Formulário de Busca

O Império dos sentidos

sáb, 04/07/09
por gustavo poli |
categoria Adriano, Futebol

O traje imperial tende a ser sumário – tem apenas dois itens obrigatórios. O chinelo. E a bermuda. Adriano é um imperador pé-descalço – ou quase – um imperador de Joãozinho Trinta. Prefere o lixo ao luxo, o despojamento à ostentação. Antes a favela do que o condomínio cercado. Usa seu cordão de ouro, um brinco sugestivo… vá lá. Mas não traz apartamentos no pulso. É capaz de trocar o mega-carro pela garupa na moto – sem camisa, com ocasional exposição de cofre. E, acima de tudo, é capaz de dar de ombros. Por isso voltou ao Brasil – para dar de ombros. Para poder dizer (e sentir) que não está nem aí.

 

Estátua partida de Adriano, o Imperador original

Estátua partida de Adriano, o Imperador original

O Flamengo sabia o que estava comprando. Adriano queria ficar perto dos amigos e curtir a vida. Ele tem dinheiro para gastar por 12 gerações. Quer bater papo, soltar pipa, andar de bermudão, relaxar, tomar sua cerveja, aproveitar a vida de solteiro… e até jogar sua bola. E tem todo direito de fazê-lo. Mas… talvez não tenha percebido que, mesmo no Rio, dar de ombros não é de graça. Aqui também existem papparazzi, sites de celebridade e marcação.

Imperativo, na vida de Adriano hoje, é o verbo curtir. Tudo o que pode vagamente parecer entediante… ele tenta driblar. Em um mês de Flamengo, já foram três faltas. As causas de cada ausência – ou supostas causas – importam menos. O que importa é a velocidade com que Adriano está estraçalhando sua imagem. O engraçado é que boa parte da torcida do Flamengo se irrita com a imprensa – como se os jornalistas devessem fechar os olhos. Como se fosse melhor não saber da verdade.

 

O argumento é singelo: Adriano recebe para resolver no jogo. Treinar é para os outros. Mas essa equação não fecha. Para jogar bem regularmente, Adriano precisa de treino. Desde que voltou, o atacante fez duas boas apresentações – ambas no Maracanã – uma contra o Atlético-PR, outra contra o time misto do Internacional. Em outras partidas se arrastou em campo. Pode arrebentar contra o Vitoria – e calar as criticas até o capitulo seguinte. Em suma – Adriano pode ser diferente… mas privilégio não costuma dar certo em futebol –  meio que remixa vaidade, dinheiro e alumbramento.

 

As desculpas importam menos – mas ajudam a entender a onda do Imperador. Sua segunda falta, em especial, foi peculiar. Lembremos: era uma terça-feira, pós-folga de segunda, e o Flamengo treinava em dois períodos no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste do Rio. Adriano não apareceu. Tinha, explicou-se depois, uma audiência judicial. O primeiro treino era de manhã. A audiência era 13h30m. Qual o motivo da audiência? Adriano entrara na justiça contra a ex-mulher – com quem teve dois filhos – para estabelecer uma pensão alimentícia razoável. Negrito aqui: a ação é dele, não dela. Pois bem, audiência marcada para às 13h30m. E o que aconteceu?

 

Adriano terceirizou. Mandou a mãe em seu lugar. Ou melhor – tentou terceirizar. A juíza do caso, ao ver a mãe como preposta do filho, estrilou. Exigiu o Imperador em carne, osso e chinelo – na mesma tarde. Como há limites para o relaxamento imperial, ele teve que dar as caras – e ainda com o topete de dizer que estava lá desde cedo.

 

Traduzindo: é chato? Chama a mãe, um assessor ou alguém. E Lá foi Dona Rosilda ao tribunal como se Adriano realmente tivesse algum outro compromisso inadiável – tivesse, de repente, que… treinar no Flamengo. Mas… não. Adriano tinha resolvido não treinar, usando a audiência como desculpa. E depois resolveu não ir na audiência, usando a mãe como representante.

 

É mais que compreensível que o sonho de fenômenos e imperadores se desidrate. O roteiro do menino-pobre-que-subiu-na-vida-jogando-bola é mil vezes repetido. Ele não ganha só dinheiro. Ganha também um sistema planetário no qual faz o papel solar de fonte de dinheiro, status e celebridade. Ao seu redor giram amigos novos, parentes súbitos, parceiros velhos… gente de toda sorte. Essa corte informal fornece tapinha nas costas, adulação e toda sorte de aplauso. Os amigos que nunca dizem não, o melhor vinho, a cerveja importada, a vagaba da hora… todo prazer a um estalar de dedos. Então, qual criança a conhecer melado – o lambuzar é mais que previsível – é quase inevitável.

 

Muito se fala sobre o papel da imprensa nesse tipo de cenário. As celebridades se queixam do jornalismo-paparazzi, que ignora fronteiras entre vida pública e privada. Quando falamos de esporte, separar joio e trigo me parece simples. Se existe referência esportiva – interessa. Caso contrário – é material pra tablóide marrom e revista de fofoca.

 

Não interessa, em tese, ao público esportivo a mulher-fruta que Adriano consumiu ontem, anteontem ou hoje. Mas interessa, sim, saber que ele trocou o treino por aventuras frutíferas ou leguminosas. Que alegou indisposição estomacal às 8h… e estava comendo um cachorro-quente no quiosque às 6h da manhã. Convenhamos – ninguém acorda às seis pra tomar café-da-manhã com amigos no quiosque – e ninguém come dogão no cardápio matinal – em especial se for atleta.

 

Sonegar esse tipo de informação é mau jornalismo. Ou devemos voltar ao tempo em que jornalistas emprestavam garconiére para jogador em troca de entrevista e acesso? Informação só a favor, quase sempre, é desinformação. A vida particular de Adriano é, como o nome diz, particular. Mas a partir do momento em que ele deixa de cumprir com obrigações públicas… o torcedor, cliente primário do jornalista esportivo, quer saber o que está acontecendo. Por que faltou? Faltou por que?

 

Em outras palavras – Adriano tem todo direito de faltar a treinos e curtir a vida. Mas o torcedor do Flamengo deve ser informado sobre isso. Vivemos num mundo hiper-conectado, em que cada vez mais gente busca informações na internet – a qualquer hora, em qualquer lugar. Com nem dois meses de treino e três faltas com desculpas mais retalhadas do que o macacão de F-1 do Corinthians… Adriano encomendou um mega-holofote sobre si mesmo.

 

A rebeldia imperial fala muito sobre o Rio de Janeiro. Adriano é favela pura – no melhor sentido da palavra. Não tem vergonha da pobreza anterior. Adora a Vila Cruzeiro. E isso merece toda sorte de elogio. Mas no Rio… favela é quase sempre sinônimo de ausência de estado. Pois ali, onde a polícia não chega,– impera uma lei diferente, peculiar. Esses dois mundos colidem na figura do Imperador. E Adriano parece não ter entendido que certas leis do morro não funcionam bem no asfalto. A omertá, em especial, não funciona. O malandro benevolente, amigo de todos e inimigo das regras, sofre com a marcação em cima do mundo profissional.

 

Pelo torcedor, Adriano será julgado pelo futebol que mostrar em campo. A dúvida é se conseguirá jogar bem se levar uma vida desregrada. Mas há algo que vai além da arquibancada – algo que ultrapassa o futebol. Adriano serve de exemplo, ou deveria servir, para um sem-número de garotos humildes que enxergam nele o sonho realizado. A cada falta ou deslize, o exemplo se distorce – a imagem do Imperador perde imponência e ganha malandragem. E é nesse espelho futuro que os meninos de hoje se enxergam – imitando dribles e caminhos.

 

Lamentos à parte, Adriano não escreve uma história nova. Nem diferente. Em seu campo particular, brigam dois Brasis – aquele pobre que, graças ao talento e contra todos, deu certo. E aquele rico que, uma vez vitorioso, se achou dono do senado e acima das leis.  É um conflito antigo, que nos diz muito sobre país e povo. Adriano, diria o presidente, não é “um homem comum”. Em tese, ninguém está acima da lei. Nem… o Imperador. Mas, na verde e amarela terra do nunca, é bom frisar o em tese.

 

 

compartilhar

200 Comentários para “O Império dos sentidos”

Páginas: [10] 9 8 7 6 5 4 3 2 1 »

  1. 200
    carlos vinicius:

    voces da midia so sabem fuder os times do rio e da moral pros de sao paulo so q vcs nao v q flamengo e q representa o rio nunca cai para outra divisao busca titulos e tras jogadores de prestigio e futebol encontestavel po pelo amor de deus c eu ganhasse o dinheiro q vcs ganham para falar merda tava feliz

  2. 199
    https://febreporfutebol.blogspot.com/:

    https://febreporfutebol.blogspot.com/ Um blog de futebol muito competente

  3. 198
    adriano marcos:

    Caro corneta,,, essa sua materia é de 2 meses atras, era melhor voce se retratar pois o imperador esta jogando muito bem, esta na selecao e ainda amigao vai pra copa do mundo de 2010. Pois voce e outros estupidos da impressa so enxergar tudo de mal no flamengo nao que o mengao seja o mais perfeito do mundo, pois se voce tivesse tanta moral ai nesse blog, postaria mais materias nao so a criticando o flamengo e o adriano imperador, fica aqui meu desabafo pra voces da imprensa.

    S R N

  4. 197
    José Guilherme:

    Bom dia,

    Só pude ler seu post hoje, quase 2 meses depois de ter sido colocado no blog.
    E sinto em lhe dizer, a torcida do Flamengo estava certa ao crucificar a imprensa.
    Hoje o Adriano está na seleção, faz uma falta tremenda ao Flamengo. Não falta mais a treinos e continua como sempre, dando de ombros as insinuações dessa imprensa que cada vez mais confunde o leitor, que não sabe se o que lê é verdade ou mentira.

    Abraços.

  5. 196
    NAZARIVAN BRGA:

    Simplesmente sensacional e verdadeiro. Parabéns pelo post. Sou rubro-negro, e, Adriano vá treinar que a nação agradece.

  6. 195
    Antonio Pedro:

    Henrique Lopes (12:02):

    Fala a verdade, cara.

    Desistiu no meio p…. nenhuma! Você não passou da primeira linha! Sua cabeça não lhe permite entender mais do que 2 palavras em seguida.

  7. 194
    Lula Flu:

    eu sinceramente nao tinha duvida do porque q ele queria voltar

    e logo voltar praonde

    eu sou fluminense, mas reconheco que o flamengo, devido aos titulos e atual fase, esta melhor do que o meu time
    e digo mais, o unico problema dos flamenguistas, eh o proprio fato de serem flamenguistas

    quem vive no rio sabe, flamenguista acha que ser flamengo eh acima de tudo, acima de qualquer coisa e o mero fato de se colocar a camisa rubro negra jah o faz um ser especial que o insenta de maiores problemas (ok, fui um pouco alegorico)
    que seu time tem que ganhar sempre (nao interessa qual seja a formacao dele) e se qualquer coisa nao concorda comigo, esta errado

    o que quero demonstrar com esse breve comentario?
    flamenguistas pensam que sao reis, que suas vontades sao ordens e que seu time eh o maior do mundo
    e se voce tentar contraria algo, jah esta aberto o picadeiro para que eles comecem suas pirracas e batecoes de pe

    eu sinceramente me divirto com isso, os comparo a garotos mimados que querem sempre tudo
    se quero irritar algum, simplesmente falo que roberto dinamite foi muito mais craque que zico e pronto, deixo eles falando hehehehe

    o que esperar de uma torcida assim?
    absolutamente nada, pois vao culpar deus e o mundo antes de pararem pra pensar no seu craque.
    ou pior, vir aqui ofender o jornalista que apenas aponta o obvio

    o adriano eh realmente um flamenguista.

  8. 193
    Edilson Veras - Manaus:

    Muito bom esse comentário, sempre deixo comentários no blog do arthur, o Adriano não preciso de psicólogos, conselhos, ele precisa colocar a cabeça no lugar e saber que hoje ele tem tudo, mais que um dia não teve nada, esta jogando pela janela tudo que construiu, não pela imprensa, não pelas revistas, mais sim jogando bola, um dom dado e de graça por DEUS, ele precisa meditar e relembrar tudo que passou na vida, todos nós sabemos a hora de acertar e de errar, ele so esta errando, que precisa ter a consciência disso, ele deve saber que muitos jogadores que abusaram da boa vida hoje vivem pobres e sem ser lembrados, espero que ele possa tomar ciência disso e deixar de querer aparecer e fazer o que acha, ele tem todo o direito afinal de contas vivemos num pais democrático, mais ele um dia tenha pedido de DEUS pra crescer,poder da condições para sua familia, querer ser visto por todos, jogar em um grande clube e chegar a seleção, e dai? ele conseguiu, mais não esta conseguindo manter o que é o mais dificil, é hora de colocar a cabeça do travesseiro e pensar, pensar no futuro, que ele não ache que pode tudo porque tem dinheiro, é hora tomar consciência e aprender que muitos trabalhadores que ganham um mísero salário suando a camisa, varrendo ruas, trabalhando em obras, correndo atrás do prejuízo. e isso com certeza não acontece com ele, que ganhar pra se divertir jogando bola, coisas que muitos queriam, mais que DEUS deu o DOM pra ele. ele poder dizer na frente das câmeras que respeita os torcedores, mais acabar com se próprio fazendo coisas erradas, é hora meu velho você tomar juízo e colocar a mente pra funcionar, deixe as funkeiras, as verduras, as frutas de lado, porque se você fosse pobre e so ganhasse esse mísero salario, sabe quantas vezes elas iriam olhar pra vc? nenhuma. torço pra que você volte a ser o imperador. a nação rubro-negra e o povo brasileiro irá agradecer.

  9. 192
    Beto:

    Apesar das otimas opinioes e texto aqui presentes nao li nada a respeito do maior problem do comportamento de Adriano: o efeito que isso tera no grupo de jogadores do Flamengo.

    Futebol competitivo profissional exige muito sacrificio fisico e mental dos jogadores e fica muito dificil exigir dos jogadorel tal coisa quando as regras nao sao pra todos.

  10. 191
    Henrique Lopes:

    Não tem nada de melhor pra escrever, o cara vem falar de Adriano, esse texto imenso.
    Ainda bem que desisti no meio, porque tava quase vomitando.

    GPOLI:
    Nao sabia da capacidade retro-digestiva do texto. Deve ser um valor.

  11. 190
    jeff:

    fala poli, poderiamos enfatizar realmente a falta de estrutura do adriano ,mas convenhamos a sua vida pessoal nao tem nada a ver conosco , torcida, midia e etc… deveriamso procurar assuntos mas relevantes como o do nobre deputado e ex- radialista silvio … (me fallhou a memoria ) que criou a cpi da nike e uma outra cpi e ninguem da midia o apoiou infelizmente foi voto mas do que vencido pois o sr dono do mundo ricardo teixeira consegiu articular e arquivar a mesma e eu até entendo que o unico jornal que noticiou toda a falcatrua foi o (0 lance) e ficaria muito dificil né a rede globo fazer algo pois e feita a venda e compra dos jogos diretamente com o propio , acredito ainda que algum dia um kamikze (reporter) vá mostrar que tem cullhao e fazer o maximo pra deixar esse charlatao mau com o povo um dia naecerá …. com certeza grande abraçao

  12. 189
    Jorge Márcio:

    Caro Sr. Retorno a este espaço, que presumo democrático para reinvindicar minhas reflexões a cerca da questão do jogador Adriano. Mas vi que outros posts após o meu, foram publicados e minha palavras ignoradas, de modo que pergunto:

    Usei de palavras de baixo calão? Ofendi sua moral ou a de alguém desse meio? Citei algo infundado ou mentiroso?

    Gostaria que minhas perguntas fossem respondidas por gentileza, do contrário só me resta pensar que realmente há uma ditadura midiática em ação desde, digamos… 1964?

    Um abraço.

  13. 188
    Luiz BsB:

    Embora ache seus comentários, em geral, muito cáusticos, achei muito bom o post. Tem pouca gente que teria coragem de falar o que você falou. A minha paciência com o Adriano (jogador profissional) está acabando. Vida particular não tem nada de pública, mas FALTA de PROFISSIONALISMO tem. Eu como Flamenguista Apaixonado (sei que isso é uma redundância), agradeço a denúncia. Adriano é “PROFISSIONAL” do Flamengo, ganha bem para isso, tem que se comportar muito bem, ele não é nada mais Flamenguista que eu. Romário, que era campeão do mundo, fazia muito mais gol, era muito mais craque, tinha que andar na linha…o Fla (torcida, imprensa, etc) botou ele na parede várias vezes. Tirando o exagero, que não é o caso desse post, tem que cobrar o Adriano, sim. É um favor público que se faz a ele.
    Saudações.
    Luiz BSB

  14. 187
    Nei flamenguista:

    Poli,
    Bom dia,
    Só me responda uma pergunta:
    Quantos jogadores de todos os clubes do país faltam treino diáriamente?
    Eu garanto a você que tem jogador de outros clubes grandes que tem uma média de faltas bem superior a do Adriano.
    Mas ninguém sabe né?! PQ?! Porque nº1, não vende jornal(O Adriano vende, somado ao Flamengo então), e nº2 não vai atrapalhar o Flamengo em nada, então não interessa a vocês, jornalistas Botafoguenses, Tricolores, Vascainos, Palmerenses, Corintianos, São Paulinos, Cruzeirenses, Atleticanos, Colorados, Gremistas, Santistas…!

    Mas continuem tentando, enquanto isso meu mengão já é o quinto no brasileirão, e o Botafogo? Rsrsrsrs

    Mengo!!!

  15. 186
    leonardo amorim:

    Deixa ele curtir, a vida é uma só e é DELE!

    E você vai continuar perdendo seu tempo bolando um bom texto para criticar as atitudes do Adriano. hahaha

  16. 185
    Daniel Rocha:

    Sou mais o Adriano faltando treino e tomando TODAS do que Obina e Josiel treinando todo dia.[2]

    PS; e outros tantos de muito time ae!

  17. 184
    ThiagoCF:

    Bom dia a todos,

    Primeiramente gostaria de dizer que sou flamenguista… daqueles doentes mesmo. E a maioria dos comentários aqui refletem, e muito bem, a situação atual do Clube de Regatas do Flamengo.
    1- Trabalho em uma multinacional (e é exatamente isso que o Flamengo deveria ser também). Se eu deixar de ir trabalhar um dia alegando indisposição intestinal e meu gerente recebesse a informação que às SEIS HORAS DA MANHÃ eu estava comendo cachorro quente na praia, é óbvio que isso iria soar mal.
    2- Os torcedores aqui falam que o Adriano é perseguido porque ele vende jornais. Assim como deve fazer também a Suzana Vieira, Ronaldo, Michael JAckson…. entre outros que fizeram de suas vidas pessoais um verdadeiro circo. Mas até aí, isso seria problema dele. Se ele quer um funeral público qdo morrer, é uma opção pessoal. Mas quando a vida pessoal um tanto quanto excêntrica dele começa a interferir na profissional, aí temos um problema. Não dá pra admitir que o cara perca um dia de trabalho achando isso a coisa mais normal do mundo! Não dá! É trabalho pô! Futebol é o trabalho dele e ele tem que ter responsabilidade. E os jornalistas expõem as estripulias deles porque nós, os torcedores, é que pagamos o salário do Adriano.
    3- Achar que o Adriano faltar um treino é normal e depois cobrar da diretoria o fato de estarmos 17 anos sem um título brasileiro, é a maior contradição que eu já ouvi na minha vida. É por isso que, até hoje, a diretoria consegue camuflar seus erros com a ajuda de torcidas organizadas.

    Adriano deveria ser multado e obrigado a pedir desculpas a toda a Nação Rubro Negra.

  18. 183
    Danilo:

    É com grande tristeza que tenho que me render a tais critérios adotados na sua coluna, antes eu achava que ele podia faltar , mas depois do jogo contra o VITORIA tudo mudou, vi que o Impera tem que treinar e muito pois nota-se que o mesmo está totalmente fora de forma. Ele parecia um poste no meio do campo não conseguia dominar uma bola sequer, assim fica dificil, nos velhos tempos quando fomos campeoes do brasileiro de 1987 o renato gaucho vivia na farra sim, mas quando entrava no campo ele era um leão, e com ele com certeza fomos campeoes e ele contribuiu e muito para aquela conquista, vide flamengo e atletico mg lá no mineirão, se o Adriano se garantisse tudo bem só que até agora nada.
    OOOOOOOOO ADRIANO SE TA ME OUVINDOOOOOO! vai trabalhar meu filho que voce volta a ser o Imperador pois até agora você não passou de um vassalo.
    Espero que alguém DEUS , UMA MULHER, ALGUM SANTO, UM ANJO DE GUARDA te ilimine e te tire dessas desses amigos falsos que te levam somente a bancarrota e a destruição, hoje você é referencia pras crianças amanhã eu já não sei.
    Abraços

    Danilo Aguiar telefone 24246402

  19. 182
    Davis:

    Poli, bom mesmo é ver o Botafogo, seu time, ir novamente para a segunda divisão. O Vasco já está. O que seria de vocês, da imprensa, se não fosse jogadores como o Adriano. Não teriam o que falar (mal) e teriam de se ocupar com outras coisas que não sejam a vida dos outros. Poli, Botachorão na segunda divisão.

    GPOLI:
    Isso deve ter sido um argumento…

  20. 181
    Marcelo Castro:

    Melhor reportagem que eu li sobre o Adriano. O interessante é o que nós como brasileiros apoiamos. Até pelos comentários podemos ver que vivemos em um país de valores que conflitam a lei, mas que ganham força na impunidade de um sistema corrompido em que a malandragem aprendeu sempre a dar uma desculpa pra quem é sorteado na loteria. As leis são diferentes no Brasil e parece que nós gostamos, assim nos sentimos seguros de dar um jeitinho quando precisarmos. Adriano pode jogar bola, mas se continuar assim será mais um iludido com dinheiro na terra do faroeste querendo fazer suas próprias Leis. Mais que um Imperador ele tenta ser um Deus abrasileriado, com os anos será mais um santo que tentaram canolizar mais acabou no esquecimento, lembrado talvez por poucos fiéis provavelmente dependente de sua fortuna.
    Marcelo Castro

Páginas: [10] 9 8 7 6 5 4 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade