Formulário de Busca

O dia em que Ganso disse não

dom, 02/05/10
por gustavo poli |
categoria Sem Categoria

É ancestral, antiga e muito velha a relação que o cronista mantém com o exagero.  Por mais coletivo que seja o esporte, tendemos a valorizar o jogador diferente, o craque, mesmo sabendo que ninguém ganha sozinho. Vez por outra, porém, há atuações individuais tão decisivas, tão diferentes… que é quase inevitável dizer “fulano ganhou sozinho”. Ou “fulano jogou por onze”. Ou ainda “fulano fez chover, parar de chover e depois chover de novo”.  Faço esse preâmbulo para dizer que  vimos na tarde deste domingo, 2 de maio, no Pacaembu,  uma exibição deste nível – uma atuação tão sensacional, tão fora da curva, tão derrubadora de queixos, que os adjetivos se esgotaram e restou apenas o aplauso. O que Paulo Henrique Ganso fez nesse domingo foi transformar o ingresso do torcedor em relíquia, seja ele santista ou não, católico ou não, agnóstico ou ateu.

O Santos jogou mal. Marquinhos cometeu uma sandice lapidar. Roberto Brum bateu o recorde mundial de expulsão burra veloz. Mas o Santos não perdeu o título mais pré-celebrado da história recente por um único e cabal motivo. E esse motivo jogou com a camisa 17. Muito se falou em Robinho. Muito se falou em Neymar. E ambos estiveram bem na final (especialmente o segundo). Mas a história do título paulista do Santos 2010 é a história de um jogador que disse não.

A imagem do Campeonato não será o golaço de Neymar com passe de letra de Robinho. Nem o passe de calcanhar magistral do rapaz da 17 no segundo gol do Peixe. Não será também o terceiro lindo gol do Santo André – nem o gol mal anulado pela bandeirinha ou a bola na trave que matou uns cinco santistas no fim do jogo. A imagem do campeonato é um imenso, irrecorrível não.

ganso_ale1_siteEram 36 minutos do segundo tempo. Roberto Brum estava prestes a empatar com Marquinho no campeonato santista de expulsão jumenta. O Santos tinha um jogador a menos, logo teria dois. E o técnico Dorival Junior, acreditando que Ganso estivesse cansado, resolveu substituí-lo. O que vimos a seguir teve mais significado do que qualquer gol ou passe. Em gestos largos, espalhados, Paulo Henrique negou. Negou como Pedro – uma, duas, três vezes. Disse não, daqui não saio – num não enfático, maiúsculo… inegável.

Não, Dorival. Não, Santo André. Vou ficar aqui. Daqui ninguém me tira. Robinho já tinha saído, Neymar idem. Aos 20 anos, Paulo Henrique informava a São Paulo – e ao Brasil – que se transformara num jogador maior. O Santos, daquele momento em diante, passava a ser o Santos dele, Ganso. Não haveria força humana capaz de tirá-lo daquele campo, como não haveria força humana (ou santa) capaz de tirar esse título do Santos enquanto ele estivesse em campo.

O que vimos ali, naquele pequeno instante, nos olhos de Ganso – debaixo daquele misto de elegância e categoria – foi intensidade. Competitividade. Vontade de vencer em estado puro. A substância que encontramos nos jogadores especiais – e que os transforma em especiais – aquilo que faz com que eles recusem a derrota até a última fibra.

Talvez seja cedo para chamar Ganso de craque. Mas essa fibra, esse sangue fervente debaixo de tanta categoria, foi arrepiante. Depois do memorável primeiro tempo, os fantasmas do Pacaembu pareceram descer sobre cada torcedor do Santos. Alguma lembrança soturna emergiu… a derrota no ano passado…  o empate arbitral contra o Botafogo em 1995 (hoje, creio, as reclamações serão menores)… o Santos não ganhava um título paulista no estádio desde 1967. E, naquele início de segundo tempo, parecia que o titulo mais ganho dos últimos anos se transformaria num cruzamento de chimpanzé com orangotango.

O Santo André tinha um jogador a mais… e precisava de um mero gol para cravar uma zebra histórica no peito de cada santista. Mas Ganso pegava a bola – e se recusava a soltá-la. Repetia seu não mil vezes – protegia, rodava, aplicava lençóis, tocava – jogava bonito no mais improvável cenário. Mudava o ritmo do jogo, cadenciava como os craques de outrora, parecia mesmo uma cena de outro tempo – um solista cheio de estilo dançando, cercado de oponentes azuis, que simplesmente não conseguiam tomar-lhe a esfera.

Ganso tem esse jeito de jogador dos anos 40. Parece correr em outro ritmo – tem passos largos, joga de cabeça erguida. Talvez seja da linhagem de Danilo Alvim, Didi, Falcão, Ademir da Guia – jogadores que pareciam atuar de terno, tal a elegância que dispensavam com a redonda. Mas é cedo para comparações tais. Digamos apenas que, neste jogo, Ganso levou o Peixe nas costas – e não pareceu sentir o peso. Dunga, que sempre teve a mesma gana nos olhos, a mesma vontade de vencer, deve ter se identificado.

O Santos do jogo bonito terminou o campeonato, mui justamente, como campeão. Foi um time espetacular durante todo o campeonato – tão espetacular que ninguém acreditava em drama na final contra o pequeno Santo André. O time de Sérgio Soares, porém, jogou como time grande, expôs as deficiências do Peixe, e chegou perto, muito perto, de promover a zebra siderúrgica.

E então, Paulo Henrique Ganso, 20 anos, crescendo diante de nossos incrédulos olhos, disse seu imenso não. Não, não vamos perder esse título depois de fazer história. Não, não vamos perder esse titulo com um ataque que marcou 100 gols no ano. Não, não vou embora pra casa sem taça. Não, não deixarei essa torcida sair daqui engasgada. Não.

O jogo terminou, aos 49 minutos, e Ganso, esgotado, desmontou. Pousou de costas na grama do Pacaembu. Em um minuto, alguém voou sobre ele e um monte de camisas alvinegras formou um aglomerado humano. O Santos era campeão paulista. Que filme terá se passado ali na cabeça deste paraense de Ananindeua, de 1,84m e apenas 20 anos, celebrando seu primeiro título?  Isso… só ele sabe. Mas o outro filme – esse que ele protagonizou neste 2 de maio – esse nós já vimos. E um dia, certamente, vamos ver de novo. De novo. E outra vez.

compartilhar

294 Comentários para “O dia em que Ganso disse não”

Páginas: [15] 14 13 12 11 10 9 8 7 6 51 »

  1. 294
    Arcivaldo Gomes:

    Sou graduado em Filosofia e em Letras por uma Universidade Federal e, mesmo com razoável garga de leitura (de clássicos, medievais, modernos e contemporâneos da filosofia e da literatura mundial), a muito tempo não lia uma crônica tão bem escrita.
    Sem palavras para elogiar esse colunista….

  2. 293
    Jaime:

    Agora insubordinação virou digna de elogio…. ah, esqueci, é pq quem fez não foi o Josué, nem o Gilberto Silva, ou qq dos contestados convocados à Seleção. A insubordinação foi do queridinho da imprensa paulista, o jogador q nunca vestiu a camisa da Seleção entre os profissionais, e qdo fez entre os juniors, teve um desempenho pífio. Mas ele joga no Santos, aos olhos da imprensa paulista, então tal qual o mediano Ricardinho em 2002, acha-se um absurdo não ter sido convocado, ou melhor, não ser o titular absoluto do meio campo da Seleça.

  3. 292
    Maurinho de Belford Roxo:

    Parabéns ao Santos Futebol Clube!!!

    Parabéns à Torcida Santista!!!

    A Nação Rubro-Negra saúda os campeões paulistas de 2010, o futebol mais bem praticado do ano.

    Lembrou até um certo time de 1981…

    Saudações Poraonescas!

    Maurinho de Belford Roxo

  4. 291
    valdeci luiz lepinski:

    sou um santista feliz e espero que o ganso nao recebar um NAO do tecnico dunga do tamanho do NAO que ele deu pro tecnico Dorival…
    SORTE GANSO PORQUE TALENTO VC TEM….

  5. 290
    SAMUEL OLIVEIRA:

    O SANTOS GANHOU PORQUE MERECEU FOI O TIME SENSAÇAO DE TODO CAMPEONATO!

    PARTICIPE DESSA COMU https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100468857&refresh=1

  6. 289
    SIMEONE:

    Brasil se escreve com S, não com z, santista analfabeto! Quanto ao jogo de quarta-feira, pode preparar o lombo para o coro que já foi encomendado. Lugar de menino é no parquinho, não no campo. Dá-lhe GALO, salve LUXEMBURGO, o melhor treinador do planeta!

  7. 288
    Dennis Costa:

    GALLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!Parabens santos, mas o galo é melhor

  8. 287
    Dennis:

    Acho que o Santos tem que baixar a bola….Tudo bem que o time tá jogando certinho, mas cuidado pro tombo não ser grande. O Atletico já mostrou isso e pode mostrar de novo. Parabens ao time do Santos pelo campeonato paulista!

  9. 286
    Daniel Cantrell:

    Ainveja é uma m…! Dizer que o Santos foi campeão roubado é ridiculo! Em 1995 fomos assaltados neste mesmo Pacaembú, em 2004 tivemos 12 gols legítimos anulados e, ainda assim, fomos campeões. Isto sem falar no caso do ponto eletronico em 2001. Ouvi cocorinthianos falando que o Robinho não está jogando nada. Vcs me dão pena. O Tim Maia é que está jogando muito com aquela barriga ridícula! Vcs venderam o clube para um Iraniano mafioso e em troca receberam um jogador que beijou o Maradona na boca. Já os palmeirenses temk como idolos Pierre (MEU DEUS!) e Diego YOKI Souza! Já os bambis acham que o PROFETA é craque! Olhem o time de vcs antes de falar dos outros! O Santos é sim o melhor time do Brasil! o santo André está chorando mas se esqueçe que o Arbitro não marcou um penalti no Neymar no primeiro jogo e um no Arouca no jogo de ontem. E outro detalhe: o santos é que se complicou sozinho no jogo de ontem, pois e o Marquinhos não tivesse sido (justamente) expulso, com certeza ganharíamos o jogo.
    NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER…

  10. 285
    izak:

    PARABENS SANTOS PELO SEU 18º TITULO ESTADUAL, E CON SERTEZA VAI SER DA COPA DO BRASIL E LUTAR PELO BRASILEIRO………….

  11. 284
    kíldere alves:

    Parabéns ao santos pelo título paulista! E que venha o atlético mineiro! Dá-lhe santos rumo ao título da copa do brazil!!!
    Esse ganso joga muito. E o neymar, é seleção!!!!

  12. 283
    Marcio LR:

    O Santos foi campeão porque mereceu e ponto.
    Sim, teve um gol do Santo André anulado, erro da bandeirinha. Mas também teve um penaulti no Arouca claro que o juiz ignorou.
    Se o juiz quisesse ajudar o Santos, não teria expulsado três jogadores, que ao meu ver todas elas duvidosas. A primeira o centro-avante do Santo André foi pra cima do Dorival e o Léo tomou as dores, defendendo o técnico. A expulsão do Marquinhos nem amarelo tinha, apenas chegou atrasado na bola, o Brum idem. Nenhum deles tem histórico de jogo violento. O Santo André fez faltas muito parecidas e levaram apenas amarelo. Não houve critério nenhum.
    As faltas do Santos, vermelho direto, as do Santo André, não foi nada..segue o lance..O soco no Ganso foi carinho.. A reação do time do Santo André só porque o Neymar valorizou uma falta era para dar amarelo para meia-duzia dos smurfs..só faltaram bater no juiz..
    Resumindo a arbitragem foi fraca e quase estragou a final.
    Sim o Santo André jogou muito e o Santos idem, mesmo com oito o Santo André não consegui marcar. Portanto, parabéns ao Santos, melhor campanha..
    E os times adversários que me desculpem, mas estão com muita frescura. Se dançar, não é alegria..é menosprezo..chapéu não é futebol-arte, é derespeito, brincar com o ex-tecnico é quer estimular a violência..quanta besteira.. Daqui a pouco dançar na balada será desrespeitar a turma do lado ou então quem driblar levará cartão amarelo.. O pessoal vê maldade em tudo..
    O Vanderley Luxemburgo também amizades com todos lá na Vila e vice-versa..mas a imprensa distorce para vender mais jornal e muita gente cai..ridículo..
    SANTOS PARABENS! E COM O ATLETICO, QUE GANHE O MELHOR FUTEBOL SEM TANTOS ERROS DE ARBITRAGEM!

  13. 282
    eder canuto:

    quem disse que o felipe não comprometeu ano passado leve em conta que nos 3 classicos que jogou ano passado tiveram 15 finalizações e o felipe tomou 9 gols

  14. 281
    Everton Parana:

    SÓ SEI QUE SE FOSSE O ADRIANO, LOVE OU PET QUE SE NEGASSEM A SAIR NÃO IMPORTANTANDO O MOTIVO QUE FOSSE, TODA A IMPRENSA ESTARIA TRATANDO COMO UM ATO DE REBELDIA E INDICIPLINA.
    SE O SANTOS PERDESSE TAMBÉM NÃO POUPARIAM O JOGADOR DAS CRITICAS.
    MAS COMO TUDO DEU CERTO, É FACIL TRANSFORMA-LO EM HEROI
    O SANTOS É SIM O MELHOR TIME DO BRASIL, MAS ESTÁ CLARO A FALTA DE MATURIDADE DOS ´´MENINOS“ DA VILA, SUAS COMEMORAÇÕES E SUAS ENTREVISTAS NÃO SÃO NADA MODESTAS, SEMPRE COM PROVOCAÇÕES E ZOMBAÇÃO.
    O MUNDO DÁ VOLTAS, E COM CERTEZA NÃO SERÃO TODOS QUE SE TORNARÃO CRAQUES E TERÃO SUCESSO PRA SEMPRE.
    AÍ PODEM TER QUE BATER NA PROTA DO ATLETICO, SER COMPANHEIRO DO TARDELLI OU ATÉ MESMO SER COMANDADO PELO LUXEMBURGO.

  15. 280
    Denis:

    Perfeito o texto. Parabéns!

  16. 279
    PORTELA:

    VCS FALAM COMO SE O GOL FOSSE ANULADO AOS 35MIN DO 2°TEMPO COM O PLACAR DE 3X2, O SANTOS COM 8 EM CAMPO E SEM FORÇAS ALGUMA PARA REAGIR.
    ACORDA!!!!!!!!!!!!
    ESSE LANCE FOI NO PRIMEIRO TEMPO, TIMES COMPLETOS PLACAR EM 1X1, O PENALTE EM AROUCA NINGUÉM LEMBRA, AGORA QUEREM DAR O TITULO AO SANTO ANDRÉ PORQUE GANHOU UM JOGO, O MOGI GANHOU DO SANTOS DÁ O TITULO A ELE TAMBÉM.
    O SANTOS VENCEU DUAS VEZES O SANTO ANDRÉ, FOI O MELHOR DO CAMPEONATO E MAIS COMPETENTE!
    E DEPOIS FICAM FALANDO QUE ENTENDEM ALGUMA COISA……VCS ENTENDEM É DE CHORAR!!
    O SANTO ANDRÉ MERECEU GANHAR O JOGO NUNCA O TITULO!!!
    INSENSATOS…..O SANTOS É O CAMPEÃO!!!!

  17. 278
    Max:

    E os dois penaltis um em cada jogo da final não marcados ao santos?
    e vem falar que a arbitragem ajudou?

    E o Ramalhão só passo para as finais pelo mesmo regulamente.

    Digo uma coisa:
    O choro é livre.

  18. 277
    Marcio Dias:

    Só não concordo quando vc disse que a bandeirinha anulou o gol do Santo André. Na verdade, ela anulou o lance antes que fosse feito o cruzamento, não o gol. Até porque quem fez o gol não estava impedido. Não que quem cruzou estivesse, foi um erro. Mas é errado dizer que o gol foi anulado.
    Outra coisa que faltou comentar, foi o lance que o Ganso cobrou o escanteio pra ninguém. Eu não me lembro de alguém ter tido tamanha inteligência numa partida.
    O Ganso foi adulto, muito adulto ontem. Valeu mesmo!

  19. 276
    Joao:

    SANTOS GANHO COM MUITO PRESTIGIO, E SEM DUVIDA ALGUMA É O MELHOR TIME DO BRASIL ESSE ANO E UM DOS MELHORES SE NAO FOR O MELHOR DESSES ULTIMOS TEMPOS…. PODEM MORRER DE DOR DE COTOVELO OS CORINTHIANOS, SAO PAULINOS, PALMEIRENSES, OS TORCEDORES DO SANTO ANDRE… PODEM FALAR QUE FOI ROUBADO, POEDE FALAR QUE FOI TUDO, MAS NAO TENTEM TIRAR O BRILHO DA MOLECADA DO SANTOS QUE MERECIA GANHAR POIS FIZERAM MUITO POR MERECER, BATALHARAM DO COMEÇO AO FIM COMO GUERREIROS PARA TEREM UM FINAL FELIZ….. É CAMPEÃOOOOOOO….MUITO OBRIGADO SANTOS, TENHU MUITO ORGULHO DE FAZER PARTE DE SUA TORCIDA

  20. 275
    alison:

    [que jogao ganso jogo de mais ta certo pedir pra nao sair agora vamo pega o galo]

Páginas: [15] 14 13 12 11 10 9 8 7 6 51 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade