Formulário de Busca

Tribunal de Justiça Seletiva

qua, 11/03/09
por gustavo poli |

Duas decisões recentes do egrégio Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, a nobre corte que retirou seis pontos do Vasco e promoveu o Rezende à semifinal do Campeonato Carioca, merecem atenção. Mais do que isso – sugerem novas jurisprudências no meio jurídico-desportivo. Vamos a ambas: 

 1 – Soco não é agressão

 O goleiro Fernando Henrique (do Fluminense) foi flagrado pelas imagens da TV dando um soco no atacante Kieza (Americano) no jogo pela Taça Guanabara em Campos. O juiz viu o soco e conseguiu cometer o maior erro de arbitragem do campeonato – ao marcar pênalti e não expulsar o pugilista. A conta veio depois – FH foi pra área adversária e sofreu pênalti no último minuto de jogo. O Fluminense ganhou por causa disso. 

Vendo as imagens, o procurador foi obrigado a indicar FH por agressão (artigo 253, pena mínima de 120 dias) – e o tribunal teve que julgar o caso. O detalhe é que, durante o jogo, FH perguntou ao cinegrafista se sua agressão tinha sido flagrada. Tinha. FH deduziu que não podia brigar com imagens – e confessou o soco no fim da partida para os repórteres.  Apesar da confissão clara e gravada do goleiro… o que fez o Tribunal? Absolveu Fernando Henrique. Vejamos bem -  não condenou por ato hostil (artigo 186, que é a saída pela tangente tradicional), não deu três joguinhos marotos – ABSOLVEU. Só nos resta concluir: segundo o TJD, soco não é agressão. Você pode dar um soco na barriga do adversário… e tudo bem.

2 – “Débil mental” não é ofensa

Após a derrota do Flamengo para o Rezende na semifinal da mesma Taça Guanabara, o vice-presidente de Futebol do Flamengo, Kléber Leite, conseguiu reclamar da arbitragem. Não só reclamou como ofendeu de forma grosseira o árbitro. Disse que ele era um “débil mental”.  Foi indiciado no artigo 188 do CBDF (manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva…  contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições, ou ameaçá-los). Pena prevista: 30 a 180 dias. Pergunto ao caro leitor: terá Kleber Leite se manifestado de forma desrespeitosa ou ofensiva contra o árbitro ao chamá-lo de débil mental? Segundo o tribunal, não. Kleber Leite foi absolvido por unanimidadeO TJD deve ter considerado, por unanimidade, que era um elogio.

compartilhar

35 Comentários para “Tribunal de Justiça Seletiva”

Páginas: [2] 1 »

  1. 35
    LÉO:

    RESENDE, COM “S”

  2. 34
    Tiago Gonçalves:

    Cara, vc fica um tempão fora e não consegue voltar sem sua dor de cotovelo com o Flamengo. Confesso que fiquei brevemente feliz com vc ter feito UM post sem ter dito nada contra o Flamengo. Mas aí vou baixando e lé em baixo encontro, o bom, velho e recaucado Poli perseguindo o seu “rival”. Cara, não sei se vc é paulista, se sim, o SP todo campeonato é inúmeras vezes ajudado pela arbitragem, no último CB fizeram uma pesquisa e se não houvesse tal ajuda o SP cairía para 2º quase em 3º. Isso vc nunca comenta, nem vc nem ninguém. Cara esse negócio de TJD e STJD é um saco. O futebol tá ficando sem graça, jogador não pode nem tirar sarro do outro time (o melhor do futebol) , que fica “NA MIRA DO STJD”. Temo pelo futuro de futebol. Teremos robôs ou bailarinas em campo. Bom retorno. Se vc deixar essa tua rixa com o Flamengo, sobra um bom comentarista em vc.

  3. 33
    Rafael:

    Sinceramente, defender Kleber Leite, Roberto Dinamite ou Marcio Braga ja demanda uma tremenda cara de pau e por tanto passivel de punição…
    Essa punição do Marcio Braga simplesmente vai tira-lo de cena por um longo tempo… e é isso q ele quer… bagunçou demais com o clube dele e agora quer sair de cena e ainda passar por coitadinho!! fala sério!!! defender o Dinamite??? hahahha!!! santa paciência…
    Já o FH… O árbitro flagrou o lance e julgou da forma que ele achou melhor, ele é o juiz, ele tem esse poder… nego reclama tanto de juiz, quero ver ser um!!! vai fundo… o FH levou um soquinho na cabeça na queda do jogador do Americano e revidou por reflexo, foi um soco, portanto falta (penalti), e pela gravidade branda da braçada levou o amarelo… Uma coisa é certa, se o tribunal tivesse mesmo a intenção de beneficiar o Flu ele teria punido o Falhando Henrique… Só assim pra esse enganador sair do time… Ele é ruim demais!!!
    Saudações Tricolores

  4. 32
    Fernando Tasso:

    Gustavo, comentei a notícia no extracampo.com. Saudações.

  5. 31
    MACHADO:

    A VERDADE E QUE OS TRIBUNAIS ESPORTIVOS NO BRASIL SAO “RIDICULOS”, O ADRIANO FEZ A MESMA COISA NA ITALIA, DEU UM SOCO EM UM ZAGUEIRO E LEVOU 3 JOGOS DE SUSPENSAO. O BRASILEIRO VIVE IMITANDO OS OUTROS PAISES, NAO TEM PERSONALIDADE NEM ORGULHO PROPRIO, NAO CRIA NADA SO COPIA. E AQUELES QUE TIVEREM INTELIGENCIA O BASTANTE PRA CRIAR ALGUMA COISA, NAO TERA APOIO NENHUM… NA VERDADE AS TELEVISOES DEVERIAM PARAR DE MOSTRAR ESTAS CENAS DE AGRESSAO QUE EXISTE EM TODO ESPORTE, SIMPLIFICARIA E MUITO A VIDA DESTES TRIBUNAIS DE MERDA ALEM DO MAIS PRA QUE??? O FUTEBOL SEMPRE FOI ASSIM, SE NAO MOSTRAR ESTAS CENAS NENHUM TIME SERA PREJUDICADO E TODO MUNDO SAIRA GANHANDO QUEM JOGA E QUEM PAGA PRA VER…

  6. 30
    Marcos Ribas de Faria:

    Poli,

    Que bom tê-lo de volta no mundo dos blogs, com teu texto elegante, inteligente e, por isso mesmo, muito comunicativo, instigante e prazeroso de leitura.
    E voltou em grande estilo. Disse tudo na medida exata. Medida por medida.

    Abrs.
    Marcoa

    Grande Marcos,

    Obrigado pelo elogio… estou tentando voltar.
    grande abraço,
    gpoli

  7. 29
    Marcos Kikiki:

    Caro H.Nathan,

    O caso referente aos seis pontos do Vasco é que o jogador estava regular e teve seu nome retirado do BIRA. A questão é a forma com que o nome foi retirado: através de um documento passado por fax sem qualquer valor legal.

    Ex: Passo um Fax informando que metade do time do Fluminense não tem condição de jogo e antes que a Federação averigue ela retira os jogadores do BIRA? Está correto?

    Na CBF o vínculo foi mantido, o ex-presidente do tribunal assim como o Perry deram parecer favorável ao Vasco. A defesa foi mal-feita? Sem dúvida, mas o que deve prevalecer? O justo, o que é de fato ou um trabalho mal feito ou então tendencioso?

    É tão claro o que acontece, vcs conseguem visualisar uma questão dessas em um país dito de primeiro mundo?

  8. 28
    José Luis Soares:

    Poli, parabéns. Sua coluna é a única na imprensa carioca a achar um absurdo a absolvição do Fernando Henrique. Nos outros cantos da imprensa nenhum comentário. Continue assim.
    Faltou comentar que o Leandro também foi absolvido, por unanimidade, por ter dado um pisão num adversário que estava caído.
    Este triCOLORbunal é uma verdadeira piada.
    Abraços

  9. 27
    Douglas:

    A maioria dos que opinam aqui são meio burricos, apresentam um simplório raciocínio de arquibancada. Aos cheios de neurônio de plantão, basta lembrar que Felipe, quando jogava no Fluminense, pegou e cumpriu a maior pena por agressão já aplicada pelos mesmos senhores dos tribunais de justiça desportiva.

    O mais ridículo da história é ver torcedor vascaíno se fazendo de coitadinho e botaofguenses (time virador de mesa, sim, senhor!) se fingindo de limpinho.

    Quase tão constrangedor quanto a imprensa que insiste não ver a nulidade que é o pseudo-administrador da barca vascaína, Roberto Dinamite. Sim, ele mesmo, Roberto Dinamite, “chapa” do criminoso organizado Álvaro Lins (atualmente cpuxando cana em Bangu) e já foi flagrado várias vezes usando carro oficial da Alerj (pago às custas do contribuinte) para fins pessoais. Estranho, já que na Alerj, o coitadinho do Dinamite não é exemplo de assiduidade nas sessões…. 21 faltas só em 2008? Que beleza! Não me admira que o mesmo Dinamite (ó, coitado) faltou à sessão de cassação de Álvaro Lins alegando compromissos inadiáveis. Sei, sei! Cof, cof, cof! Me engana que eu gosto.

    No fim, não há santos nesse negócio de futebol, como muitos ceguitos insistem acreditar.

    E, caríssimo Poli, se Obina escapou de uma pena bacana por dar uma “inocente” cotovalada assassina do pescoço de Índio, do Internacional, a escapada de FH realmente surpreende você? O garoto só estava conferindo o material….

    Santa inocência, Batman!

    Fico no aguardo de posts realmente interessantes como o repasse milionário de verbas para as federações desportivas; os nebulosos contratos de patrocínio dos times cariocas (todos eles, sendo três com direito a dinheiro da Viúva, via empresas de “capital misto”), etc, etc, etc…

  10. 26
    diego emmanoel:

    Soco??? todo soco é um soco,?? ou temos UM soco, um socuinho e UM SOCÂO??? e a pena?? seja pra um soquinho, soco ou socao deve ser a mesma???

    temos lances com muito mais violencia doq esse do FH, que nao sao punidos nem com cartao e nem com falta. axo q diante dos danos causados e da “violencia” impregnada, foi mto bem marcado a falta e só. dar um gancho de 120 dias por causa daquele lance seria um tremendo exagero.

  11. 25
    Rogério Cardoso:

    Caro H. Nathan,
    por favor me escreva então o artigo na integra que diz isto.
    Pelo que vc diz, o time que levar vantagem de usar um jogador irregular e vencer a partida tem uma pena menor do que aquele que perder.
    Fala sério!!! Grande TJD rsrsrsrsrsr

  12. 24
    Carlos:

    hahahaha…Esse tjd-RJ é uma piada. Será que o eurico miranda tem alguma participação no tjd? Sei não…

  13. 23
    Rodrigo Rebelo:

    Inicialmente gostaria de dizer que acho essas penas dos nossos tribunais rigorosas demais.
    Mas enfim, não quero me aprofundar nessa questão. Se é regra tem de ser cumprida. Mas sabemos que a máfia domina o futebol carioca. Flamengo nunca é punido e o Fluminense, na condição de também queridinho da Federação, passa impune por uma situação dessas.
    E ainda chamam o Carioca de “o campeonato mais charmoso do Brasil”. Só acredita quem é cego.

  14. 22
    Ricardo:

    A justiça é cega!

    E acho que os seus representantes também.

  15. 21
    k:

    o rio eh conhecido mundialmente, uma das cidades mais avançadas do Brasil…

    mas o futebol eh ridiculo, os arbitros são ridiculos e o tribunal tbm é ridiculo….. e o flamengo ganhando roubado nunca caiu de divisão no brasileiro…..

  16. 20
    hugo:

    Bom dia Poli e bom retorno. Com relação ao tribunal, sempre fui cético pois suas decisões são inadmissíveis na esfera esportiva, com relação a moral, nem se fala. Mas de uma coisa eu tenho certeza, vai um jogador ou presidente de clube pequeno fazer o que fh e kl, fizeram para a puniçao ser exemplar.

  17. 19
    AlexP:

    Quem é vivo sempre aparece. Bom retorno, garoto.
    Quanto ao assunto TJD ( Tribunal dos Jumentos Desportistas ), é uma vergonha, assim como a política brasileira. Fazer o que? Como disse o colega abaixo, o Vasco foi prejudicado de forma arbitrária, o FH foi absolvido da agressão, o KL xinga o Juíz e tudo isso torna-se irrelevante.
    O que podemos, nós torcedores, e vcs repórteres fazer para acabar essa palhaçada?
    Abs.

  18. 18
    Daniel Ronaldo Chreem:

    Creio que o TJD tem pesos e medidas estipulados de acordo com o interesse da Federação carioca (leia-se o “eixo do mal” formado pelo Sr Rubinho e Sr Horcades). Como prova disso podemos observar a tamanha e absurda punição ao Vasco e os julgamentos brandos contra o Fluminense. O presidente do Flamengo foi punido por mais de 1400 dias por ter simplesmente dito (com muita cordialidade inclusive!) que não concordava com a perda de pontos do Vasco. Haja falta de criterio e cchampagnes estourados na FERJ.

    Saudações Alvinegras

  19. 17
    H. Nathan:

    Rogério Cardoso

    Amigo….

    Tomando as dores….e explicando novamente o falecido caso..heheh

    Não importa o resultado da partida, se um time escala de forma irregular um jogador [ e foi mais do que provado que o Vasco realmente escalou Jeferson de forma irregular..tanto que O Próprio departamento Juridico do Vasco - haja incopetência - reconheceu isso posteriormente] o time tem que perder o dobro de pontos que a partida “vale” …e não o dobro do que conquistou….

    E outra…da forma que você escreveu deu a entender que a derrota em campo tb foi causada pelo TJD…. o que é mais do que obvio que não aconteceu

    OBS: Qual a restrição sobre o meu post comentando Sobre o Kleber Leite e o Marcio Braga?

  20. 16
    Ana Valle:

    O que se pode dizer?? apenas que é lamentável a atuação desses que dizem serem do Tribunal de Justiça.

Páginas: [2] 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade