Maior goleada da história do futebol brasileiro completa um século

sex, 29/05/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

O atual time do Botafogo está enfrentado dificuldades para balançar as redes. Em três partidas do Campeonato Brasileiro-2009, o Alvinegro marcou apenas um gol. Era o pior ataque da competição até o início da quarta rodada do Nacional. Mas há 100 anos, o Botafogo não teve problemas para mandar a bola para dentro do gol. E não apenas uma vez. Em 30 de maio de 1909, o Alvinegro, ainda sob o nome de Botafogo Futebol Clube, aplicou a maior goleada da história do futebol brasileiro: 24 a 0 em cima do Sport Club Mangueira. Resultado que está destacado na “Sala dos números” do Museu do Futebol, instalado no Pacaembu (foto ao lado).

A partida foi válida pelo Campeonato Carioca de 1909, a quarta edição da centenária competição. Sete clubes disputaram o torneio: Fluminense (campeão), Botafogo, América, Riachuelo, Haddock Lobo, Mangueira e Bangu. O último se retirou da competição em protesto contra a anulação do jogo contra o Riachuelo.

E o Mangueira, time rubro-negro da Tijuca (Zona Norte do Rio), também desistiu da competição a quatro rodadas do encerramento do torneio, com um saldo de um empate e nove derrotas em dez jogos. A equipe marcou quatro gols e sofreu 45.

Vinte e quatro destes feitos pelo Botafogo. O primeiro tempo do jogo naquele 30 de maio de 1909 no campo da Rua Voluntários da Pátria terminou 9 a 0 para o Alvinegro. Que balançou a rede mais 15 vezes nos 40 minutos finais (um gol a cada 2,6 minutos). Naquele tempo, os períodos tinham cinco minutos a menos. Ainda bem para o Mangueira, que entrou em campo com apenas dez jogadores.

O artilheiro da partida foi Gilbert Hime, que fez nove gols. Recorde no futebol nacional até 1976, quando Dario marcou dez no jogo Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano.

Flávio Ramos (sete), Monk (dois), Lulu Rocha (dois), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré completaram o placar para o Botafogo.

Autor de um gol naquela histórica partida, o defensor Dinorah teve uma história de vida marcada por uma tragédia. Dois meses e meio depois da goleada sobre o Mangueira, em 15 de agosto, o jogador foi atingido na nuca, dentro de sua casa, por um tiro disparado pelo escritor Euclydes da Cunha, autor do clássico ”Os Sertões”. Dinorah era irmão do militar Dilermando Cândido, amante de Ana de Assis, mulher do escritor. Irritado com a traição, Euclydes invadiu a casa do rival, no bairro de Piedade (Zona Norte do Rio), e iniciou o tiroteio. E acabou morto por Dilermando, bem mais hábil com uma arma de fogo.

Mesmo com a bala alojada em seu corpo, Dinorah continuou jogando e foi campeão carioca pelo Botafogo em 1910. Mas progressivamente, foi perdendo os movimentos, até ficar paraplégico. Anos depois, amargurado, cometeu suícidio ao se jogar nas águas do Rio Guaíba (Porto Alegre).

BOTAFOGO 24 x 0 MANGUEIRA*

Data: 30/05/1909
Competição: Campeonato Carioca
Local: Rua Voluntários da Pátria
Árbitro: Antônio Miranda

Botafogo: Coggin, Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.

Mangueira: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão.

Gols – Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulu Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.

*Súmula pesquisada por Pedro Varanda

Futpédia: clique e conheça todos os detalhes do Campeonato Carioca de 1909

compartilhar

108 Comentários para “Maior goleada da história do futebol brasileiro completa um século”

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

  1. 108
    Richard:

    É verdade, já existiu uma de 149×2 no campeonato grego

  2. 107
    Tricolor soberano:

    o Bosta-Fogo que um dia já foi grande

  3. 106
    Vinicius Renan:

    O BOTAFOGO É UM TIME DE HISTÓRIA

  4. 105
    TATimão:

    Um gol a cada 3 minutos e meio?! Para né…isso não foi um jogo normal !! Goleada mesmo foi Corinthians 10 x tiradentes 1

  5. 104
    GIL BAIANO:

    O FLAMENGO GANHOU EM 1980 DE 38×0 DO BAHIA DE FEIRA.

  6. 103
    ze de dona traficante:

    ao ao ao botafogo e seleçao

  7. 102
    wellington garcia, welling san trafic:

    cagado, nao foi em um time nao, foi em um jegue… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. 101
    marli de Freitas Pedroni:

    adimiro o BOTAFOGO nao so porque sou botafoguense mais pq acho um time de grande comtrole entre os jogadores.E mais e um time maravilhoso,apesar de estar em algumas rodadas ruim mais assim mesmo e volorisado,nao so por mim mas pelos os botafoguense de todo o mundo.

  9. 100
    gremio:

    GREMIO GANHOU DO INTERZINHO DE 10 A ZERO!!!!!!!!!!!!!!!

  10. 99
    Ronaldo Nazario:

    Nessa época o Mangueira era considerado time grande, ele caiu muito após levar essa goleada para o Botafogo, o é que vocês ficam tirando com o Botafogo que é um time grande e pelo visto é grande inveja que dá até pena, eu sou Flamengo, mas reconheço o Botafogo como um time grande, um dos clubes que mais respeito no futebol Brasileiro.

  11. 98
    lucas limeira:

    internacional campeão de tudo ja ganhou de 15×0 do gremio

  12. 97
    Julho Nougueira:

    E claro que a maior goleada da historia do futebol brasileiro foi do Botafogo porque ele e e sempre sera o Glorioso

  13. 96
    Pedro Henrique Luchini de Paula:

    JP – 92

    A FIFA considerou o Cruzeiro como o melhor time Brasileiro do Século? Para com isso. ¬¬ O melhor time Brasileiro do Século, eleito pela FIFA, foi o Santos! Que foi o maior time das Américas e o 5° maior do Mundo no Século XX.

    Ai logo depois, vem o Flamengo em 9° e o Botafogo em 12°, senão me engano.

  14. 95
    Vacaíno:

    Nove a Zeroooooooo Vacão

  15. 94
    tainan:

    NADA DE MAIS EU JA FIZ 28 GOLS SO EM UMA PARTIDA.ASHUASHUASHUASHUA

  16. 93
    narcos:

    meu e.c bahia ja fez 10-0 no barcelona

  17. 92
    jp:

    a fifa considrou o cruzeiro o melhor time brasileiro do seculo

  18. 91
    alvinegro:

    o atletico MG nao prscisa de uma goleada dessas para sem bom
    1 campeonato brasileiro
    2 copa dos campeões
    duas sul americanas
    campeão do gelo
    39 capeonatos mineiros
    goleada de 9×2 contra o cruzeiro
    e goleada de 11×0 contra o caiçara

  19. 90
    Diego Tardelli:

    O ATLETICO JA FEZ 28 A 0 CONTRA O CRUZEIRO

  20. 89
    putfire:

    BOTAFOGO ESSE RESULTADO E DE VIDEO GAME!!

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade