Histórias cariocas e paulistas

qua, 14/01/09
por gm marcelo |

  • Sharebar

O Globo Esporte iniciou nesta semana duas séries imperdíveis para os amantes do futebol: “Histórias cariocas” e “Isso é Paulistão”, que mostram golaços, lances marcantes, confrontos inesquecíveis e curiosidades dos Campeonatos Estaduais de Rio e São Paulo.

Os dois primeiros capítulos da série carioca mostram lindos gols de craques dos quatro grandes do estado. Dois deles estão marcados no imaginário dos torcedores que acompanharam o futebol nos anos 70: o golaço de Roberto Dinamite em cima do Botafogo em 1976, dominando a bola no peito, aplicando um chapéu em Osmar Guarnelli e acertando um voleio espetacular no último minuto, garantindo a vitória do Vasco.

E a jogada sensacional de Rivellino em um Fluminense x Vasco de 75 . Comandante da Máquina Tricolor, Riva dá um elástico em cima de Alcir Portela, jogando a bola por baixo da pernas do vascaíno, arranca para área, passa ‘no meio’ de dois defensores e engana o goleiro Andrada, ao fingir que vai chutar no canto direito e mandar a bola no esquerdo. A série ainda apresenta um bônus: o encontro entre Rivellino e Alcir dias antes do jogo em um churrasco, com direito a samba, organizado pelo meia do Vasco, que convidou o 10 tricolor.

Os outros dois gols não são tão conhecidos, mas também de rara beleza. A goleada de 7 a 1 do Flamengo sobre o ADN (Niterói) em 79 teve um lance marcante. Adílio lançou Zico, que fintou o goleiro Passarinho com o corpo, passando por um lado e pegando a bola do outro. Jogada que lembrou a magia de Pelé contra o Uruguai na Copa de 70. Mas no Caio Martins, a bola entrou. O que, infelizmente, não ocorreu no estádio Jalisco.

E o golaço representando o Botafogo é a bicicleta certeira do atacante Marcelo em clássico contra o Flamengo em 81. Após cobrança de escanteio, o treinador do Atlético-MG no último Brasileirão recebe um belo passe de Renato Sá e se joga no ar para vencer o goleiro Raul. 

Em São Paulo, lances inesquecíveis são lembrados no “Isso é Paulistão”. A série foi aberta na terça-feira com a emocionante semifinal do Paulista de 2001 entre Santos e Corinthians.  A 30 segundos do encerramento, jogo empatado (1 a 1), resultado que classificava o Peixe para a decisão. Mas em uma bela jogada pela esquerda, deixando o zagueiro Andre Luis no chão,  Gil cruzou para Marcelinho. O camisa 7 deixou a bola passar para Ricardinho, que acertou um belo chute da entrada da área, vencendo Fábio Costa. Um passo decisivo para a conquista do título, em cima do Botafogo-SP na final.

O segundo capítulo é especial para a torcida do Palmeiras: a conquista do título estadual de 1993. Depois de 16 anos de espera, o Alviverde levantou a taça de forma especial: goleando o rival Corinthians por 4 a 0 (tempo normal e prorrogação) na finalíssima. Mas no ano anterior, quem levou a melhor foi o São Paulo. O time campeão mundial, liderado por Raí, superou a Alviverde na decisão.

Não perca as séries “Histórias cariocas” e “Isso é Paulistão” no Globo Esporte. Se você quiser rever os lances ou não tiver a oportunidade de ver o programa, confira os vídeos durante o dia na página de memória do GloboEsporte.com.

E para você: qual foi seu momento inesquecível no Carioca ou no Paulista? Diga na caixinha de comentários.

compartilhar

97 Comentários para “Histórias cariocas e paulistas”

Páginas: [5] 4 3 2 1 »

  1. 97
    charles:

    FLA FRAGIO VACO CAIU FRU FLUIU BOTA NÃO ASCENDE MAIS OS TIMES DO RIO ESTA IGUAU AU RIO CAIU JA ERA QUEM MANDA E OS TIMES DE SÃO PAULO PRINCIPALMENTE O MELHOR DO MUNDO SPFC

  2. 96
    Reginaldo Cruz:

    E esse (José Roberto Writh) tem emprego ESTÁVEL para o resto da vida. O cara erra até em replay!!!!!

  3. 95
    MARCELO SARAIVA ALMEIDA:

    QUEREMOS O ZICO TREINANDO O MENGÃO!

  4. 94
    bjtwogqc zywvxuqa:

    osxvtmnb divlm jwagphis bhkzqra bkmqurw bqup ohuy

  5. 93
    Guilherme:

    Queria entender a fórmula do “primeiro” dos “dois” estaduais de 1979. Assim, entre aspas, porque me disseram que o “primeiro” era a fase final do Estadual de 1978, já que, após a fusão do RJ com a Guanabara, anos antes, também o futebol deveria ser unificado e isso acabou gerando uma confusão nas fórmulas. É isso?

  6. 92
    Vasco da Gama, campeão de terra e mar:

    Como vascaíno, e muito bom lembrar do golaço do Juninho Pernambucano contra o River Plate, no Monumental de Nuñez, nas semi da Libertadores de 98, os 3 gols de Edmundo contra o Flamengo no Brasileiro de 97, na vitória cruzmaltina por 4 a 1, os 3 gols de Romário na final da Mercosul de 2000, na maior virada da história do futebol mundial, os gols de Tita em 87 e de Cocada em 88, dando o bi ao Vasco no Carioca em cima do Flamengo, os 2 gols de Jardel que deram o tri carioca ao Vascão em 94, contra o Fluminense, os golaços da vitória de 7 a 0 contra o Botafogo em 2001 e das vitórias de 7 a 1 contra São Paulo e Guarani, também em 2001. Também tem o gol de cabeça de Sorato, em pleno Morumbi, que nos deu o bi brasileiro contra o São Paulo em 89, o cruza,emto de letra de Léo Lima, resultando no gol de Souza contra o Flu, dando-nos o 22º carioca, em 2003. Tem Mestre Bellini, zagueiraço do Vascão, levantando a taça de campeão mundial com a seleção em 58, tem Mestre Mauro Galvão levantando a taça de campeão da Libertadores de 98, o nosso bicampeonato sul-americano, em pleno Equador. Tem a sensacional vitória de 3 a 1 sobre o Manchester United no Maracanã, em 2000, com direito a um drible sensacional de Edmundo em Silvestre. Tem o golaço de falta de Juninho contra o Santos, em 99, que nos deu o tri do Rio-SP. Vasco é isso aí, muita história pra contar!!!!!!!!!!!!!!! O sentimento não pode parar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. 91
    Vasco da Gama, campeão de terra e mar:

    Como vascaíno, e muito bom lembrar do golaço do Juninho Pernambucano contra o River Plate, no Monumental de Nuñez, nas semi da Libertadores de 98, os 3 gols de Edmundo contra o Flamengo no Brasileiro de 97, na vitória cruzmaltina por 4 a 1, os 3 gols de Romário na final da Mercosul de 2000, na maior virada da história do futebol mundial, os gols de Tita em 87 e de Cocada em 88, dando o bi ao Vasco no Carioca em cima do Flamengo, os 2 gols de Jardel que deram o tri carioca ao Vascão em 94, contra o Fluminense, os golaços da vitória de 7 a 0 contra o Botafogo em 2001 e das vitórias de 7 a 1 contra São Paulo e Guarani, também em 2001. Também tem o gol de cabeça de Sorato, em pleno Morumbi, que nos deu o bi brasileiro contra o São Paulo em 89, o cruza,emto de letra de Léo Lima, resultando no gol de Souza contra o Flu, dando-nos o 22º carioca, em 2003. Tem Mestre Bellini, zagueiraço do Vascão, levantando a taça de campeão mundial com a seleção em 58, tem Mestre Mauro Galvão levantando a taça de campeão da Libertadores de 98, o nosso bicampeonato sul-americano, em pleno Equador. Tem a sensacional vitóriade 3 a 1 sobre o Manchester United no Maracanã, em 2000, com direito a um drible sensacional de Edmundo em Silvestre. Tem o golaço de falta de Juninho contra o Santos, em 99, que nos deu o tri do Rio-SP. Vasco é isso aí, muita história pra contar!!!!!!!!!!!!!!! O sentimento não pode parar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. 90
    Franz:

    Lamentável….a história do Futebol paulista foi retratada sem nenhum video sobre uma vitória santista……Este site é no minimo parcial………o santos foi 17 vezes campeão paulista e não foi retratada nunhuma vitória…..ABSURDO !!!!!

    Caro amigo. O Santos também teve uma de suas muitas glórias retratadas na série “Isso é Paulistão”: o título estadual de 84 em cima do Corinthians. O vídeo esteve na home de memória do GLOBOESPORTE.COM. Acrescentei ele no post. Você pode relembrar o título clicando lá. Abs. Marcelo

  9. 89
    antonio jose amancio:

    Momentos bons que gostaria de rever, gol de rondinelli naquele vacso e mengão, e os gols de 1980 flax atletico mg.

    Salve amigo. O primeiro já saiu no blog. Dá uma conferida por favor. Clique aqui e confira o post.

    Abs

    Marcelo

  10. 88
    Jp:

    não era nascido mas queria ver Rivelino jogar e fazer mutos elásticos! esse ano só vai dar fluzão neeeeeeeeeeeeeeeense

  11. 87
    João Pedro Amorim de Oliveira Barros:

    não era nascido mas queria ver Rivelino jogar e fazer mutos elásticos! neeense

  12. 86
    paulo:

    nada paga ver esse tal de flamengo ser derrotado por qualquer clube do mundo a sorte deles os ta legal

  13. 85
    Pedro Pessoa:

    Poxa é muito bom rever certos coisas como o titulo do Fogão em cima do Vasco em 1997, fio um dos titulos mais vingativos da história dos Cariocas.A rebolandinha foi criticada mais hoje é vista de um modo não tão radical como na epoca.E o Fogão sempre elevando a melhor de quem encarna da gente.

  14. 84
    Paulo Augusto:

    O América e o Bangu já foram grandes no Rio. Eu lembro aqui de dois golaços desses times no início da década de 80. O lateral Airton do meio da rua contra o Vasco em 82, válido pelo segundo turno. E o baixinho Arturzinho, pelo Bangu, de cobertura ,em cima do goleiro Abelha, do Flamengo, no primeiro turno do estadual de 83.

    Não custa lembrar que o América foi campeão do segundo turno de 82 derrotando o Flu por 4×2 e o Bangu também ganhou o segundo turno em 87, com o Pinheiro como técnico.

    É isso aí.

  15. 83
    Rodrigo (Barata):

    Como ñ poderia esquecer,
    os videos do timão,
    q desde de mto tempo so nos da alegria…
    o corinthians sempre….

    abraços e parabens!!

  16. 82
    Rodrigo (Barata):

    Parabens,
    mto bom esses videos!!!

  17. 81
    LUCIANO:

    GOSTEI DAS MATERIAS MUITO BOM , QUERO VER MAIS SOBRE O HEXA CAMPEAO BRASILEIRO SAO PAULO
    ( O MELHOR DO BRASIL) ASS; LUCIANO SPFC , HEXA SO NOS.

  18. 80
    David Leão:

    MARCELO, PARABÉNS POR TER POSTADO ESSES VÍDEOS, SÃO TANTAS HISTÓRIAS BACANAS E FINAIS FANTÁSTICAS QUE SOMENTE O CAMPEONATO PAULISTA E O CARIOCA PODEM PROPORCIONAR. MESMO HOJE SENDO MINIMIZANDO POR ALGUNS, ACHO ESSES CAMPEONATOS OS MAIS CHARMOSOS DO NOSSO PAÍS.

    UM GRANDE ABRAÇO E CONTINUE TRAZENDO ÓTIMAS MATÉRIAS PRA NÓS INTERNAUTAS.

    Caro David. Muito obrigado. Espero contar sempre com a sua participação aqui no blog. Abs. Marcelo

  19. 79
    Nelson:

    eu também nao sabia que não podia beijar

  20. 78
    Rogerio lima da silva:

    esse ano nao tem para ninguem e tricolor de novo, com rogerio ceni companhia vamos arrastar tudo esse ano.

Páginas: [5] 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade