Santos x Corinthians: um grande jogo

sex, 24/04/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Qual o clássico mais antigo do futebol de São Paulo? Uma dica: é o duelo que vai decidir o título paulista deste ano. Sim. Corinthians e Santos ficaram frente a frente pela primeira vez em 22 de julho de 1913. E 96 anos depois, vão protagonizar mais um capítulo marcante da história do clássico alvinegro. Os detalhes do confronto estão registrados nas páginas do livro “O grande jogo – o maior duelo alvinegro do futebol contado por dois historiadores fanáticos”. Os dois são os jornalistas Odir Cunha e Celso Unzelte.

A dupla de pesquisadores não esconde sua paixão por um dos lados. O alvinegro praiano Odir reconhece que “é mais gostoso, para os santistas, ganhar do Corinthians”. Celso afirma que “só as vezes que o Corinthians eliminou o Santos em semifinais (nos Paulistas de 87 e 2001 e no Brasileiro de 98) compensam a falta de vitórias nas finais propriamente ditas” entre os dois clubes.

O blog Memória Esporte Clube conversou com os dois jornalistas. Confira o papo:

- Pelo lado do Santos/Corinthians, existe alguma particularidade ou característica marcante em relação ao clássico contra o rival de domingo em comparação com os duelos contra Palmeiras e São Paulo?

Odir: O Santos se motiva mais quando enfrenta o Corinthians. Como é o time que tem mais espaço na mídia, ganhar do Corinthians dá mais repercussão. É mais gostoso, para os santistas, ganhar do Corinthians.

Celso: A grande particularidade é que contra o Santos, a superioridade corintiana é muito maior. Foi maior antes do Pelé e continuou sendo depois que ele parou. A Era Pelé pode ser considerada uma exceção dentro da história do clássico. 

- Qual (is) o (s) duelo (s) entre os dois times que você consideraria o (s) mais marcante (s)?

Odir: Acho que a final do Brasileiro de 2002, com a pedalada do Robinho e a virada para 3 a 2, com o gol do Léo no último segundo. Este é um jogo épico, talvez a final mais emocionante de um Campeonato Brasileiro (melhores momentos no vídeo abaixo). Mas o Santos teve outras vitórias marcantes sobre o Corinthians. O primeiro título estadual santista foi conquistado em pleno Parque São Jorge em 1935 (2 a 0).

Celso: Sem dúvida, a quebra do tabu de mais de dez anos e 22 jogos sem vitórias do Corinthians em jogos pelo Campeonato Paulista, na noite de 6 de março de 1968, 2 a 0, gols de Flávio e Paulo Borges (no vídeo abaixo). Um jogo de primeiro turno que valeu por um título.

- Você poderia destacar algum dado estatístico sobre o clássico que lhe chamou a atenção na pesquisa para a produção do livro?
 
Odir: No início, o Santos passou seis anos sem perder para o Corinthians (de 1913 a 19) e agora ele tem um grande saldo sobre o rival nos últimos dez anos. Ou seja: nas duas pontas da história a vantagem é santista, apesar de, no total, o saldo corintiano ser bem maior.

Celso: O fato de Pelé ter marcado 51 gols em 50 jogos contra o Corinthians. Trata-se do recorde sul-americano de gols de um mesmo jogador contra um mesmo clube. Talvez até um recorde mundial.

- O Corinthians foi o time que mais sofreu gols de Pelé. Mas você poderia citar outros jogadores do Santos/Corinthians que marcaram seus nomes na história do duelo?
 
Odir: Robinho, Feitiço, Coutinho, Araken. Não dá para contar a história do clássico sem falar desses goleadores santistas.

Celso: Teleco, o “Rei das Viradas”. Ele fez 22 gols no Santos em 21 clássicos, a mesma proporção do Pelé. Era centroavante, jogou no Corinthians de 1934 a 44 e antes de encerrar a carreira, quem diria, jogou no próprio Santos.

- O Santos foi uma pedra no sapato do Corinthians durante muitos anos. E como você definiria o Corinthians em relação ao Santos? Poderia se dizer que uma vitória sobre o Corinthians tem mais sabor para o torcedor santista do que sobre Palmeiras e São Paulo?
 
Odir: Como eu já disse, vencer o Corinthians é a sensação mais parecida com o orgasmo para o santista. Você passa a semana inteira ouvindo e lendo que o Corinthians é favorito, e depois do jogo fica lendo e ouvindo as desculpas pela derrota do grande co-irmão da capital. O enredo tem sido sempre o mesmo nos últimos anos. (no vídeo abaixo, a final do Paulista de 84)

- Poderia se dizer que o Santos é uma pedra no sapato do Corinthians, devido ao longo jejum nos anos 50/60 e ao fato do Timão nunca ter vencido o rival em uma decisão?

Celso: Quanto à Era Pelé, sem dúvida: o Santos foi, sim, uma pedra no sapato. Quanto às decisões, elas foram muito poucas (no Paulista deu Corinthians em 1930, Santos em 1935 e 1984). E finais, mesmo, em dois jogos eliminatórios, só uma, a do Brasileiro de 2002, que o Santos ganhou. Além disso, só as vezes que o Corinthians eliminou o Santos em semifinais (Paulista de 87 com goleada de 5 a 1, Paulista de 2001 com gol nos últimos segundos (assista ao vídeo abaixo), Brasileiro de 98 antes de ganhar o título do Cruzeiro) já compensam essa falta de vitórias nas finais propriamente ditas.

E para você: qual foi o seu Santos x Corinthians inesquecível? Responda na caixinha de comentários

Futpédia: confira os duelos entre Corinthians e Santos em Campeonatos Paulistas e Brasileiros

compartilhar

347 Comentários para “Santos x Corinthians: um grande jogo”

Páginas: [18] 17 16 15 14 13 12 11 10 9 81 »

  1. 347
    laura:

    Santos!!!!!!concerteza

  2. 346
    natasha:

    santos é um timão ele pode perder ou ganhar ele via ser sempre meu timão por que agora quem da bola é o santos santos é o novo campeão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 345
    kah-ferreira@hotmail.com:

    Santos sempre Santos….
    pode ATE naum ser a maioia…mas com certeza qualidade é o que naum falta aq!!!!

    Não temos a maior torcida, temos a MELHOR torcida

    COMO É LINDA A TORCIDA DO PEIXÃO !
    QUE ALEGRIA, QUE VIBRAÇÃO !
    AO VER O MANTO SAGRADO ALVINEGRO
    ENTRAR EM CAMPO É PURA EMOÇÃO.

    COMO É LINDA A TORCIDA DO PEIXÃO !
    QUE HISTÓRIA LINDA ELA JÁ VIU…
    JÁ VIU O SANTOS ENCANTAR A AMÉRICA
    O ESTADO, O MUNDO E O BRASIL

    O SANTISTA VIBRA E PULA,
    CANTA E MOSTRA O SEU CALOR.
    O ALVINEGRO PRAIANO UNIDO
    MOSTRA SUA FORÇA E O SEU AMOR

    Ô-Ô-Ô-Ô S A N T O S!
    NO GRITO E NA RAÇA, E NO CORAÇÃO
    PARA VER O SANTOS CAMPEÃO!
    Ô-Ô-Ô-Ô S A N T O S!
    NO GRITO E NA RAÇA, E NO CORAÇÃO
    PRA FAZER O SANTOS CAMPEÃO!

    “Nosso Branco é o Amor,nosso preto é a Nobreza.São as cores de um time que eu amo com certeza.”
    Serei SANTOS…
    …mesmo que a bola não entre…
    …mesmo que a Vila Belmiro se cale…
    …mesmo que o manto sagrado desbote
    …mesmo que a vitória esteja longe…

    Serei SANTOS…
    …seja longa a jornada…
    …seja dura acaminhada…

    …SANTOS no peito e na alma…
    …SANTOS no grito e nas palmas…
    Serei Santos
    …desde criança até a morte !!!

    Serei Santos mesmo que a bola não entre, mesmo que a Vila Belmiro se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe.
    Serei Santos seja longa a jornada, seja dura a caminhada.
    Santos no peito e na alma, no grito e na palma.

    Não é preciso dizer mais nada..Pois essa mensagem já diz tudo..

    Santos verdadeiro amor….

    Vai pra cima deles SANTOS

    Vai com determinação

    Tu que és o Glorioso

    Visto seu manto com amor e emoção…

    SANTOS AMOR ETERNO!!!!!!!!!!!♥♥♥

  4. 344
    Daniel:

    o sangos eh o melhor time do mundo
    tbm eh o time q mais ganhou do corinthians e quem mecher com o peixe apanha!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk naum eh engraçado eh serio

  5. 343
    deividi:

    foi quando o corinthians ganhou do santos por 12 a 0 quatro
    de tevez dois de nilmar dois do bruno otavio um do carlao
    um de betâo e um de marcelo mattos e um de magrão dois

    oooooooooooooo coringao voltoooo
    coringao voltoooo coringao voltoooo
    coringaovoltooooo coringao voltoooo
    oooooooooooooooooco oooooooooo

  6. 342
    deividi:

    foi quando o corinthians ganhou do santos por 12 a 0 quatro
    de tevez dois de nilmar dois do bruno otavio um do carlao
    um de betâo e um de marcelo mattos e um de magrão dois

    oooooooooooooooo coringao voltoooo
    oooooooooooooooo coringao voltoooo
    oooooooooooooooo coringao voltoooo
    oooooooooooooooo coringao voltoooo

  7. 341
    deividi:

    foi quando o corinthians ganhou do santos por 12 a 0 quatro
    de tevez dois de nilmar dois do bruno otavio um do carlao
    um de betâo e um de marcelo mattos e um de magrão dois

  8. 340
    alecio:

    eu acho que o time da vila sempre tem mais vontade de vençer seu rival:corinthians.o santos tem mais vitorias que o corinthians e sempre teve o melhor time.agora no começo de 2009 desde o jogo corinthias 3 santos 1 eu,particularmente acho que o santos nao perderia e que o titulo foi roubado,um dos motivos foi que o fabio costa coloca uma camisa muito mais visivel se adianta.se olhar ele esta com vermelhjo e o peixe com branco e pensao ele iria sai do gol para que???o otro 1×1 e os 3×1 de troco!!o jogo de santos contra corinthians sem ronaldo sao de mais de tres!!hoje e dia12/08/09 o tecnico vanderlei luxemburgo vai colocar limite no time e tera um jogo antes de acabar o mes.santistas nao se preocupem pois o vanderlei vai fazer de tudo para nao perder para aqueles
    nojendo do mano menezes!

  9. 339
    lorran:

    VAI PRA CIMa delis santos vai ,com determinaçã Tu que és o glorioso
    Visto seu nome com amor e emoção.
    2 libertadores e 2 mundias o corinthians q mais oq kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. 338
    $$$DU13$$$:

    NA humildade memo foi o 7 para nois SANTISTAS>> mais tds sabem que o SANTOS tinha sido ijustiçãdo !!
    nois ganhamos os dois jogos a federação ou q m… sei que pagou esse titulo para os galinhas pretas voltaram os dois jogos em cima do MAIOR TIME DE FUTEBOL MUNDIAL POR TRADIÇÕES E GLORIAS … sabemos q mundial sem libertadores naum existe !!!

    TITULO INVENTADO PELA FIFA..KKKKKKKKKKKKKKKKKK VERGONHA NACIONAL …investimento pra nada tilulo comprado 2005 ..
    INTERNACIONAL terminol com mais pontos ….

    os galinhas pretas joga no japão …..

    SANTOS SEMPRE SANTOS
    $$$DU$$$13

  11. 337
    ANTONIO CARLOS DE CARVALHO:

    CHORA SANTISTAIADA FREGUESA E HUMILHADA PELA NIKE EMBRULHADA NO JORNAL ahahahahahahaahahahahahahahahah

  12. 336
    Elio Ramon:

    Sr Marcelo, gostaria que o amigo me confirmasse uma informação, em 1995 pelo Campeonato Paulista, Corinthians e Santos se enfrentaram em Limeira/SP, na ocasião o Corinthians acabara de se tornar o primeiro clube paulista a conquista a Copa do Brasil, me lembro que antes da partida começar no Limeirão, os jogadores santistas entregaram as medalhas da Copa do Brasil para os Corinthianos, há tempos bato boca com meus amigos santistas sobre este “causo”, mas não tenho imagens e nada escrito da época para confirmar, o amigo teria como obter esta informação pra mim? isso seria muito importante em nosso amigável debate futebolístico.

    Aguardo seu retorno e desde já agradeço pela atenção, deixo aqui nosso endereço no orkut para que você possa também nos ajudar neste debate saudável do velho e bom futebol >>>> https://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

    Grande abraço, ah este jogo terminou 4×2 para o Corinthians!

    PS> Se fosse possível também, gostaríamos de alguma imagem do jogo entre Inter de Limeira x Santos pelas semi-finais do paulistão de 1986, como já percebeu somos historiadores da matéria…rsrsrs.

    Caro amigo. Vou dar uma pesquisada e dou retorno. Por favor, envia uma mensagem para o e-mail do blog para ele ficar registrado. Abs. Marcelo

  13. 335
    RAFAEL:

    SOU O RAFAEL CHAGAS DE SOUZA TENHO 7 ANOS SOU ESTUDANTE E SOU FLAMENGO GOSTARIA DE SABER COMO ENTRA NO SORTEIO PARA MIM GANHA UM CARRO PARA EU DAR PRO MEU PAI MEU PAI E VENDEDO DE SALGADINHO ELE ANDA DE APE E ELE FICA O DIA ENTEIRO ENTREGANDO SALGADO ELE TEM POBLEMA DE SAUDE ELE TEM TAMBEM POBLEMA DE COLUNA PORAFVO MIM AJUDA MEU DESEJO E MEU SONHO AJUDA O MEU PAI MEU PAI FALTA QUATRO DEDOS DA MÃO DEREITA EU SOU FA DO JOGADOR ADRIANA E DO RUAN E DO BRUNO GOLEIRO

  14. 334
    tomaz conceição da silva:

    mostra ai as vitorias de goleada do corinthians sobre o santos valew …
    campinas /sp

  15. 333
    João:

    Gostaria de saber qual time teve mais vitorias, entre Santos e Corinthians? em todos os jogos até a data do ultimo jogo.
    se alguem soube mande a resposnta po email.

  16. 332
    guido tjs:

    hoje e dia do arrevanche e podi ter certeza vai da SANTOS!!!!!!!!!!

    vaipra cima dele SANTOS,
    vai com detertminação…….

  17. 331
    alex:

    O SANTOS TEM Q FAZE ASSIM TE Q PERGUNTA PROS CORINTHIANOS:

    SANTISTA:JA VOLTOU
    CORINTHIANO:SIM
    SANTISTA:EU NUNCA FUI
    CORINTHIANO:Q RAIVA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. 330
    leo:
  19. 329
    Marcos:

    Eu nao tenho nenhum jogo inesquecível ,mas to aki pra comentar o assunto relacionado ao jogador Diego Souza do palmeiras,é brincadeira não,o que esses dirigentes da CBF parece que estão chamando a violência nos jogos,o que o jogador fez foi uma coisa ridícula e ser punido somente 8 jogos e ainda no ano que vem kkkkkkkkkkkkk só no Brasil que se vê isso.
    Pow que coisa ein???
    Se tivesse feito na hora eu diria que foi de cabeça quente mas nao, foi depois ele voltou pra acertar ja sabia que seria punido e desafiou a Federação,como pode isso???
    O país do futebol acobertar essas atitudes???
    Deve ter só mercenários na Federação isso mesmo,deve rolar mto dinheiro por tras disso nao tem outra explicação…
    É de tirar o chapéu pra esses líderes do nosso futebol!!!!

  20. 328
    caio sangue santista:

    pra mim o melhor jogo entre santos contra os gamba foi dia 15/12/2002 foi um dia inesquecivel um domingo dia da minha festa de aniversario estava completando 3 aninhos e já vi meu time ser campeão…
    eoeoeoeoeoeoeoeoeo
    toma gambaida sou feliz des de piqueno
    inesqueciveu as pedaladas do robinho

Páginas: [18] 17 16 15 14 13 12 11 10 9 81 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade