Formulário de Busca

O pênalti presume a covardia

ter, 02/06/09
por gustavo poli |
categoria Futebol

No mais coletivo dos esportes, o pênalti é uma aberração. O conflito entre times e multidões é, subitamente, reduzido a um duelo. A carga dramática se concentra – o destino de milhares se torna o confronto entre dois mortais: o cobrador e o goleiro. O imenso, todo-poderoso chutador… o frágil, minúsculo arqueiro. Ou assim fazemos crer epicamente – nós, locutores, narradores e comentaristas. Pobre, humilde e triste infeliz, que escolheu agarrar em vez de ser assessor de deputado, intermediário de boquinha ou profissão brasileira afim. A questão que esse artigo propõe é um imenso… PERAÍ. Ou melhor – um gigantesco e colossal MAS PERAÍ:

MAS PERAÍ... NÃO É PRA SER ASSIM?

O sujeito está ali pra defender um pênalti. Não é um fim-de-semana em resort de luxo. É defender pênalti. O pênalti, lembremos, é a penalidade máxima. Um chute a 11 metros da meta. Defendê-lo tem que ser difícil. Mais que isso, tem que ser quase impossível. O goleiro está ali pagando um pecado que seu time cometeu: o de impedir um gol por meios ilícitos. Ele não está ali condenado por um crime injusto. Salvo erro arbitral ou burrice de zagueiro – o pênalti é uma forma de justiça. E o goleiro é uma espécie de advogado de serial killer no corredor da morte. Sua situação é desesperadora – e é para ser assim.

 A regra diz, cristalinamente: o goleiro só pode se mover fora de sua linha quando o cobrador tocar na bola. Certo… é uma lei que não pegou. No futebol atual, os goleiros se mexem mais do que as moçoilas do Faustão dançando música de elevador em playback. Avançam, dançam, pulam… e, por conta disso, passaram a pegar um pênalti ou outro. Os juízes, repletos de comovente piedade, deixam passar quase toda vez. Há casos acintosos, em que o goleiro vai até a linha da pequena área… e o juiz assobia, olha para as estrelas, mexe no cronômetro. Não interessa se é covardia ou não. O fato é singelo: o goleiro que sai antes – seja um, meio ou dez mil passos fora da linha… está burlando a regra.

Aqui se faz, aqui se paga...

Dirá o bom senso: olha… mas todos saem. Se eles não saírem, não pegarão mais pênalti nenhum. Não haverá mais graça. Mas peraí 2.0: eles… não saíam antes? A regra anterior era mais draconiana: o goleiro simplesmente não podia se mexer.  E se mexia mesmo assim. Hoje, o goleiro pode dançar o xote em cima da linha do gol antes da cobrança. 

Mais do que isso – o futebol evolui. Os goleiros de hoje são bem mais atléticos do que seus irmãos dos anos 40, aquele tempo em que os guarda-metas preferiam a corridinha ao salto. Tendo muito mais agilidade, podendo se mover sobre a linha ou além dela –eles pegam mais pênaltis hoje do que no passado. E fazem isso porque desenvolveram técnicas para tal – tirando vantagem do olhar seletivo da arbitragem.

Diante dos goleiros que saem antes – e dos juízes que raramente apitam – o que fez o Golias da equação, o antes todo-poderoso batedor? Bom, ele respondeu. Retomou a paradinha. A paradinha, amigos, não é uma novidade. Ela data dos anos 70. E, depois de inventada, foi rapidamente expulsa de campo. Proibiram a pobre coitada. Disseram que era covardia com os goal-keepers. Até que… uns aninhos atrás… alguém se tocou: epa, peraí… por que a gente tinha proibido aquilo mesmo? O que tem de mais? E eis que, em pleno Século XXI, ela voltou. E, junto com ela, voltou a grita: pobres goleiros, infelizes almas enluvadas, jogam onde o burro morreria de fome, pois nem capim há de crescer ali.

Menos. A paradinha é uma resposta genial. O goleiro que sai antes está levando vantagem. Ninguém o obriga a adivinhar canto. Ele faz isso para ter mais chance de pegar o penal. E, lembremos, o que é o penal? É, quase sempre, um gol claríssimo transformado em falta.

O pênalti presume a covardia. A paradinha é um recurso justíssimo, brasileiro, repleto de picardia. Não há nada de vil ali.  Agora, a bola está na rede dos goleiros. Que eles divisem um jeito de transformar a desvantagem em vantagem de novo.  

compartilhar

400 Comentários para “O pênalti presume a covardia”

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

  1. 400
    Luis Carlos:

    comcordo que a regra
    ampara as paradinhas, mas acho uma
    verdadeira chacota contra os goleiros, se
    continuar assim, pq os arbitros não dão logo o
    gol na penalidade, acho q goleiro nenhum
    tem se passar por ridiculo diante da torcida e imprensa.

  2. 399
    joe:

    Saopaulinos as vezes agente perde mesmo , quanto ao Ceni ele só se trasnfrmou em humano assim como o Oliver Kam!! faz parte!! rss

  3. 398
    Volnei / SC:

    Ninguém enxerga o óbvio!!!

    SE O BATEDOR AMEAÇA, E O GOLEIRO SE ADIANTA, QUANDO O BATEDOR CHUTA O PENALTI ESTÁ IRREGULAR!!! TEM QUE BATER NOVAMENTE!!!

    Se a regra fosse aplicada, ou o arbitro teria que punir o goleiro, ou o chutador!!!

  4. 397
    Reza:

    Otimo Gustavo! Concordo plenamente! Inclusive gostaria de dar um exemplo. Joguei handebol muitos anos da minha vida. Acontece que na cobrança de 7 metros (equivalente ao pênalti do futebol) o jogador tem 3 segundos para fazer o arremesso, sendo que muitos se utilizam do recurso de ameaçar fazer esse arremesso uma ou até duas vezes para depois fazê-lo. É apenas mais uma alternativa d cobrança. Do outro lado os goleiros contra-atacam se movendo pouco e fazendo pressao sobre o cobrador, de forma a usar esse recurso a seu favor. Para mim é a mesma coisa no futebol. Bater rasteiro no canto, no angulo, forte no meio ou usar a paradinha sao algumas das opcoes do cobrador. Enquanto o goleiro (“que está ali como advogado do serial killer”, mto boa!) deve se virar como pode, escolhendo o canto, fazendo a leitura do movimento do jogador, se baseando em cobranças passadas ow ficando parado esperando um chute no centro do gol! É como foi muito bem dito um duelo em que o jogador tem a vantagem, e justamente por isso os goleiros nao podem reclamar, basta se esforçarem, pois se tomarem o gol nao podem ser culpados pois estavam em desvantagem e se defenderem sao herois.
    Um abraço Gustavo!
    SV

  5. 396
    Lucas:

    PERFEITO! Finalmente alguem com bom senso! Concordo com tudo! VIVA A PARADINHA!!

  6. 395
    DANIEL DE MARCO:

    PORQUE OS GOLEIROS NÃO TREINAM PENALTIS COM OS JOGADORES
    DOS SEUS TIMES QUE SABEM FAZER A PARADINHA?
    ASSIM PODERAM SE APERFEIÇOAR.
    FUTEBOL É ARTE E OS ARTISTAS DEVEM SE EXPRESSAR.

  7. 394
    Joao Parizzi:

    Para proibirem a paradinha, vão ter que mudar a regra…Acho que a fifa não vai querer fazer isso.
    Goleiro que se adianta tem mais é que ver sentado a bola entrar. Se adiantar, isso sim, é contra as regras.

  8. 393
    Clovis:

    Prezado Após ler sua opinião tenho somente um comentário a fazer.
    Caso o goleiro respeite a regra e nao se mexa ANTES do atacante tocar na bola, a paradinha passa a ser mortal para o batedor e benéfica para o pobrezinho do goleiro (que sempre reclama).

  9. 392
    Felipe:

    MEU AMIGO, PARABÉNS PELO TEXTO, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS. ESQUECERAM QUE O PENALTI É EXATAMENTE UMA ESPÉCIE DE CASTIGO. PARADINHA SIM!!

  10. 391
    Gabriel Bora:

    Genial o texo, Gustavo.
    Sempre achei linda essa malandragem da paradinha,
    e quando a tentava defender, todos falavam em covardia e tudo mais.
    Agora tenho um argumento: o penalti É pra ser covarde com o goleiro.
    Porque, se voce justo para os dois, qual seria a graça ?
    O cobrador tem que ter mais chances de fazer o gol do que o goleiro de defender,
    essa é a intenção do penalti, punir o time que fez a penalidade.

    Excelente o texto mesmo, um grande abraço!

  11. 390
    Hebert:

    Essa tal de paradinha, é uma vergonha…já que o goleiro não pode se mexer, não deveria ser permitido a paradinha….cada vez mais tão diminuindo as chances dos goleiros…já que é assim é melhor marcar gol quando for falta dentro de área….não precisa nem bater…se o jogador for bom ele vai bater e fazer o gol sem paradinha…vcs se lentram do Djalminha, como ele batia…só golaço…sem paradinha…quem sabe,sabe.

  12. 389
    João:

    A polêmica da paradinha não devia incluir nela a avaliação de implantar o Shoot-out do futebol society no profissional? não como substituição ao Penalty, mas como uma outra forma de avaliação dos times, dependendo da penalidade durante o decorrer do jogo ou seria penalty ou shoot-out, e na disputa final de jogos seria o shoot-out, o shoot-out não é coverdia e valoriza os atacantes, tem que ir com a bola e fazer o gol, driblar ou não o goleiro, chutar depois do drible ou na saída do goleiro, seria mais justo e mais emocionante para o futebol.
    Se quiserem temos vídeos incríveis sobre shoot-out.

    Abraços.

  13. 388
    Luiz:

    Isso, proíbam a paradinha….

    E pra acabar de vez com a graça e criatividade do futebol, proíbam também os dribles e pedaladas, afinal, é “anti-esportista” o atacante fingir que vai pra um lado e ir para o outro.

  14. 387
    Jorge Gomes:

    Paradinha NUNCA!!!
    De maneira nehuma…
    Quem sempre está na pior situação no lance é o goleiro e ainda me vêm com esse absurdo?!?!
    FALA SÉRIO!!!

    Banalizaram o penalti!!! Agora qualquer um que treine a PARADINHA vai lá e bate…
    Cadê o \"DESLOCAR\" o goleiro??? A batida firme, rasteira e sem defesa no cantinho??? A pancada no meio do gol???

    E fiquei sabendo, pra piorar a situação, que se o batedor der a PARADINHA e o goleiro se mexer para a frente, enganado por ela, e mesmo assim pegar o pênalti o árbitro tem que mandar voltar, pois o goleiro se movimentou antes da saída da bola…
    É O CÚMULO!!!

    Se for pra ter paradinha, que LIBERTEM OS GOLEIROS DE VEZ…
    Pode ir parar nos pés do batedor…
    Aí sim vai ser um DEUS NOS ACUDA!!!

    Agora, vir o CÍNICO PSEUDO-ÍDOLO Rogério Ceni (aquele mesmo que um dia mandou a ESPORTIVIDADE pro espaço JUNTO COM UMA MEDALHA DE VICE CAMPEÃO) reclamar da paradinha do menino sabendo que está dentro da lei e QUE ELE MESMO JÁ FEZ USO DELA MAIS DE UMA VEZ é muito pior do que tudo que eu escrevi acima…

  15. 386
    fabricio macedo:

    vcs ja perceberam q o penalty com paradinha faz com q o batedor fique com os pés tão próximo da bola que é quase impossível imprimir velocidade na hora do chute…agora imaginem se os goleiros resolverem esperar as cobranças?… a probabilidade de pegar o penalty é muito grande…acordem goleiros, futebol também se joga com a cabeça….esperem as cobranças e virem heróis…

  16. 385
    Eduardo Vieira:

    Gustavo,

    Perfeito. Assino embaixo, sem tirar nem por.

    Sds,

    Eduardo

  17. 384
    Gabriel Góes Barreira:

    Que texto gostoso de ler. Raríssimo ver algo desse nível relacionado ao futebol. Não concordo com todos os argumentos, mas são realmente convincentes. Parabéns!

  18. 383
    Luiz Neto:

    Ótimo texto, ainda mais diante da enxurrada de textos sobre o “absurdo” que é a paradinha. Pelo amor de Deus, menos! Como ja dito aqui, o time do goleiro – na maioria das vezes – impediu uma chance clara de gol. Agora ele que se vire para defender. Alem disso, para mim, goleiro tentar adivinhar o canto eh demais. Um penalti bem batido nao dá chance alguma para o goleiro, mesmo que ele acerte o canto. Já o penalti mal batido é aquele que pode ser defendido, msm partindo um pouco depois do chute. Como muitos já citaram, cito aqui a final da UEFA Champions League 2007/2008, onde C.Ronaldo fez uma paradinha tenebrosa e perdeu o penalti. Mas ai ja espatamos falando de um goleiro do nivel de Peter Cech, e nao de Rogerio Ceni…..

  19. 382
    RODOLFO TEIXEIRA:

    O PENALTI É UMA COVARDI SIM, MAS O GOLEIRO DEVE TER A CHANCE DE REDIMIR O ERRO DO SEU COMPANHEIRO… PARADINHA NÃO, NEM “INHA” NEM “ÃO”… SE JA É UMA COVARDIA ENTÃO NÃO SE DEVE DE MODO ALGUM TER PARADINHA! O “CABRA” TEM QUE SER “HÓMI” E IR LA E FAZER O GOL… AS CHANCES DO GOLEIROS JA SÃO MINUSCULAS… E PARA MIM É INCOMPETENCIA PERDER UM PENALTI…

    ENTÃO SERIA MAIS FACIL AO APITAR O PENALTI O JUIZ JA APONTAR O MEIO DO CAMPO DANDO UM GOL PARA A EQUIPE QUE SOFREU O PENALTI…

    PARADA (“INHA” OU “ÃO”) NÃO!!!!!!

  20. 381
    Sávio Randy(RN):

    Antes de tudo parabéns pelo texto!Na minha opinião, a paradinha é um recurso justo como qualquer outro, seria covardia se nenhum goleiro conseguisse agarrá-la, quanto as palavras que o Rogério Ceni dirigiu ao Neymar, eu não sei nem como julgá-lo por elas:burro ou cara-de-pau, pois esse é um recurso(a paradinha)muito usado por ele nas sua cobranças de pênalti.

Páginas: [20] 19 18 17 16 15 14 13 12 11 101 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade