Sedes da Copa de 1950 voltam a ter a honra no Mundial de 2014

dom, 31/05/09
por gm marcelo |
| tags

  • Sharebar

Neste domingo, os brasileiros conheceram oficialmente as 12 cidades que vão receber partidas da Copa do Mundo de 2014. Mas em 1950, quando o Brasil organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Futebol, apenas seis localidades tiveram a honra de receber as seleções. Em uma clara demonstração do crescimento da competição ao longo dos anos.

Em 1950, as 22 partidas do IV Campeonato Mundial de Futebol foram realizadas em locais que também estarão presentes no torneio de 2014: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas apenas um estádio no qual a bola rolou há 59 anos terá o mesmo privilégio daqui a cinco: o Maracanã.

O Rio de Janeiro foi a principal sede da quarta edição da Copa do Mundo. Capital do Brasil na época, a cidade contava com a grande arma do país para convencer os dirigentes da Fifa a realizar o Mundial em solo nacional: o Estádio Municipal Mendes de Morais (em homenagem ao prefeito da época), com seus 200 mil lugares extra-oficiais. Em 1950, o Maracanã era realmente o “maior do mundo”. Inaugurado uma semana antes do início da competição, o estádio ainda não estava totalmente pronto em 24 de junho, data do jogo de abertura da Copa (Brasil x México). Havia andaimes nas arquibancadas e o entorno do estádio era um enorme canteiro de obras (foto).

Dos 22 jogos realizados na Copa de 50, o Rio recebeu a maior parte: oito. Incluindo o jogo inaugural e a partida que foi a verdadeira decisão (Brasil 1 x 2 Uruguai). Além de cinco das seis partidas da seleção brasileira na competição, o estádio foi reservado para partidas do Grupo 2, que reunia dois fortes candidatos ao título: Inglaterra e Espanha.

A segunda sede em número de partidas foi São Paulo (seis). Todas realizadas no Pacaembu, inaugurado dez anos antes (1940). Na primeira fase, a maior cidade do país foi palco de um jogo da seleção brasileira (empate de 2 a 2 com a Suíça), atuação que gerou vaias de boa parte do público.

Devido à grande colônia italiana na capital paulista, a Squadra Azzurra foi indicada para atuar em São Paulo. Mas os então bicampeões mundiais, mesmo com o apoio da torcida, não foram bem no torneio e acabaram eliminados logo na primeira fase. A Itália perdeu para a Suécia (3 a 2) na estreia. A vitória de 2 a 0 sobre o Paraguai não foi suficiente para classificar a equipe para o quadrangular final. E os italianos acabaram não visitantando outras sedes e voltaram antecipadamente para casa.

Outro país que não precisou viajar pelo Brasil foi a Bolívia. Diante das desistências de nações como França, Escócia, Portugal e Índia, O Grupo D ficou com apenas duas seleções. E no único jogo da chave, disputado no estádio Indepedência, em Belo Horizonte, os uruguaios golearam os bolivianos por 8 a 0. O Uruguai passou a etapa decisiva, e a Bolívia foi eliminada.

A capital mineira recebeu mais duas partidas do Mundial de 50: Iugoslávia 3 x 0 Suíça e um jogo que ficou marcado na história das Copas: Inglaterra 0 x 1 Estados Unidos, a maior zebra dos Mundiais de futebol.

O Sul do país teve duas sedes em 1950, como vai ocorrer em 2014. O estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, sediou dois confrontos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México. Os moradores de Curitiba também puderam assistir a dois jogos da Copa: Espanha 3 x 1 Estados Unidos e Suécia 2 x 2 Paraguai, ambos disputados no estádio Durival de Brito.

O Nordeste foi representado em 50 por Recife, que recebeu apenas um jogo da competição. Na Ilha do Retiro, o Chile goleou os Estados Unidos por 5 a 2.

As sedes da Copa de 50:

Rio de Janeiro (Maracanã) – oito jogos: Brasil 4 x 0 México, Inglaterra 2 x 0 Chile, Espanha 2 x 0 Chile, Brasil 2 x 0 Iugoslávia, Inglaterra 0 x 1 Espanha, Brasil 7 x 1 Suécia, Brasil 6 x 1 Espanha e Brasil 1 x 2 Uruguai 
São Paulo (Pacaembu) – seis jogos: Brasil 2 x 2 Suíça, Itália 2 x 3 Suécia, Itália 2 x 0 Paraguai, Espanha 2 x 2 Uruguai, Suécia 2 x 3 Uruguai e Espanha 1 x 3 Suécia
Belo Horizonte (Independência) – três jogos: Iugoslávia 3 x 0 Suíça, Inglaterra 0 x 1 EUA e Uruguai 8 x 0 Bolívia
Porto Alegre (Eucaliptos) – dois jogos: Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México
Curitiba (Durival de Brito) – dois jogos: Espanha 3 x 1 EUA e Suécia 2 x 2 Paraguai
Recife (Ilha do Retiro) – um jogo: Chile 5 x 2 EUA

E o que você achou da escolha das cidades-sedes da Copa? Opine na caixinha de comentários

compartilhar

296 Comentários para “Sedes da Copa de 1950 voltam a ter a honra no Mundial de 2014”

Páginas: [15] 14 13 12 11 10 9 8 7 6 51 »

  1. 296
    Enrico Quarti:

    Gostaria de receber fotos da concentração da seleção de 1950 no joá, pois tenho que fazer um trabalho da faculdade sobre “ambientes favoráveis ao sucesso”.

  2. 295
    Gustavo:

    Rio de Janeiro quero ver só o que a policia de lá vai fazer pra cuidar da segurança dos gringo que num conhece lá, vai ter que colocar o exercito pra tentar controlar o morro. Aquele . E outra Floripa naum foi escolhida por causa do transito lerdo, o transito JEGUE. Pode até dobrar o numero de mortos por bala perdida lá no RIO..rs. Vamo ve no que vai da. Bom é isso aí…

  3. 294
    Antonio Jr:

    Cadê Belém po???
    pq Manaus??

  4. 293
    Lucas:

    Em 1950 a Fonte Nova ainda não estava construída e por isso Salvador perdeu a vaga nordestina de sediar os jogos para Recife; em 2014 será bem diferente 4 cidades do nordeste irão abrigar a Copa e todas divdirão os jogos igualmente entre si.

  5. 292
    MARCELO SOARES DE SOUZA:

    Marcelo, a copa de 1950 foi um pouco confusa não foi, por que houve várias desistências dos países europeus nessa copa? Que ocorra tudo bem nessa copa. É que eu desejo.

  6. 291
    Jose Pedro:

    gostei muito da escolha dos estadios… o Maraca tá lá.. muito bomm. Um pergunta Marcelo que tem me deixado basate curios.. QUAL O NOME VERDADEIRO DO DUNGA< treinador da seleção… aguardo resposta.. um grande abraço!!!!

    Caro José Pedro. O Dunga chama-se Carlos Caetano Bledorn Verri. Grande abraço. Marcelo

  7. 290
    JL:

    cade goiania po

  8. 289
    Albert Leport:

    Ranking Mundial sobre qualidade de Vida 2009
    /
    Qualidade de Vida
    126 Manaus Brasil
    /
    Segurança
    103 Manaus Brasil
    /
    (www.mercer.com)

    Podem falar da minha cidade, so quem mora aq sabe a verdade.

  9. 288
    adriel:

    Ficoo muito feliz de saber que manaus Ta sendo sede da copa por que muita gente acha que aqui por que tem
    tanto indio acham que so tem indio e mato

    manaus é melhor que muita cidade que foi escolhida

  10. 287
    JOAO:

    maraca ta ai

  11. 286
    Edson:

    Sou se Sao Paulo, mas por viajar sempre pelo Brasil ate agora nao entendi porque eles cortaram a cidade de Goiania, sera que a FIFA realmente tomou conhecimento das cidades do Brasil ou foi mero chute ou influencias politicas?? sei nao, mas tem coisa errada por ai!!!!

  12. 285
    Claudio - Curitiba:

    eu acho que Curitiba mereceu sim, pois está com um dos estádio mais modernos, vai suprir a copa com facilidade.
    e quanto a copa ser em um pais subdesenvolvido e tal, acho que não tem problema, por será feita na Africa do Sul.
    e já foi feita uma aqui. acho que consiguiremos sim. fazer uma festa bonita e trazer muito turismo pra cá .

  13. 284
    Claudio Sacramento - Salvador/BA:

    Discutir sobre quais deveriam ser sedes é pouco importante. O absurdo é fazer uma Copa num país subdesenvolvido. Nós sabemos que o retorno à população não será suficiente para compensar os gastos com o torneio. E mesmo que houvesse, os setores beneficiados não seriam as prioridades. Sem contar a grande possibilidade de superfaturamento das obras. E no Brasil isso é trivial!
    Como imaginar despesas de alguns bilhões de reais POR CADA UMA das 12 cidades-sedes quando boa parte da população é pobre? Se tem verba para isso porque a educação brasileira é tão abandonada? E não venham me dizer que o dinheiro gasto é de empresas privadas que sei que boa parte será das 3 esferas do poder executivo!
    Em se tratando dos Jogos Olímpícos de 2016, são outros quinhentos. O retorno de uma Olimpíada recai em outro ponto. Quem sabe depois de sediar os jogos de 2016, se assim for, começaria o casamento do esporte com a educação?

  14. 283
    maxi':

    A não escolha de RIO BRANCO mostra o preconceito das outras regiões do brasil em relação a região norte. Que de 7 estados só teve uma sede para a copa. tinhámos um dos melhores projetos que foi não foi escolhido por uma questão de logística. Por causa da zona franca. qual o time importante que o amazonas tem?! O Rio Branco sempre ganha deles.

  15. 282
    JULIANO:

    FAZE OK AGORA TIRAO ONDA DE FLORIPA PROS MAUS INTENDIDOS FLORIANOPOLIS NAO É PEQUENA , PEQUENA É A MODINHA DE FLORIPA MAIS TEM OUTROS LUGARES QUE FAZEM PARTE DA GRANDE FLORIANÓPOLIS QUE É BEM GRANDE
    SE BOBIA É A MAIOR DO SUL COMO PORTO ALEGRE..
    MAIS NAO VOU QUEIMA AS CIDADES DO NORDESTE, É ISSO QUEREM UMA GUERRA CONTRA O SUL MAIS O NORDESTE MERECIA SIM..

  16. 281
    SALVADOR:

    a Marcelo de Souza, irmãozinho…se é que poço te chamar assim?o sr. sabe onde fica o rio araguaia?já ouviu falar em caldas Novas?conheço pouco de sua pela cidade Cuiabá,mas deve ter alguma agencia de turismo por aí, se for até uma, o sr. vai saber que caldas está no roteiro turístico do país.assim como: Pírinopolis (ahh aqui nessa cidade foram gravadas cenas da novela estrela guia, talves o sr. já tenha visto está cyt na sua TV, e nem sabia, né), Alto Paraíso, Rio Quente entre outras.

    Agora só pra efeito de informação, saiba o sr. que Goiânia é a cidade brasileira que está em varios ‘temas” no topo da lista da ONU como a cidade mais desenvolvidas em qualidades de vida, seja na qualidade da saúde, segurança, é a cidade com maior área verde por habitante e a educação de seu povo com grandes índices.

    ahh….só mais uma coisinha…..sabe que Goiás foi o estado que mais ofertou emprego com carteira assinada no país?este ano.
    que Goiânia é o maior parque industrial do centro-oeste?o sr. fala de quantidade de habitantes, sabe quantos habitantes tem agrande Goiânia?ahh vedemos muita peças, não só do vestuario feminino, como somos influencia de moda para regioes norte, nordeste, triangulo mineiro e o centro-oeste……

    o sr. sabe onde está localizada a capital federal ?Brasília tá, sabe mostrar no mapa onde fica?
    Bom vamos parar por aqui…porque vejo que nen conhce mesmo seu estado….
    Grandes empresas do agronegocio(que é a locomotiva do seu estado)estão aqui no interior de Goiás, meu caroo

    então seja mais informado ao se referir ao povo Goiano……

    QUANDO EU QUERO MAIS !!EU VÔ PRA GOIÂIS!!

  17. 280
    Salvador:

    É meus irmãos……..Brasil será que é dos brasileiros?quem são os brasileiros?onde no mapa do país é esse Brasil ?tanta mídia influenciadora,povo está perdendo suas verdadeiras origens…..perdendo tento, talves pela falta de informação, em ficar nessa disputa ridícula de regiões, em quanto isso o país segue com seus mesmos “generais” é mais eles estão ainda ditando as regras por que esse mesmo brasil influenciado lhes dá forças pra continuar, vendendo seus interesses.

  18. 279
    Edu:

    Para os desinformados de plantao, a grande CUIABA ,tem 1 milhao de habitantes, CAMPO GRANDE , apenas 720 mil! tem em CUIABA , 3 shoppings centers , CAMPO GRANDE apenas 1! o pib de CUIABA e de MATO GROSSO sao maiores isso é fato, sem contar a vida noturna de CUIABA , que é uma das melhores do BRASIL, enquanto ,CAMPO GRANDE nao tem mta diversao.Quanto ao turismo , MATO GROSSO e´o unico lugar no planeta que possui 3 ecossistema AMAZONIA, CERRADO , E PANTANAL alem das belas praias do ARAGUAIA!o crescimento de MATO GROSSO , e´o dobro do restante do BRASIL, pesquizem! o pantanal nasce aqui. Goianos vcs tem uma bela capital, porem ai nao corre dinheiro como em CUIABA! a maioria do povo goiano é vendedor ambulante trabalha na rua vendendo lingerie a 1 real a peça! e turismo vcs nao tem por perto, entao perderam.

    Marcelo, vc tirou as palavras da minha boca…!

  19. 278
    Mad TUTB:

    tomara que um desses timecos do Amazonas venha jogar novamente aqui em Belém…

  20. 277
    MAD TUTB:

    O POVO DO SUL FALA MAL DO POVO DO NORTE?

    E AINDA TEM AMAZONENSE QUE SE ACHA IMPORTANTE…

    VAMOS À FORRA PARÁ…

Páginas: [15] 14 13 12 11 10 9 8 7 6 51 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade