Copa das Confederações: conheça a história do aperitivo do Mundial

dom, 14/06/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Um ano antes do pontapé inicial da Copa de 2010, a África do Sul já respira o clima do Mundial com a disputa da Copa das Confederações. O torneio que reúne as seleções campeãs regionais é realizado desde 1997 sob a chancela da Fifa. Mas foi criado cinco anos antes. Com o nome de Copa Rei Fahd e organizada na Arábia Saudita, a primeira edição, em 1992,  teve a participação de quatro países: Arábia Saudita, Argentina, Costa do Marfim e Estados Unidos. Com Batistuta, Caniggia, Redondo e Simeone em campo e sem um representante da Europa na competição, os argentinos não tiveram grandes dificuldades para conquistar o título, derrotando Costa do Marfim (4 a 0) e Arábia Saudita (3 a 1).

Na segunda edição, em 1995, a história foi diferente. Com a competição ampliada, com seis participantes (a sede Arábia Saudita e os campeões regionais Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria), os argentinos chegaram novamente à final. Mas na decisão, apesar da dupla Ortega e Batistuta, os sul-americanos caíram diante da Dinamarca. Liderados pelos irmãos Michael e Brian Laudrup, os campeões da Eurocopa-92 venceram por 2 a 0 e ficaram com a taça.

Em 1997, a Fifa assumiu a organização do torneio. A primeira edição ‘oficial’ também foi disputada na Arábia Saudita. Já no formato atual, com oito seleções, incluindo o campeão mundial, a taça ficou com o Brasil. Em sua primeira participação no torneio, a seleção brasileira tropeçou na Austrália (0 a 0) na primeira fase. Mas graças a vitórias sobre Arábia Saudita, México e a vice-campeã européia República Tcheca (a campeã Alemanha desistiu do torneio), o time treinado por Zagallo encontrou novamente os australianos na decisão. E o resultado foi bem diferente do confronto da fase inicial: 6 a 0. Três gols de Romário e outros três de Ronaldo (veja lances da decisão no vídeo acima). Duas curiosidades do torneio: sabe quem foi escolhido o craque do torneio: Ronaldo Fenômeno? Não. Romário? Também não. Ele ganhou a chuteira de ouro como artilheiro (sete gols). O vencedor da Bola de Ouro foi… Denílson, hoje atuando no futebol do Vietnã.

Dunga era o capitão e levantou a taça com o cabelo raspado. Em uma brincadeira de gosto duvidoso que teria sido comandada por Zé Roberto, Romário e Júnior Baiano, todos os jogadores da seleção tiveram os cabelos cortados na concentração. Alguns não gostaram, como Leonardo e Rogério Ceni. Mas não conseguiram fugir dos ‘barbeiros’.

Dois anos depois, o Brasil, com uma equipe formada basicamente por jovens, fez boa campanha no México.  Com os talentosos Ronaldinho Gaúcho e Alex – e com a ’talentosa’ dupla de zagueiros-zagueiros João Carlos e Odvan -,  a seleção venceu na primeira fase Alemanha (4 a 0), Estados Unidos (1 a 0) e Nova Zelândia (2 a 0). Na semifinal, massacrou a Arábia Saudita (8 a 2). Mas perdeu a decisão para o México por 4 a 3.  Ronaldinho Gaúcho foi o artilheiro e o craque do torneio.

Em 2001, a Copa das Confederações foi disputada pela primeira vez no país-sede da Copa do Mundo, um ano antes da abertura do Mundial. Coreia do Sul e Japão receberam uma seleção brasileira “B” – talvez “C”. Sem poder chamar os principais jogadores, que atuavam no exterior, o treinador Leão levou para a Ásia atletas que jogavam no futebol brasileiro como Leomar (lembra dele? Capitão do Sport), Cláudio Caçapa, Magno Alves, Carlos Miguel, Robert, Gustavo Nery… E o resultado foi um tremendo fracasso.  O Brasil até venceu na estreia (2 a 0 em Camarões), mas depois decepcionou, empatando sem gols com Canadá e Japão. Na semifinal, até fez jogo duro, mas perdeu por 2 a 1 para a favorita (e futura campeã) França, sem Zidane, mas com vários campeões do mundo em 98 e da Europa em 2000. A decepção final veio na disputa do terceiro lugar, com a derrota para a Austrália por 1 a 0. Com a quarta posição, Leão foi demitido no voo de volta para o Brasil, sendo substituído por Luiz Felipe Scolari.

O Brasil voltou a fracassar na edição seguinte, disputada na França em 2003. Sem várias estrelas do time campeão mundial no ano anterior, como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e Cafu, o Brasil iniciou a campanha perdendo para Camarões (1 a 0). A vitória sobre os EUA (1 a 0) e empate com a Turquia (2 a 2) não foram suficientes para evitar a eliminação já na primeira fase. A França conquistou o bicampeonato, mas a competição ficou marcada por um acontecimento trágico: a morte do camaronês Marc-Vivian Foe. O atacante desabou no gramado do estádio Gerland (Lyon) aos 27 minutos do segundo tempo da semifinal contra a Colômbia. Após ser socorido em campo, o jogador ainda foi retirado de maca, mas não resistiu. Exames mostraram que a causa do óbito foi um problema cardíaco. 

O Brasil se recuperou em 2005, na Alemanha. Após um início irregular, com vitória sobre a Grécia (3 a 0), derrota para o México (1 a 0) e empate com o Japão (2 a 2), o quarteto Ronaldinho-Kaká-Adriano-Robinho passou a brilhar a partir das semifinais. Primeiro, a seleção derrotou a Alemanha (3 a 2). E depois, fez uma exibição de gala na decisão, goleando a Argentina por 4 a 1. O Imperador Adriano foi eleito craque do torneio e levou a chuteira de ouro de artilheiro. Aumentando o favoritismo do time treinado por Carlos Alberto Parreira para o Mundial do ano seguinte. Mas o resultado na Copa de 2006, todos nós sabemos qual foi.

Com o torneio de 2005, a Fifa mudou a periodicidade da Copa das Confederações, que agora é disputada a cada quatro anos, sempre no país-sede do Mundial, um ano antes da Copa. Após o torneio deste ano na África do Sul, o Brasil receberá a competição em 2013, em um verdadeiro teste para a Copa que o país vai organizar em 2014, 64 anos depois do Mundial de 50.

E qual a sua lembrança marcante da Copa das Confederações? E qual o seu palpite para o torneio deste ano? Dê o seu recado na caixinha de comentários.

compartilhar

255 Comentários para “Copa das Confederações: conheça a história do aperitivo do Mundial”

Páginas: [13] 12 11 10 9 8 7 6 5 4 31 »

  1. 255
    thiago:

    gosei do site muito bom

  2. 254
    marlon:

    A melhor selecao para copa de 2010 seria
    1-julio cezar
    2-daniel alvez
    3-lucio
    4-juan
    6-a.santos
    5-kleberson
    8-gilberto silva
    10-kaka
    11-ronaldinho gaucho
    7-robinho
    9-luis fabiano
    12-victor
    13-cicinho
    14-luizao
    15-miranda
    16-marcelo
    17-felipe malo
    18-ramire
    19-j.batista
    20-diego
    21-adriano
    22-nilmar, d.tardeli ou grafite

  3. 253
    Valter Dos Santos Alemão:

    Não consigo esquecer a final de 2005 na Alemanha quando batemos os nossos ”hemanos’ por goleada BRASIL 4×0 ARGENTINA. DALHE BRASILLLLLLLLLLL

  4. 252
    Jeferson:

    vai brasil ganhar a copa de 2010 na final 4 x 0 na francaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. 251
    Ataliba:

    Tirando o Gilberto Silva…

  6. 250
    Júlio César dos Reis Souza:

    A Seleção é essa:

    Goleiros: Julio Cesar, Felipe e Bruno

    Lateral-direito: Maicon e Daniel Alves

    Lateral-esquerdo: Marcelo e André Santos

    Zagueiros: Lúcio, Juan, Thiago Silva e Miranda

    Volantes: Gilberto Silva, Felipe Melo, Lucas e Ramires

    Meias: Kaka, Ronaldinho Gaúcho, Diego e Júlio Baptista

    Atacantes: Ronaldo, Robinho, Adriano e Nilmar

  7. 249
    André F.:

    BRASIL,BRASIL,BRASIL…

  8. 248
    Bernardo:

    Goleiros: Julio Cesar, Bruno, Felipe
    Laterais: Maicon, Daniel Alves, Fabio Aurélio André Santos
    Zagueiros: Lucio, Juan, Thiago Silva, Miranda
    Volantes: Felipe Melo, Anderson, Ramires, Ibson
    Meias: Kaka, Ronaldinho, Julio Batista, Diego
    Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Pato, Nilmar
    Técnico: Felipão

  9. 247
    IZABEL:

    SELEÇÃO É PRA SER ESSA……..

    GOLEIRO – JULIO CESAR
    ZAQUEIROS – MAICON , JUAN , LÚCIO E ANDRE SANTOS
    MEIO CAMPO – GILBERTO SILVA, FELIPE MELO, CARLOS ALBERTO E KAKA
    ATACANTES – ROBINHO E LUIS FABIANO

  10. 246
    IZABEL:

    VAI QUE SUA CAPITÃO DUNGA, COM SUA RAÇA O BRASIL VAI SER HEXA

  11. 245
    albertooooooo:

    a seleção ideal

    gol: Júlio Cesar

    lat: Maicon e kléber

    zag: Juan e Lúcio

    meio: Kaka, Ramires e Elano

    ata: Robinho, Luis Fabiano e Grafite

  12. 244
    Aovel lima:

    A BASE DA SLEÇÃO TEM QUE SER CORINTHIANA COM FELIPE, CHICÃO, RONALDO E JORGE HENRIQUE. ALEM DE RAMIRE E NILMAR Q ATUAL NO BRASIL, O RESTO SÃO OS Q ATUAM FORA

  13. 243
    pablo marques:

    o time do flamengo

    bruno-goleiro
    adriano-atacante
    kleberson-meia
    everton silva-lateral
    pablo escolbar

  14. 242
    Luis Fernando:

    para a selação brasileira ganhar o hexa, é so daixar o jogadores do corinthas como titulares.
    Hexa

  15. 241
    Kassio:

    Esta seleção de dunga esta otima
    só ele tirar andre santos!!!
    E nois vamos ser campeões deste toneio!!!

  16. 240
    Féricles:

    A Seleção ideal para ganhar a copa 2010 seria ..

    GOLEIROS: Julio César, Vitor, Felipe.
    LATERAIS: Daniel Alves, Felipe Mathione, Marcelo e João Paulo (fluminense).
    ZAGUEIROS: Lúcio, Juan, Thiago Silva, Réver.
    MEIO-CAMPISTAS:Adilson (Grêmio),Leandro Guerreiro, Ibson,Kaká, Ramires, Ronaldinho Gaúcho, Felipe Melo.
    ATACANTES: Nilmar, Robinho, Kléber (Cruzeiro), Luís Fabiano, Tayson.

  17. 239
    Dunga:

    Ok! Estou tomando nota!

  18. 238
    rafael:

    o time ideal da copa

    goleiros: julio cezar , felipe
    zagueiros: juan , miranda, lucio e tiago silva
    laterais:daniel alves , maicon, marcelo , andre santos
    meio-campo: kaka , elano, felipe melo, ramires
    atacantes: robinho, grafite , nilmar

  19. 237
    lucas leite da silva:

    a selecao tem que ser julio cesar daniel alves ou maicom lucio juan kleber ou andre santos filipe melo gilberto silva elano kaka robinho e luis fabiano

  20. 236
    lucas leite da silva:

    a selecao tem que ser julio cesar daniel alves ou maicom lucio juan kleber ou andre santos filipe melo gilberto silva elano kaka robinho e luis fabiano

Páginas: [13] 12 11 10 9 8 7 6 5 4 31 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade