Saudades da Copa do Nordeste

Na semana passada eu fiz dois textos criticando a postura da mídia carioca e paulista de tratar com muito preconceito e ignorância sobre os times do Nordeste.
Hoje eu vou esplanar sobre uma das soluções para o fortalecimento dos clubes da minha região. Eu falo da revitalização da Copa do Nordeste. Competição muito importante que ocorreu de 1997 a 2003*.
A Copa do Nordeste foi um sucesso. A rivalidade entre baianos, pernambucanos e cearenses mais a movimentação de torcedores nas grandes e belas capitais nordestinas fizeram muitas empresas renomadas apostarem nos times daqui e os resultados foram a crescente participação dos times nordestinos na Primeira Divisão do Futebol Nacional.
Clubes como América-RN, Fortaleza, Santa Cruz, além dos tradicionais Bahia, Vitória e Sport disputavam com dignidade a séries A e devido às cotas de televisionamento do Campeonato, os clubes nordestinos começaram a montar elencos mais qualificados desde o início do ano, coisa que não acontecia, pois os dirigentes sabiam que não valiam a pena gastar muito no primeiro semestre devido aos fracos estaduais do Nordeste.
![]()
Só para dar um exemplo, o simpático Confiança-SE recebia uma cota de R$ 500mil pela transmissão da Copa do Nordeste. O que pode parecer para você uma mixaria era uma dinherama para o clube sergipano.
É só você ir nas comunidades do Confiança e procurar saber dos torcedores azulinos se eles gostaram ou não da Copa do Nordeste e como esta competição foi importante para o clube sergipano.
Se o Confiança recebia este valor e com ele conseguia montar bons times para a Série C imagina os mais tradicionais da região?
Não foi à toa que foi entre 1997 a 2003 que jogadores como Bebeto, Aristizabal, Zé Roberto, Mazinho, Petkovic, Túlio Maravilha vestiram a camisa do Vitória. Assim como outros grandes nomes do futebol nacional e internacional rodaram pelo Sport e Bahia.
Dentre as Copas Regionais (Sul-Minas, Nordestão e Copa Norte), a Sul-Minas e o Nordestão foram as que deram mais resultados positivos. Os clubes pequenos e médios destas regiões passaram a crescer, a ter cotas maiores e com isso, formação de times melhores. Além de valorizar e aumentar, digamos assim, o “PIB” dos estados envolvidos pelo turismo dos torcedores. Pois os torcedores comem, compram, se hospedam, pegam táxi. É muito dinheiro que rolou para a cidade, estado e clubes (principalmente).
Agora, se foi tão bom, você daí do outro lado da tela deve estar se perguntando porque isto acabou? Esta é uma pergunta que eu respondo por minhas indagações, constatações e de comentários que ouvi nas vezes que este assunto foi debatido.
Quem vivenciou de perto os campeonatos regionais, percebeu que a Copa Rio-São Paulo estava sendo um fracasso. Pois tanto o RJ como SP tem campeonatos estaduais fortes, e os clubes poupavam seus principais atletas para esta competição em detrimento de seus respectivos estaduais.
Por consequência, o público era menor, o turismo era menor, pois os torcedores cariocas e paulistas não queriam ver times reservas.
Além disso, os clubes destes dois estados começaram a fazer pressão para o fim da Copa RJ-SP por causas de compromissos no estadual, Copa do Brasil e Libertadores.
Porém, eu vou mais além. Creio que a CBF, ou alguns dirigentes desta instituição temiam uma nova ordem futebolística no cenário nacional. Pois os times de RJ-SP estavam entrando em crise (mais os cariocas do que os paulistas) e os clubes do Norte/Nordeste estavam crescendo assustadoramente.
E creio eu que existe um forte protecionismo aos clubes grandes do eixo por parte da CBF, que resolveu extinguir com todos os campeonatos regionais.
Se o que escrevo aqui é mentira, porque só não acabaram com o Rio-SP e deixaram as outras copas regionais normalmente? Por que acabar com todos só pelo fato da Rio-SP não ter emplacado?
Só me vem este pensamento na cabeça: A CBF não queria e não quer ver times do Nordeste sendo campeão nacional, dando testa aos poderosos times da região “maravilhosa, rica e exemplar”. Por isso ressalto minha torcida pelo Sport nesta final da Copa do Brasil, que começa a ser disputada hoje.
Eu e muitos torcedores nordestinos CLAMAMOS pelo retorno da Copa do Nordeste de forma legalizada, organizada e televisionada como foi de 1997 a 2002. *A Copa do Nordeste de 2003 foi feita à base da garra do ex-presidente Paulo Carneiro que peitou a CBF e convenceu os pequenos e médios clubes a participarem.
Porém, os grandes da região (Bahia, Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Ceará e Náutico) não quiseram disputar, por temer algum tipo de retaliação por parte da Confederação Brasileira de Futebol.
O que facilitou a vida do Vitória, que como único grande a disputar terminou com a conquista do tricampeonato do nordeste. E o Vitória não teve nenhum tipo de retaliação, só provando que quem não quis participar foram frouxos.
Esta aí, para mim, uma das soluções para o fortalecimento dos clubes do Nordeste. A volta deste brilhante campeonato, onde a rivalidade se fundia com o turismo é um portal para um futebol mais qualificado e diversificado dentro do País. Belas capitais do Nordeste, torcidas fanáticas e clubes se planejando a cada ano mais cedo.
É por isso que todo torcedor nordestino tem muitas saudades da Copa do Nordeste. E vocês caros amigos torcedores nordestinos, concordam comigo? O que representou esta competição para você como torcedor e para seu clube em especial?
Para quem não sabe foi na época das copas regionais que o Remo era um forte time na Série B e o Paysandu campeão da Série B de 2001 e no ano seguinte foi campeão da Copa dos Campeões, foi à Libertadores e fez uma boa campanha, inclusive ganhando do Boca lá dentro. Este texto terá continuidade. Vou fazer uma pesquisa para mostrar as campanhas dos times do Norte/Nordeste a nível nacional durante a vigência das copas regionais e como foram depois do término.
rss do blog
mateus | Qui, 30/10/08 | 20:02
vitoria e o melhor time do nordeste e um dos melhores do brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
jacson | Qui, 30/10/08 | 19:59
o melhor time do nordeste com certeza e o leao da barra é o vitoria pode vim qualquer time do nordeste so da vitoria o poderoso e tradicional vitoria!!!!!!
Beto Castro | Seg, 11/08/08 | 06:03
Oi Fábio
Apesar do atraso no comentário, gostaria muito que você voltasse ao tema com mais freqüência, pois, os clubes do nordeste perderão R$ 150 milhões nos próximos 05 anos se o Campeonato do Nordeste não voltar com urgência.
Tenho um blog exclusivamente dedicado à volta das Copas Regionais e do fortalecimento do futebol regional e brasileiro. Estudo o tema com profundidade, pois, fui um dos precussores na implantação deste campeonato desde 1991, a partir da união da imprensa da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
O problema é que em 2002, o campeonato do Nordeste já disponibilizava para os 16 clubes participantes, cerca de R$18 milhões e isso fortalecia os clubes nordestinos no campeonato brasileiro. Aí, o C13 peitou a CBF e exigiu a transferência desse montante financiado pela Globo para os clubes da Associação. O pior é que os Presidentes das Federações da região assinaram em baixo na célebre reunião da Granja Comari em abril de 2002. O pior é que o desarticulador do campeonato foi o próprio criador, o Presidente da FPF-PE que presidia a comissão que pôs fim ao campeonato. A Liga foi a principal culpada por ter peitado às Federações e à CBF, articulando a queda do Presidente da CBF e a subida do Farah, que liderava a implantação dos regionais e da Copa dos Campeões. A briga entre a Federação Paulista e a Carioca foi a gota d’água.
Hoje há um impasse que é a indenização devida pela CBF à Liga do Nordeste pelo fim do campeonato. Os dirigentes da Liga e dos clubes não passam de uns tolos, pois, a indenização é de cerca de R$ 40 milhões e os clubes perderão R$ 150 milhões nos próximos cinco anos pela não realização do campeonato. Hoje, o campeonato do nordeste vale R$ 45 milhões por ano e é superior ao campeonato da Argentina e a todos os campeonatos da América do Sul.O conjunto das 08 Copas Regionais como classificatórios para as finais da Copa do Brasil vale mais de R$ 300 milhões e Rede Record comprava na hora. Os dirigentes do nordeste são uns dorminhocos e merecem a miséria em que vivem.
Calendário há de sobra.Basta criar as séries A e B do Nordestão, com a Série A incluindo os grandes com jogos aos domingos e a Série B incluindo os médios e pequenos, com 07 grupos no âmbito de cada Estado e um octognal final entre os vencedores dos grupos. As datas serriam as mesmas dos campeonatos estaduais, isto é, entre 15 de janeiro e 15 de maio. O campeão e vice seriam finalistas da Copa do Brasil que susbstitiria a atual Copa do Brasil, ou seja, os campeonatos regionais seriam a primeira fase da Copa do Brasil, sem esses jogos únicos rídiculos que elimina todos os clubes do Norte, nordeste e centro-oeste para favorecer o C13.
Os projetos estão todos no meu Blog. Divulgue, por favor, aí na Bahia e no Nordeste, pois, o seu Blog tem muita audiência.
Saudações do Norte do país, onde estou residindo conjunturalmente.
Beto Castro
DIEGO TARDELLI | Ter, 10/06/08 | 16:48
É ISSO MESMO, PENA QUE É ISSO QUE FICA BEM CLARO, O FUTEBOL BRASILEIRO GIRA EM TORNO DOS ESTADOS DE SP RJ, CLARO COM APOIO DA CBF E IMPRENSA, UMA COVARDIA!, TEMOS QUE ARRUMAR UM JEITO DE MUDAR ISTO, É SÓ NOS ORGANIZARMOS…, TALVEZ UM ABAIXO ASSINADO…, SEI LÁ, ALGUMA COISA VAMOS TENTAR, ALGUEM VAI OUVIR NOSSO CLAMOR CONSERTEZA, PORQUE REALMENTE A COPA NORDESTE ERA UM SUCESSO, OFUSCAVA OS OUTROS ACOSTUMADOS A SEREM SEMPRE A ATRAÇÃO…, POR ISSO TEM Q DAR SPORT CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Erich FLU | Ter, 10/06/08 | 13:37
Torço pro FLU, mas estou de acord com o dono do BLOG!!
O unico campeonato regional que de fato prestava era a COPA NORDESTE, mas axo que o ideal seria uma COPA NORTE-NORDESTE fixa no clanedário nacional!
A. Luis | Seg, 09/06/08 | 23:37
Bora SPORTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT
E inveja mata a dona(CBF)
DiasTimão | Dom, 08/06/08 | 13:41
O Vinícios disse tudo…
Eu tb concordo em relação a Copa Nordeste, mas o Rio-SP sempre foi um grande sucesso, existia muito antes destas outras copas regionais e, quando passou a ser disputada ocupando todo o 1º Semestre, ganhou ainda mais importãncia. O problema realmente ficou por conta dos clubes do interior desses Estados, e suas respectivas federações (ficaram sem “teta”).
Sr. Fábio Monteiro,
Parabens pela “iniciativa”, mas ficou clara sua visão apenas regional, procure saber da história e, o que se passa no futebol brasileiro e paulista antes de públicar algo referido.
abçs
Saudações Corintianas !
TIMBUZÃO | Sáb, 07/06/08 | 11:03
Belo texto amigo! Para recomeçar poderia ser nos moldes da Copa do Brasil no 2º semestre desse ano. Nenhum dos nossos clubes estarã na Sulamerica portanto há tempo para isso.
Saudações Alvirrubras!
Vinicius | Sáb, 07/06/08 | 08:44
hahaha… cara na boa… eu concordo plenamente com você que a copa nordeste era um sucesso. mas você dizer que o rj-sp tava um fracasso porque os times jogavam com seus times reservas? hahahaha
o que aconteceu foi exatamente o contrário! eles estavam colocando nos estaduais os seus times reservas!!! acabando com os estaduais e, consequentemente, acabando com um número maior de times - e jogadores. clubes tradicionais do interior dos estados, que participavam de copas regionais, estavam passando por sérios problemas financeiros justamente por não ter a renda de público contra os times grandes. e isso tb estava acontecendo com times do nordeste que não participavam dessas copas. ou vc acha que com a copa nordeste teríamos visto o nascimento de ipitanga, vitoria da conquista, porto e central, corinthians-al, pauista e santo andré, cardoso moreira e boa vista (rio), ipatinga, caxias e por aí vai?
velho, deixa dessa mania de perseguição… procure analisar todos os fatos, não deixe se influenciar pelo seu orgulho de ser vitória (que eu concordo com vc, torcedores do vitória tem que ter orgulho mesmo, pela historia de luta, de paixão e de busca por justiça - vide caso paulo carneiro, isso sim é motivo de orgulho e não ficar se prentendo a um título que a torcida recente só sabe por conta de revistas velhas).
novamente, eu curtia pra ca***** as copas regionais, mas elas estavam matando times menores que não participavam dela. com isso estaríamos matando times de história… não tivemos esse cuidado na bahia, e pra onde foram ypiranga, galícia e leônico?
abraços
Romulo Melgaço | Sex, 06/06/08 | 16:20
Fabio!!!
Deveriamos nos organizar para poder, demonstrar idéias e obter uma forma de realizar a COPA do NORDESTE, ou ano que vem ou em 2010, pois não é só a força dos times em campo, como também tinham estádios super-lotados e grandes rendas para os clubes..
RM e Cia
EM BUSCA DE UMA NOVA COPA DO NORDESTE
Almir de Cristo | Sex, 06/06/08 | 16:14
AS FEDERAÇÕES CHEGARAM ATÉ COM UM PLANEJAMENTO DE ORGANIZAR A COPA DO NORDESTE, MAS O PROJETO NAO FOI ADIANTE. SERIA UMA BOA TER NÃO SÓ A PRIMEIRA DIVISÃO MAS TB UMA SEGUNDA DIVISÃO DO NORDESTE ONDE OS TIMES MAIS FRACOS DOS ESTADOS DO NORDESTE TIVESSEM UMA CHANCE DE SE PREPARAR, POIS MUITOS TIMES DO NORDESTE NÃO TEM TRABALHOS NO 2 SEMESTRE, DEIXANDO ELES SEM FORÇAS PARA O INICIO DA TEMPORADA NO ANO SEGUINTE
Romulo Melgaço | Sex, 06/06/08 | 16:07
A COPA DO NORDESTE CONCERTEZA VAI DEIXAR SAUDADES!!!
ESPERO QUE A COPA DO NORDESTE VOLTE EM 2009
A COPA DO NORDESTE ERA UMA FORMA DOS TIMES DO NORDESTE CHEGAREM COM FORÇA NO BRASILEIRÃO,
POIS ENQUANTO EM SÃO PAULO TEM SÃO PAULO, SANTOS, PALMEIRAS, CORINTHIANS, PORTUGUESA, SÃO CAETANO E NO RIO TEM BOTAFOGO, FLAMENGO, FLUMINENSE, VASCO. ONDE O CAMPEONATO LOCAL TEM VÁRIADOS TIMES COM FORÇA, NO NORDESTE ESSE NUMERO SE REDUZ, EM PERNAMBUCO TEMOS NAUTICO, SPORT E SANTA CRUZ, NO CEARÁ TEM FORTALEZA E CEARÁ, NA BAHIA SO TEM BAHIA E VITÓRIA, COM ISSO FICA DIFICIL UM TIME DO NORDESTE GANHAR UM BRASILEIRO DEVIDO A FALTA DE OPORTUNIDADE DE ENFRENTAR VARIADOS TIMES COM FORÇA NO ESTADUAL, ENQUANTO QUE NO NORDESTE TINHA GRANDES FORÇAS, DANDO AOS TIMES DO NORDESTE BRIGAREM ATÉ PELO TÍTULO, COMO FOI O CASO DO VITÓRIA EM 1999 E EM 2004 NA COPA DO BRASIL CHEGANDO AS SEMIFINAIS, GRAÇAS A PREPARAÇÃO NA COPA DO NORDESTE, ALEM DOS TIMES NÃO SÓ O VITÓRIA COMO O SPORT, FORTALEZA ENTRE OUTROS FIGURAREM NA BRIGA PELO BRASILEIRO…
Almir de Cristo | Sex, 06/06/08 | 15:57
A copa do nordeste deixou muitas saudades!!!! Gostava dos classicos entre Bahia e Pernambuco, alem tb do estado do Ceará chegar com força tb, quem sabe em 2009 não volta
Ferreira | Sex, 06/06/08 | 14:35
Nós nos rebaixamos? A mídia e parte da população daí do sul é que nos rebaixam. Mas não estamos reclamando disso, estamos reclamando de porquê desapareceu a copa do nordeste, vocês que vieram dizendo que “só querem copa do nordeste porque nao conseguem lutar contra os times do sul”.
se temos que ralar muito, é impossível montar uma equipe com 800.000 de patrocínio enquanto o palmeiras e até o a. paranaense recebem 8.000.000. A mídia não dá muita importância á gente.
Porém reconheço que nem todos os moradore daí tem preconceito com a gente. Mas vários torcedores de outros times vem aqui para nos esculhambar e ficar dizendo “esses times daí sao uma bosta”, “que time e vitoria?”.
Por favor, leiam o texto e o imterpetrem bem antes de ficar falando coisas como essas. Não sei pra que tanta implicância por parte de alguns só porquê nós queremos a copa do nordeste de volta, nós gostavamos e era um jeito de fortalecer clubes de nossa região no campeonato nacional!
SRN
rei artur | Sex, 06/06/08 | 14:05
A copa do NE me lembra vcs fazento festa pro tricolor levantar o caneco. Como sempre.
Tony | Sex, 06/06/08 | 13:52
E mais uma vez Fábio vc foi feliz e ao mesmo tempo brilhante no seu comentário, só tenho uma coisa a dizer “TUDO QUE É BOM DURA POUCO! “
Elias Junior | Sex, 06/06/08 | 12:29
Perfeito Fábio!
É válida uma campanha pela volta dessa competição
estamos aí pra qualquer tipo de manifestação.
[]’s
Elias Junior
http://colunas.globoesporte.com/eliasjunior
Leo Maciel | Sex, 06/06/08 | 12:26
Vinicius vc tem toda razão… o que esta faltando a sua torcida ta sobrando em vc que é educação, ler o texto e discutir como pessoa civilizada e não com xingamentos a nos RN eu errei em revidar mais ninguem tem sangue de barata!!!
Olha eu ja me peguei varias vezes pensando em uma coisa, as vezes a galera do Sul tem razão nos muitas vezes se colocamos inferiores e ficamos parecendo que somos coitados que tudo é para prejudicar agente, que nada somos fortes e lutadores não podemos ficar pensando que tudo é para prejudicar agente… Nós temos sim que lutar pela volta da Copa do NE e querer que nossos times consigam se reestruturar e sair da pendenga que hj nos encontramos!
O acontecido no estadio dos aflitos na minha opinião errou o joghador e mais ainda a PM de PE de ter agido de maneira agressiva e ameaçando outras pessoas, e isso não é a primeira vez que acontece em jogos em PE se não me engano ano passado na serie B em um jogo Santa Cruz x Portuguesa teve o maior quebra pau!!!
A torcida do Sport parabens pela bela campanha na Copa do Brasil e quarta feira tem que da NE campeão!!!
ORGULHO DE SER NORDESTINO… PEGAAAAAAAAAAAA LEÃOOOOOOOOOOOOO!!!
Jessica | Sex, 06/06/08 | 12:20
É verdade… têm pessoas (nem preciso citar né) que adoram opinar, criticar sobre uma realidade que não conhecem. Além do mais, a verdade dói né?! Não estamos pedindo, mendigando, choramingando etc nada pra ninguém. O que incomoda é lutarmos por algo importante pra nós? Isso não é se rebaixar! Vocês que NÃO SÃO NORDESTINOS nem sabem do que estamos falando. E como o Fábio disse, tem gente que não sabe interpretar um texto.. lamentável. E ainda temos que aguentar isso…
SRN
Thais Colorada | Sex, 06/06/08 | 12:02
GRANDE VITORIA !!!
SORTE !!!
abracos
Thais
Vinícius | Sex, 06/06/08 | 11:37
Concordo com o que o Fábio disse abaixo!
Não é choramingar! É buscar soluções para uma crise que é nossa!
Para impedir que o bom momento desses clubes pernambucanos (Sport e Náutico) não acabe com os dois afundados na terceirona, como a dupla BA-VI esteve, e como atualmente s encontra o Santa! E essa tem sido a regra entre os nossos clubes: Paysandu campeão da Copa do Campeões em 2002, e, desde o ano passado, afundado na Terceirona!
Somos sim marginalizados pela mídia e pelos investidores e, em função disso, ao longo da última década, fomos sacaneados por nossos dirigentes que se aproveitaram da ineficiente atuação dos veículos de comunicação na denúncia dos mais variados escândalos que só agora vem à tona!
Mas reconheço nossa má administração! E esse é um dos pontos principais contra o qual me indisponho!
Portanto, não havendo nada de construtivo a acrescentar em nosso espaço de discussões, favor não nos venham com ofensas nem com hiprocrisias!
Admiro sim o modelo de gerência implementado por alguns clubes de médio porte do Sul, tal como Figueira, Atlético-PR… e espero que nossos clubes aliem a tradição e a torcida apaixonada que têm, com a capacidade gerencial antenada com a modernidade.
Luciana Lopes | Sex, 06/06/08 | 11:33
Futebol ou Rinha de Galo?
Você está no escritório, trabalhando. De repente, se desentende com um colega. Começam a discutir. Você agride uma pessoa que tenta apartar a “briga” com um gesto obsceno. Um policial, que presencia o desenrolar da confusão, interfere. Você ofende o policial. Ele tenta te prender, mas você, aos berros, se desvencilha e continua gritando. Chuta um objeto na sua frente e fere uma pessoa que estava próxima.
Eu pergunto: o que vai acontecer com você? Sua atitude é razoável? Você deveria ser detido e responder pelos seus atos? Alguém vai ofender o policial por intervir?
Acho que a resposta é óbvia. Você deve ser punido, sua atitude não é razoável, você será detido, vai responder criminalmente pelo seu surto, e o policial tem o dever funcional de intervir. Ah, importante! Seu chefe não vai te defender. Aliás, provavelmente você vai perder o emprego.
Pois é. O que eu me pergunto é o que tem diferente entre você o André Luiz do Botafogo.
Eu respondo. A presepada que eu narrei num escritório ele fez num estádio lotado. Fez duas faltas violentas que o levaram a ser expulso. Saiu gritando, transtornado, para o banco. Fez gestos obscenos para a torcida. Chutou uma garrafa em direção a uma multidão e atingiu um torcedor. Foi admoestado pela polícia, respondeu em tom de desacato e foi detido. Resistiu à prisão. Foram necessários vários policiais para segurá-lo. Foi preso. Mereceu.
O chefe dele, para defender o atleta (se é que dá pra chamar de atleta quem tem uma atitude dessas), também desacatou policiais. Foi detido. Mereceu.
A lei, meus caros, é igual para todos.
Se você desacata um funcionário público no exercício de suas funções, você certamente vai ser preso. Aliás, você deve ser preso. Está lá no Código Penal. O artigo 331, que contém o crime de desacato prevê pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa.
Não há nada que diga que um atleta, por ser atleta, pode cometer crimes impunemente.
Aliás, atleta, em seu sentido original, era um herói. Alguém cujos feitos deveriam ser imitados. Infelizmente, não é o que se vê hoje em dia. São comuns atletas envolvidos com drogas, bebidas, e cenas de violência em geral.
Hoje, dias em que tanto se fala de paz e se repudia a violência, “atletas” ofendem multidões e criam verdadeiras guerras. Não raro são noticiadas mortes em decorrência de brigas entre torcidas, muitas vezes atiçadas por comportamentos violentos dentro de campo.
A polícia cuida ou deveria cuidar da violência. Se este fosse um país sério, sempre que alguém se atrevesse a desacatar um policial seria preso e ninguém o defenderia. A impunidade é a regra? Pra tudo? Quando começarem a quebrar pernas dentro de campo, repensaremos se há imunidade no gramado. Quando jogadores incitarem torcidas a se matar um pouco mais explicitamente, repensaremos a imunidade dos gramados.
Como diria a minha vó, tenha a santa paciência!!
Falar de truculência é brincadeira. A policial foi sozinha tirar André Luiz do banco. Ele discutiu com ela, chamou a corporação de “polícia de merda”, outros policiais chegaram, mais de dez. Mesmo assim o zagueiro do Botafogo se desvencilhou… Fosse um policial só, o “atleta” teria batido nele…
Agora o Bebeto de Freitas, presidente do Botafogo diz que “nem na ditadura” policias entravam em campo para bater nos atletas.
O problema é que a polícia na ditadura batia em pessoas politicamente engajadas, coisa que, via de regra, jogadores de futebol nunca foram. Outra questão é que, nos idos de 1970, o futebol fazia parte da propaganda do governo. Por fim, naquele tempo se jogava futebol e não garrafas na torcida. O tempo passa, as coisas mudam.
Mas uma coisa é certa. O bonito do futebol é o futebol. Se não for pra jogar futebol, meu amigo, vá pra luta livre, vá xingar a sua vó, vá pro psicólogo, vá apostar numa rinha de galo. Futebol é bonito demais pra gente como você estragar o espetáculo.
Por Voltaire Rebelado de França
Vinícius | Sex, 06/06/08 | 11:16
Léo Maciel,
O mesmo que eu falei aqui pra vc, fiz questão de falar no blog do Bahia, inclusive expandindo essa crítica a um torcedor tricolor!
E, sinceramente, não espero que você e nem nenhum outro torcedor do Vitória torçam pro nosso sucesso a nível nacional!
Nem mesmo pedi isso!
Seria uma tremenda contradição, haja vista que a recíproca é inexistente!
O que eu SOLICITEI aqui é algo que vai ao encontro dessa proposta apresentada nesse texto e a algumas louváveis posturas apresentadas pelos variados torcedores nesse espaço de discussão: NUM MOMENTO CRÍTICO COMO ESSE, DEIXEMOS O FANATISMO DE LADO - e isso inclui abrir mão de determinadas picuinhas que não nos engrandece em nada - E BUSQUEMOS, UNIDOS, SOLUÇÕES PARA MUDAR A HISTÓRIA RECENTE EM Q SE ENCONTRA O FUTEBOL BAIANO E, NUMA VISÃO MAIS AMPLA, O NORDESTINO! A restauração da Copa do Nordeste, e discussões quanto ao amadurecimento dessa competição são válidas nesse ponto! Muito melhor que continuarmos afundando juntos, repetindo aquela eterna discussãozinha: “seu time não tem estádio!”/ “o seu não tem estrela!”…
Acho ridículo ficarmos presos a essas discussões. Enquanto ficamos nessa, trocando ofensas e, muitas vezes, AGREDINDO pessoas de bem, como faz o MAURICIO BIONDI no blog tricolor, uma equipe como o NÁUTICO, VÍTIMA DO ATAQUE DE CHILIQUE DE UM JOGADOR DO BOTAFOGO, perdeu o mando de campo… Ok… mas que sanção o Vasco sofreu naquela final do Brasileirão 2000? Que sanção o citado clube carioca sofreu pelas sucessivas invasões de campo de um animal chamado Eurico Miranda? E o meeesmo Vasco, que sanção sofreu por deixar os jogadores do Sport sem acesso ao vestiário no intervalo do jogo?
Por isso, rapazeada, não adianta mais ficarmos apegados a conquistas aparentes ou instantâneas! Estou cansado de ver os clubes nordestinos, em função da má administração e de empecilhos como esse apontado no texto do Fábio, virando eternas gangorras no futebol brasileiro!
Elogio a sensatez de grande parte dos torcedores que se manifestaram aqui!
Parabéns a torcida do SPORT pelo bom momento da equipe e por, apesar desse bom momento, manter-se atenta a essa realidade que nós apontamos aqui!
Torço pra que discussões como essas não fiquem limitadas somente ao futebol!
SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!
“BORA BAÊÊÊÊA, MINHA PORRA!!!!”
fabio monteiro | Sex, 06/06/08 | 11:01
NOTA DO BLOGUEIRO: Engraçado que vocês do sul/sudeste (Deco, Anselmo, Dalton e etc) podem propagar que nós do nordeste somos fraquinhos, zebras, isso e aquilo não só na mídia como no orkut, msn, foruns virtuais. Mas quando NOS DEFENDEMOS e apontamos os nossos argumentos plausíveis do motivo de sermos ou tendermos a times inferiores em relação aos do eixo do mal vocês vêm nos acusar de baixa auto-estima. Me poupem viu, me batam um abacate com leite. Esta sua retórica é ridícula. Eu queria ver se estes times citados por vc seriam alguma coisa SEM lobby de grandes empresas televisivas e radiofônicas e por multinacionas renomadas.
Eu não estou chorumingando nada. Só estou falando da importancia da Copa do Nordeste para o fortalecimento dos clubes do Nordeste e apontando como a extinção retarda e prejudica o crescimento destes clubes. Tem gente que não sabe ler e interpretar mesmo. Ninguém merece!
Alvirubro | Sex, 06/06/08 | 10:23
KARA, KD O NAUTICO????????????
PQ VC NAO CITOU NO SEU TEXTO??????
HUGO ALMEIDA | Sex, 06/06/08 | 10:21
Vc foi muito feliz no comentário sobre o fim da copa nordeste.
Partilho da mesma opinião sua e concordo em tudo, letra por letra.
Realmente a imprensa carioca tentou renascer os difuntos do Rj, como o fluminense e o flamengo, e agora com o vasco.
Para isso, nos entopem de reportagens frívolas sobre esses clubes como se fosse lavagem cerebral. Assim nossos descendentes crescem preferindo os times de fora e o nosso futebol cada vez piora.
Tambem concordo q o time do vitoria em sua historia recente mostra-se sem o fervor q satisfaça sua bela torcida, pois o time dá shouw em um jogo e é um fracasso no outro. Foi nas séries A de outros anos, foi na série B e parece q vai repetir nesse ano.
Q podemos fazer? Protestar e boicotar, apenas isso. Porque se um time é bom ele pode ser sempre bom e não escolher qndo quer jogar bem, kd o respeito ao torcedor?
Anselmo | Sex, 06/06/08 | 10:02
Culpar a CBF, a imprensa do sudeste, os clubes do sudeste e o mundo todo pela incompetencia dos clubes nordestinos em gerir seu futebol apenas mascara o problema e retarda ainda mais o engrandecimento dos mesmos.
Isso mostra a pobreza de idéias do blog e revela profundo complexo de inferioridade.
Moro na Bahia há 6 anos e embora seja palmeirense torço tb pelos times locais.
Lembro tb que esta crise não é do nordeste. Afinal estão aí Sport na final da Copa do Brasil e o Náutico chegou a liderar o Brasileirão deste ano.
Leo Maciel | Sex, 06/06/08 | 09:57
Vinicius antes de fik mandando as pessoas segurarem a onda era pra vc ter lido o que seu colega tricolor tinha postado… usando de palavras de baixo nivel com nos torcedores do vitoria, concordo com vc que temos que unir força para que volte a copa do nordeste… mais tb não vou ser nenhum falso em falar que torço para que vcs se deem bem a nivel nacional!!!
Reinaldo Silva | Sex, 06/06/08 | 09:42
Parabéns Fábio!
O ano de 2009 tem que ser o ano da virada dos times do Nordeste. Pois poderá ser tarde d+.
SULEIMA SENNA | Sex, 06/06/08 | 03:28
OLÁ FABINHO MAIS UMA VEZ VOCÊ FOI MUITO FELIZ NOS SEUS COMENTÁRIOS, O CAMPEONATO DO NORDESTE REALMENTE ERA DE SUMA IMPORTANCIA PARA OS CLUBES NORDESTINOS.ALÉM DO RESGATE DE RIVALIDADES ENTRE BAHIA E PERNAMBUCO POR EXEMPLO, ELE SERVIA COMO ESTIMULO AO TORCEDORCOMPARECER EM BOM NUMERO AO ESTÁDIO. ALEM DISSO OS CLUBES ACABAVAM FICANDO NA VITRINE PARA FECHAR CONTRATOS COM GRANDES PARCEIROS COMERCIAIS, ALÉM DDE SER ERA UMA COMPETIÇÃO PREPARATORIA PARA A DISPUTA DOS NACIONAIS…..
SO PARA AVISAR VOTE EM MIM PARA ELEIÇÃO DE MUSA DO BRASILEIRÃO…E SABE QUAL O TIME QUE REPRESENTO…ADVINHA………KKKKK
CONTO COM VC..BJIM
HA E NAO ESQUECE DO MEU BLOG TÁ…
WWW.FUTEBOLCORDEROSA.UNIBLOG.COM.BR
matheus | Sex, 06/06/08 | 01:41
Fábio, concordo com suas ideias. Sou torcedor do Nautico e sinto saudades dos tempos de rivalidade saudavel com os times da regiao. Defendo, antes de tudo, o futebol como elemento agregador e socializador. Era sempre muito divertido ir ver os jogoso do nautico nos estados vizinhos pois a gente acaba conhecendo gente bacana que, torcedores da paz, tá ali pra se divertir, torcer pro seu time e fazer amgios. Tenho amigos em natal e joao pessoa ate hoje aproximados atraves do futebol. Nordestão é imperativo para uma regiao que pretende se igualar em força com os times protegidos pela CBF. Apesar do Sport fazer parte do Clube dos 13 toda uma selêuma foi criada em torno do que houve nos aflitos semana passada para atingir , indiretamente, todos os times de pernambuco.
Abraço.
ANDRE LUIS CORREIA | Sex, 06/06/08 | 01:08
É fabio, esse dalton de minas cagou no pau: “- NÓS NÃO TEMOS CULPA QUE OS TIMES, COMO: CRUZEIRO, SÃO PAULO, GREMIO, SNATOS PALMEIRAS, INTERNACIONAL E OUTROS SÃO OS MELHORES DO PAÍS”. não procura se aprofundar em informações tão importante que vc derá em pulblicaçoes passada pra depois ficar disparando merda no blog. já que o proprio cruzeiro e atletico MG e times do sul, de alguma forma sofre com o lobby e protcionismo que a tv e federaçao dão ao eixo RJ/SP. bôa resposta vc deu aquele sacana metido a besta. ainda abre a boca pra falar de regionalismo. é por causa de pessoas como dalton que muitas coisas estão com estão em nosso país. VAMOS DEFENDER E CRESCER O FUTEBOL NORDESTINO!
Renato Soares | Qui, 05/06/08 | 23:47
Fábio, uma curiosidade (coisa que não estou aceitando nem com reza dos Deuses da sua terra,brincadeira ) …Como esta repercutindo essa onda toda ai na Bahia o caso no Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos ) ?!
O pessoal por ai esta concordando com a interdição e a punição que o Náutico irá sofrer !?
Valeu, e sorte e muita raça para nós Nordestinos nesse Brasileirão !!
Renato Soares | Qui, 05/06/08 | 23:40
Primeiramente, saibam que sou alvirubro (Náutico), mas torcendo pela força Nordestina !
Caramba, estou impressionado com o post das quantias dos milhões, separado por clube, pena que o Náutico é tão prejudicado. E que volte já o Nordestão!
Fã do seu blog cara !! Abraço!
Rafael Anjos | Qui, 05/06/08 | 23:27
Sem dúvida caro blogueiro, o crescimento de qualquer time do Nordeste incomoda aos preconceituosos do eixo sul-sudeste, a ponto de evitarem de todas as formas qualquer meio de fortalecimento dos clubes do Nordeste. A intenção deles é fazerem com que os nordestinos torçam por aqueles fiascos de times, impondo os seus costumes e manias deploráveis aos que se submetem, sem que tenham sequer a coragem de pensar.
Fico muito indignado ao ver torcedores se deslocarem de alguns Estados do Nordeste para acompanhar jogos do Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, entre tantos outros. Ah se eles soubessem como são tratados, xingados e ridicularizados no RJ e SP… Talvez tivessem vergonha na cara e começassem a torcer pelos times de seus Estados.
O que aconteceu ao Náutico com a interdição de seu estádio só vem demonstrar isso. Palhaçada sem tamanho e precedentes.
Quanto à Copa do Nordeste e ao fim da Copa dos Campeões, tudo o que vc escreveu é a mais pura verdade.
NORDESTINOS, UNI-VOS!
NÁUTICO ATÉ MORRER!!!!!!
Grande abraço a todos.
Mario | Qui, 05/06/08 | 21:52
Alô fabio e torcida do vitória,
sou torcedor do Nautico-PE e vim só parabenizar todos os posts, sempre muito eloquentes, bem escritos e bem sucedidos todas as vezes que defendem ferrenhamente os times do nordeste. Apesar das cores e do mascote serem do meu rival (o Sport-PE) vou passar a acompanhar com carinho o vitória, dado os laços que nos unem, os nordestinos.
Parabéns pelo blog!
Carlinhos | Qui, 05/06/08 | 21:01
NOTA do blogueiro: Liberdade de expressão é diferente de Libertinagem.
Mais respeito, qual mensagem que eu postei que você classifica como libertinagem?
libertino: aquele que é desregrado em sua conduta; devasso, dissoluto.
hEL | Qui, 05/06/08 | 20:57
COMO ENVERGONHADO BRASILEIRO E ORGULHOSO DE SER NORDESTINO
PARABENIZO-TE PELO TEXO E CONCORDO COM TUDO.
NÁUTICO CONTRE TUDO E CONTRA TODOS
Ferreira | Qui, 05/06/08 | 20:20
Ótimo texto! Não tenho mais nada para comentar! Só vim parabenizar esse texto e dizer que concordo com o que você disse!
Que saudade da copa nordeste…
deveríamos pedir a volta dessa copa! Podiam publicar a matéria para a volta da copa do nordeste em todos os blogs de times da região!
SRN
Luis Henrique | Qui, 05/06/08 | 19:56
Pra min o problema da ñ realização e o calendario, mas se os estaduais do nordeste fossem padronizados com no maximo 10 clubes e o Nordestao fosse disputado com 32 clubes ( classificando-se aqueles melhores colocados nos estaduais, da seguinte forma: 4 times vinham de cada um desses estados PE,BA,CE,RN,AL e 3 de cada um dos restantes SE, PB, PI, MA. A formula de disputa fosse tipo a copa do mundo 8 grupos classificando-se os 2 melhores para o mata-mata das fases restantes) Desse modo, para ser campeao precisariamos somente de 14 jogos 6 na 1ª fase e 2 oitavas, 2 quartas, 2 semi, 2 final. Assim facilitaria tdo,ajudaria na interação maior do torcedor da regiao com os times daki, ajudava tanto os times grandes qto os pequenos, e dava pra se adequar ao calendario, alem de ser + atrativo.
Diogo Asfora | Qui, 05/06/08 | 19:49
Concordo plenamente, inclusive queria parabenizá-lo pelos belos textos que li aqui
NORDESTÃO DE VOLTA, JÁ!
Sds Alvirrubras e pernambucanas
Paulo Taciano | Qui, 05/06/08 | 19:31
OI Fábio sou torcedor do Sport Recife, tava comentando isso aqui com meu Pai, concordo com vc em nº, genero e grau, além de fortalecer o futebol da região, é tão bom pra os torcedores de Treze-PB, CRB, CSA, ver seus times enfrentando Sport, Bahia, Náutico, Vitória etc, como é pra genmte ver os nossos times enfrentando Palmeiras, Flamengo, Grêmio etc, sem contar que é um grande entretenimento pro povo nordestino, melhora a comunição entres nós, cria empregos diretos e indiretos, fortalece tbm a imprensa local, e o melhor é um ótimo campeo nato onde aparece várias e gratas revelações do futebol em nossa regfião, muitos jogadores bons que não têm chance em boas competições, serve muito de vitrine, vamo lutar pela volta da copa do nordeste.
malleta | Qui, 05/06/08 | 18:59
fábio, li sobre este post seu no blog do torcedor do jc. parabéns por externar com fidelidade o pensamento dos que querem a volta do nordestão, pelo menos é o que eu penso. é justamente disso que estamos precisando para peitar estes “sulistas” que se acham no direito e melhor do que todo mundo. temos que mobilizar a todos sim para essa volta do nordestão, a foeça e na marra mesmo. independente de cbf, de clube dos 13, temos que acabar com esse futebol de cartolas, onde, alguns fazem o que quer e todos seguem atrás. vamos começar essa campanha, a partir do seu post, e botar o nordestão pra cima novamente. mais uma vez parabéns pelo post, não vamos deixar esse pensamento, idéia ficar por aqui não!!!
Vinícius | Qui, 05/06/08 | 18:22
O texto do Fábio foi mto interessante! Vale à pena dar uma conferida e apoio!
É uma discussão da qual ele não é nenhum pioneiro! Há muito tempo nos tricolores também já estamos trabalhando esse assunto em outros espaços de discussão!
De qualquer forma, é louvável que se tome uma atitude como essa, no intuito de expandir essa discussão para outras agremiações!
Quanto ao senhor, LEO MACIEL, segura a onda aí!
Se vc quer apoio pra uma causa que, todos nós sabemos, é justa, não é ofendendo ninguém que você vai conseguir!
Lamento mto o fato d o diálogo ser tão pobre entre nossas torcidas! Com certeza, teríamos ganho muito mais!
A rivalidade tem que existir sim! É algo saudável e faz bem! E ainda bem que existe rivalidade! Não haveria coisa pior se todos nós fossemos torcedores de um mesmo time… seria ridículo!
Mas vamos deixar essa coisa doentia de lado! Essa paixão cega que muitas vezes assumimos só vai nos levar a um único caminho: falência da dupla BA-VI!
Estamos TODOS no meio de uma crise! É só conferir o que vimos no texto! E não adianta o Vitória se gabar de estar na primeirona… de nada vai adiantar se não fizer determinadas mudanças estruturais tb!
Um momento como esse é para unirmos força contra inimigos comuns, que são os principais protagonistas dessa crise!
Saudações tricolores!!!
DALTON | Qui, 05/06/08 | 17:48
SOU MINEIRO, CONSEQUENTIMENTE SOU DA REGIÃO SUDESTE DO PAÍS. VC FALAM MUITO DA REGIÃO SUL/SUDESTE MAIS SÃO VCS QUE SE ACHAM INFERIORES, É VCS QUE LEVANTA ESSA BANDEIRA REGIONALISTA, EM NENHUM OUTRO BLOG TEM COMENTÁRIOS TÃO RÍSPIDO A UMA REGIÃO, QUANTO VCS PARA COM A REGIÃO SUL E SUDESTE. NÓS NÃO TEMOS CULPA QUE OS TIMES, COMO: CRUZEIRO, SÃO PAULO, GREMIO, SNATOS PALMEIRAS, INTERNACIONAL E OUTROS SÃO OS MELHORES DO PAÍS, NO FUNDO ACHO QUE VCS TEM ORGULHAR DO NORDESTE NÃO FICAR FALANDO BESTEIRA, CHEGA SER RIDICULO.
NOTA DO BLOGUEIRO: Engraçado que vocês do sul/sudeste podem propagar que nós do nordeste somos fraquinhos, zebras, isso e aquilo não só na mídia como no orkut, msn, foruns virtuais. Mas quando NOS DEFENDEMOS e apontamos os nossos argumentos plausíveis vocês vêm nos acusar de baixa auto-estima. Me poupe viu Dalton, me bata um abacate com leite. Esta sua retórica é ridícula. Eu queria ver se estes times citados por vc seriam alguma coisa SEM lobby de grandes empresas televisivas e radiofônicas e por multinacionas renomadas.
Carlinhos | Qui, 05/06/08 | 17:09
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
NÃO SOU ANONIMO SOU ASSINANTE GLOBO.COM.
Carlinhos | Qui, 05/06/08 | 16:34
MODERAÇÃO OU CENSURA?
ESTÃO COM SAUDADES DE 64?
NOTA do blogueiro: Liberdade de expressão é diferente de Libertinagem.
Leo Maciel | Qui, 05/06/08 | 16:15
Fabio vamos esquecer os analfados de Itinga… os caras não tem competencia de ganhar um Baianinho imagine o nordestão!!!
JAHIA A VERGONHA DO NORDESTE!!!!!
Marco Aurelio da Silva- Coringarra | Qui, 05/06/08 | 16:00
Meu amigo, o fim da Copa do Nordeste, assim como o fim das outras Copas Regionais foi uma exigência da Rede Globo, que se viu ameaçada de perder o monopólio sobre o futebol brasileiro, com o fortalecimento dos clubes, o que enfraqueceria a CBF tambem, já que essas Copas eram organizadas e administradas por LIgas controladas pelos Clubes. É um engano pensar que o torcedor paulista e carioca prefere ver Corinthians x Rio Claro ou Flamengo x Mesquita, do que ver Corinthians x Flamengo, mesmo com times reservas. Sou totalmente a favor das Copas Regionais, inclusive Rio-São Paulo, e o fortalecimento dos Clubes em todo o Brasil, porque fortalece o futebol brasileiro.
Anizio Carlos da Silva | Qui, 05/06/08 | 15:46
Fábio, seu texto é bem oportuno.
A volta de um campeonato regional seria excelente para os times da região, geraria renda para os clubes e movimentaria a economia local. Em 2007 o blog de um jornal daqui de Pernambuco chegou a noticiar a movimentação da federação pernambucana junto à CBF para trazer de volta essa competição, mas pelo jeito nada foi feito (confiram no link http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/2007/07/20/index.php#3687)
Saudações tricolores!
Anizio - www.blogdosantinha.com
PS.: como amante do bom futebol e bairrismos à parte, é evidente que o Corinthians foi MUITO superior ao clube pernambucano, e está com a mão na taça. Que pena…
LUIZ CALMON | Qui, 05/06/08 | 15:37
Caro Fabio,
Ao final do mediocre campeonato baiano desse ano , que apesar de todas nossas tentativas de perde-lo,conseguimos ganhar,escrevi para alguns sites de nossa terra,falando justamente sobre a única saída que vejo para o nosso maltratado futebol nordestino.Se te interresar entender minha proposta,por favor me contacte atravás do meu e-mail.Por um VITÓRIA forte,bem planejado, abraços rubro negros.
Leo Maciel | Qui, 05/06/08 | 15:30
Bom texto Fabio… pow nos torcedores poderiamos fazer algum movimento em jogos dos nossos times nas 3 divisões acredito que isso pode ajudar de alguma maneira!!!
Lucas Souto | Qui, 05/06/08 | 15:28
Ela tem que voltar sim!!
E hoje ele teria que se encaixar no calendário exatamente agora.
Ou seja, entre a Copa do Brasil e a Sulamericana. Começava em Junho, voltava em agosto, Sendo disputada por um periodo de 2 ou 3 meses.
Vamos ver se Jorginho Sampaio, nosso presidente, tenta reformular.
Já poderia começar até com 2a divisão para os times do interior terem também uma chance de subir.
Podia ser 4 grupos de 6 times. Do qual se classificariam 2 em cada grupo, pra fazer um mata-mata.
Os 2 times com menos pontuação eram rebaixados.
Augusto | Qui, 05/06/08 | 15:15
Fábio, venho acompanhando seu blog ultimamente. Parabéns! É, de longe, o melhor dos blogs daqui do Globo Esporte.
Fazendo uma conexão deste post com o da “Mania da Imprensa Nacional”, o que você da seguinte fórmula de campeonato único:
janeiro-abril: campeonatos estaduais (27), com 20 clubes (escolhidos com base em ranking/tradição e em micro-torneios), representativos de toda a extensão terriorial do respectivo estado.
maio-agosto: campeonatos regionais (5), com 20 clubes (escolhidos com base nos resultados dos campeonatos estaduais), representativos de todos os estados da respectiva região (no caso do Nordeste, por exemplo, temos 9 estados, logo, campeões, vices e 2 melhores terceiros lugares integrariam o campeonato).
setembro-dezembro: campeonato nacional (1), com 20 clubes (escolhidos com base nos resultados dos campeonatos regionais), representativos das regiões (se há 5 regiões, do campeão ao quarto colocado de cada campeonato regional).
Esse campeonato seria sim o mais democrático.
Saudações do rubro-negro pernambucano!
Fabiano | Qui, 05/06/08 | 14:45
Excelente texto! O NE é a região que mais cresce no país e está mais do que na hora de sermos ousados e pensarmos diferente. Como o calendário do futebol é bastante apertado, na minha opinião deveríamos substituir os campeonatos estaduais por um campeonato do NE com 1a e 2a divisão. Um campeonato do NE disputado pelos grandes da região seria uma excelente preparação (técnica e financeira) para a série A e B do brasileirão. Ou será que é melhor continuar se iludindo sendo 20, 30 ou 40 vezes campeão estadual, para depois virar mero figurante quando chegarmos na 1a divisão.
Alércio | Qui, 05/06/08 | 13:58
A Rede Record seria uma ótima opção!!!
Alércio | Qui, 05/06/08 | 13:57
Sou torcedor do Santa Cruz F.C. e assino em baixo todo es comentário!
Lutemos pelo retorno da Copa do Nordeste!
E deveríamos tentar vender o campeonato para outra rede de TV, pois acho teríamos mais destaque a nível nacional e a competição mais valorizada!
Parabéns pelo comentário!
Anderson Marcelo | Qui, 05/06/08 | 12:28
Fábio, sou torcedor do Náutico e também tenho a mesma opinião.
Em Pernambuco conheço muitos torcedores de Náutico, Sport e Santa Cruz que também são a favor da reedição da Copa Nordeste. Para você ver como este assunto está em alta, segunda feira estava escutando um programa esportivo tradicional na Rádio Jornal, onde um ouvinte questionou ao presidente da Federação Pernambucana se não seria a hora de reeditar a Copa Nordeste, tendo em vista o modo que a imprensa do sudeste vinha tratando o futebol nordestino.
Muito boa a sua matéria e estarei divulgando-a os diferentes sites esportivos de Pernambuco.
Universo rubronegro | Qui, 05/06/08 | 12:00
era bom esse capeonato ate que a CBF com os BABA eggs do FINaDo jaia de itinga acabar com a copa do nordeste
RUBRO-NEGRO | Qui, 05/06/08 | 11:57
e aí Fábio… sou RUBRO-NEGRO de recife + to sempre acompanhando e mandando aquela força pros RUBROS-NEGROS dai tb… bem, em relação ao texto, nem precisei ler pra saber o seu contexto em si, é claro q existe algo (ou alg) por tras do fim da CN, e ao meu ver a CBF está diretamente ligada a isto… era óbvio o descontentamento nacional (menos no nordeste claro) ver q os maiores públicos estavam aqui, em nossa região, e cada vez + aumentava o temor por verem nossas receitas aumentando e cada vez + nossos clubes montando um plantel de brigar de igual para igual com os times do sul ( q me diga o meu SPORT na joão avelange de 2000 terminando a 1ª fase em 2º apenas 1 ponto atrás do fluminense).
Bem, fugindo do assunto ainda acredito no meu SPORT na final da CB graças aquele gol no fim do jogo, + temos q voltar a ter a mesma postura q tivemos contra INTER e PALMEIRAS, pois se isto ñ acontecer bye bye título.
abraços.
Denisson santos de souza | Qui, 05/06/08 | 11:02
cara a copa do nordeste era de mais deveria retornar essa brilhante competição que levou o vitoria com certeza para o quarto lugar no brasileiro de 1999 quando foi eliminado pelo atletico mineiro
Gilson Mendes | Qui, 05/06/08 | 10:01
Fabio parabens pelo texto, eu moro em Belém do Pará e sou torcedor do Clube do Remo…a CBF acabou c/ os times do norte e nordeste, ate pq eles criaram para o ano q vem a serie D para jogar os nossos times nessa serie e deixa so times do Sul e Sudeste disputando a serie A, gostaria que os campeonatos regionais voltassem onde o meu time foi tri-campeão do norte, vou mais além, que voltasse a copa norte/nordeste que disputava o campeão do norte e do nordeste, nos q somos a maioria dos estados Brasileiros deveriamos se unir e colocar em praticas nossas vontades, eu achava q cada federação de todos os estados do norte e nordeste e centro oeste deveriam se unir e falar p/ o presidente da CBF e dizer a ele que nos merecemos respeito tbm..um abraço
Davi | Qui, 05/06/08 | 09:14
O nordestão é uma copa que deixou saudades com certeza!!! Era bom jogar com os times nordestinos fomentando a rivalidade entre nós e fortalecendo o futebol nordestino como um todo!!! Acredito que para voltar a reeditar este tipo de campeonato seria necessário uma restruturação na forma de disputa dos campeonatos estaduais (teriam que ser mais enxutos), bem como, ter o inicio da copa do brasil, mais para o meio do ano!!! Pena que na epoca que Paulo Carneiro conseguiu realizar o nordestão (2003) não contou com o apoio dos outros grandes do nordeste. Agora é começar de novo!!!! O nordeste precisa de um campeonato regional!!! E os torcedores agradecerão a realização do mesmo!!!
vitor | Qui, 05/06/08 | 07:01
Parabens fábio… porra, que saudade do Nordestão, ajudou bastante os clubes!!!!!!!!
ALEXANDRE SPORT | Qui, 05/06/08 | 01:11
CONCORDO, SERIA ÓTIMO QUE FOSSE REEDITADA A COPA DO NORDESTE, LEMBRO COM MUITAS SAUDADES DOS HOMÉRICOS DUELOS ENTRE BAHIA E PERNAMBUCO,
O NORDESTE TEM QUE SE REERGUER, SEJA SPORT, VITÓRIA, NÁUTICO, BAHIA, FORTALEZA, SANTA CRUZ, AMÉRICA, CEARÁ, CRB, TEMOS QUE CONTINUAR NA LUTA.
PELA COPA DO NORDESTE!!!
E O CORINTIANS SE SEGURE QUE NA ILHA VAI TER TROCO COM JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA…
NORDESTE… SPORT… CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, QUEM VIVER VERÁ!!!!!!!!!
andre luis correia | Qui, 05/06/08 | 01:05
FABIO, essa era a matéria de que eu tanto aguardavaa vc se pronunciá. tudo verdade , vc esclareceu coisas que eu tinha muitas duvidas ao longo desses anos. o porque do fim de um campeonato de tanto sucesso ,de tanta lucratividade e que dava condiçoes reais a time do nordeste em especial o vitoria a se manter e muito bem na serie A e copa do brasil apesar de alguns times ñ estarem participando da mesma. é fabio fica o alerta para nos torcedores nordestino, campanhas deve ser feitas. abrir os olhos de nós que damos valor a nossos clubes. e torna realidade o que foi alegria no passado, onde nós saiamos de casa com a certeza do triunfo por ter uma base bem formada no semestre anterior. muito bem!
André Smicth | Qui, 05/06/08 | 00:40
Fabio mais um vez vc esta de parabens pela otima materia,era demais…quando vc via pet,matuzalem,fernando logo no primeiro semestre dava orgulho, ja iamos para o brasileirão sabendo que iriamos brigar pelas primeiras colocações e não tinha essa de estar sofrendo por falta de jogador e tais posições…(e que deus ajude a nossa zaga a ter uma otima exibição domingo as 18:10 contra o santos),NAÇÃO RUBRO-NEGRA VAMO LOTAR NOSSO BARRADÃO E EMPURRAR O LEÃO PARA QUE POSSA COMER SALMÃO(PEIXE)COM ESPINHA E TUDO.
Sanches | Qua, 04/06/08 | 23:07
Cara, vc falou tudo! Sou baiano, e na época da copa nordeste morava em Aracaju/SE e lembro q os estádios de Aracaju lotavam, coisa rara de se ver na capital sergipana, quando não é o classico SergipeXConfiança. Era uma coisa louca, vc ir ao estádio assistir VitóriaXSergipe, BahiaXConfiança, SportXConfiança. tanto a torcida local comparecia em massa, como tb vários baianos, alagoanos e pernambucanos q moravam em Aracaju iam em peso ao estádio, chegando a uma vez ter quase a mesma quantidade de torcedores do vitória e do sergipe no estádio. E quando o jogo era fora, os bares ficavam lotados para que os torcedores assistissem… saudades da copa nordeste. Era uma rivalidade sadia e LUCRATIVA! Hoje, estamos fadados a disputar por vezes campeonatos estaduais defictários, que não empolgam e q muitas vezes não fortalecem as equipes para disputarem campeonatos mais longos e com times melhor estruturados. E tenho que admitir uma triste realidade: se depender da CBF, nunca mais existirá Copa Nordeste… infelizmente. abraços e continue com esse ótimo blog.
Luciano Lucas | Qua, 04/06/08 | 21:27
Concordo com tudo que vc disse. é uma coisa que até hoje não sai da minha cabeça, isso foi corvadia da cbf, com medo dos time do nordeste ficarem forte, e também fábio, outra coisa que vc não mecionou, foi a grande audiência que o nordete deu a essa copa, e com isso, agente deixava de ver os jogos de rio e são paulo para ver o nordestão, acho que a rede globo também tem uma mãozinha nisso.
Poís Fabio, vc que pode ter mais acesso do quer eu, quando vc encontrar o presidente da fbf comente isso, tenho uma plena certeza quer, se todas as federações do nordeste optarem pra ter a copa, a cbf vai ser obrigada a reconhecer, até que ela não reconheça, mas, quer as federações se entenda e organize essa copa, que deu um show de bola no rio/são paulo.
valeu.
snowman | Qua, 04/06/08 | 20:15
Em verdade o grande problema do Campeonato do Nordeste e dos demais torneios regionais é a forma como se elege o Presidente da CBF. Ele é eleito pelos Presidentes das Federações estaduais que estavam perdendo poder, prestígio e logicamente dinheiro com essas competições que eram organizadas por ligas que pouco ou nada tinham a ver com as Federações. Assim, houve uma pressão das Federações para que os campeonatos regionais fossem extintos, no que foram prontamente atendidos. Vale ressaltar que o Presidente da Federação Baiana era e é a favor do Nordestão.
De fato o campeonato era bastante rentável, mas não foi isso que fez o Vitória montar grandes times, principalmente o de 1997. Nesta época o Vitória tinha um patrocinador que era o Excell Group que investiu bastante no time e com quem o Vitória tem uma grande dívida hoje.
Mas concordo com você que o Campeonato do Nordeste é a redenção das equipes nordestinas, a melhor possibilidade de crescimento para todos. São jogos mais duros no 1º semestre que exigem um time melhor formado desde o início. Tenho ainda esperanças de que o torneio seja reeditado.
Forte abraço.
Danilo Menezes | Qua, 04/06/08 | 19:20
Belo texto Fábio, concordo contigo, quero tbm a volta da nossa copa do Nordeste, ñ sabia que a copa tinha terminado assim.
Lógico q a CBF baba ovo dos times de RJ-SP, com tudo q vejo aí e mais isso, não tenho mais dúvida…Era tão bom, a rade bahia transmitia os jogos era massa, quero muito q ela volte, será q tem chances ainda?
Jessica | Qua, 04/06/08 | 19:18
É verdade, a Copa do Nordeste deixou muitas saudades! Era uma competição emocionante, que mobilizava bastante toda a região.
FÁBIO, sinceramente, acha possível a volta da Copa do Nordeste?? Será que nós torcedores poderíamos fazer algo por isto?
SDS RUBRO-NEGRAS