A velha mania da Imprensa Esportiva Nacional II

Irei agora retomar aquela nossa discussão sobre a nossa imprensa esportiva nacional, que historicamente vem valorizando o futebol do eixo RJ-SP e dando pouco ou quase nenhum destaque para os times de outras regiões do Brasil.
No primeiro texto eu falei sobre a formação de torcedores do Flamengo, Corinthians e outros times cariocas e paulistas em outras regiões do Brasil graças a televisão e as rádios destes estados que penetração em muita cidade do interior do Norte e Nordeste, devido as emissões de ondas baixas de rádio, que possui um enorme poder de dispersão no espaço. Desta vez eu foquei os números, ou melhor, a divisão de rendas para os clubes brasileiros e como isso influencia tal time estar sempre ganhando ou disputando títulos e outros estarem sempre lutando contra rebaixamentos e tidos como “azarão”.
No primeiro texto ficou claro que a influência da televisão explicam que o time do coração da maioria dos brasileiros, principalmente nos locais onde os times não são tão expressivos ou no interior dos Estados, há de ser necessariamente um dos 8 preferidos da televisão nacional (Flamengo, Corinthians, Vasco, São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Fluminense e Santos).
É claro que eles vão torcer pra algum time e, evidentemente, vão torcer para algum que esteja na televisão. E onde estão as sedes das principais televisões do Brasil? São Paulo (Band, SBT, Record) e Rio de Janeiro (Globo).
E as conseqüências disso não é só torcer. Quem compra camisa, quem ganha cota de televisão, quem ganha patrocinador bom é quem aparece na televisão. Qual patrocinador vai querer dar um bom valor pra um time que é ignorado pela televisão?
Observem agora como a divisão de dinheiro para os clubes participantes do Brasileirão (independente da divisão que se encontra) estão divididos pelo Clube dos 13:
Grupo 1: R$ 21 milhões
São Paulo
Flamengo
Palmeiras
Vasco
Corinthians (com a queda para a série B o clube receberá 50% desse valor)
Grupo 1a: R$ 18 milhões
Santos
Grupo 2: R$ 15 milhões
Atlético-MG
Cruzeiro
Internacional
Grêmio
Botafogo
Fluminense
Grupo 3: R$ 11,5 milhões
Bahia
Grupo 4: R$ 11 milhões
Portuguesa
Goiás
Vitória
Sport
Atlético-PR
Coritiba
Guarani
Clubes da Série A que não pertencem ao Clube dos Treze:
Figueirense: R$ 4,7 milhões
Náutico e Ipatinga: R$ 5,5 milhões* (porque lutou e negociou, ano passado foi 3,4 milhões)”
————————————
Daqui já se pode ter uma idéia que nem com o título mundial conquistado recentemente, o Internacional subiu de nível na distribuição da grana. É justo isso? Vou mais além, por que só o Santos tem direito a receber R$ 18 milhões e clubes como Atlético-MG, Cruzeiro e Inter tem que receber menos que o clube santista?
E por que esta enorme disparidade entre o primeiro grupo (R$21 milhões) para o 4º (11 milhões). É óbvio que é muito mais fácil um time se fortalecer e ser campeão com 21 milhões de reais do que outro que recebe 11 milhões. E é justo os clubes que não fazem parte do C13 receberem tão pouco, mesmo estando na mesma divisão?
Fora a divisão de verba do C13 vamos observar agora os outros patrocínios dos principais times brasileiros:
1º - São Paulo - 32 milhões
Material Esportivo - Reebok - 15 milhões
camisa - LG - 15 milhões
mangas - FAST - não divulgado
outros - Habib’s - 2 milhões
2º - Vasco - 25,6 milhões
Material Esportivo - Reebok - 10 milhões
camisa - MRV - 12 milhões
mangas - Habib’s - 3,6 milhões
3º - Flamengo - 23,7 milhões
Material Esportivo - Nike - 7,5 milhões
camisa - Petrobrás - 16,2 milhões
4º - Corinthians - 23,5 milhões
Material Esportivo - Nike - 7 milhões
Camisa - 16,5 milhões
5º - Fluminense -17,9 milhões
Material Esportivo - Adidas - 3,5 milhões
camisa - Unimed - 14,4 milhões
6º - Cruzeiro - 16,5 milhões
Material Esportivo - Puma - 4,5 milhões
camisa - Tenda construtora - 8 milhões
manga - FIAT - 4 milhões
7º - Botafogo - 15,2 milhões ano
Material Esportivo - Kappa 7,2 milhões
Patrocinio de camisa e Manga - Liquigás - 8 milhões (valor de 2007)
8º Palmeiras - 14,5 milhões
Material Esportivo - Adidas - 2,4 milhões
camisa - Fiat - 8,5 milhões
mangas - Suvinil - 3,6 milhões
9º - Atlético Mineiro - 14 milhões
Material Esportivo- Lotto - 4 milhões
Patrocinio de camisa - FIAT - 8 milhões
manga - FPT - 2 milhões
10º - Santos - 10,3 milhões
Material Esportivo - Umbro (não divulgado)
camisa - Semp Toshiba - 8,5 milhões
mangas - Universo Tintas - 1,8 milhão
11º - Internacional - 9 milhões
Material Esportivo - Reebok - 2,8 milhões
camisa - Banrisul - 4,2 milhões
manga - Tramontina - 1 milhão
outros - Unimed - 1 milhão
12º - Grêmio - 8,3 milhões
Material Esportivo - Puma - 2,1 milhões
camisa - Banrisul - 4,2 milhões
manga - Tramontina - 1 milhão
outros - Unimed - 1 milhão
O meu Vitória tem como principal patrocinador a FIAT, que patrocina também o Cruzeiro, o Atlético-MG e o Palmeiras. O Cruzeiro fatura com a FIAT 4 milhões por ano, o Palmeiras 8,5 milhões e o Atlético-MG 8 milhões por ano. Sabem quando o Vitória vai faturar por ano com a própria FIAT? Apenas R$ 960 mil.
Qual o critério para tanta disparidade? Sendo assim é muito difícil brigar de fato para o título nacional, haja visto que os considerados “principais clubes” ganham muito mais. Sem falar que na Bahia tem a fábrica da FORD e eles nem ligam para os times daqui. E não foi por falta de vontade da dupla Ba-Vi.
É neste sentido da enorme disparidade de divisão de verbas para os clubes brasileiros que eu bato palmas para a diretoria do Náutico, que com apenas R$ 3,4 milhões de cotas conseguiu a permanência na Série A enquanto o poderoso Corinthians com R$ 44 milhões de receitas no total, caiu para a Série B.
Outra coisa que não dá para entender é uma empresa do poderio da Petrobrás só patrocinar o Flamengo e disponibilizar R$ 16 milhões por ano ao clube carioca. Por que só o Flamengo pode ter a marca da Petrobrás? Assim como no lado político-social do cidadão brasileiro, a concentração de renda é muito forte no futebol nacional.
Meu sonho é ver no Brasil a adoção do esquema do Campeonato Holandês, em que todos os clubes ganham a mesma quantia. Aí sim veríamos que diretorias são competentes de fato. Por que é muito mais fácil para um presidente de clube que recebe R$ 50 milhões de receita montar um belo time.
Agora eu queria ver se todos recebessem os mesmo R$ 50 milhões. Os clubes teriam que se diferenciar no Marketing Esportivo para atrair os jogadores que seriam assediados por várias equipes e também perceberíamos melhor que diretoria estaria cometendo atos de corrupção na administração desta grana.
Se com estas disparidades todas, alguns times do Nordeste conseguem ir para as finais de Copa do Brasil, conseguem a permanência na Série A e fazem boas campanhas nas competições nacionais em diversas ocasiões. Imagina se esta grana fosse repartida de maneira igualitária?
Outras consequencias desta má distribuição de cotas e patrocínios é percebida também quando as pessoas que torcem pra time de fora de sua terra, que só se identificam por meio de uma televisão ou rádio influencia indiretamente no não-aquecimento da economia e da qualidade de vida de SUA cidade. Como?
O caso do Vitória é um exemplo, pois o Leão da Barra possui creche, escola e dá assistência pra várias crianças dando “vida” ao esquecido bairro de Canabrava (onde fica o Barradão), que agora tem uma qualidade de vida muito superior, com posto de gasolina, mercado, asfaltamento, escolas. Se não fosse o torcedor baiano, esse investimento não seria feito. Porque o torcedor de rádio NUNCA foi a SP ou RJ torcer de verdade — numa cidade que não tem nada a ver com a sua de origem.
E a hipocrisia reina nestes torcedores. Pois eles justificam que não torcem para os times locais porquê os mesmos são fracos. Claro, se nem o povo da cidade torce, pra que vai existir um time? E por que grandes empresas iriam patrocinar estes clubes?
Fontes: Revista Placar e Jornal Lance
Colaboração: Deco Marques, torcedor do Vitória e membro atuante das diversas comunidades do Orkut do Rubro-Negro Baiano.
rss do blog
Veiga | Qui, 30/10/08 | 14:30
“Vou mais além, por que só o Santos tem direito a receber R$ 18 milhões e clubes como Atlético-MG, Cruzeiro e Inter tem que receber menos que o clube santista? ”
Procure ver a média de audiência do SantosFC nos pacotes de TV fechada (pay-per-view, inclusive).
Leia este texto:
“Apesar da insistência da Globo em transmitir partidas do Corinthians, foi o Santos quem liderou a média de audiência dos grandes paulistas no Brasileirão 2007. Os espectadores não se incomodaram em ver alguns sofríveis jogos da equipe, até porque os rivais - incluindo o campeão - também deram espetáculos deprimentes.
Conforme a soma das audiências das transmissões realizadas por Globo e Bandeirantes, o Santos teve a média de 29,9 pontos, à frente de Corinthians, com 29,4 pontos; São Paulo, 28 pontos; e Palmeiras, 24,1 pontos.
Isso mesmo com um tempo de transmissões do Peixe bem menor (15h27min) em relação ao Corinthians, que teve o maior tempo de transmissão (35h05min).
Em 2007, a audiência do Timão na TV aberta caiu 16% em relação a 2006. Mesmo assim, a queda de audiência do Corinthians foi inferior à geral do Brasileirão (18,5%), que marcou neste ano 26 pontos (21,8 na Globo), enquanto no ano passado foram 31,9 pontos (25,8 na Globo).
Pergunta: seria o caso do Santos, que recebe uma cota menor de direitos de transmissão do que seus co-irmão da capital, reivindicar o mesmo tratamento?”
http://www.futepoca.com.br/2007/12/santos-lidera-audincia-televisiva-do.html
Veja que as reclamações partem de todos os lados.
O que tem que começar são as torcidas/times/população/federações locais começarem a exigir que, ao invés de se transmitir somente 2 jogos, se transmitam 4, por exemplo (fora os 2 do eixo Rio-SP, um time do Sul pra região sul e um time da região Norte/Nordeste), já que com toda a tecnologia disponível, isto é possível.
Jeff | Seg, 09/06/08 | 23:11
Olá, sou baiano e torço pro SPFC. Comecei torcer pelo time porque ele passava na televisão na decada de 90. Meu avo torcia para o Bahia e meu pai também, pois meu avô levava ele para ver os jogos e assim era a antiga formação dos torcedores de times locais.
Vieram os novos tempos, veio a violência descontrolada, veio o enfraquencimento dos times locais, veio a falta de regularidade desses times, presenciamos neligencia com a formação do jogador, “matérias-prima” vencidas sem estar prontos, rendendo 10% do que podiam aos cofres dos times locais, diferentemente do que rendem para os “times preferidos”, pois estes investem e formam por completo o jogador e lucram muito mais com as transferências.
Parando para pensar friamente, não é só um problema de preferência ou pré-conceito. Se trata de retorno de investimento. Ninguem investe muito em um negócio com irregularidade no desempenho, alta volatilidade e com oportunidades limitadas de exploração de ações de marketing. E como estamos falando de dinheiro, quem tivesse muito só tivesse 2 opções, investiria no SPFC ou no Vitória?
A história é linda, mas a matemática é cruel, pois falta aos clubes locais o modelo de gestão de clube grande, formar jogadores e não vender no sub-15, parar de pensar que negociar jogador por U$ 4,5 mi é o top of mind.
Acabar com essa corrupção que só atrasa o futebol e partir para ocupar o espaço na TV (ótima iniciativa da Record esse ano), tornar os estádios mais seguros, etc. E se organizar definitivamente, o Bahia por exemplo, precisa parar de pensar que é o Flamengo e ter um estádio, ele não é patrocinado pela Petrobrás!
Fazendo uma analogia, excluindo os times de parcerias mirabolantes, escolha um dos “times preferidos”, melhor, escolha o SPFC, meu time do coração. Existe ma regularidade histórica no clube, solidez na administração que faz com que qualquer iniciativa tenha uma margem de confiança muito grande no retorno do investimento e isso se deve à manutenção da imagem e retrospecto do clube dentro de campo e isso é um diferencial importantíssimo para essa separação.
Outra coisa a ressaltar é que embora a cifra de 50mi não faça parte de nosso cotidiano não é uma cifra exagerada quando se trata de clube de futebol, pois o sustento de uma estrutura é muito elevada, só a folha de pagamento de um time de ponta desses deve estar em torno de 10 milhões. Isso porque clubes grandes, estão blindando seus atletas com altos salários já que a maioria das multas rescisórias giram em torno de (100 vezes) o salário do atleta.
O Bahia e o Vitória precisam deixar a rivalidade dentro de campo como adversários e pra torcida, mas como instituições que precisam se reerguer deveriam se ajudar. E Você como formador de opinião e vê que é bom o Vitória ter 2 estádios, pode até ser, mas é péssimo para o Futebol baiano o Bahia não ter um estádio. Nessa guerra intransigente um só consegue ser menos pior que o outro e ambos, continuam pensando como clubes pequenos.
Essa me parece a tônica da involução do futebol baiano que só entra nas competições pra cumprir tabela.
Jeff
NOTA DO BLOGUEIRO:Só o fato de você ser baiano e se dizer torcedor do São Paulo já me enoja. Principalmente pelo motivo citado por você. Outra coisa: O São Paulo e todos os outros grandes também começaram com suas dificuldades, porem tiveram a felicidade de nascer num estado em que a mídia promove e que grandes indústrias e multinacionais se instalaram, o que facilitou o investimento. Quem era o São Paulo na década de 50 a 60 e até mesmo na 70. Todo time tem suas dificuldades iniciais, nao me venha com esta hipocrisia que o SPFC e qualquer que seja sempre foi vencedor, time-espelho e muito menos dizer que só aqui tem dirigente corrupto. Um dos maiores corruptos ta num grande time carioca ate hj e se perpetua no cargo. O seu “time” tbm começou com vendas irrisórias e hj faz sucesso. Tudo tem seu tempo. ninguem nasceu perfeito e sabendo de tudo.
Rafael Henrique | Qui, 05/06/08 | 23:35
Prezado Fábio,
Parabéns pelo debate. Sou cruzeirense e nós azuis-celestes também reclamamos muito do favorecimento pró-eixo, que insistimos em chamar “eixo do mal”. Veja-se o que se fez com o Náutico, interditando-se os Aflitos. Em São Paulo tem pimenta no vestiários, tem chinelo na cabeça do bandeira na Vila Belmiro, tem arquibancada que cai em São Januário. Mas nada acontece. O favorecimento é latente e, infelizmente, a mim me parece que tudo isso tende a se acentuar. Veja os valores pagos pela Olympikus ao Flamengo, por exemplo. O abismo vai ficando cada vez maior entre times de Rio/SP e os demais. Att.
Rafael.
Leofaioli | Seg, 02/06/08 | 11:44
Ola amigos torcedores do vitoria, (sou cruzeirense) tenho reparado nos ultimos dias uma grande participacao de torcedores do cruzerio neste blog tanto quanto de torcedores do vitoria no blog azul, deixo registrado aqui minha felicidade por isso.
Na minha opniao o vitoria calara a boca de muita gente, Espero que todos os times do norte-nordeste facam uma boa campanha neste campionato pra mostrar que nao existe so o eixo do mal no brasil.
Vamos cruzeiro, forca vitoria.
Dirceu Oliveira | Seg, 02/06/08 | 09:13
Parabéns pelo texto Fabio!!! A desigualde nos times brsileiros é muito grande ainda no que diz respeito a destribuição de verbas por patrocinadores…Principalmente em relação aos times do Nordeste.
Vejam como o eixo Sul Suldeste tentam de todas as formas anular o futebol do Nordeste.
O presidente da FERJ quer que a CBF pare de realizar jogos no estado de Pernanbuco, depois do incidente entre Nautico e Botafogo.
Palavras do presidente: ” Os clubes não têm nada a ver com essa história, mas peço que a CBF avalie a possibilidade de não serem realizados jogos não apenas no Estádio dos Aflitos, mas no estado todo. Não há garantias para o espetáculo ” .. Brincalhão esse presidente da Federção carioca!!! Eles tão vendo que o Nautico montou uma equipe competitiva, e estão com medo dos times cariocas tomar ferro nos Aflitos.
So falta a CBF acatar o pedido do presidente da FERJ..!!!! PALHAÇADA!!!
Vamos VITÓRIA!!!
Anti Rio-SP | Dom, 01/06/08 | 12:27
Caros torcedores NORDESTINOS (No geral) ….
Esse tipo de problema é também um reflexo da popularidade que esses times do eixo RJ/SP
tem aí no nordeste, a situação seria um “pouquinho melhor” se torcedores de Alagoas, Bahia,
Pernambuco e etc. valorizassem mais os times locais, assim como vc torcedores do vítória fazem,
pois assim conseguiriam um pouco mais de direitos em cotas de tv e patrocinadores, é duro ver
jogos aí no nordeste com torcidas de RJ e SP sendo maioria nos estádios, aquí em MG também
tem esse problema, mas só em regiões afastadas como região de Juiz de Fora e Uberlandia, vale
a pena pensar um pouco nisso também, o futebol do nordeste será mais forte a partir do momento
em os próprios nordestinos passarem a valorizar mais o que é do nordeste.
Barroca | Dom, 01/06/08 | 12:08
A diferença nos patrocinadores eu aceito, cada um negocia o seu, cobra o que acha justo e o patrocinador paga se quiser… claro que times com maior torcida e maior exposição ganharam mais… e isso vai de cada um.
A questão da Petrobrás acho ridícula… uma estatal não deveria patrocinar ninguém… ela é minha (torcedor do cruzeiro), sua (torcedor do vitória) e de todos os brasileiros independente do time, então por quê dar dinheiro para o flamengo, não concordo de forma alguma.
A questão da televisão tb acho incomcebível… A televisão paga pelo campeonato, não por times, então deveria ter que dividir igualmente entre todos os times… rídiculo!!!
São por fatores como esse que fazem nossos times fora do eixo Rio/São paulo sempre terem que vendeer seus jogadores, suas revelações, até precocemente para manter as contas, com isso perdemos os melhores jogadores precossemente e nem sempre por preço justo.
Edson Dias | Dom, 01/06/08 | 10:34
Parabéns!!! não entendo como um Bahiano deixa de torcer pelos times do nosso Estado para priorizar o eixo Rio São Paulo..Isto é uma vergonha!!!
Rafael | Dom, 01/06/08 | 02:32
A gente ser campeão assim e vai ser mais gostoso. Enfiando tudo de vez neles, meu vitoria. Rumo ao titulo!
Jessica | Dom, 01/06/08 | 00:04
É fato, o Brasil é o país das desigualdades. Por que seria diferente no futebol?! É óbvio que quem dá mais audiência gerará maior interesse do ponto de vista comercial, como foi dito por aqui. Entretanto, é também óbvio que dará mais audiência quem tiver maior visibilidade (promovida pelas emissoras de TV tendenciosas). É um CICLO VICIOSO. Nem sei se podemos crucificar os torcedores, do nordeste por exemplo, que torcem para esses times. Eles não enxergam, ou preferem não enxergar, que são paulatinamente MANIPULADOS… É triste. Eu tenho orgulho do meu estado e do meu time (o VITÓRIA, claro). Quanto ao exposto no texto, não vou ficar repetindo tudo o que já foi dito por aqui, só direi que é DESLEAL. Infelizmente não acredito que mude, não tão cedo pelo menos. Mas não é por isso que devemos nos calar e ACOMODAR. Que bom Fábio, além de informar os torcedores, continue CUTUCANDO. No mais , times do nordeste, principalmente o VITÓRIA, façam bonito! Ah, exceto o itinga (mas isso nem precisava dizer né??!! rsrssrsrsrsrsrsrsrs).
SDS RUBRO-NEGRAS
Ronaldo Cruzeirense | Sáb, 31/05/08 | 23:07
Parabéns pela matéria esclarecedora!!
Lamento que algumas pessoas torcem o real sentido da coisa, quanto tem gente falando que não pagaria o mesmo valor em propaganda para um clube que aparece menos nos veículos de comunicação, e ai eu até concordo, mas esta propaganda é negociada com cada clube, e se o clube consegue uma melhor, méritos. O que realmente não é aceitável é a quantia repassada pelo C13 ou CBF aos cluber ter um diferencial deste tamanho, esta quantia não tem nada a ver com quanto o clube vai ser visto ou quantos torcedores o clube possui, e se este dinheiro é proveniente dos meios de comunicação, nada injusto, afinal, imagine um campeonato que tenha quatro bons times e um monte de timinhos ruins, não daria ibope do mesmo jeito, quanto tem um bom jogo televisionado, a gente assiste mesmo que não seja do nosso clube, por que os canais transmitem o campeonato espanhou, italiano, etc, porque brasileiro gosta de assistir bons jogos, então, nada mais justo que permitir que todos os clubes possam montar uma grande equipe, assim, todos os jogos seriam atraentes, e quando a tv mostra um jogo dos seus favoritos com um clube de menor expressão, vai ter audiência grande, pois as demais torcidas irão assistir por se tratar de um bom jogo.
Queiria apenas corrigir uma coisinha, vc colocou o vasco em sexto na sua relação, mas o montante é maior de dos clubes acima dele, o valor está errado ou a classificação está incorreta?
Abraços e saudações!!
NOTA DO BLOGUEIRO:Você está certíssimo Ronaldo. Eu me confundi e já consertei. Obrigado pelo aviso
Tony | Sáb, 31/05/08 | 21:28
Agora só resta uma coisa o Vitória tem que fazer bonito no BR se destacando bem entre os clubes chamados de grandes “PRA MIM TODOS TEM O MESMO TAMANHO DENTRO DE CAMPO NÃO IMPORTA O DINHEIRO E SIM A RAÇA DE CADA JOGADOR E É ISSO QUE O NOSSO VITÓRIA ESTÁ MOSTRANDO PARA O BRASIL”
Semana passada quase acertei o palpite VIT 4X1 Fig.
Vou mandar outro VITÓRIA 2X1 ipatinga.
Anotem aí!!!!
Eron | Sáb, 31/05/08 | 19:36
Ola muito bom seu blog acompanho sempre todos os blogs da globo, apesar de ser corinthiano…
só queria corrigir os valores do patrocinio do corinthians,
A Medial Saúde é responsavel por 16,5 milhoes
A Nike por 12,6 milhoes
isso somado a outros patrocinios no valor de 6,8 milhoes
da um total de 35,9
acho justo ver por esse lado tendo em vista que no são paulo a marca habibs foi contata e ela não patrocina a camisa e sim só o estádio ultimamente.
Darlan Serra | Sáb, 31/05/08 | 18:27
Essa galera é foda velho…
Preconceito exacerbado.
Os times do nordeste tem que superar tudo e todos no Brasileirão!
Paulo Machado | Sáb, 31/05/08 | 13:21
Excelente comentário e uma ótima reflexão sobre o assunto.
Fica aquela velha pergunta de um antigo comercial de tv, Tostines é mais crocante pq vende mais ou vende mais pq é mais crocante?
Se existem disparidades elas aceleram as diferenças e se existem diferenças existirão disparidades.No caso específico do texto, as disparidades entre as cotas de tv dos diversos participantes.
AXÉ FABINHO.
Bruno Blumetti | Sáb, 31/05/08 | 12:50
Engraçado foi o comentário de alguns, perguntando se uma empresa pagaria mais para um time com menor exposição! Rapaz eu concordo, mas cotas de TV eh a compra do CAMPEONATO pela EMISSORA de televisão! Daí a empresa gestora do Marketing do Campeonato(C13) repassa o dinheiro para os clubes ! Isso deveria ser feito de forma mais justa, o que não acontece ! E ainda tem clubes que conseguem ser rebaixados com imensas quantias em dinheiro, isso sim é uma proeza(Se não for safadeza dos gestores do clube).
Outra coisa, é a questão das maiores torcidas, será que as emissoras transmitem os jogos desses times porque eles tem grande torcida, ou eles transmitem para criarem(e manterem) grandes torcidas(Com seus interesses regionais explícitos)? Porque ao meu ver essas grandes torcidas foram criadas pela própria TV, que entrou num ciclo vicioso, jogando bem ou mal irá transmitir esses jogos ! Eu quero ver os melhores times do campeonato em campo. Jamais tive o prazer de ver na TV aberta um grande jogo, como um GRENAL, um ATLETIBA, um Cruzeiro x Atletico MG ! Porque? Eles simplesmente planejam tudo ! Fazendo as famosas rodadas dos clássicos ! E sempre colocando na transmissão um clássico do RJ ou SP! Porque não transmitir (dá preferência de transmissão, mais adiante no campeonato) os times que apresenta o futebol mais bonito?
Outro ponto interessante é quanto aos patrocínios, esses realmente, variam de cube para clube, e cada um negocia como pode. Aí sim que deve entrar a questão da empresa não querer pagar muito a times que aparecem menos, nada mais que justo é o mercado! Isso não é cota de TV, é patrocínio, totalmente diferente! Cada um negocia como pode!
Parabéns Fabinho pelo texto!
Giancarlo | Sáb, 31/05/08 | 12:11
FABIO SOU CRUZEIRENSE FANATICO E GOSTEI MUITO DESSA MATERIA.O CRUZEIRO RECEBE MENOS DINHEIRO Q ALGUNS TIMES DO EIXO RIO SP E AINDA É MELHOR Q ALGUNS DELES.TORÇO PARA Q VCS CONQUISTEM A VAGA PARA A LIBERTADORES OU A SULAMERICANA. NOS DESCULPEM PELA VITORIA AI NA PRIMEIRA RODADA .
DALHE CRUZEEEEEEEROOOOOOO
DALHE VITORIA TBM!!!
JOSÉ GOMES | Sáb, 31/05/08 | 11:56
MANDOU MUITO BEM MEU CARO, EU CONFESSO Q FIQUEI SURPRESO COM SEU TEXTO, PQ É UMA DAS COSAS Q EU VJO, SOU BAIANO MAS MORO NO RIO, A 12ANOS, ENTÃO EU SEMPRE VI ESSAS COISAS AQ, ELES FAZEM UM OBA OBA DANADO, EM CIMA DESSES TIMESeu sabia q a distribuição do vitória era imferior mais nem tanto, como pode nem um milhão da fiat..?, q isso.., absurdo!!!!!,por ISSO meu amigo eu ponho msm a camisa do meu leão, sempre q posso vou lá e compro um lançamento, tenho 4 camisas, qndo morava aí em camaçari eu via msm as pessoas falarem…, eu nao torço pra essses times daqui pq são muito fracos, qnta ignorancia!,aq no rio qndo vjo um nordestino q torce pro time do rio ou sao paulo eu logo faço minha critica, temos q valorizar oq é da nossa terra!, uma coisa q me deixou muito chateado, foi no jogo da copa do brasil entre vasco e corinthias de alagoas, po o jogo foi lá mais só tinha gente torcendo pro vasco, o estadio inteiro, temOs q concientizar estas pessoas, eu estou me amarrando muito no sport, gosto de ver qndo isso acontece, tomara q algo estranho nao aconteça tipo…, a arbitragem entrar em campo, eu vi acontecer isso contra o brasiliense em 2002, o simon (se não me engano) meteu a mão no time de brasilia, acho melhor o sport tomar cuidado com isso, eu qndo cheguei aq torcia pro flamengo tb agora a coisa mudou a mt tempo, sou vitória mais doq nunca, descobri isto qndo o time caiu pra tercirona, nao negava meu time de jeito nenhum,já to de olho na tabela, qro ir a todos jogos aq no Rio,EU FALEI QUE QNDO VITÓRIA RETORNOU A PRIMEIRONA Q A LIBERTADORES SERIA POSSÍVEL, MAIS ACREDITO NO BRASILEIRO TB, EU VI UMA REPORTAGEM DO MANCINE, QUE VAI BRIGAR PELO TITULO É ISTO MSM, O PENSAMENTO DO TREINADOR Q VIER PRO VITÓRIA TB TEM Q MUDAR, CHEGA DESSE NEGOCIO DE PENSAR Q NAO DÁ, É COISA FRACO, GOSTEI MUITO DOQ ELE DISSE , VAMOS LEÃO, SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Francisco La Torre | Sáb, 31/05/08 | 10:06
Essa questão é complicada!
Como já falaram aí, a audiência é quem dita essas cotas! Quando a globo transmite os jogos do Flamengo e Corinthians, ela vai ter maior audiência em âmbito nacional, e por isso distribui o dinheiro dessa forma. Mas eu tenho certeza que se ela transmitir os jogos do Vitória, Sport, Bahia para o nordeste, com certeza teria mais audiência aqui.
O que falta é vontade. Nós do nordeste somos obrigados a ter que ver esses times que muitos daqui odeiam, e de sobra temos que ver pessoas daqui torcendo pra esses timecos só porque estão na TV.
O que eles deveriam fazer é dividir a transmissão por região! Cada região assisti a um jogo de um time da sua região, e pronto!
ps.: O texto está perfeito Fabinho!
Luca Souto | Sáb, 31/05/08 | 09:25
Do Cara%8&!
Parabéns Fabinho!
Matéria coerente, reveladora, e questionadora.
Agora o que mais me preocupa não é nem a cota de TV, e sim os patrocionios.
O Vitoria receber menos de milhao da FIAT, enquanto Cruzeiro recebe 4 pra colocar na manga é uma disparidade da porra.
Acho que dá pra conseguir muito mais com os patrocinadores!
SRN
andre luis correia | Sáb, 31/05/08 | 02:13
cara, vc foi fundo? nós que somos torcedores fanáticos, fica cobrando titulos sem saber que existe uma mafia horrorosa por traz manipulando tudo sob nossos olhos, vc acaba de abrir os olhos de mais um torcedor rubro-negro baiano ja espalhei o link pra varios amigos rubro-negros no orkut e ate pra quem ñ gosta de futebol tambem. parabens
Everson Costa | Sáb, 31/05/08 | 02:00
Fabio parabens pelo texto, a forma que temos de mostra ao eixo do mau a paixão de nossa torcida, temos que convocar todos os rubro negros para lotarmos o nosso santuario, e ter a melhor media de publico do campeonatooo
peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeega leãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Caio Hais | Sáb, 31/05/08 | 01:23
É foda mesmo.
Fabinho vc tem razão.
Parabéns pelo texto.
NO PASSO DO AZUILSON | Sáb, 31/05/08 | 01:13
Blogueiro
sou CRUZEIRENSE, meu nome é Isaac e to ficando viciado em ler o que voce escreve, alias, a cada dia me surpreendo com seus posts.
Voce consegue mais uma vez mostrar a disparidade economica entre os times de futebol. Assim, vejo o que o nosso Presidente ZEZÉ PERRELA, disse outro dia…”de cada 10 Brasileirões, eles vão ganhar 8″….é óbvio, somos apenas e tão somente ANTAGONISTAS.
Como se não bastasse tamanha SACANAGEM, ainda assim, quando montamos bons times, vem os JUIZES e nos tiram alguns preciosos pontos, ou desfalcam nossos times com CARTÕES AMARELOS e não tem o mesmo critério nas arbitragens, prós e contras times do eixo.
O pior, é ver na TV pessoas abomináveis como NETO, DR. OSMAR, MILTON NEVES, CAJURU, NORONHA E ETC..
PARABÉNS A GALERA DO VITÓRIA, SEM DÚVIDA VOCES TEM UM SENHOR BLOGUEIRO!!!
Visitem nosso blog, o BENNY também é nota 10.
Boa sorte na rodada desta semana.
Isaac
LUCIANO LUCAS | Sex, 30/05/08 | 22:58
EXECELENTE COMENTÁRIO FÁBIO. COMO DISSE O COLEGA AI, TINHA QUER SER PUBLICADO, MAS BREVIMENTE VC ESTARÁ EM GRANDE EMPRESA FAZENDO ÓTIMAS MATÉRIAS NO MUNDO DO ESPORTE DO BRASIL E DO NOSSO LEÃO TAMBÉM…..
Fernando | Sex, 30/05/08 | 22:18
Sou cruzeirense e estou passando aqui para te parabenizar, Fábio, pelo brilhante post.
Acho que pode, e deve, ter uma divisão nas cotas do Clube dos 13, mas não com essa diferança absurda.E eu tambem mudaria os “grupos”.Por exemplo, o Atlético Mineiro sempre foi um nada e recebe 15 milhões, enquanto um Atlético-PR recebe 11 milhões.
Acho que deveria ser mais ou menos assim:
G1 — R$ 22 Milhões => Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Inter e Grêmio.
G2 — R$ 20 Milhões => Fluminense, Botafogo e Santos.
G3 — R$ 18 Milhões => Atlético, Atlético Mineiro, Vitoria, Sport, Coritiba, Goias e Figueirense.
G4 — R$ 14 Milhões => Para o restante, ou novatos, da Serie A.
beatriz | Sex, 30/05/08 | 21:31
o post ficou bom demais parabéns Fábio e hj estou muito feliz pois uso aparelho e coloquei vermelho e preto só porque do meu nego amo o vi´tória demais e este blog tb!!!!!já sei que na escola serei atormentada pelos meus colegas que torcem pro sem twto mas não ligo sou vitória e acabouu!!!!!É o leão na libertadoresssssssssssssssssssssssss
saudações Rubro negras
mauricio biondi | Sex, 30/05/08 | 21:18
GALERA RUBRO NEGRA CONTINUEM ACESSANDO O SITE DA MUSA DO BAHIA.
UMA VERDADEIRA GATA. PROVAVELMENTE A CAMPEÃ SERÁ ELA
http://www.zaroio.com.br/i/o/2008021402495211.jpg
mauricio biondi | Sex, 30/05/08 | 21:16
Nota 10 pra Fábio, muito coerente e sério nos textos.
Nota 0 pra o ZÉ BUNDA do blog do jahia ele brinca com os sofredores do jahia.
Tony | Sex, 30/05/08 | 20:56
É Fábio desta vez vc passou dos limites, sem dúvida alguma foi um dos melhores comentários que já li se falando em esportes, eu já entendia um pouco o porquê da imprensa animal sulista só dar valor aos seus clubes, mas dps de seus comentários deu pra entender 100% do porque desta perseguição aos clubes de menor porte.
Continue assim brother estou orgulhoso de ver um cara como vc ser torcedor do Vitória!!!! Parabéns!!!!
Fernando | Sex, 30/05/08 | 20:15
Sou cruzeirense de BH e achei seu este seu post perfeito. Parabéns.
Leonardo Freitas | Sex, 30/05/08 | 19:42
Rpz vc tocou num assunto mto sério, mas o povo fingi n saber…o Corinthians está na serie B mas pra midia de SP/RJ eh como se n estivesse, a REDE TV já se dispos a transmitir todos os jogos deles, o narrador e comentarias dois torcedores fanaticos, a globo e a band idem, só falam do timeco pqp vei, n tem como eles n subirem, mesmo q tivessem mal, nego ja dizendo q vao subir invictos eh foda neh, mas isso eh o Brasil…q pra esses putos se resume em sp e rj, oq temos q fazer eh qnd esses times considerados “grandes” cheguem pra jogar aqui no barradao, a torcida compareça poha em massa, nego fala fala, mas n vai ao estadio, tem q lotar poha, pior eh o Bahia q ta sem teto, mas qnd sair o pituaço ( n nesse ano), pode ter certeza q vai lotar em todos os jogos, o q deveria ocorrer no barradas
EI SP/RJ vao se fuder!
Saul | Sex, 30/05/08 | 19:09
Melhor texto q eu ja li nos ultimos tempos!
TEM Q PUBLICAR ISSO NUMA REVISTA! VEJA POR EXEMPLO!
PARABENS FABIO
hugo | Sex, 30/05/08 | 17:09
parabéns pela matéria.
Vamos Vitória contra tudo e todos. [2]
Andre Lago | Sex, 30/05/08 | 16:46
Quem nao sabe que as principais redes de televisão colaboraram e muito para a popularidade do Flamengo no Brasil? Algumas destas empresas foram supostamente utilizados pelo regime militar para dar “pão e circo” ao povo, patrocinando um time que fizesse as pessoas esquecer as agruras da ditadura.
Mano | Sex, 30/05/08 | 16:39
Parabéns pelo seu artigo, pois leva informação para o torcedor que não sabe muito dos bastidores, pois por trás de um clube de futebol existe muita coisa, o mercado do futebol é muito rico, movimenta milhões de dólares, reais e euros.
Mesmo o vitória disputando um campeonato com clubes que tem mais receita, recebe bem mais de patrocinadores e clube dos treze, acredito que dentro das quatro linhas, são onze contra onze, muitos pequenos já derrubaram grandes neste futebol a fora, é só puxar da memória, vejo o vitória no caminho certo, com a dretoria dando respaldo, pagando em dia aos jogadores e ainda por cima com um bom treinador, o vitória pode ganhar um lugar ao sol.
Temos que torcer, acreditar, ir ao estádio apoiar o time, lutar contra tudo e contra todos.
peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeega Leão!
Fabio | Sex, 30/05/08 | 16:37
Parabéns pelo texto Fabio. Eu ia tocar num assunto, mas alguém aí comentou: o Vitória leva a marca FIAT na camisa como principal patrocinador e não ganha nem 1 milhão enquanto Cruzeiro leva a marca FIAT apenas na manga da camisa e leva 4 milhões.
Eduardo | Sex, 30/05/08 | 15:25
Caro Amigo…..só digo uma coisa: mais exposição, mais grana. Mais torcida, mais grana. Se jogo do curintia da mais audiencia que o do Vitoria, transmita-se o do curintia. Eu, como empresário, não iria pagar o MESMO pra fazer um comercial na TV Senado ou na Globo, pois a palavra é EXPOSIÇÃO……e pegar um time como o ipatinga….que pela primeira vez chega a uma primeira divisão e pagar o mesmo que pro flamengo, curintia ou SP é contra-senso….não faz sentido comercialmente…..
Lucas | Sex, 30/05/08 | 15:03
Parabéns Fábio pela matéria.
Gostaria apenas falar que o Vitória não recebe mais da Fiat por causa do Jahia, já que a empresa só patrocina os dois ao mesmo tempo (isso é o que eu já ouvi muita gente falar).
Deveria haver uma diferença para quem estivesse na séria A recebesse uma valor diferencial, já que há maior destaque, maior visibilidade.
Ferreira | Sex, 30/05/08 | 14:51
Nossa, essa da FIAT foi f*!
Os times recebem mais de 8x o que a gente recebe! Como é que se contrata jogador de nome assim?
Mas o Vitória conta com dois patrocínios: A FIAT e CANAL JEANS. Mas acho que n recebe muita coisa da C.J.
Claro que a torcida destes times do Eixo são maiores, porém é muito mal distribuida. Aliás, toda renda nesse país é mal distribuida. Até no futebol!
Ótimo texto, mais uma vez.
SRN
Emmanuel Lima | Sex, 30/05/08 | 12:13
Fabio a Explicação pra tudo isso é a seguinte :
Kem tem mais torcida leva mais telespectadores a frente do televisor…isso é obvio naum eh?
ou vc acha q seria justo o vitória receber a msm quantidade de grana q o vasco, sao paulo ou flamengo q dão mais audiencia?
msm sendo torcedores q torcem mais com o coracao q com a razao, temos q enxergar q na imprensa kem vende mais jornal ganha mais dinheiro, nao importa a fase, divisao ou plantel, onde há mais torcida rola mais grana…
E faz u Update aew >>>>> Fornecedor do material esportivo do vasco eh a ReeBok q rende 10,5 milhoes =)
NOTA DO BLOGUEIRO:Caro Emannuel eu sou contra este tipo de determinação. Já que até agora não fizeram uma pesquisa séria com torcidas como se faz com o Censo Populacional. E é óbvio que o Vasco e afins têm mais torcida fora de seus estados pela televisão e rádios (que trabalham com ondas médias e baixas). Eu acho excludente e protecionista a forma como é repartido o bolo da transmissão do campeonato. Um campeonato fica mais atrativo e justo com todos os clubes tendo as mesmas condições financeiras.
reinaldo | Sex, 30/05/08 | 11:23
parabéns pela matéria.
Vamos Vitória contra tudo e todos.
pedro | Sex, 30/05/08 | 11:04
parabéns gostei muito desse texto obra prima digno de um premio.
Sangue azul nas veias | Sex, 30/05/08 | 10:56
Fabio, sou cruzeirense e o parabenizo pelo artigo, esse problema é visto da mesma forma
aquí em MG, mas pelo que vejo os times do nordeste sofrem muito mais com esse problema,
detalhe: o patrocinador que o cruzeiro tem da FIAT é na manga e isso é mais preocupante
ainda, pois no vitória é tido como o principal patrocinador, parabéns pela ótima base do
time do vitória e espero que pelo menos consigam uma vaga na sulamericana de 2009.
diego fiaes | Sex, 30/05/08 | 10:21
muito bom fabio mas da proxima deixa algo pra a gente comentar!hehehe tá completo man!!!SRN!!!
Jorge Oliveira | Sex, 30/05/08 | 09:58
FÁBIO, PARABÉNS POR ESTE ARTIGO. SOU ASSÍDUO LEITOR DESSES BLOGs DOS TORCEDORES DA GLOBO.COM(PRINCIPALMENTE ESSE SEU, ATÉ PORQUE SOU VITÓRIA DOENTE). NÃO SOU AFEITO A DEIXAR COMENTÁRIOS, MAS FUI FORÇADO AO LER ESTE, VC REALMENTE FEZ UMA BOA PESQUISA PARA PODER ESCREVER - DIFERENTEMENTE DE OUTROS, LEMBRA-SE DA SUPOSTA PESQUISA DE TORCEDORES.
REPITO: PARABÉNS!!!
AH SIM! JÁ IA ESQUECENTDO. NO BLOG DO JAHIA, ELES ESTÃO FAZENDO UM CONCURSO DE MUSA. É MUITO ENGRAÇADO…POR QUE ELES SÃO IMPEDIDOS DE PARTICPAR DO CONCURSO OFICIAL(SÓ CLUBES DA 1ª DIVISÃO PODEM), MAS NÃO CONCORDO COM O TÍTULO: ” MUSA DO BLOG DO ZÉ” DEVERIA SER CONCURSO DO “MST” (MUSA DO SEM TETO). A TRILHA SONORA DO “GRAD FINALE” JÁ ESTÁ DEFINIDA SERÁ AQUELA MÚSICA DE ROBERTO CARLOS: “EU VOLTEI, VOLTEI PARA FICAR PORQUE AQUI … AQUI É MEU LUGAR…” (TERCEIRA DIVISÃO ESPERA PELOS INCOLORES).