Quase um editorial
Evito escrever em primeira pessoa aqui no blog. É uma forma de tentar diminuir um pouco o inevitável personalismo quando se trata de um espaço de opinião. Mas na falta de um ombudsman vou pedir essa licença para meus leitores para falar desta maneira. Já estava preparado para uma semana onde, seguindo as regras do blog, o botão “excluir comentário” funcionou que foi uma maravilha para comentários visitantes, mas acabou sendo uma tarefa fácil pela previsibilidade desse pessoal, uma olhada por cima de um comentário já bastava para mandá-lo ao limbo. Pasmem, mas teve muita gente que se ainda se sentiu ofendida por não verem publicadas suas disfunções verbais, ao ponto de rolar até ameaça de processo em uma visão banal de liberdade de expressão.
Mas isso não é culpa da inclusão digital. Prova disto é que a maioria das ofensas descarregadas eram apenas um ctrl v do que foi escrito pelo blogueiro do Flamengo, que não é nenhum guri e já terminou o primeiro grau faz tempo. É sim, um choque entre a cultura do “ir no baile sem calcinha” contra uma cultura onde o fio do bigode diz muito, a cultura do povo mais hospitaleiro que existe, até o momento em que pisam no nosso pala. Cada estado com sua cultura, seu povo, seus valores, seus times, suas torcidas. Os blogueiros apenas refletem isso. Cabe a quem lê, ter em mente essas diferenças quando for visitar o espaço alheio, indiferente do time que torça, do estado que nasceu e dos valores que carrega.
Não é barbada é escrever um blog de massa para um público crítico por natureza, unificado culturalmente mas polarizado política e futebolisticamente. O povo que mais consome livros no país (e que não perdoa o mínimo erro gramatical no blog). Barbada e livre de responsabilidade é escrever para a cultura do créu. Mais fácil ainda é ser levado por ela e baixar o nível, esse é o cuidado que devemos ter. Já perdi muito tempo antes mesmo de assumir este blog, caindo na besteira de tentar explicar por exemplo, que o gaúcho não é argentino e sim o argentino que também é gaúcho, mas me dei conta que esse seria um trabalho para os livros de história do nosso ensino público de “qualidade”. Também por este culpado, não perco mais tempo explicando a ironia e o sarcasmo do que está escrito.
Não vamos cair na utopia de achar que um dia os comentários não precisarão ser moderados, mas muita gente por aí tem mostrado que as regras desse blog não são nada absurdas para quem tem o que dizer. Há torcedores de todos os times nos comentários, alguns bem surpreendentes que contrariam a lógica do que escrevi acima. Quanto ao comportamento de gremistas em outros blogs, é responsabilidade de cada blogueiro julgar e moderar de acordo com seus critérios e valores. Não tenho filhos da idade que já dominam um teclado.
O futebol é uma máquina de fazer doidos, aproximar culturas, unificar classes, transformar personalidades, expor índoles e destruir credibilidades, mas não confie em quem é adverso a ele.
rss do blog
TRICOLOR-RJ | Qua, 03/09/08 | 18:33
Mesmo com dias de atraso,vim dar minha opinião sobre este incidente.Eu lamento profundamente que o péssimo comportamento do Arthur MULA-nbherg(do blog do Flamengo)leve os amigos gremistas à generalização.Sou torcedor do Fluminense(e AGRADEÇO ao apoio dado pelos gremistas ao R.Gaúcho - e indiretamente ao Flu - durante nossa respeitosa campanha na Libertadores 08) e carioca,e por ter o desprazer de viver na cidade onde existe um nefasto clube chamado Flamengo(cujo setor de futebol surgiu de um “racha” no Fluminense - sim,se deu ao mundo esta instituição indigna de respeito,este racha ao menos expulsou do meu TRICOLOR as maçãs podres para todo o sempre), sei como se sentem ao ver seu time difamado e desrespeitado por aquele pseudo-blogueiro.
Aqui no Rio, a mídia descaradamente está do lado do Flamengo(a mídia impressa,a mídia televisiva e as emissoras de rádio também - preferem transmitir jogo deles que esta pasasndo na TV do que um jogo de outro time do rio que joga em outra cidade,no MESMO HORÁRIO - ),vide os dois ultimos campeonatos do RJ em que venceram o Botafogo descaradamente,e ainda se vangloriam de tal “feito”. O fato é que o comportamento do blogueiro é(COM generalizações) um reflexo do comportamento do RUBRO-NEGRO, e não do carioca como um todo(lembrando que eles são a torcida mais numerosa do Rio,mas NÃO SÃO O RIO em sua totalidade).
Rubro-negros têm o péssimo hábito de acharem que,por terem a maior torcida do Brasil,têm o direito,o dever e a obrigação de subjulgar todos aqueles que cruzem seu caminho na condição de adversário, ignorando que adversário não quer dizer inimigo e que no Brasil,diferentemente de outros países,cada grande cidade brasileira possui times grandes e que possuem em sua história uma longa trajetória de títulos e conquistas.
Vejo o bonito lema que muitos gremistas usam pra se referir ao seu time,dizendo”GRÊMIO,NADA PODE SER MAIOR”,e nele enxergo ORGULHO que o gremista tem,do seu time,e em escala maior,também de seu estado e de sua cultura.O lema mostra,no meu entender, que os gremistas acreditam que podem,SIM,ter adversários com quem rivalizam na mesma grandeza,mas que não há nada que possa superar o Grêmio,em importância para cada um daqueles que o seguem,onde este estiver.
No entanto,quando o assunto é Flamengo,ocorre um fenômeno oposto.
O rubro-negro,pelo fato de ser a torcida mais numerosa do Brasil,confunde as coisas e acha que é não a maior torcida do país,mas a maior instituição do universo, e que perto deste “colosso”,tudo é pequeno,ínfimo,insignificante, e que “Grande é o Flamengo,o resto é o resto”(já OUVI esta frase DA BOCA de rubro-negros,PASMEM!!!).Não satisfeitos em diminuir a importância dos demais clubes e se enganar se achando O UNICO grande,ainda têm por hábito ironizar,deturpar todo e qualquer argumento contrário que venha de qualquer um que não tem “a grandeza rubro-negra”(sic).Sou tricolor(Flu) e já ouvi de tudo um pouco quando dou meus pitacos de futebol,a estes do Flamengo,só os seus pares têm condição de,em roda de amigos ou mesa de bar, dar opinião,pois só “rubro-negro sabe o que é futebol”.
Este extremismo autoritário rubro-negro encontra eco nas palavras do desqualificado blogueiro Arthur, que reproduz tal comportamento e só faz crescer o ódio existente entre torcedores de outros times em relação ao Flamengo é lastimável e inaceitável.Mas não é sinonimo de CARIOCA,e sim de RUBRO-NEGRO.Eu,na condição de carioca e não-rubro-negro,e ao ler toda sorte de estereótipos sobre o carioca,me senti ofendido,pois discordo que no Rio resida tudo que há de ruim(apesar do Flamengo estar aqui…hahaha)e nada tenha de bom, o que seria tão irreal quanto dizer que no Rio Grande há apenas tudo que há de mais fantástico na face da terra,(não pelo fato de ser,na minha opinião,um dos melhores lugares do Brasil para se viver,senão O MELHOR, e sim pelo fato de infelizmente TAMBÉM no RS existem problemas que vemos em todo o Brasil,como assaltos,sequestros,pobreza,violência,criminalidade,e coisa e tal).Nós,cariocas,temos muita hospitalidade a oferecer a todos,sobretudo aos amigos gaúchos e mais ainda aos amigos gaúchos e gremistas.Mas, tal qual vocês,não gostamos de ser caracterizados de uma maneira que não condiz com a realidade,na sua totalidade(não somos todos da cultura do creu,amigos).
Um respeitoso abraço e saudações tricolores.
Djonatan | Seg, 01/09/08 | 10:41
Ae garoto! to cada vez mais fã teu, tu conseguiu destruir um bando de baboseiras ditas por alguém que realmente não tem assunto sobre o que diz amar, tu consegue simplificar tudo em palavras bem escritas e um baita texto, e aos amigos que acham que lhes devemos respeito por “da onde” vem, lembrem-se que respeitamos antes de tudo quem eles são, se são pessoas do nível do blogueiro do time da praia terão o respeito que conquistaram, Parabéns por ajudar a grande massa nacional a entender que no Rio Grande do Sul não basta querer, tem que fazer…
Abraço!
Guilherme | Sex, 29/08/08 | 23:22
Parei de ler no “ir no baile sem calcinha”.
Um colunista, ou “blogueiro” que se preze, tendo nas mãos um veículo de informação tão poderoso como a internet, não pode simplesmente falar algo desse tipo. Preconceito explícito, patético. Não estou aqui para compará-lo com o blogueiro flamenguista, até porque um atrito relacionado a futebol não poderia chegar a um ponto como este. Dobre a língua para falar da cultura do Rio de Janeiro seu moleque, afinal, as pessoas devem falar do que tem conhecimento, e mais, respeitar as diferenças.
GIONEI | Qua, 27/08/08 | 21:50
Caraca, após ler este texto fui dar uma conferida no blog do flamengo e fiquei abismado com tanta bobagem, tanto do blogueiro, quanto dos blognautas. Como é possível o globoesporte.com permitir que um cara desses mantenha um blog de um time do tamanho do flamengo? E ainda mais num espaço onde temos textos como os do Bonatto. Concordo com alguns educadores que afirmam que a maior desigualdade no Brasil não é em relação à renda e sim em relação à educação.
Augusto | Qua, 27/08/08 | 19:39
Esse cara já parou de falar de futebol e só ofende os gaúchos, esse tipo de coisa deveria receber alguma punição prevista em alguma lei porque isso é preconceito, e ele se contradiz falando mau de gaúchos e dizendo que o Brasil é desunido e que os gaúchos tem preconceito com outras regiões (deichando bem claro que ele tem preconceito). Não sei vocês, mas acho que alguma coisa teria que ser feita porque é um absurdo oque está escrito, é tudo baseado em preconceito.
Alguém sabe se isso da processo ou alguma punição?
Serjão | Ter, 26/08/08 | 21:39
tche, não sei se tu conheces um programa muito bom apenas com torcedores do imortal, que passa todas as segundas-feiras as 21h na poaTV, só com o nome do programa já resolve qualquer discussão sobre o mundo do futebol. O programa se chama “O que importa é o Grêmio”
Particularmente já desisti de assistir programas do centro do país, porque a maioria dos comentaristas fica torcendo para que nosso time perca sempre, inveja, medo. Não sei exatamente o que pode ser, mas para mim só o que importa é o que esta ocorrendo com nosso tricolor
gustavo | Ter, 26/08/08 | 17:31
Bom li alguns comentários deste tópico, não poderia passar em branco então.
Passei pela primeira vez no ano pelo blog do Flamengo hoje, nossa os caras estão comemorando os resultados das duas ultimas rodadas como se fosse um título brasileiro. (hahaha)
Bom cada pessoa tem sua cultura, e constroi seu conhecimento, o que vi lá (comentários de muito baixo nivel, algo que meu primo na terceira série escreveria melhor) sinceramente me entusiasmou em partes, eles estão comemorando por ganhar do melhor time do Brasil no momento, time que está 9 pontos a frente do Sétimo colocado, este que por anos escapou do rebaixamento na última rodada e agora acha que está conseguindo algo na sétima colocação.
É isso ai eles devem comemorar mesmo, mas respeito é bom, como você mesmo falou Cristian, “um choque entre a cultura do “ir no baile sem calcinha” contra uma cultura onde o fio do bigode diz muito”, tem muita diferença entre o Sul, (sou de Santa Catarina), e o restante do Brasil que pra mim muitas vezes não passa do Paraná.
No mais, parabéns pelo texto, mas não sei se os caras do flamengo que passarem por aqui irão compreender ou conseguir interpretar direito o que está escrito. A educação os estados estão há anos luz de diferença também, culpa do pessoal de Brasilia, ou da desigualdade social entre um estado e outro?
Abraço e parabéns.
Guilherme | Ter, 26/08/08 | 16:51
Grande Bonatto!
Pra começar queria elogiar o Blog, que sempre leio! Retrata a imagem do nosso TRICOLOR, sempre com textos escritos de maneira impecável, na minha opnião. Essa é a primeira vez que comento aqui, e o motivo foi esse texto, que me fez procurar o tal blog do Flamengo. Então, quando li o maldito post escrito sobre o GRÊMIO, não pude conter minha indignação. Mas ao invés de postar um comentário lá, reclamando, não o fiz. Seria uma perda de tempo tentar educar um indivíduo como aquele através de um comentário. Além de ser bastante improvável que o comentário fosse aceito, pois a verdade quando dói muito, é escondida!
Minha medida mais sábia, creio eu, foi escrever esse pequeno desabafo aqui, entre nós GREMISTAS, tão prejudicados, discriminados, mas sempre motivo de medo entre os demais…medo esse que as vezes é demonstrado através de hostilidades, talvez inconscientes, quem sabe! Freüd explicaria melhor, com mais detalhes, então não vou entrar nesse mérito!
Já me alonguei muito no papo, então vou acabando por aqui. Mas antes queria dar o meu depoimento, sendo eu amigo de duas flamenguistas, da melhor qualidade, que frequentam o Maraca, e nem de longe representam essa imagem passada pelo sem caráter lá do blog citado. Sendo eu sempre contra o generalismo, deixo esse meu relato. Quem prejudica a própria imagem são os responsáveis por deixarem semelhante criatura escrever ignorâncias de todo tipo!
Pra ti meu caro, fica um GRANDE ABRAÇO, toda minha admiração pelo teu GREMISMO, e quem sabe, um até breve, pois qualquer dia volto aqui pra mais algum comentário, espero que nem tão longo como esse, e falando de algo mais importante do que ofensas proferidas à nossa torcida!
VAMO TRICOLOR…SAUDAÇÔES!!!
André Anselmo | Ter, 26/08/08 | 13:29
O problema Sr. blogueiro é que cada pessoa que escreve por seu time nesses blogs precisam ter muito cuidado com o que escrevem. Soube por colegas que tinhas posts teus que estavam ofendendo o Rubro Negro e sua cidade. Ao chegar aqui, vi que não era tudo isto, mas mesmo assim concordo com eles quando disseram que tu poderia se moderar também. Se sabes que o Flamengo tem um torcida expressiva e que não te agrada muito, evite fazer comentários degradativos ou modere oque for expressar, como tu sabe que este é um meio de veiculação muito forte.
Continue fazendo o teu trabalho, e torça para o teu time. Eu continuo torcendo para o meu, e quando eu vejo o Arthur do Flamengo pisar fora da linha, eu deixo lá minha opinião sincera.
Mas não adianta por meio de um post, eu tentar ofender aqueles que fizeram algo de ruim no teu blog. Como tu mesmo diz, são águas passadas e assim como os caras que tacaram bombas na Gávea, são uma minoria, e nós é que temos que ter cuidado de não generalizar.
Procure passar uma imagem mais simpática e todos te tratarão bem. Claro, o blog é teu e tu faz dele o que bem entender. Mas por incrível que pareça, eu não vi nenhum sinal de vandalismo ou moderação no blog do Colorado, apesar de serem amigas em torcidas.
Bom, era isso que eu tinha para redigir hoje.
As minhas saudações rubro negras e abraço ao povo desta Terra.
De um carioca que conheceu Rubem Berta de perto, e hoje tem um baita de um respeito por este lugar.
André
——-
Resposta do Blogueiro: Falou André. Mas parafraseando Teixeirinha, aqui neste blog “tratamos todo mundo com muito respeito, mas se alguém nos pisar no pala o argumento fala e o bochincho está feito”. Não partiu daqui o estopim desse desatino todo. Abraço.
PAPAI PAPUDO | Ter, 26/08/08 | 12:48
PAF! TAPA DE LUVAS, COM ESTILO!
Mauricio | Seg, 25/08/08 | 23:18
Cara, exceto pelo pecado do generalismo, o texto é muito bom.
Sem dúvidas o problema não é o RJ, o Flamengo, os Cariocas, enfim. O Fla tem sua história de glória, assim como o Grêmio. O problema é que alguns blogueiros do GE simplesmente não servem pra representar seus clubes.
Assim como os blogueiros do Patético Paranaense e Flamengo são a personificação da mediocridade, o escolhido para ser responsável pelo blog do Grêmio poderia ser da mesma estirpe. Sorte nossa que não foi o caso.
A corneta é válida em toda e qualquer circunstância. A maioria dos blogueiros do GE o fazem com muita qualidade. A exceção está em alguns blogs, como no caso do Fla e do Patético Paranaense, que não merece outro nome enquanto os próprios torcedores não reinvidicarem um blogueiro que os represente com o mínimo de dignidade.
E não é o desejo de ver o Grêmio exaltado em outros blogs. Outros blogueiros como o do SPFC criticaram o Grêmio, fizeram corneta, mas tudo dentro de um nível de qualidade que se espera de um meio de comunicação de massa como o GE.
Fica a sugestão para que tu não niveles o conteúdo do teu espaço com o desses blogueiros que não têm a mínima noção do impacto da ferramenta que estão a sua disposição.
Um abraço,
marcos | Seg, 25/08/08 | 22:47
Cara, parabéns antes de mais nada pelo NÍVEL que tú mantem aqui. Com toda sinceridade, estou escandalizado com o blog do flamengo, eu quase não consigo acreditar que uma empresa jornalística do NÍVEL da GLOBO permita que sejam publicados aqueles comentários, que absolutamente não contribuem em nada com uma corneta saudável. Por que será que eles tanto ELOGIAM o sport club, aqui de Porto Alegre????????????? Qual será a verdadeira explicação???????????????
Pura e simplismente ofender pessoas e suas tradições em nome do quê??? Parece que ser flamenguista os torna SERES superiores, a maior torcida do Brasil e as MAIORES DÍVIDAS DO MUNDO, ninguém deve tanto como eles, são mais de 400 milhões de Reais e ainda assim continuam se achando. Como doeu aquela derrota da semana passada. QUERO MUITO que esse timinho deles caia para a segunda divisão, depois que o Corinthians caiu, acho bem possível que isso acabe acontecendo com eles também, é só os árbitros não darem mais uma mãozinha pra eles, puxa, 3 penaltis no último domingo, é demais.
Mas para não perder o fio da meada, mais uma vez parabéns pelo NÍVEL DESSE BLOG, continue assim.
Precisamos encontrar um jeito de sensibilizar a Globo para essa situação.
Abraço.
Marcos
Oty | Seg, 25/08/08 | 20:26
Barbaridade! Essa torcida rubro-negra carioca só envergonha um país que já tem muito do que se envergonhar. Não consigo imaginar como que um cara incapaz de narrar suas férias numa redação escolar foi parar num blog renomado. Deve ser porque aquele estado não tem nada melhor mesmo. Basta comparar o texto acima escrito com o do blogueiro urubu para concluir que um tigre e um rato possuem menos diferenças… Parabéns pelo belo texto, só acho que deveria ter alguns rodapés explicativos para que os ditos “centro do mundo” pudessem entender.
Lucas Winckler | Seg, 25/08/08 | 19:02
Os cariocas vem aqui dar uma de ofendidos? A diferença entre os dois blogs é que lá as piadinhas não passam de fanfarra, algo tão embasado quanto a honestidade brazileira. E quando o blogueiro gaúcho responde na mesma moeda, ele toca forte na ferida da cariocada, porque ao contrário do que ele profere, sabemos que é a mais pura verdade, pois gaúcho ama seu chão mas não é alienado, não acha que mora no centro do mundo, no lugar mais belo do planeta (nem perto disso).
PS: Me perdoem os poucos cariocas decentes e de bem.
Augusto | Seg, 25/08/08 | 15:26
Não entendo esses blogs do torcedor, eu vejo alguns blogs ofendendo outros times, em especial o blogueiro do atletico paranaense que fez críticas pesadas ao grêmio e a outros times agora o cara do flamengo, é difícil falar apenas do próprio time???
Mesmo sendo gremista e estar acostumado com críticas as características do grêmio, algumas coisas que escrevem nesses blogs são absurdas e não deveriam receber espaço pra isso. O globoesporte.com deveria ter controle sobre isso porque tem blogueiros aqui que simplismente não merecem ter espaço em um site como esse. E receber críticas de flamenguistas e torcedores do atlético pr é complicado porque nem rivalidade temos com esses clubes principalmente o atlético pr.
Eu sei que é difícil mas podiam ao menos tentar esquecer o grêmio…
Pedro | Seg, 25/08/08 | 13:47
por essas e outras que continuo com o pensamento:
“RIO GRANDE INDEPENDENTE”
Diego Grêmio sempre | Seg, 25/08/08 | 13:47
Bonatto, se é verdade que os cariocas tomaram choque nas genitálias deve ser por isso que só tem porra loca lá.
JOE BOY | Seg, 25/08/08 | 13:43
POR RECLAMAÇÃO AO GLOBO ESPORTE TERIA COMO TIRAR O ARTHUR DO BLOG DO FLAMENGO?? OU TERIA ALGUM OUTRO GEITO QUE NOS TORCEDORES DE BEM E DE OUTROS TIMES NAO SABEMOS E QUE DEVERIAMOS SABER.
EU SEI QUE VC COMO BLOGUEIRO NÃO FALOU MAU DOS CARIOCAS, MAS A MAIORIA DOS COMENTARIOS EM SEU BLOG É FALANDO MAU DE CARIOCA E EU DIGO, FLAMENGUISTA NÃO É CARIOCA, NAO É GENTE, NAO É NADA, POR ISSO NAO COMPARE UM FLAMENGUISTA A UM CARIOCA, QUER FALAR MAU FALE, MAS SEJAM CLAROS E OBJETIVOS EM FALAR MAU DOS FLAMENGUISTAS E DO FLAMENGO. POIS O CARIOCA NAO TEM QUE PAGAR POR ESSA LAIA ESCROTA SEM CULTURA, SEM IDOLOS E SEM TITULOS , POIS OS UNICOS TITULOS Q TEM É ROUBADO. O ZICO MAIOR CRAQUE DELES, ERA O MAIOR PÉ FRIO NA SELEÇÃO!!!! AI QUE EU DIGO DE QUE ELES SE VANGLOREIAM. NA MINMHA OPINIAO DE NADA, POIS SER FLAMENGUISTA É MESMA COISA QUE NADA NA MINHA OPINIÃO!!!!
EU FUI LA COLOCAR UM COMENTARIO NA BOA ELE ME XINGOU E XINGOU A MINHA MAE, DAI FIQURI PUTO RESPONDI ESCULACHANDO ELE DENTRO DO FUTEBOL NEM BAIXEI O NIVEL E ELE NAO POSTOU MEU COMENTARIO, É ASSIM MERMO AQUELE MULAMBOBERG GOSTA DE SE ENGANAR E ENGANAR AQUELA TORCIDINHA RIDICULA!!!!! ]
ACHANDO QUE ELES SAO O MAXIMO, NAO PASSAM DE UM BANDO DE SEM INTELIGENCIA, ISSO SIM.
EU VOU RECLAMAR DA ATITUDE DELE COM O GLOBO ESPORTE XINGAR A MINHA A TROCO DE NADA, EU GOSTARIA MUITO DE SABER UM MODO DE TIRAR ELE DAQUELE BLOG, POIS ELE LÁ SO INCENTIVA A VIOLENCIA E NADA MAIS!!!! EU NAO SEI COMO O PESSOAL DO GLOBO ESPORTE AINDA NAO SE LIGOU NISSO!!!!
PARABENS PELO SEU BLOG, REALMENTE É MUITO BOM, E MELHOR AINDA PQ NOSSAS TORCIDAS FECHAM JUNTAS E SE DÃO MUITO BEM APESAR DE UMA SER CARIOCA E OUTRA GAUCHA. ABRAÇOS!!!!
Giuliano | Seg, 25/08/08 | 13:00
Ótimo Bonatto!!
O blogueiro do flamengo retrata fielmente a imagem daquele clube!!Arrogante e prepotente,o cara não se toca que o time dele é historicamente beneficiado pela arbitragem.Mesmo assim não se iguala ão imortal TRICOLOR!!Ganhar qualquer compeonato nesse pais é dificil,mas ganhar um campeonato nacional sendo um time fora do eixo Rio-São Paulo é mto dificil!Existem interesses que sempre nos prejudicaram,mesmo assim temos uma historia de glorias!!!
TRICILOR NÃO PRECISA DE ARBITRAGEM!!!!!!!!!!!
mozao47 | Seg, 25/08/08 | 12:30
cara…. q beleza de texto…
simplesmente um obra prima
espero q vc tenha muitos e muitos anos neste blog….(uns 80 anos no min)
abracao
Marcos - SC | Seg, 25/08/08 | 07:28
IMPRESSIONANTE. Perfeito teu texto Bonatto, mostra a diferença brutal de educação dos Estados desse nosso País. Enquanto a arrogância, ignorância e falta de educação da parte rubro negra carioca é gritante, a educação e coerência nos textos do teu blog é admirável. Parabéns Bonatto, continuemos assim e deixemos a ignorãncia lá pros lados do RJ.
Nicolas | Seg, 25/08/08 | 01:47
Valeu rapaz, mandou bem… tapa de luva naquele escroto!
David Mello | Dom, 24/08/08 | 23:02
Quando a irreverência no esporte é trocada por diatribes, já não é mais esporte. Quem chama gaúchos de gays ou que diz que queremos ser argentinos, é porque lhe falta caráter, inteligência, ou ambos.
Dizem que queremos ser argentinos, mas foi graças a um presidente gaúcho que o povo brasileiro, incluindo o do Rio de Janeiro, teve direitos trabalhistas assegurados. Dizem que somos racistas, mas a primeira vez em que se falou seriamente em abolição da escravatura foi durante a República Rio-Grandense. Dizem que não contribuímos em nada para o esporte, mas se não fosse por um gaúcho, que teve coragem de deixar de fora um carioca que todos queriam na seleção, o Brasil ainda seria tetra e nem teria se classificado pra 2002. Voltando à política, o único governante sério que aquele estado já teve era gaúcho. Em geral, as melhores áreas de qualquer governo, são dos ministéros liderados por gaúchos e isso não é exagero. Basta comparar Dilma com José Dirceu.
Enfim, fizemos muito pelo Brasil, lutamos muitas guerras a favor do Brasil, fazemos hoje muito pelo Brasil e ainda tem mentecaptos dizendo que queremos ser argentinos.
O Rio Grande sempre teve que lutar muito para ter um Brasil melhor e para ter dignidade para seu povo. Não foi como o povo do Rio de Janeiro, que sempre se curvou diante dos portugueses e que, literalmente, escancaravam suas portas e janelas para o rei de Portugal entrar, invadir e expropria-los (e o maior orgulho dos cariocas foi ter abrigado, dessa forma, a família real portuguesa). Talvez por isso sejam tão acostumados com a vida em favelas e palafitas. E, certamente, por isso que têm muito orgulho em forçar um sotaque que nada mais é do que imitação malograda dos portugueses, ao trocar “s” por “x”. E depois somos nós que não queremos ser brasileiros. Esse comportamento de subservinência aos interesses coloniais sempre garantiu vantagens ao Rio de Janeiro, por isso talvez, que eles sejam um povo preguiçoso, que prefere estar desempregado e poder passar o dia na praia a ter que trabalhar ou estudar.
A alcunha de gay só pode ser dada por alguém que perdeu mulher para algum gaúcho e carece de qualquer necessidade de discorrência.
O hino rio-grandense diz que um povo sem virtude acaba por ser escravo… E é exatamente isso que se observa em alguns lugares. Se o Rio de Janeiro hoje é escravo das milícias e traficantes, vítima do desemprego massivo e refém da violência urbana, mesmo tendo tido privilégios e regalias históricas por tanto tempo, só pode ser por falta de virtude e de valores.
Tenho dito!
Aline - gremista em Portugal | Dom, 24/08/08 | 19:45
Oi Bonatto.
Acho desnecessário tu evitares escrever em primeira pessoa, mesmo que tu queiras ser prudente, expor tua opinião de forma direta qualifica muito teu texto. Este texto ficou muito bom! Talvez o melhor de todos…
Eis ai uma resposta ponderada e elaborada para aqueles que não sabem fazer uso de um espaço coletivo, de livre expressão e de respeito as diferenças. Nunca vi, neste espaço, questões de discordância serem vetadas - isso sim seria censura. Evitar provocações e manifestações sem respeito não é censura, é mediação, é respeitar as “regras” que orientam o blog.
Parabéns pela excelente moderação!
Eu estou longe da minha terra, dos meus costumes, do meu GRÊMIO amado e tenho o maior prazer de entrar aqui todo dia e acompanhar o que meus pares estão dizendo sobre as coisas cotidianas. Só diminui a saudade! Fico madrugadas acordada para ver o IMORTAL jogar e a primeira coisa que faço quando acordo no dia pós jogo é entrar aqui e ver os comentários dos gremistas. Não faço a mínima questão de entrar no blog das outras torcidas. Sei que a possibilidade de me incomodar é muito grande… Agora, para os inconvenientes (sejam de outras torcidas ou torcedores gremistas em outros blogs e mesmo aqui) fica meu lamento por não saberem aproveitar este espaço. Parafraseando um querido professor “quem não sabe dialogar, escrever e elaborar: escandaliza, apela”. Trata-se de uma postura preguiçosa e pouco sensata!
Vamos adiante! Não nos deixemos abalar! A melhor resposta é afirmar nossos valores, buscar a luta pacifica, o respeito e a coragem. Isso faz a diferença…
Leandro Ravaglia | Dom, 24/08/08 | 19:20
Volto a comentar: NINGUÉM FOI ESPANCADO NO BAR DO RIO. Os que se feriram, foi graças a pedradas, atiradas de longe, já que nem ao confronto “mano-a-mano” e sem armas os “valentes” do outro time se prestaram. O prejuízo da briga foi mais do dono do bar do que de qualquer um dos torcedores que estavam lá e acabaram envolvidos em uma briga que não era deles. Cuidado ao falar do que não se sabe.
Eduardo Machado NITERÓI, RJ | Dom, 24/08/08 | 16:22
Sou gaucho, Gremista. Moro nesse buraco cultural…. convivo com isso 365 dias por ano…
dias do grêmio | Dom, 24/08/08 | 16:21
pessoal,
eu ia la no blog do flamengo postar o que acho, mas ai olhei pro meu próprio umbigo e vi que mto das bobagens que eles falam la, alguns gremistas e gaúchos tb falam aqui.
seguinte, nao vamos nos deixar levar por emoções futebolistas e partir pra generalização e ofensas preconceituosas relacionadas a questões estaduais e/ou culturais. nao vamos cometer o mesmo erro que nao queremos que cometam conosco.
dizer que no rio só tem favelado, pobre ou ignorante é uma enorme besteira, dita por gente que nunca teve a oportunidade de conhecer outros lugares. é o mesmo que dizer que aqui no rio grande só tem viado e q queremos todos ser argentinos.
só é respeitado aquele que sabe ser humilde.
ja fui ao rio 2 vezes e fui mto bem recebido la, gostei tanto que vou voltar la esse ano. e essa animosidade que vejo nos comentários tanto aqui como lá me preocupa, na medida que babacas, que aliás existem em todo lugar, podem usar da violência e hostilidade contra torcedores rivais.
abraço aos meus contarrêneos gaúchos e aos cariocas que nos visitam
e dale IMORTAL TRICOLOR
Mário Frias | Dom, 24/08/08 | 15:45
o rio de janeiro não tem cultura própria a não ser o crime e a prostituição, um povo que sofre tanto com a realidade do seu dia-a-dia tem que direcionar essa desgraça interna de alguma maneira e essa maneira é o futebol, tanto é que uma simples “taça guanabara” é motivo de euforia e “rumo a tokyo” como de costume da torcida desse time tão sem identidade.. chega ser hilário mas temos que saber entender o lado precário da auto-estima desse povo tão sofrido que é o carioca.
guilherme | Dom, 24/08/08 | 15:41
esse é o brasil, brasil de samba, caipirinha, mengão e putaria. que vive uma ilusão de que tudo dará certo e vamo que vamo que brasileiro é obrigação, e nesse clima de oba oba, os incompetentes sempre caem e mais uma vez se contentam com a taça guanabara (mas que foi com obina’a “exculaxando, mané”)
Ígor de Grêmio | Dom, 24/08/08 | 15:40
Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância…
Bruna Berwanger | Dom, 24/08/08 | 14:53
Cristian,
o dia em que a torcida deles colocar 10% de um ônibus cheio pra vir a Porto Alegre podemos começar a conversar sobre as nossas diferenças e a nossa grandeza. Aqui a amargura do créu não existe e eles não enchem nem 5% do espaço destinado a eles no nosso estádio. Diferente de nós, sempre presentes na boa e na ruin, com gremistas que saem de Porto alege pra ver o seu “único amor” e espalhados pro todos os rincões do planeta, como vem sendo demonstrado nos espetáculos de nossa torcida dentro e fora de casa.
Mas não se pode esperar muito destes que nem cito, e que nem estádio tem, pois a última participação séria deles numa Libertadores, que nós somos Bi, diga-se de passagem, foi ainda no Plano Collor, no tempo em que o Junior (este sim, digno de ser citado) ainda jogava bola e o centroavante, ironicamente, era o Gaúcho.
Mas acho que matei a charada do remorso deles em relação a nós. Ganhando este Tri do Brasilerião seremos também os maiores ganhadores de Títulos Nacionais do Futebol Brasilerio. Com 3 Brasileirões e Quatro Copas do Brasil….Além de continuar nosso reinado no 1º lugar do Ranking
Abraços tchê,
Bruna - sempre presente
Marcelo | Dom, 24/08/08 | 14:31
na boa..eu fiquei puto com o blog daquele retardado flamenguista,mas agora..acho que podemos parar de dar ibobe pro rio né..que se exploda esse estado..vamos pensar no gremio e no próximo adversário agora…chega,não aguento mais falar de uma coisa sem importancia para nós….
Haole | Dom, 24/08/08 | 13:51
“Andam falando por aí, de boca em boca
Que a nossa fibra e nossa raça esmoreceu
Que andam pisando em nosso pala
Quem consente é certamente porque a fibra já perdeu
A nossa garra vem dos tempos das patreadas
A nossa fibra é a semente do passado
E o destemor é porque nunca aqui nos pagos
Por estrangeiros nosso pala foi pisado
Meus irmãos, abram gaitas e gargantas
Numa canção que leve a fé por onde ande
E um canto livre há de elevar-se nas coxilhas
Mostrando a raça deste povo do Rio Grande
Deixem que eles falem por aí, de boca em boca
Pois a nossa fibra e nossa garra não morreu
E ninguém pisa em nosso pala
Quem consente é certamente, porque a fibra já perdeu
O sangue guapo dos heróis e dos valentes
que ainda corre adormecido em nossas veias
Há de aquecer-se em novas rondas e vigilhas
nos dando força pra arrebentar as maneias”
José Atanásio Borges Pinto - Cenair Maicá - Chaloy Jara
Marenco e Geral do Grêmio - Hino Riograndense: http://www.youtube.com/watch?v=mD_6G_Wg_6Y
Imortal Tricolor, te sigo aonde for.
Charles | Dom, 24/08/08 | 13:48
Cara, eu não acredito que ainda perdi meu tempo lendo o blog daquele coitado…
Como pode ser tão arrogante?
É simplesmente ridículo.
Mas o teu post, foi show.
Saindo por cima com toda a elegância peculiar, costume nobre de nosso povo.
Joaquim Melchioretto Filho | Dom, 24/08/08 | 13:22
“Não é barbada é escrever um blog de massa para um público crítico por natureza, unificado culturalmente mas polarizado política e futebolisticamente. O povo que mais consome livros no país (e que não perdoa o mínimo erro gramatical no blog). Barbada e livre de responsabilidade é escrever para a cultura do créu.”
Simplesmente PERFEITO!
Parabéns!
BETO | Dom, 24/08/08 | 13:19
Bonatto,
dicar para você:
1 - Nunca vá ao Rio. Porque quando você chegar no Bar com os seus “amigos cariocas” todos eles vão dizer que você é gay e coisas do tipo só porque voce veio do Sul. Aqui o povo é assim mesmo, só respeita a própria mãe e ponto. O que gostamos é de zoação.
2 - Essa cultura superior do Sul não existe, não vamos nem falar dos cursos de mestrrado e doutorado dentro do Rio que nem existem no Sul. Quanto a fio de bigode e outras coisas de palavra dada isso se aprende em casa e não com torcida.
3 - Como você pode falar mal do Rio de Janeiro? Errou duas vezes, uma por falar mal da cidade mais bonita do país e outra por limitar a torcida do Flamengo só dentro do Rio, parece até que você nào estuda o sobre o que você escreve, melhor dar uma segunda olhada no mapa demográfico das torcidas e ver que a torcida do Flamengo não se limita ao Rio.
4 - Como você vê o Blog do Torcedor? Os flamenguistas estão cheios dessa coisa de análise tática, de visão de jogo, de impedimento não marcado. Qaundo eu entro no Blog do Arthur eu tenho certeza que lá terá um texto cheio de emoção, irreverência, doidera e paixão (os textos são tão loucos que a gente nem tem tempo de olhar para os erros de português dele), afinal ninguém entra num Blog do torcedor para encontrar uma texto totalmente formal.
Relaxa rapaz… e respeite o carioca, respeite o Rio.
dinho | Dom, 24/08/08 | 12:23
Olha a diferença do nível dos textos.. graças a Deus nasci gaúcho.. e gremista. Uma torcida que tem mentalidade de “brasileiro é obrigação” só pode viver de ilusão, que por sinal já deu início ao “rumo a tokyo” após a vitória sofrida sober o grêmio.. mas isso é só mais um capítulo da realidade do brasil.. pede pra sair, esquerda embolorada..
abraço e créu.
Aguinaldo Rocha | Dom, 24/08/08 | 12:12
“Eu não entendo como um grupo social pode ser tão INTELECTUALMENTE INESPRESSIVO como o carioca. O blogueiro do Flamengo parece ter sequer o ensino…” Bonatto, avisa pro cara não passar vergonha que ‘inespressivo’ com S é, na verdade, uma palavra INTELECTUALMENTE inexpressiva, e que carioca não é grupo social, é somente uma referência ao local de nascimento. Grande blog, comentários coerentes e sem generalizações.
Valeu, abraço
GUILHERME SC | Dom, 24/08/08 | 11:25
Cara, simplesmente demais.
Como é bom sermos cultos, sabermos usar bem as palavras e não precisarmos ofender nem usar palavrões para colocar nossas ideias.
Parabéns Bonatto, nos vingou da melhor maneira, usando palavras e argumentos.
Giglinei Pires - GG - Gaúcho e Gremista | Dom, 24/08/08 | 11:01
Um tapinha “de luva” naquele que se diz carioca. Me serve. Mais do que nunca aquela celebre frase será tão ificiente. “DEUS só da asas à quem sabe voar”. Portanto, Pobre povo carioca. Sinceramente, não quero crer que a cultura do povo do Rio de Janeiro se resuma “aquele” ergumeno. do blogueiro do flamengo. Time que respeito muito, pelas próprias dificuldades criadas ao GREMIO na década de 80, principalmente por ZICO, Junior, Nunes e outros. Porém, logo perco este respeito, ao tomar conhecimento de maioria de seus torcedores.
Tricolor Carioca | Dom, 24/08/08 | 10:31
Saudações aos irmãos tricolores do sul, até porque vcs muito prestigiou o nosso blog, nos dando todo o incentivo quando estávamos disputando a LA, vcs foram a torcida que mais nos deu apoio, mas eu venho aqui também lamentar sobre esse blog dos mengolóides, eles se acham, e a culpa disso tudo é da mídia, mas não esquenta não irmãozinhos, eles não vão muito longe, eles acham que tem time, mas são um bando pior do que o meu flu e no próximo domingo isso vai ser comprovado, como sempre, ganharam na sórte,por que futebol não existe. O único ponto fórte que eles tem é o goleiro o resto é tudo de lua igualzinho a torcida deles, mas foi o que vcs disseram, eles não tem time e querem ser campeão na marra, pensando que esse campeonato é uma bagunça igual ao carioca, só que no carioca á mídia estar toda com eles, e no brasileiro,por existir times grandes e de grande pórte como os de são paulo, eles jamais irão conseguir armar alguma coisa, e quanto á esse blogeiro do fla-lixo, já é natural mesmo dos próprios torcedores, ou seja, botar alguém lá cultural como, se o mais difícil é encontrar alguém cultural no meio da torcida deles, é como encontrar uma agulha no paleiro.
Saudações tricol,ores aqui do Rio.
imortal etreno | Dom, 24/08/08 | 04:40
O senhor blogueiro carioca, ao meu ver incita voilencia e machismo no seu blog pobre pra uma torcida tão bonita, ele não pode representar eles e goastaria de saber se existe forma de tirar alguem que incita explicitamente a violencia desse blog .
obrigado por nascer gremista em uma terra onde a violencia não reina.
Marcelo | Dom, 24/08/08 | 04:19
Deixem o Flamengo pra lá.
Respeito o Flamengo pelo Zico e pelas vitórias que o Renato Portaluppi lhes deu carregando-os nas costas. Mas é só.
A discussão e o bate-boca não leva a nada, porque a resposta, como sempre, será dada em campo. Infelizmente, o Flamengo não está sequer na zona da Libertadores, o que poderá diminuir um pouco a ironia da nossa resposta. Mas acredito que eles terão mais com o que se preocupar no restante do campeonato, enquanto nós apenas temos que tomar cuidado com aquele degrau abaixo, atualmente ocupado pelo Cruzeiro…
André | Dom, 24/08/08 | 03:37
Engraçado Bonatto, você mesmo diz que não se deve confiar em quem é adverso ao futebol, que esse mesmo seria uma máquina de aproximar culturas, unificar classes, mas cade esse seu senso ao dizer que “Barbada e livre de responsabilidade é escrever para a cultura do créu. Mais fácil ainda é ser levado por ela e baixar o nível, esse é o cuidado que devemos ter.”, qualquer ser humano culto ao ler o texto e saber do que se trata percebe que está se referindo à população do Rio de Janeiro, preconceito e generalização não são coisas normais para um povo “culto” do qual você tanto clama que a torcida do grêmio é, você contraria suas próprias palavras, então ao comentar sobre o futebol, fale somente de futebol. Se rebaixar ao nível de dedicar um texto à torcida do flamengo é o mesmo que ofender eles no mesmo nível.
Saudações Vascaínas!
Marcus | Dom, 24/08/08 | 01:17
Teu post foi muito bom, um lindo tapa de luva. Mas são esses caras, tipo os Jonas Greb da vida, que dão aquele gostinho especial quando vencemos e erguemos a taça. A torcida do Flamengo é muito grande, tenho certeza que a grande maioria, ao contrário desse acéfalo, respeito o RS e seus times, tais como nós reconhecemos a grandeza do Flamengo também.
E já que o assunto são livros, é minha Passo Fundo que tem a maior média de livros por ano por hab. do país, 6, só pra que conste. =D
Saudações tricolores e rumo ao tri!
mateus | Dom, 24/08/08 | 01:09
Parabens Bonatto, o alto nível do blog é de inteira responsabilidade do blogueiro. O espaço é muito nobre para comentário (alguns) pobre. Seja ele de torcedor do GREMIO ou de qualquer outro time. A preocupação agora é o NÁUTICO. GREMIO RUMO AO TRI.
Marcelo | Sáb, 23/08/08 | 23:34
Nada pode ser maior!
da-lhe Gremio!
Everson | Sáb, 23/08/08 | 22:56
Ah, não sou carioca e nem sou do “centro do país”…
sou baiano de salvador e noivo de um gáucha de POA.
VITÓRIA RUMO A LIBERTADORES 2009!!
Abraços…
Everson | Sáb, 23/08/08 | 22:38
Bonatto,
cara, vc sem duvida está entre os 3 melhores blogueiros da globo.com. Apenas aquele texto “QUASE EDITORIAL” fala por si só…
Só uma coisa:
Engraçado como uma boa parte dos gaúchos que escrevem aqui sempre que se sentem “ofendidos” mostram EXATAMENTE OS MESMO DEFEITOS do “centro do páis” (como vc gosta de chamar)
Ser e se comportar como superior não é apenas falar isso ou devolver na mesma moeda como vi muitos fazendo aqui, inclusive com declarações xenófobas e preconceituosas… (para quem AFIRMA que o que importa são os valores morais e etc., fiquei um pouco decepcionado)
Se a cada “ofensa” que os gremistas e gaúchos recebem, vocês reagem de forma preconceituosa e em até certos momentos facista, então DESCULPE AMIGO, porque isso que grande parte de vocês estão fazendo ESTÁ LONGE DE SE COMPARAR A UMA SUPERIORIDADE MORAL que vocês tanto fazem questão de afirmar…
Aquele Arthur do urublog é ridículo… nem dou importância ao que ele fala. Mas daí a dizer que no RJ só tem favelado analfabeto e que o time do Flamengo é o time da favela (FLAVELA) só comprova que não há qualquer superioridade da parte de muitas pessoas de sua torcida.
TER ORGULHO DE SER O QUE É é uma coisa…
MENOSPREZAR, DESFAZER e QUERER SUBJULGAR o modo de vida dos outros é outra COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE!
Até parece que no RS não há pobreza, que não há graves problemas como no resto do país!!! Até parece que RS é alguma Noruega ou Suíça da vida… Isso de dizer que estariam melhores e tal se não ficassem “presos” ao restante do país fica parecendo discurso de elite falida, na boa… Escuto isso desde que nasci.
PS: Acho que todos os blogueiros TEM A OBRIGAÇÃO MORAL de BANIR TODO E QUALQUER COMENTÁRIO QUE INCITE PRECONCEITOS, BAIRRISMOS IDIOTAS, ÓDIO E INTOLERÂNCIA, “EU SOU MELHOR QUE VC E VC NÃO PRESTA”, e bla bla bla… já basta que vemos isso tudo nas ruas a todo instante e DEFINITIVAMENTE não precisamos que isso seja DISSEMINADO aqui no blog também.
Bom, tirando certas coisas infelizes que são admitidas por aqui, a torcida do Grêmio está bem representada por você Bonatto.
Neto | Sáb, 23/08/08 | 22:34
Buenas Noite Bonato ! Parabéns pela matéria, com muita educação vc conseguiu expressar o que sentimos e o que pensamos. Ao término do jogo contra os urubus, visitei o blog deles para ver se tinha algum comentário sobre o jogo, dito e feito, o camarada saiu direto do jogo para o pc para digitar aquelas M…..toda, fiquei de cara, um desrespeito sem tamanho com o nosso Grêmio. Quer me tirar do sério é falar mal do nosso Tricolor, falo nosso porque ele é meu e de um monte de gremista espalhado por esse mundão a fora. Parabéns mais uma vez Bonato ! Nosso time é o primeiro do Brasil, não só no brasileirão 2008, mas tbm primeiro no ranking da cbf,e principalmente primeiro em nossos corações. E não sei se é coincidência, mas o melhor time do Brasil, tem o melhor blogueiro tbm. Um quebra costela do tamanho do Rio Grande ! Fique em paz meu amigo !
Bicho | Sáb, 23/08/08 | 22:02
Alô, “Paulo Penta”!
Mandou bem… Serás sempre bem-vindo, qd vieres ao blog e a POA!
Abraço!
Saudações tricolores, na boa e na ruim!
Bicho Bi-Libertadores.
Renato Albuquerque | Sáb, 23/08/08 | 22:01
Saudações!
Bem primeiramente não estou aqui pra ofender ninguem, nem pra causar tumulto ou coisa do tipo. Estou somente pra dar pura e simplesmente minha opinião sobre o texto, e sobre esse lance de choque cultural.
Primeiro, eu sou brasiliense, amo o lugar onde nasci e cresci e vou falar pra vocês, que aqui em Brasilia, o fama de gaúcho não é lá das melhores não, gaúcho por aqui tem fama de ser fechado, “panelista”, encrenqueiro e arrogante (sem motivo pra ser), porque dessa má fama???? justo, por essa visão que muitos de vocês tem, de que são melhores e superiores ao resto do Brasil, o que não condiz e não faz sentido. Sabem não nego, admiro a cultura de vocês, um povo que formou sua cultura com fortes tradições européias, e os europeus realmente tem uma cultura marcante e que faz com que eles sejam um povo realmente rico e de muita ética, e muito disso vocês adquiriram. Mas, da mesma forma que vocês tem suas virtudes os outros estados e sua gente também tem! Se vocês tem uma cultura culta, onde todos buscam ser pessoas de valores, enfim….o resto do país, tem uma cultura muito forte, e que faz com que o Brasil seja o pais mais receptivo e hospitaleiro do mundo. Onde você encontra pessoas que fazem desse um pais o melhor pais do mundo em termos de relacionamento social.
Então, pensem bem antes de sair falando que são melhores ou superiores ao resto dos brasileiros, porque isso não condiz com o que de fato acontece.
Santista | Sáb, 23/08/08 | 21:47
Quando o meu Santos jogou contra o Flamengo, esse blogueiro do Flamengo também fez das suas chegou a escrever que o Santos é clube pequeno não peço para ninguém assumir que o Santos é grande ou mesmo exaltar o Santos, um pouco de respeito já ta bom, mas respeito é uma coisa difícil de um sujeito daquele ter seja com o Grêmio ou Santos Palmeiras ou até mesmo São Paulo, o blogueiro do Flamengo fala que o Flamengo é o fuderosão mas para mim é o fudidão, desculpem por essa palavra mas é o que eu acho, até a maneira como esse blogueiro do flamengo responde comentários de torcedores adversários e até torcedores do Flamengo é uma maneira sem educação com ofensas chegando a ofender até a mãe de quem se atrever a comentar alguma coisa que o em comode mostrando claramente o despreparo dele, vou torcer para o Grêmio atropelar o Naltico amanhã, saudações santistas para você Cristian Bonatto.
Marcois kramer | Sáb, 23/08/08 | 21:11
Olé pessoal do Grêmio.
Sou colorado, moro em joinville SC, meus pais são gauchos, conheco o rio grande, morei em caxias.
Venho neste espaço para repudiar o blogueiro ARthur, do flamengo.
que sujeito rançoso. Acho que o Grêmio, nosso eterno rival, é um grande clube, acho também que a falta de respeito atinge a todos, gaúchos, gremistas e colorados, me sinto ofendido por este sujeito, que fala palavrões, joga para a galera e se acha muito malandro.
Me solidarizo com a causa, acho que só quem não conhece nada sobre o riogrande pode falar tantas asneiras. Um abraço.
CASAGRANDE, Curitiba | Sáb, 23/08/08 | 21:04
Caro BONATTO,
Não liga não, cada time tem o blogueiro que merece,
além de que, não podemos esquecer que a educação
vem de berço !!!
Como tú mesmo falou alguns dias atrás, vamos nós daqui
sem olofotes.
Dezembro de 2008 vamos ver quem é quem !!!
Abraço e força pra ti, nós GREMISTAS estamos contigo !!!!!!!
Frederico | Sáb, 23/08/08 | 20:51
Perfeito Cristian, admiro muito seus textos, parabéns!!
Futebol, meu amigo, se ganha dentro de campo e não com palavras de ofensa ao nosso glorioso IMORTAL ou ao nosso povo GAÚCHO, temos que mostrar porque merecemos estar na liderança, aliás, os números dizem isso..
Domingo, contra o Naútico, temos ,mais uma grande batalha e concerteza saíremos vitoriosos.
Nossa torcida é imensa, linda e apóia o time o tempo inteiro, não é feito umas que quando o time vai mal, vaiam…
Boa sorte ao nosso IMORTAL amanhã, coparemos outra vez!!!
“GRÊMIO EU TE DOU A VIDA, TU É A ALEGRIA DO MEU CORAÇÃO”
Abraços.
Pedro Cezar Magno Junior | Sáb, 23/08/08 | 20:23
Bonatto;
Incrível como nosso Grêmio deixou escapar pelo menos um ponto do empate na Cidade que dizem Maravilhosa, mas a vida segue e pelo que vemos, segue muito bem para nós tricolores…
Parabéns de novo pelo Blog, como é bom ver uma resposta a altura dos gremistas que visitam o Blog, por que se fosse ao blogueiro de penas negras, não precisaria mais do que poucas linhas, para uma resposta bem dada e de maneira que ele entendesse bem, ou quem sabe uma fotinho de algumas flamenguistas “funkeiras” fazem o que sabem bem…
É uma pena que existam tantam diferenças culturais no Brasil, pois, assim nós vemos o porque da nossa pátria viver dias tão negros e não consguimos ver nenhuma luz no final do túnel… Quem sabe com os Blogs de nível não levamos um pouco de cultura ou pelo menos dúvida ao povo que consegue ler e nem sempre compreender… É o português é difícil mesmo…
Vamos aos aflitos buscar parte dos pontos que deixamos aos necessitados do Rio, quem sabe eles alcançam a Sulamericana do ano que vem.
Abraço a todos os tricolores e demais torcedores que nos visitam com respeito….
clesio | Sáb, 23/08/08 | 20:11
A srª Luciana quer acabar com o direito de expressão de um blog. Apenas um passatempo e porta opinião de alguns torcedores. E peleia até a 38° rodada.
Matheus Magalhães | Sáb, 23/08/08 | 20:04
Só têm uma coisa, ele não apenas escreveu impropérios e absurdos mas também feriu a INTEGRIDADE de uma pessoa classificando a menina como uma “da vida” qualquer.
E aí é que eu me pego, tá todo mundo tratando como um amontoado de besteiras misturado com recalque e falta de cultura e educação (o que não deixa de ser) mas ele também cometeu uma infração em rotular em um espaço púlbico MANTIDO POR UM DOS MAIORES PORTAIS DESPORTIVOS DO BRASIL uma moça que possívelmente nem conheçe.
Sinceramente, se o pessoal do GloboEsporte possui profissionalismo, ao menos um “paratequieto” para este maltrapilho do créu aprender que não se pode falar o que quizer em púlbico dessa forma.
E QUE EXEMPLO este cretino dá às suas filhas quando ostenta que é publicitário mas não passa de um ignorante mal-educado e preconceituoso, este tipo de resto nem mesmo merece o diploma que ostenta.
Kaleb | Sáb, 23/08/08 | 19:45
Belo texto Bonatto. Pessoas assim são um verdadeiro mal na sociedade. Sempre quando alguém quer falar mal do povo gaúcho sempre apelam pra mesmo coisa,
Isso ai foi puro recalque do outro, preocupou-se mais em nos desmoralizar do que em engrandecer seu time, sinto pena de um ser assim!!!
Caroline, gaúcha e gremista! | Sáb, 23/08/08 | 19:30
Belo texto! Eu tentei ler o blog do Flamengo (créu?), te juro que tentei. Mas tive que parar nas primeiras frases. O nível daquilo é simplesmente deprimente. O que foi aquilo? Total falta de respeito com um dos povos que escreveu e continua escrevendo a história desse país. Para comprovar isso basta ter um livro de História do Brasil em mãos. Nem isso, basta lembrar do que foi estudado do ensino fundamental (será que foi?). É isso que me indigna e me entristece profundamente. Ninguém precisa exaltar o Grêmio, exaltar o Rio Grande do sul, só pedimos RESPEITO. O respeito que os torcedores do outros times tem nesse blog. O respeito é a base pra se conviver de maneira saudável com as diferenças. Mas me parece que para eles isso é muito difícil. Enfim, cada um com sua cultura, com seu povo, com sua torcida, com seus times. E, como tu mesmo disse, só não pisem no nosso pala.
Joana | Sáb, 23/08/08 | 19:20
Vi um comentario de um carioca dizendo que se não concordamos e não gostamos do blog deles é só não ir até lá ler….depois disso, me deparo com dezenas de cariocas em nosso blog comentando sobre o texto do Bonatto, dizendo que o mesmo generalizou, que foi ignorante e por ai vai……agora, digo eu a vocês….se não gostam do nosso blog, é só não vir até aqui ler e comentar ok???
PS: Como gosto de ser respeitada, respeito todos os clubes da mesma forma….nunca tive nenhum comentario moderado porque consigo transmitir minha opinião sem agreções verbais, mesmo contrariando o blogueiro……Fui até blog do Flamengo pra ver o texto……realmente, muita falta de respeito e pouco senso crítico……não deixei comentario porque não acho que futebol seja isso…aliás, na minha concepção ta bem longe disso….não acho que todo o flamenguista é ignorante, infeliz e mal-educado como demonstrou ser o Blogueiro deles….eles não têm culpa de serem mal representados e por isso continuo respeitando os rubro-negros…
Saudações tricolores….
Tiago | Sáb, 23/08/08 | 19:11
Sei que foge um pouco ao assunto, mas vejo muitos comentários infelizes referentes a ditadura. Leonel Brizola, ao qual alguns aqui apontaram como mandante de torturas no Rio de Janeiro, era um dos principais apositores da ditadura. Inclusive tentou organizar uma luta armada, no estado do Rio Grande do Sul, contra a ditadura. Por favor, informem-se antes de postarem bobagens.
Braian Dias | Sáb, 23/08/08 | 19:00
Bonatto,venho aqui para te dar os parabéns pelos comentários, e dizer que nunca vi um post seu com contéudo extremista ou algo do tipo.O que sempre vi foi um texto sensato relatando a realidade do nosso estado e da nossa torcida. Eu acho que você não deveria dar ouvidos a outros que não tem a capacidade de entender o que é postado. Não querendo meter o bedelho, mas enquanto o resto do país foca na massificação dos estádios de futebol, colocando ingressos a preços de banana, nós aqui no sul ao menos nos preocupamos em não colocar qualquer um dentro do estádio. O maior exemplo é o Atlético-PR, que tem um dos melhores estádios do Brasil, cobra caro o ingresso, mas é um dos poucos clubes que consegue fechar o caixa no final do ano com lucro. Acredito que, nós gaúchos, estamos caminhando para isso, com nosso novo estádio (que eu rezo para que seja construído) poderemos oferecer conforto para quem tem dinheiro, lucraremos mais e conseguiremos manter um bom time. Cariocas não tem nem estádio próprio, não tem infra-estrutura para promover as categorias de base. Nós aqui no sul somos referência em gestão de futebol, e o reflexo disso são os títulos internacionais do nosso ríval, a nossa “quase” consquista continental ano passado e a boa campanha deste ano. Por outro lado os sem-estádio alternam boas e péssimas campanhas, acumulam dívidas com contratações “sem noção” e má administração da sua renda. Vai ver se lá na Europa alguém consegue entrar no estádio por “2 real”… Não sou rico, alias passo longe disso, mas infelizmente é esse o modelo que dá certo, o Grêmio não é uma instituição filantrópica e precisa de LUCRO. E para um desinformado que disse que o RJ é centro de referência para o voley, eu lembro que há três gauchos na seleção, sendo dois da minha cidade.
Abraço Bonatto, e que o blog continue com seus posts corretos e sensatos, de acordo com nossa cultura e tradição, afinal este espaço e para nós Gremistas.
Andre Nascimento | Sáb, 23/08/08 | 18:57
Martín | Sáb, 23/08/08 | 15:15 :
Eu não disse que a ditadura caiu por causa da marcha do 100 mil, eu só disse que foi o primeiro movimento significativo contra aquela deturpação da nossa história.
Sobre o resto que você escarrou, digo, escreveu, prefiro manter o nível do debate elevado.
Sinta-se convidado para vir aqui ao Rio e mudar de opinião em 45 minutos.
Abraço.
Fábio | Sáb, 23/08/08 | 18:43
Pois é, Bonatto, acho que o que a jornalista abaixo quer dizer é que deves nivelar por baixo teus textos e pensamentos. Talvez pq, para ela, classe e inteligência não combinem com futebol. É uma pena que tenha gente que pense assim. Acaba rebaixando o esporte…
Em relação às sacanagens, realmente, fazem parte do espetáculo.Mas, sacanagem e falta de respeito são coisas bem diferentes. Bom humor é saudável; propagar raiva e ódio baseado em futebol é irresponsabilidade. E aqueles que difundem suas idéias em blogs como esse têm que ter, no mínimo, responsabilidade e bom senso. Afinal, futebol é uma área delicada. Uma certa massa (à qual a jornalista quer que o bonatto se nivele) extrai o que de pior há no esporte.
E se formos banalizar a ofensa, a raiva e o ódio no futebol, como “sacanagem” saudável, daqui a pouco vamos achar natural briga de torcidas, bombas no treino dos jogadores.
Resumindo, futebol não tá acima da moral. Nunca ouvi falar em “imunidade” futebolística.
E se todo mundo se nivelar por baixo, aí tá feita a porcaria…
—-
Resposta do blogueiro: Perfeito Fábio. Abraço
RAFAEL BAND | Sáb, 23/08/08 | 18:32
Boa tarde à todos!
Eu também costumo ler quase sempre e volta e meia deixo minhas opiniões aqui no Blog do meu time do coração, o Imortal Tricolor de Porto Alegre. Me conheço por Gremista desde o útero da minha Mãe com toda a certeza. Já fui de torcida organizada lá no meio da década de 80 (fazia parte da T.I.GRE, Torcida Independente Gremista, pra quem não era nascido e não tava lá na época…), já me meti em confusão em GRE-nal, já apanhei da polícia, já me f…. muito por causa das 3 cores. Inclusive uma vez, quase me peguei torcendo contra o Grêmio em uma decisão, pois era perceptível a olho nú, que se ganhássemos o jogo, com certeza não sairíamos vivos do estádio! (neste caso o estádio Heriberto Hulse em Criciúma)
Enfim, já fiz de tudo um pouco em nome do meu amor pelo Grêmio!
Hoje, estou às vésperas de completar 34 anos de caminhada por estas bandas e percebo que as torcidas de futebol de uma maneira geral, estão muito mais informadas, muito mais atualizadas do que antes. Mas em contra partida, noto também que todas elas, sem exceção se encontram muito mais enfurecidas, muito mais “faca-na-bota”, do que naquele tempo, onde não se tinha internet, telefone celular ou qualquer recurso de pay-per-view. […] O jogo quando era fora de casa, na maioria das vezes, era acompanhado pelo radinho de pilha, fazendo com que não tivéssemos a noção exata do clima existente na partida.
Como tudo na vida tem dois lados, existiam os prós e os contras desta falta de recursos tecnológicos da época.
Eu estou dando essa volta toda nas palavras, afim de chegar num ponto da questão que entendo ser muito interessante, principalmente quando ocorrem fatos como esse do Sr. Arthur, o ilustre bloguêiro do Clube de Regatas (vê se eu posso com isso….” de Regatas ” !!!!) do Flamengo, que despeja nos teclados, toda a sua gigantesca sensatez, a sua vasta espiritualidade e o seu enorme sentido de coletividade.
Noto, que de uma forma geral, NUNCA antes na história recente do futebol brasileiro, as torcidas mais expressivas do país estiveram tão próximas. Esse Blog do globo.com fez com que TODAS as torcidas se aproximassem de uma forma democrática e igualitaria. Temos até o blog da torcida do Ipatinga, nos fazendo companhia neste ano. Isso é sensacional! Porém está também provando que devemos reavaliar a nossa relação com alguns pré-requisitos básicos, que eu entendo serem vitais para todos nós (inclusive o Sr. Arthur!), tais como: respeito com as diferenças, a auto-aceitação, a tolerância e principalmente com uma palavrinha super simples mas tão esquecida em quase (eu disse QUASE hein!!!) todos os comentários do blog do Flamengo, chamada HUMILDADE.
O Bonatto sintetizou muito bem, quando comparou “a cultura do “ir no baile sem calcinha”, com todas as palavras escritas pelo Sr. Arthur. Realmente, até o Steve Wonder consegue ver que, de fato não são todos os cariocas que admiram tal cultura, mas, que infelizmente, no momento que o sujeito é o “escolhido” para representar toda uma torcida, se sub-entende que a imensa maioria comunga de tais ideologias politico-cultural-sexual-apelativa do cara.
Vi alguns comentários de cariocas envergonhados e também de alguns enfurecidos com as palavras diretas do Bonatto, quando se referiu ao tal Blog, justamente vindo de encontro à esse meu comentário. Eu diria à eles, principalmente aos “envergonhados”, que façam alguma coisa para que providências sejam tomadas quanto a este grande mal-estar envolvendo nossas torcidas, nossos estados e nossas diferenças. Só vocês podem fazer por vocês!!
O nosso Blog está muito bem obrigado!
A vida segue.
O Flamengo já é página virada na nossa vida!
Eu ainda lembro como se fosse hoje, dos 6 a 1 que enfiamos neles aqui no Olimpico, com Zico e Junior em campo na primeira edição da Copa do Brasil !!
( http://www.youtube.com/watch?v=VZoTWb4r2Q0 )
Acredito muito ainda no “fio-do-bigode”, parafraseando o nosso representante no seu texto!
GREMIO - Nada Pode Ser Maior
Rafael
Karkas | Sáb, 23/08/08 | 18:32
Cara, é inexplicável como a maioria do povo brasileiro tem apenas a capacidade de “interpretar códigos” em vez de ler.
Certo é que essa “turma do créu” que participa muito do outro blog é limitada a ponto de não entender este post e ainda por cima reclamar que seus posts não são aceitos… hauahauhaha Ou seja, não entendem e não querem entender MESMO.
Mas deixa essa chinelagem pra lá, o negócio é o Tri-Brasileiro esse ano… amanhã nos Aflitos vai ser pedreira, mas temos que tentar trazer os 3 pontos na mala.
Dani | Sáb, 23/08/08 | 18:31
LUCIANA!
És jornalista mesmo?
De onde tu falas? Do RS é q não pode ser….
Pq as palavras de Bonatto, não são difíceis… intelectuais demais…
Muitos menos, frias, suas palavras finais… se não consegues entender, perceber o sentimento que há nelas, ou talvez o significado delas…
né?
enfim…
Imortal tricolor | Sáb, 23/08/08 | 18:25
Pessoal, todos sabemos do nível intelectual e cultural carioca. isto é chover no molhado (um dia escreverei sem estas frases prontas,rsrsrs).
Quem sabe começamos a falar do Naútico - adversário que merece, como todos os outros, nosso respeito??????
Abraço de um gremista que mora no rio.
Henrique Caravantes | Sáb, 23/08/08 | 18:17
Isso ae tchê…. Continuem eles com a cultura do créu deles e a patética forma de jornalismo demonstrada em outros blogs é o que demonstra tbm o jornalismo ufanista feito por lá. Teu trabalho é otimo.
Anderson SCS-RS | Sáb, 23/08/08 | 18:15
Se eu escrever só uma palavra tu irá publicar neh?
Pois bem, a palavra é:
PERFEITO!
Perfeito o post! Fala tudo E muito bem em pouquíssimas linhas!
Parabéns!
Pra cima do Náutico Grêmio!
Coparemos
Dani | Sáb, 23/08/08 | 18:12
concordo… esse blogueiro não corresponde à grandeza do time dele…
ótimo texto Bonatto…
fui lá ver o post do cara… se perdeu todo… não sabia se falava de time ou de cultura, ou do jogo… q ele chamou de mico.. mas enfim… (pelo visto perdeu as últimas rodadas do time dele…)
é lamentável ter q ver coisas como essa… até pq… acredito q flamenguista nenhum precise fazer um post falando mal de outro time… ou cultura nacional…. ele mesmo falou… 500 anos de protagonismo…
é por isso q sentem inveja da gnt… desse sentimento… dessa dedicação… e da nossa “capacidade” de concentração no NOSSO time! na NOSSA história! no q NOS diz respeito…
JAMAIS NOS MATARÃO!
JAMAIS SERÃO!
Martins | Sáb, 23/08/08 | 18:09
Bonatto, quer um conselho?
Chega de falar de Flamengo vamos jogar com eles agora só no ano que vem, essa briga não tem fim, pode acabar de um maneira mais sério essas discussões.
Vamos concentrar agora no Brasileiro , esse ano temos chances ,pra que perder tempo discutindo com quem está lá atras na classificação.
Cruzeiro, Palmeiras e BotaFogo são as unicas ameaças para o titulo, e temos jogos contra esses times,
Abraços
anna zenna | Sáb, 23/08/08 | 18:03
excelente texto bonatto… para nós aqui do sul mto fácil de ser compreendido….
Paulo Penta | Sáb, 23/08/08 | 17:53
POSITIVE VIBRATIONS para todos os gaúchos, cariocas, gremistas e rubro negros.
Galera é só futebol.
Eu sei que esse SÓ FUTEBOL, representa muito parte de nossas vidas , mas não é tudo.
Sei que culturalmente o jeito descontraido e brincalhão do carioca é muitas vezes mal compreendido.
Mas quem vive no rio, como a Annie, talvez esteja mais adaptada e compreenda melhor essa questão.
Essa zoações que tanto aborrecem outros é comum no Rio.
Cada blog tem sua linha editorial, ou quase editorial como diz o Cristian.
E deve ser respeitada até que haja alguma mudança nas pessoas que comandam o espaço.
Eu particularmente gosto do estilo debochado do Arthur, e não é por ser flamenguista e carioca. Se não achasse divertido eu falaria tranqüilamente que não gostava.
O pouco que conheço do Blog gremista tb me agrada, mesmo tendo um estilo completamente diferente do Urublog, pois deve refletir a maneira de ser da torcida gremista e tem o meu respeito.
Acredito que deve ser um trabalhão pros blogueiros administrarem estes espaços, Deve ter horas, devido a muitos coments idiotas e confusões, que deve dar vontade de chutar o balde. Mas sei que os bloguieros não fazem isso por todo o amor que tem pelos seus clubes.
Acredito tb que muitas das ofensas feitas de parte a parte, estão infladas pela paixão que nós torcedores carregamos pelo futebol e por nossos clubes de coração e que por isso não refletem a verdadeira maneira como realmente vemos e no fundo respeitamos os clubes adversários.
É aquela história de um querer irritar mais o outro, mas que se tiverem a oportunidade de se conhecerem melhor terminam tomando umas cervas numa mesa de bar.
Então é isso.
POSITIVE VIBRATIONS PRA TODOS e sejam sempre bem vindos na cidade maravilhosa, assim como eu sei que serei bem recebido em POA, cidade que não tive a oportunidade de conhecer ainda, mesmo trabalhando com turismo, mas que tenho grande desejo de visitar.
Abraços.
Estevan | Sáb, 23/08/08 | 17:48
E o blog do torcedor do Atletico-PR? O nivel lá é baixissimo.
Acho que o globo.com deveria moderar os próprios blogueiros.
borracho | Sáb, 23/08/08 | 17:36
Na verdade Bonnato, não tenho certeza se o blogueiro do flamengo já completou o ensino fundamental… assim como a a maioria de sua torcida, ele é um sequelado que não ve seu time ganhar nada de imp