Há 20 anos, Carnaval baiano prolongado: Bahia campeão brasileiro

qua, 18/02/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

Em 1989, o Carnaval caiu no início de fevereiro (a terça-feira gorda foi no dia 7). Mas, há 20 anos, a folia na Boa Terra foi prolongada para grande parte da população do estado por causa do futebol. Em 19 de fevevereiro de 1989, o Bahia empatou com o Internacional no Beira-Rio e conquistou o título brasileiro de 88. Para a festa dos ‘torcedores-foliões’ do clube.

Comandado em campo por Bobô e à beira do gramado por Evaristo de Macedo, o Tricolor baiano manteve a regularidade durante toda a competição, que ultrapassou a virada do ano (começou em 2 de setembro). Na primeira fase, a equipe obteve a terceira melhor campanha, com 11 vitórias, sete empates e cinco derrotas em 23 jogos.

Futpédia: confira os números do Campeonato Brasileiro de 1988

Nas quartas-de-final, o Bahia encarou o Sport. E a boa campanha na fase anterior ajudou o Tricolor, que se classificou com dois empates (1 a 1 e 0 a 0).  O obstáculo seguinte foi o Fluminense. E o Bahia empatou sem gols no Maracanã e fez valer a sua força na Fonte Nova, ganhando por 2 a 1 (gols de Bobô e Gil).

Na finalíssima, o adversário foi o Internacional, que havia eliminado o Grêmio nas semifinais, no clássico que ficou conhecido como o “Gre-Nal do século“.

No jogo de ida (primeiro vídeo), em 15 de fevereiro de 89, com a Fonte Nova superlotada, Bobô marcou os dois gols em Taffarel, e a vitória por 2 a 1, de virada, permitiu ao Bahia jogar pelo empate no Beira-Rio quatro dias depois. E o Tricolor baiano soube segurar a pressão do Inter, obteve o resultado que precisava (0 a 0) e comemorou a conquista do Campeonato Brasileiro – até hoje única com essa denominação - para o estado da Bahia. Em 1959, o Tricolor conquistou a Taça Brasil em cima do Santos de Pelé e cia.

Ficha da finalíssima

INTERNACIONAL 0 X 0 BAHIA

Local: Beira Rio (Porto Alegre-RS);
Juiz: Dulcídio Wanderley Boschilia (SP);
Público: 79.598 espectadores;
Cartões amarelos: Norberto, João Marcelo e Gil;

INTERNACIONAL : Taffarel, Luís Carlos Winck, Norton, Aguirregaray e Casemiro; Norberto,
Luís Fernando e Luís Carlos Martins; Maurício (Hêider), Nílson e Edu Lima (Diego Aguirre). Técnico: Abel Braga. 

BAHIA : Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Róbson; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Zé Carlos e Bobô (Osmar); Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo.

Qual a sua lembrança mais marcante do Campeonato Brasileiro? Diga na caixinha de comentários. E se você é torcedor do Bahia, dê o seu depoimento sobre a conquista do Nacional de 88

compartilhar

110 Comentários para “Há 20 anos, Carnaval baiano prolongado: Bahia campeão brasileiro”

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

  1. 110
    antunes:

    o ESQUADRÃO DE AÇO. O BAHIA heptacampeão baiano. o bahia de sapatão, baiaco, osni, jesum, beijoca, luiz antonio. bobo, charles, leo oliveira, douglas, dadá maravilha, evaristo de macedo, orlando fantonni, zezé moreira. é lamentavel a situação atual. é preciso trabalhar muito e deixar a superstição de lado. o bahia precisa olhar e investir nas divisões de base. BAHIA NOSSO ETERNO CAMPEÃO!!!

  2. 109
    Albert Lucas:

    Teve um carinha aí que disse que o Bahia não era mais o primeiro representante brasileiro na Libertadores pois a comembol reconhecer um torneiro Sul-americano aí como legítimo, sendo assim o Vasco que seria o primeiro representante brasileiro. Mas cuido lembrar que falando de LIBERTADORES, o Bahia sim, este foi o PRIMEIRO REPRESENTANTE, pois é muito diferente falar que o Atlético-MG foi o primeiro campeão brasileiro ou falar que o Atlético_MG foi o primeiro campeão de torneio nacional. Uma coisa tem nada a ver com a outra, assim como falar que o Vasco foi o primeiro a disputar um torneio sul-americano, algo completamente diferente em dizer que o Vasco foi o primeiro a disputar a Libertadores. Esse carinha é muito burro!!! Valeu pelo seu respeito ao Bahia, mas ainda assim vc não deixou de ser burro.

  3. 108
    yan:

    somos a turma tricolor soimos a voz do campeão somos o ppvo clamor niguem nos vence em vibração vamos a vante esquadrão vamos será o vençedor vamos conquistar mas um templo bahia /bahia /bahia toda essa voz tem seu alento bahia / bahia /bahia /

  4. 107
    robson luis:

    JESUS CRISTO DEVOLVAM MEU BAHIA PELO AMOR DE DEUS DEVOLVAM MINHA ALEGRIA DEVOLVAM MINHA FONTE NOVA

  5. 106
    Owerilns:
  6. 105
    Paulo Magalhães:

    O Bahia foi realmente o primeiro a representar o Brasil na libertadores das Américas. Já o Vasco o primeiro a disputar um título sulamericano, isto com certeza e não gerará polêmicas, pois os fatos estão aí é só usar um pouco d elógica e justiça. O Bahia possui dois títulos nacionais. Não existia o campeonato brasileiro no formato que é disputado hoje, aliás formato esse que desde 1971 foi mofdificado várias vêzes. O título Nacional mais importante a época era a Taça Brasil, se usarnos um pouco de bom senso, boa vonatde, lógica e deixar bairrismos de lado veremos que o Bahia foi sim o primeiro campeão. Mas, para os torcedores do Vitória da Bahia que saõ muito despeitados,p, pois têm maisde 100 anos e nunca ganharam nehum título nacional a não ser o”Torneio da UVA” disputado no RS, e da imprensa sulista que não consegue enxergar um time do Nordeste sobressaindo-se, aliás se depender do sul maravilha nordestinos não deveriam nem disputar o brasileiro apenas servimos para torcer por times do RJ e SP, mas graças à Deus existem pessoas conscientes neste planeta. Em 1971 surgiu o campeonato brasileiro mas nem ele podemos afirmar que permaneceu no smoldes de hoje devido a politcagens e máfias que alteraram várias vezes a fórmula de disputa até chegar a fase atual dos pontos corridos. Se outras equipes como Santos e outros que ganharm a Copa do Brasil não se reconhecem como campeões problemas deles. O Sants por exemplo ganhou pelo menos uns 5 títulos da Copa do Braisil.
    É preciso se reconhecer, e não ficar menosprezando a história através da opressão de uma imprensa manipuladora e bairrista como a nossa. Graças ao bom deus o STF reconheceu que não precisava de diploma para ser jornalista, pois jornalisrta de verdade nasce de berço, e não de faculdades que custam os olhos da cara, e não ensima porra nenhuma. Morram de raiva mas o Bahia possui sim 2 títulos nacionais, pois a época era o único campeonato nacional que havia não importa se hoje a Copa do brasil tem os moldes dele.

  7. 104
    cleber de souza vasconcelos:

    sou irmao do sandro o carrasco tricolor do bahia 1988 jogou todos os jogos mas na final da copa uniao esteva no banco de reserva do bahia, concerteza até hoje esse jogador onde chega e sempre lembrado pelos seus admiradores, como atleta . parabens pelo titulo de 1988 mano .valeu aquele abraço.

  8. 103
    cleber de souza vasconcelos:

    sou irmao do sandro o carrasco tricolor do bahia 1988 jogou todos os jogos mas na final da copa uniao esteva no banco de reserva do bahia, concerteza até hoje esse jogador onde chega e sempre lembrado pelos seus admiradores, como atleta . parabens pelo titulo de 1988 mano .valeu

  9. 102
    Rodrigo gonzaga:

    BAÊÊÊAAAAAAAAAAAAAAAAA MINHA VIDA !!!

  10. 101
    Lucas Sousa:

    Sem dúvida o BAHIA é o melhor time do nordeste é respeitado em todo o Brasil. Atualmente não vive boa fase verdade mas dos times do nordeste é o que têm mas nome BAHIA e Sport. Felizmente os torcedores do Vitorinha jamais vão sentir o gosto de ser campeão de um torneio importante mais ainda bem que eles se contentam com o campeonato bahiano pois é a única coisa que eles ganham.

    E na história do Campeonato bahiano o BAHIA têm mais titulos que o vitória.

    Resumindo o BAHIA é melhor que o Vitória em tudo.

    Falando do Vasco o time do Bahia era melhor que do Vasco pois se o do Vasco fosse melhor ele teria ganhado o campeonato naquele ano, eles vão ver que o BAHIA até hoje é melhor que eles quando se encontrarem no campeonato brasieliro da série B desse ano o BAHIA vai ganhar os dois jogos Vasco eternamente freguês!!! OK

  11. 100
    Vasco, tua glória é tua história, é relembrar o Expresso da Vitória:

    Com todo o respeito ao Bahia, mas controlem suas euforias, torcedores do tricolor baiano. Teve um torcedor que disse que o Bahia foi o 1º representante brasileiro na Libertadores. O Bahia foi, de fato, o 1º campeão da Taça Brasil, e foi o 1º clube nordestino a jogar a Libertadores, mas o 1º representante brasileiro na Libertadores foi o Vasco, em 1948. A Conmebol já rconheceu o Sul-Americano de Clubes campeões como título continental oficial, e não devemos deturpar os fatos, até em respeito à entidade máxima do futebol sul-americano. Parabéns ao clube baiano mais uma vez! Em relação ao flamenguista que veio insistir nessa baboseira de que o Flamengo é penta: meu amigo, não é porque eu sou vascaíno fanático, mas simplemente porque existe uma decisão TRANSITADA EM JULGADO. Não existe mais discussão a respeito disso. Você pode falar o que quiser, mas sera inútil. O Sport, com amparo judicial, é o legítimo campeão brasileiro de 1987. O Guarani e o América-RJ, vice-campeão e 4º colocado, respectivamente, do campeonato brasileiro de 1986, foram, sem nenhuma justificativa, EXPULSOS DA COPA UNIÃO. O Guarani tinha um timaço e representou o Brasil na libertadores de 87 e, com certeza, seria um dos favoritos ao título de 87. Não houve critério para tirar o Guarani da elite, tampouco o Mecão. O Flamengo, além de tudo o que foi relatado aqui, desistiu de levar o título, ao recusar-se a jogar contra Sport e GUARANI. Culpe os seus dirigentes e pare de propagar mentiras. Agradeça a Deus, a Zico e às arbitragens amigas pelos 4 títulos conquistados, em 80, 82, 83 e 92.

  12. 99
    Vasco da Gama, um Gigante que renascerá:

    Primeiramente, parabéns ao Bahia, maior clube do Nordeste e 12ª maior torcida do Brasil. Em 1988. o Bahia superou muitas dificuldades. Passar pelo então campeão brasileiro (Sport) e pelo tri Inter foram grandes e memoráveis conquistas. Nesse ano, com TODO O MEU RESPEITO AO TRICOLOR DESSA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA BAHIA, o melhor time, tecnicamente falando, era o meu VASCO. Fizemos a melhor campanha até o mata-mata, quando perdemos para o clube da 3ª divisão, que prefiro não nomear. O timaço do Vasco era uma prévia do que viria em 1989, com a SeleVasco sendo campeã dentro do Morumbi lotado de são-paulinos. Sobre minhas lembranças marcantes, acabei de citar o titulo de 89, mas são muitas. Fazer o quê, né? Ser vascaíno é ter sempre uma façanha de que se gabar e lembrar. Em 1997, com os 3 gols de Edmundo contra o Flamengo. Os 6 gols de Edshow contra o União São João, também em 97. Os 4 gols de Arturzinho, na maior goleada de 0 da história dos brasileiros: 9 a 0 na Tuna Luso. Em 2000, o milésimo gol do Vasco em Brasileiros, contra o Bahia. Juninho Paulista foi o autor, na vitória por 3 a 2. Em 2001, os 3 gols de Romário na vitória de 5 a 1 sobre o Flamengo. E, por fim, pois já estou com sono e preguiça de escrever, o milésimo gol de Romário, em 2007, contra o campeão Brasileiro de 1987, no nosso caldeirão de São Januário.

  13. 98
    Lucas Tricolor:

    HINO DO BI-CAMPEÃO BRASILEIRO

    SOMOS DA TURMA TRICOLOR
    SOMOS A VOZ DO CAMPEÃO
    SOMOS O POVO DO CLAMOR
    NINGUÉM NOS VENCE EM VIBRAÇÃO

    VAMOS! AVANTE! ESQUADRÃO!
    E VAMOS SERÁS O VENCEDOR!
    VAMOS CONQUISTAR MAIS UM TENTO!
    BAHIA! BAHIA! BAHIA!

    OUVE ESSA VOZ QUE É TEU ALENTO
    BAHIA! BAHIA! BAHIA!

    MAIS UM, MAIS UM BAHIA,
    MAIS UM, MAIS UM TÍTULO DE GLÓRIA!
    MAIS UM, MAIS UM BAHIA!
    E É ASSIM QUE SE RESUME A TUA HISTÓRIA!

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS TRICOLORES DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BORA BAAÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. 97
    Lucas Tricolor:

    Viva ao nosso EC Bahia Bi-Campeão Brasileiro, 1959 e 1988, em 78 anos de glórias e conquistas memoráveis o nosso tricolor já lotou os estádios e fez grandes jogos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ninguém no NE eh maior que o meu tricolor de aço Bi-Brasileiro, nenhum clube do Nordeste já encheu tanto os estádios quanto o meu Bahia, um grande abraço Nação Tricolor pelos 20 anos de glórias do Bicampeonato brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MAIS UM, MAIS UM BAHIA, MAIS UM, MAIS UM TÍTULO DE GLÓRIA, MAIS UM, MAIS UM BAHIA, E É ASSIM QUE SE RESUME A TUA HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. 96
    Deijair Cerqueira Conceição:

    Eu assisti os dois jogos pela televisão, e vou te dizer foi umas das maiores alegrias que tinho nesta vida, ver meu Bahia Campeão Brasileiro, foi uma grande viagem ver aqule time jogar!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. 95
    reginaldo ramos de souza junior:

    ÉS UMA HONRA NASCER TRICOLOR,PRIMEIRO CAMPEÃO NACIONAL,PRIMEIRO REPRESENTANTE BRASILEIRO NA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA E ESTE DE 2009 SERÁ REPLETO DE CONQUISTAS PARA NÓS TRICOLORES!!!!!!!!!!!
    PITUAÇO QUE NOS AGUARDE!!!!!!!!!!!!!!!
    BORA BAEEEEEEEEEEEÊAAAA!!!!!!!!!!!!!!.

  17. 94
    Adailton Galdino de Oliveira:

    Que saudade deste time, na epoca eu tinha 17 anos e morava com meus pai na zona rural da cidade de Barrocas interior da Bahia a aprimadamente 200 km de Salvador e o time titular do Bahia eu me lembro muto bem era este: (Sitema defensivo) 1 Ronaldo, 2 Tarantini, 3 João Marcelo, 4 Claudir, 6 Paulo Robson (Meio campo) 5 Paulo Rodrigues, 7 Gil Sergipano, 8 Bobô, 10 Zé Carlos, (Ataque) 9 Charles e 11 Marquinhos – Técnico: Evaristo Macedo

  18. 93
    MIGUEL CARVALHO ALVES:

    abrigato atodos do é lenco do meu maravilhoso bahia bi capampeo de 1988 amo voçe bahia ate o fim da minha vida e uma grande naraçao de do melhor anarrador de futebol do mundo.

  19. 92
    Ruy Cassio Oliveira:

    Eu estava exatamente com 21 anos. Me lembro como se fosse agora! Assistir a quase todos os jogos do Bahia, naquela época quando o time do Santos levou 5 x 1, na fonte nova. O Bahia ganhou de 2 x 0 do São Paulo em pleno Morumbí. Era um time que jogava por música. Que saudade!!!!

    De lá pra cá somente decepções, embora a grande e fiel torcida tricolor nunca o abandona. Podem falar o que quiserem, mas o BAHIA é o BAHIA!!!!

  20. 91
    MARCIO:

    Sou Bahia desde que nasci e vou morrer Bahia !!!!!!!!!!!
    Lembro do grande craque Douglas…Beijoca…Fito…Mickey…Léo Oliveira…Marinho…
    Agora esse time é que deu a mior alegria aos torcedores tricolores.
    Tinha 20 anos na época e não perdi nenhum jogo na Fonte Nova.

    Hoje infelizmente nosso clube está passando por um período negro em sua história mas se Deus quise, nós ainda
    iremos rever nosso time da primeira divisão, jogando de igual para igual com os grandes times.
    Hoje moro no Rio de Janeiro e não consigo ver meu Bahia ao vivo !!

    Abraço Tricolor

Páginas: [6] 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade