libertadores, mas acredito de verdade que o cruzeiro vai ganhar do grêmio, pois o grêmio tem que ir pra cima e vai ficar aberto, e Ramires é muito veloz, assim como T.Ribeiro e Kléber. Se o Grêmio ganhar, vai ser uma baita zebra… a Zebra do ano eu diria. O Grêmio já foi bom, mas este ano tem um time enganador, um técnico enganador (Paulo Autuori é um enganador, que só deu sorte), não vão aguentar o Cruzeiro.

  9. 1211
    Lucas:

    Cruzeiro e Grêmio possuem um currículo de conquistas muito parecidos: ambos possuem duas Libertadores cada, cada um também possui dois Campeonatos Brasileiros, o Cruzeiro (1966 e 2003) e Grêmio (1981 e 1996), como também cada um possui quatro Copas do Brasil, o Cruzeiro em 1993, 1996, 2000 e 2003 e o Grêmio em 1989, 1994, 1997 e 2001; o confronto deve ser muito disputado e muito equilibrado entre os dois Bicampeões da Libertadores.

  10. 1210
    Lucas:

    Vamo Grêmioooooooo!!!!!!!!!!!!!!! Sou + vc Tricolor!!!!!!!!!!! Rumo ao Tri da Libertadores e Bi-Mundial!!!!!!!!!!!!

  11. 1209
    Gabriela:

    Bom primeiramentee eu acredito na capacidade do meu clube O GRÊMIO ♥
    e para os IDIOTAS que falam mal dos Gaúcho eu so uma e para qm não acredita
    na vitória é nessa quinta vamoos ver na final na AZENHA qm manda!!
    eu vou tháa lá apoiando meu timee!!

    ]VAMO VAMO TRICOLOOOR!

  12. 1208
    Gabriela:

    Com GARRA e FORÇA o meu e nosso TRICOLOOR vai consiguii mata aqueleees B… do cruzeroo
    VAMOO LÁ TRICOLOOOR!!
    ainda maiis no OLÍMPICOO já era cruzeroo
    huiahsiahuisua

  13. 1207
    Rafael Camilo Ferreira:

    Adeus Gremistas,esse time de vcs é ridículo, o cruzeiro vai brincar no olímpico e jogar nos contraataques fulminantes de ramires e kleber,é melhor vcs começarem a pensar no brasileiro e na vaga para a libertadores do ano q vem pq o campeão cruzeiro já tem vaga no ano que vem!

  14. 1206
    LUIZ:

    COITADINHO DO GREMIO NÃO JOGOU COM NINGUEM NA LIBERTADORES NA HORA Q PEGOU O CRUZEIRÃO TOMOU UMA SONORA TRAULITADA UM TIME Q NÃO CONSEGUE FAZER UM GOLZINHO SE QUER NUM CARACAS SONHA EM FAZER DOIS NO CRUZEIRO O GAUCHO PARA DE SONHAR SE NÃO VCS VÃO CAIR DA CAMA. E AINDA TÃO FALANDO Q VÃO LOTAR O CALDEIRÃO DO OLIMPICO ISTO PRA MIM TA MAIS E PRA FRIGIDEIRA UM ESTADIOZINHO Q CABE 40 MIL? CAQLDEIRÃO E O MINEIRÃO Q FEZ A TURMA GAUCHA TREMER.

  15. 1205
    André Ferreira:

    Pois, é. Duvidem do GRÊMIO. Lembram o dia 26/11/05. Recife, tarde de sábado, com sete homens em campo, penalti contra…
    Pois, é. Gauchão de 2007. Primeiro jogo em Caxias do sul, 3X0 contra. Sabem quanto foi o 2º?. Pois é, não adianta, quinta vai dar tricolor, de novo, 3X0.

  16. 1204
    Diego:

    cruzeiro vai vencer quinta de novo…
    Cruzeiro 2×0 no Gemio depois de amanha.
    Dalhe zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero

  17. 1203
    reinaldo:

    ae so um recadinho pro guizado ae , vc fala de mais , parece uma lavadeira e roupas , o vagner e ruin nen , ruin e esse barbie q vcs tem ai no gremio , vcs estao pensando igual fluminense estava pensando ano passado nen , seu greminho nao vai ganhar p… nenhuma esse ano ,,,,,,,,,,,,,vamos zerooooo ,

  18. 1202
    lucas schmidt de oliveira:

    oo gremio tem mais chanses de ganhar do cruzeiro porque o cruzeiro vai entrar com em campo com muitos desfalques

  19. 1201
    Gremista Esperançosa:

    Deixando a emoção de lado, diferente do pessoal que já postou comentários, acredito que será bem difícil para o Grêmio passar pelo Cruzeiro, levando em consideração as estatísticas. Em 31 jogos, em apenas um o Grêmio venceu.
    Sem contar o vexame produzido por Máxi Lopes na última partida. A “raposa” vai vir com dois quentes e três fervendo pra cima do meu time. Ahhh, vai! (Aproveito para deixar um recadinho p/ ele: “ô rapaiz… ou volta a jogar, ou volta pra Argentina! Pare de covardia e assuma os erros!!!”).
    Bem, ainda existe uma chance. Espero que os jogadores do Grêmio estejam emocionalmente e psicologicamente preparados para este jogo. E que não façam nenhuma “ermda”, apenas gols!

  20. 1200
    Ailton-Máfia Azul:

    A nação 5estrelas vai com a certeza que dentro de campo é só cumprir tabela. Fora de campo cabe as autoridades o dever de cumprir a lei, e com certeza vai garantir segurança para o espetáculo. A torcida gremista que veio para BH foi bem recebida, e não tiveram problemas em Minas.
    O episódio envolvendo os jogadores Elicarlos e o Maxi não pode ser usado como estimulo para ninguém. A policia mineira cumpriu com a lei, e assim seria em qualquer estado, inclusive aí no Sul. RACISMO é crime.

Páginas: [61] 60 59 58 57 56 55 54 53 52 511 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade