Pelé: uma longa carreira musical

sex, 06/02/09
por gm marcelo |
| tags

  • Sharebar
O compacto Tabelinha, de Elis e Pelé
O compacto Tabelinha, de Elis e Pelé

 

Uma das missões do blog Memória Esporte Clube é relembrar a carreira de craques que marcaram época no país e no exterior. E hoje vamos mudar um pouco, falando da trajetória de um craque do futebol não nos gramados. Mas na música. Nesta sexta-feira, o Rei Pelé trocou de palco. O melhor jogador de todos os tempos se apresentou no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, em um show ao lado do cantor Jair Rodrigues (leia a matéria do GLOBOESPORTE.COM). O dueto (vídeo abaixo) ficará registrado em um DVD comemorativo dos 50 anos de carreira e 70 de idade do cantor de “Disparada”.

Pelé, que deseja gravar dez CDs com grande nomes da música internacional, garantiu que tem uma história na área musical.

- As pessoas esquecem que eu tenho músicas gravadas com Sergio Mendes, Wilson Simonal, Wando, Elis Regina, Gilberto Gil, Jair Rodrigues. Até a Maria Alcina gravou música minha – disse.

E o Rei realmente sempre gostou de cantar, tocar violão e compor. Desde os anos 60, Pelé tem uma relação próxima com a música. Em 1969, Elis Regina, já consagrada como uma das principais cantoras brasileiras, lançou um compacto simples chamado “Tabelinha”. Com duas músicas de um compositor novato, chamado Edson Arantes de Nascimento: “Perdão não tem” e “Vexamão”.

Clique e ouça a música “Perdão não tem”

Outro parceiro do Rei foi Wilson Simonal, com quem Pelé cantou em um comercial para uma multinacional do setor de petróleo na época da Copa de 70.

Em 1974, Pelé trocou o Santos pelo Cosmos. Nos Estados Unidos, não deixou sua ‘carreira musical’ de lado. E ‘progrediu’. De um compacto com duas músicas, Pelé passou para um LP com 13 faixas, em parceria com o brasileiro Sergio Mendes. Trilha sonora de um documentário sobre o craque, o disco de 1978 contou com seis composições do jogador. Incluindo “Cidade grande”, que se tornou ‘hit’ na vozes de Pelé e Jair Rodrigues (“Abre a porteira, que eu quero entrar…”)

Clique e ouça “Cidade grande”

Nos anos 80, Pelé participou de discos do grupo infantil Trem da Alegria, em músicas como  ”Atleta do século”, “Recado à criança” e “ABC do bicho papão” (as duas últimas de autoria do Rei),

Esta foi adaptada na década seguinte para Pelé voltar a mostrar sua veia de cantor. Em 1998, o craque foi protagonista de uma campanha do Ministério da Educação para incentivar a permanência das crianças nas escolas. Quem tem mais de 20 anos deve se lembrar do refrão “ABC, ABC, toda criança tem que ler e escrever”.  Vale a pena a ver (e ouvir) de novo

Em 2006, Pelé gravou o álbum “Ginga na Europa”. A obra conta participações de Gilberto Gil e Rappin’ Hood. Mas os brasileiros ainda não puderam ver o CD nas lojas devido a divergências judiciais.

Confira uma das músicas do CD, em uma apresentação de Pelé em um programa de TV na Alemanha. 

O que você achou do lado cantor do Rei do Futebol? Clique em comentários e dê a sua opinião

compartilhar

50 Comentários para “Pelé: uma longa carreira musical”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 50
    cal da viola:

    Olá meus amigos,é uma honrra pra mim falar deste grande ser humano que é o DICO,isso mesmo,dico como eu o conheço há muitos
    anos sou musico,autor e compositor,gravei um Cd com musicas de minha autoria e dedique uma homenageando o Rei pelé.
    (Dico bom de bola) e muito me orgulho de ter sido escolhida mais uma obra de minha autoria para fazer parte do seu Cd.que em
    breve estará na midía. parabens Rei,parabens amigo Dico,vc.merece mostrar que tem talento tambem na musica.
    um abraço a todos do amigo Cal da Viola. Santos/Sp.

  2. 49
    Rodolfo:

    Pois é, a matéria foi sobre o lado artístico (compositor) do Rei Pelé… e a maioria dos comentários abaixo falam sobre qualquer outra coisa, menos sobre o tema da matéria.

    Bom, concordo com o POST de Walter Alvarenga, faltou falar sobre a música “Pelé Agradece”.

    Aliás, como é difícil encontrar alguma informação sobre esta música.

    Quanto a vida de Pelé, perto dos nossos atuais heróis do esporte, das artes, da política… ele é grande exemplo de dedicação, simpatia… mas falar sobre isso fica prá uma outra oportunidade.

  3. 48
    arthur benevides:

    eu acho o seguinte : pele como cantor e um otimo jogador …………

  4. 47
    Beto:

    horrível

  5. 46
    jorge:

    pra quem ja escutou tanta merda por ai cantando ate que o pele nao é o ultimo ou seja o mais ruim dos cantores, pode estar entre os dez mas nao é o pior nao ,prefiro ele cantando do que o maradona cheirando e do que o romario falando kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. 45
    luiz carlos martins:

    PELÉ….É UMA PENA QUE OS BRASILEIROS NÃO RECONHECEM ESSE HOMEM COMO UMA DAS MAIORES PERSONALIDADES DO MUNDO, NEM JESUS CRISTO AGRADOU TODO MUNDO, MAS NA HORA DO APERTO ELE É SEMPRE LEMBRADO, QUANDO ALGUEM SAIR DO BRASIL OS GRINGOS SEMPRE ASSOCIAM OS BARSILEIROS A FIGURA DE PELÉ, DEVEMOS RESPEITAR ESSE HOMEM COM O VALOR QUE ELE MERECE, PELÉ ALEM DE SER BRASILEIRO É UM CIDADÃO DO MUNDO, PORTANDO PRA AQUELES QUE O JULGAM EU PERGUNTO,QUEM SÃO VCS???

  7. 44
    rafael:

    romario foi melhor jogador e melhor cantor… quem nao se lembra do rap q ele canta com o edmundo? Dos badboys.. muito divertido.
    “nos somos badboys e isso nao tem nada a ver
    cante comigo esse rap q vc vai aprender…”
    muito divertido

  8. 43
    João:

    O dia em que Pelé descobrir que não foi, não é, nem será rei de COISA NENHUMA, aí eu terei alguma coisa a comentar sobre ele.

  9. 42
    Washington L. Vaz:

    O Pelé é eterno! Pena que o Brasil só írá dar o valor merecido a este herói, quando partir deste mundo! Deprimente…

  10. 41
    Diego Carvalho:

    Muita gente achou bonito,engraçado… quando o Romário disse aquela celebre frase,achei um tremendo desrespeito com o maior personalidade do Brasil em todo planeta.

    Esse papo de que o Edson é uma Pessoa e o Pelé é outra não tem nada haver .Romário é e sempre foi um tremendo babaca,arrogante ,mas respeito o jogador que foi.Só que tem gente que acho isso o máximo,por isso que os brasileiros são ridicularizado Brasil a fora e passam uma imagem negativa do Brasil.O Romário não tem moral para falar de ninguém muito menos do Rei.Nesse aspecto sempre gostei mais do Ronaldo,como do seu futebol também.

    E tem gente que prefere reverenciar esse cidadão e ridicularizar o Pelé,o Edson não existe só na certidão de nascimento, o que existe mesmo é o Pelé.

    O Pelé é mais respeitado fora do Brasil do que em seu próprio país,duvido que algum argentino fale mal do Maradona e olha se comparamos a vida do Maradona com o Rei…O cara é cortejados por monarcas,chefes… de estado não é para qualquer um não.O que ele faz o deixa de fazer como pessoa,é problema dele.

    Até por que até parece que Romário,Ronaldo e tantos outros são primor de pessoas.E só o Pelé que fala besteira,a impressa passou essa idéia de seperar o Edson do Pelé.

  11. 40
    RAPHAEL:

    É muito engraçado virem falar do cidadão Edson Arantes do Nascimento….todos acham que a filha dele (Sandra), faleceu renegada e pobrezinha….mto pelo contrário…na época em que a Sandra nasceu, a mãe não foi atrás do verdadeiro pai, e pensem comigo, na época em que o Pelé jogava os jogadores nunca pensavam em ganhar essa fortuna que ganham hoje…porque ela só foi aparecer na imprensa com quase 40 anos de idade????…e aliás apareceu dizendo que não gostava dele e que não queria nada vindo dele…pois bem…concorreu e foi eleita vereadora aqui em Santos com o nome: Sandra Arantes do Nascimento, e mais, com o seguinte slogan em letras garrafais (menos a última palavra): A FILHA DO REI jesus…ou seja, apareceu pra flar a todos que era filha dele…porem não gostava do pai (o que é obvio e correto) e que não queria nada dele, e ganhou uma cadeira na camara dos vereadores de santos com o nome dele. NÃO DEFENDO A POSTURA DELE COMO PAI, ELE DEVERIA TER ASSUMIDO A FILHA, mas também não concordo com a postura da filha, que apareceu após muitooo tempo, haja vista que dos jogadores que jogaram nos anos 50, 60 e 70, o único que realmente ficou muito rico foi o Pelé, e após declarar que não queria nada vindo dele usou seu nome para ganhar uma eleição.

    POR ISSO EU ACHO QUE A VIDA DO PELÉ SEJA COMO ATLETA O CIDADÃO É PRATICAMENTE IRRETOCÁVEL.

  12. 39
    robson:

    Parabéns pelo post e que Pelé continue a procurar o lado bom das coisas da vida, pois só assim, se vive o presente com a energia da saúde que se tem.

  13. 38
    Ernesto Franze:

    Pelé é gente acima de tudo, longe de ser estes jogadores de hoje que só dão entrevistas enlatadas, não falam nada, não se comprometem, Pelé não, sempre foi verdadeiro, falou sempre o que achava. Foi perseguido por parte da imprensa (pessoas de má índole, o lado perversso da imprensa). Quem conhece o Pelé pessoalmente em qualquer situação fica impressionado com sua simplicidade, e principalmente som sua autenticidade.

  14. 37
    EPAMINONDAS PRAXEDES:

    BEM , MUSICO ELE NUNCA FOI, SEU CONHECIMENTO MUSICAL SE RESUME NOS TRES ACORDES DE UM VIOLÃO. MAS ELE É MELHOR COMPOSITIR QUE QUALQUER PAGODEIRO E FUNKEIRO PORNOGRAFICO QUE FAZEM APOLOGIA À BANDIDAGEM, À LIBERTINAGEM E QUE FAZEM MUITO BARULHO MAAS NÃO CANTAM NADA. PIOR, A IMPRAENSA E O PÚBLICO OS ENDEUSAM.

  15. 36
    carlos a. ansaloni:

    Quem é rei numca perde a maggesttade.

  16. 35
    hans roland:

    Acho que todo mundo concorda que Pelé foi o rei do futebol. Foi – na opinião da maioria dos brasileiros – o melhor jogador de futebol que este país ja teve. Eu disse FOI, porque faz tempo que ele parou de jogar. Portanto, Pelé não existe mais.

    O que sobrou, foi o cidadão Edson Arantes do Nascimento que na verdade é outra pessoa e não tem nada a ver com o Pelé. Enquanto Pelé em campo e fora dele sempre se comportou de maneira decente não revidando as tantas faltas que recebia, o Edson cometeu uma série de erros. Gostaria de comentar apenas 2: ele herdou milhões do Pelé e não satisfeito continua fazendo comerciais e faturando. Acho que ele não precisa disso pois ja está rico a bessa. Agora o mais grave é o abandono a que ele relegou seus 2 netos(filhos da filha renegada que morreu), que estão numa escolinha de futebol e tem como maior sonho algum dia poderem bater uma bolinha com o vô!. Isso é demais!!!!!!!!!!!!!

    Ah, ia quase esquecendo do cantor, mas aí vou apenas repetir o que o grande Romario disse: “Pelé calado é um poeta”!

  17. 34
    Raphael:

    O Pelé como cantor é terrível…mas é sim o rei e o deus do futebol…é engraçado virem flar do q o filho dele aprontou…e dpois sair flando q ele julga o robinho e o ronaldo…primeira coisa…o filho dele não é mais nenhuma criança para viver precisando que o papai se defenda se o edinho escolheu esse caminho terrível pra vida dele…é por sua inteira responsabilidade…e no caso de ele flar do maradona, do ronaldo e do robinho….o q há de errado??…a vida de atleta dele é um exemplo para todos…a questão da filha dele, sim, é um erro cometido na vida dele…porém nunca influenciou o lado profissional dele…como atleta ele pode flar de qlqr um o q quiser…pois ninguem pode flar nada do lado profissional dele.

    ELE É SIM O REI…E SEMPRE SERÁ…E NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESSE HOMEM JUNTO COM OUTROS TANTOS ATLETAS DA SUA ÉPOCA LEVOU O NOME DO BRASIL PARA FORA. E ATÉ MESMO NOSSOS POLÍTICOS (MTO HONESTOS POR SINAL) LEVARAM MTA GRANA EM CIMA DISSO. ENTÃO DEVEMOS PENSAR MUITO E DOBRAR A LÍNGUA NA HORA DE FALAR DO REI.

  18. 33
    Walter Alvarenga - Goiânia(Go):

    Parabéns ao Marcelo Monteiro pela reportagem de grande efeito histórico. Porém, ficou sem mencionar a composição mais bela do Pelé e que foi gravada por Moacyr Franco:”Pelé Agradece” cuja mensagem é muito profunda e que ele não pode deixar de incluir em seu álbum. Quanto ao Pelé cantando, digo apenas que as pessoas se preocupam muito com voz, arranjo, etc. e se esquecem da mansagem que a composição contém.

  19. 32
    https://sobreofutebolcarioca.blogspot.com/:

    ele é o cara

  20. 31
    Raimundo soares paiva:

    Quem foi rei nunca perde a majestade, e o caso do nosso REI.

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade