As bodas de prata da festa do Fluminense no Brasileirão de 84

ter, 26/05/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Amigo

O ambiente no Fluminense não é dos melhores. Se não bastassem os maus resultados em 2009, nesta terça-feira a sede social do clube foi invadida por integrantes de uma facção uniformizada’, que discutiram com jogadores. E o volante Diguinho chegou a ser agredido por um dos invasores. Mas há exatos 25 anos, a clima nas Laranjeiras era o oposto, de muita festa. Em 27 de maio de 1984, o Flu conseguiu um dos principais títulos da centenária história do clube - o Campeonato Brasileiro. Na foto, a taça de 84.

A conquista do título nacional foi o ponto alto de um elenco que deu ao clube também um tricampeonato carioca (1983/84/85), em uma época que os Estaduais tinham maior relevância para clubes e torcedores. A Copa do Brasil, por exemplo, ainda não havia sido criada. Um elenco que, apesar da não ter a mesma fama, ganhou mais que a “Máquina”, que conquistou o bicampeonato do Rio em 75/76, mas não conseguiu chegar ao título brasileiro.

A montagem do grupo que conquistaria o Brasileiro de 84, com jogadores pouco conhecidos e muitos jovens, começou em 83. Do Sul, o Flu trouxe o lateral-esquerdo Branco (que jogou três Copas – 86/90/94) , os meias Jandir e Leomir, e o ponta-esquerda Tato. E também uma dupla que faria história no clube: o casal 20 Assis e Washington, contratados ao Atlético-PR após se destacarem no time do Furacão que chegou às semifinais do Brasileiro de 83.

Das categorias de base, veio o ótimo zagueiro Ricardo Gomes, que seria capitão da seleção brasileira na Copa de 90. A seu lado na defesa, o já experiente Duílio, ex-Coritiba e América-RJ. Na lateral-direita, o vigoroso Aldo, sem muita técnica, mas com muito fôlego. No gol, continuava o eficiente Paulo Vítor. E comandando a armação de jogadas no meio-campo, o único remanescente do time campeão carioca de 1980: Delei.

Após o título carioca de 83, derrotando o Flamengo, então campeão brasileiro, mas já sem contar com Zico, vendido para a Udinese, o Tricolor carioca chegou ao Brasileiro, disputado no primeiro semestre, sem chamar muita atenção inicialmente. Na primeira fase, ficou em segundo lugar no Grupo C, atrás do Santos e na frente de ABC, Ferroviário e Confiança.  Na segunda etapa, foi melhor, vencendo a sua chave, superando Goiás, São Paulo e Bahia.

A partir daí, embalou. Já contando com o craque paraguaio Romerito, contratado ao Cosmos (EUA), o Flu passou por mais uma fase de grupos. Nas quartas-de-final, eliminou o Coritiba com um sonoro 5 a 0 no Maracanã. A semifinal prometia ser complicada. O adversário era o Corinthians, campeão paulista e com o time da “Democracia Corintiana”: Sócrates, Casagrande, Zenon, Vladimir, Leão. E que vinha credenciado por ter eliminado o Flamengo na fase anterior, com uma goleada de 4 a 1 no Morumbi. Mas já no primeiro jogo, também no estádio do São Paulo, o Flu deu uma aula de futebol, vencendo por 2 a 0 (gols de Assis e Tato). O passaporte para a decisão foi carimbado com um empate por 0 a 0 no Rio.

O adversário na final seria um velho conhecido: o Vasco, na primeira decisão de Brasileiro entre cariocas. O time de São Januário havia eliminado nas semifinais o então campeão mundial: o Grêmio de Renato. Aquele Vasco era conhecido como o “time dos sete anões”, por ter vários jogadores baixos: Pires, Arthurzinho, Geovani, Mário, Mauricinho, Marquinhos, Jussiê. Liderados pelo ‘gigante’ Roberto Dinamite, artilheiro do torneio (16 gols).

O primeiro jogo da final foi disputado em 24 de maio de 1984. E o Fluminense mostrou sua eficiente característica de jogo, reunindo muita disposição física e uma boa dose de técnica: 1 a 0, gol de Romerito. Na finalíssima, o Vasco, precisando da vitória, tentou pressionar, mas o Flu, sob a batuta de Parreira, que substituiu Carbone durante a competição, soube fazer valer a vantagem do empate. O empate de 0 a 0 permitiu a festa dos tricolores no Maracanã. E uma resposta de Parreira, que havia sido demitido da seleção brasileira no ano anterior.

Será que, 25 anos depois, ao final do Brasileiro-2009, o Flu voltará a comemorar o título nacional? O treinador é o mesmo, e o elenco tem nomes de qualidade. Mas o nível de atuações e o ambiente precisam melhorar bastante.

Futpédia: todos os detalhes do Campeonato Brasileiro de 1984

FLUMINENSE 0 X 0 VASCO

Local: Estádio do Maracanã (RJ)
Data: 28/05/1984
Renda: Cr$ 638.160.000,00
Público: 128.381 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arpi Filho (SP)  
Cartões amarelos: Roberto Dinamite, Romerito, Daniel González, Aldo, Mário e Jandir.

Fluminense: Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis;
Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Vasco: Roberto Costa; Edvaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho
e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu.

Clique na caixinha de comentários e deixe sua opinião sobre o Fluminense de 1984 e de hoje

compartilhar

46 Comentários para “As bodas de prata da festa do Fluminense no Brasileirão de 84”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 46
    COSME ANTONIO:

    FICO FELIZ EM TER PARTICIPADO DE MUITOS JOGOS DO MEU FLUZÃO NA TEMPORADA DE 1984. JAMAIS DEIXAREI DE ESQUECER DO JOGO COM O CORINTHIANS , E LOGICAMENTE A S DUAS PARTIDAS DA FINAL CONTRA O VASCO. EU ESTAVA PRESENTE NO ÚLTIMO JOGO, BEM COMO NO JOGO CONTRA O CORINTHIANS TAMBÉM. EM PARTICULAR UM GRANDE ABRAÇO EM JÚLIO CÉSAR ROMERO (ROMERITO) ETERNO IDOLO TRICOLOR..

    COSME

    ITAGUAÍ- RJ

  2. 45
    marcelo:

    Marcelo, é verdade que o Parreira entrou já na semifinal no lugar do Carbone? Abraço,M.

    Caro amigo. O Parreira assumiu o comando do time na terceira fase da competição. O GloboEsporte publicou uma matéria legal no último dia 27. Dá uma olhada por favor.

    https://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Memoria/0,,MUL1168165-16319,00-EM+MOMENTO+CONTURBADO+FLUMINENSE+CELEBRA+OS+ANOS+DE+TITULO+BRASILEIRO.html

    Abs

    Marcelo

  3. 44
    mbwffbn:
  4. 43
    MARCELO BRAGA MAIA:

    Para quem não viu informações a mais

    Paulo Vítor veio do Vitoria (ES);
    Aldo veio do Paysandu(PA);
    Duílio veio do América(RJ),
    Ricardo Gomes veio do nosso Juvenil
    Branco veio do Internacional(RS)
    Jandir veio do Internacional(RS)
    Delei veio do juvenil
    Assis veio do Atlético Paranaense
    Romerito veio do Cosmos de Nova Iorque
    Washington veio do Atlético Paranaense
    Tato veio do Internacional(RS)

    Saudacoes tricolores

  5. 42
    MARCELO BRAGA MAIA:

    estes 2 jogos tinham que passar nas concentrações de todos os clubes como aulas técnicas e táticas e os jogos com o Corinthians na semi-finais tambem. Parabens a nós tricolores.

  6. 41
    isaac:

    Fred é …. so mais renato gaucho e nao o m… do parreira!!!!!!!!!!!!!

  7. 40
    Sérgio:

    Que timaço aquele, Assis e CIA, até o banco era de primeira com Paulo Goulart (goleiro), Paulinho(atacacante), Rene(meia) entre outros

  8. 39
    Jozelito Morais de Araújo:

    O time atual não tem nada, não tem confunto, garra, expirito de equipe, et, individual saõ bons jogadores mas não tem expirito de equipe, não tem pegada.

  9. 38
    Octavio Bitencourt:

    PARABÉNS FLUZÃO, MESMO NA VITÓRIA COMO NA DERROTA O MEU AMOR É ETERNO, AOS JOGADORES QUE ATUARAM NESTE TIME DE 1984 JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS E EM ESPECIAL AO GOLEIRO PAULO VITOR COM SUAS DEFESAS ESPETACULARES, DEMONSTRANDO O RESPEITO E O AMOR A CAMISA Nº1 DO FLUZÃO, GRANDE GOLEIRO, IDOLO DA TORCIDA TRICOLOR.PARABÉNS.

  10. 37
    ronaldo carlos bezerra de melo junior:

    flu so sera campeao no dia que o saci pedala

  11. 36
    ronaldo:

    fluzao so na segunda divisao

  12. 35
    Pedro:

    É isso ae Fluzao, PARABENS!
    ESSE ANO TEM QUE REPETIR O GLORIOSO FEITO DE 1984! AINDA MAIS COM O PARREIRA! VAI DAR FLUZAO DENOVO!
    Vamos la.. vamos pra frente, vamo ganhar, vamo apoiar, gritar, canta, se matar pelo amor as tres cores q traduzem tradiçao;;;nosso time é um timaço, tem tudo pra ser campeao..
    Tricolorees, agora é o momento de apoiar nosso time.. tamos numa fase nao muito boa..
    mas é só ter muita fé e vontade q nós vamos sair dessa concerteza…

    vim ver o Flu!

    Meu grande amor!

    Graças a Deus sou tricolor!

  13. 34
    Arthur:

    Ao Flu de 1984 parabéns, porém eu naum vi jogar…./
    Ao Flu de hj, naum merece nem q eu deixe um comentário sequer!

  14. 33
    Jaba:

    Fluzão o maior clube do MUNDOO!
    Fato!

  15. 32
    Gielmar Silva Maciel:

    Que timaço esse Fluminense>Saudades.

  16. 31
    angelo:

    parabéns, para o fluzão, e seus jogadores esquecido injustamente por uma imprensa injusta, e um futebol cheios de interesse, estou falando, da maquina de 1970 campeão do brasil, foi como não existisse, essa conquista, muitos tricolores nem sabe, so mas uns detalhes, os adversarios, santos de pele, cruzeiro de dirceu lopes, academia de ademir, fogão de jairzinho,inter de valdomiro e etc… mas uma lembrança desta competição, tostão foi o artilheiro, e o fluminense ao lado do meu palmeiras representou o brasil na libertadores de 1971, e não sendo injusto, parabéns pela conquista de 84.

  17. 30
    Sergio Azevedo:

    Viver das glórias de um título conquistado há 25 anos é muito pouco para a torcida tricolor. Entretanto, as projeções não são muito boas. O Fluminense tem dinheiro mas contrata mal. Tá difícil ser tricolor. Tenho perdido, cada vez mais, o interesse pelos jogos do time.

  18. 29
    RENATO NÃO NÃO NÃO NÃO ...:

    SE COM O PARREIRA JÁ TÁ DIFICÍL IMAGINE COM A BESTA QUADRADA DO RENATO GAÚCHO TENHA SANTA PACIENCIA ESSES PATROCINADORES NÃO TEM MEMÓRIA ? JÁ REBAIXOU O TIME UMA VEZ E JÁ TENTOU MAIS DUAS VEZES SE LIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. 28
    FLAVIO SILVA DIOGO:

    QUEM É TRICOLOR COMO EU NÃO SE CANSA DE VER A O TITULO BRASILEIRO DE 84. QUEM É TRICOLOR COMO EU NÃO SE CANSA DE VER AS GLORIAS QUE O FLUMINENSE NOS PROPORCIONOU. QUEM É TRICOLOR NÃO SABE O QUE VITORIA SEM SOFRIMENTO. QUEM É TRICOLOR COMO EU SABE O ORGULHO DESTA TRES CORES TRADICIONAIS. VIVA O FLUZÃO

  20. 27
    josan:

    temos q parar de ficar defendendo jogador,vc ja percebeu como joga o fred? iguau pinto de baixo da galinha(atrás dos jaqueiros)não mostra vontade,ele e outros jogadores.eles devem justificarem o q ganham,mas o treinador trata-os como juvenil eles tem q mostra enpenho do contrario vomos virar américa,medalhão ñ da resultado.

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade