A possível chegada do cartão laranja ao futebol

seg, 23/02/09
por alexandre abreu |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

Pierluigi Collina, o árbitro da final da copa de 2002, disse ao microfone de uma rádio italiana que no próximo sábado a International Board, vai debater   sobre  a inclusão do cartão laranja no futebol. A ideía foi proposta pela federação da Irlanda do Norte para a expulsão por tempo determinado nas situações onde um cartão vermelho seja muito e um amarelo não sancione adequadamente o infrator.Para que não sabe, a A International Football Association Board (IFAB) é o orgão que regulamenta as regras do futebol. Além de aprovar as leis do esporte ao longo do tempo, a entidade também elabora regras complementares que se aplicam as partidas de futebol.Para aprovação é necessário somente mais  um voto , de um  país do Reino Unido (Inglaterra,Escócia ou Pais de Gales)

compartilhar

51 Comentários para “A possível chegada do cartão laranja ao futebol”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 51
    Marcelo:

    Acho que seria mais útil a inclusão do cartão azul nos jogos, representando uma substituição obrigatória do jogador infrator. Seria uma boa punição para o jogador, mas não tanto para o time…

  2. 50
    JUNGLE DUARTE:

    Mas aqui no Brasil já tem o cartão “laranja”, é aquele cartãozinho corporativo, que as despesas não aparecem em nome de ninguem

  3. 49
    Ricardo:

    O futebol precisa se modernizar como tudo na vida, antigamente nem cartao tinha, mas acho que tem que ver a eficácia… seria mais interessante colocar mais um arbitro no campo do que aumentar as cores de cartoes… infelizmente ainda é o esporte que um time nao merecedor pode vencer gracas a um erro de um arbitro… isto tem que ser revisto, um time menos tecnico ou menos pobre pode vencer sim, mas na raca, na vontade, no interesse de seus atletas… isto é legal…

  4. 48
    Thiago Rafael:

    Mudar as regras é um assunto complicado, o futebol necessita de uma renovação, mas não acho que a inclusão de outro cartão seja a solução. Talvez limitar o número de faltas, criar outros mecanismos para diminuir as faltas, incluir outro cartão não acho válido. Possuo um blog onde já discuitmos sobre a mudança de regras, e o resultado final foi que mudança que limitem o número de faltas são válidas, agora incluir cartões e usar a TV como recurso não são bem-vindos. Valeu !!
    Acessem: https://cademeucamisa10.wordpress.com

  5. 47
    Thiago:

    Tem que colocar um tempo tecnico.
    Tem que colocar recurso de TV no mesmo esquema da NFL com desafio a marcação do arbrito com punição de perda de tempo ( “ah mais nem todos os estadios da para ter esse recurso”, decidam-se ou o futebol e profissional ou e amador) assim diminuiria a chance do juiz errar e aumentaria a chance do jogo ser decidido no campo (“ahh mas futebol tem que ter a discursão do final de semana, novamente decidam-se).
    Vc quer ver picuinhas ou um estadio confortavel para se assistir os jogos?
    Vc quer brigar ou quer levar sua familia no jogo?

    Tantas ideias pra melhorar o futebol e os caras vão me votar a pior de todas, realmente eu não entendo.

  6. 46
    Zé Colorado:

    Já dá muita confusão como está, imaginem aumentando o número de cartões…
    Seria então aconselhável que ao receber o cartão amarelo, o jogdor tivesse de se retirar por um tempo determinado, uns 5 minutos, sendo substituído por outro jogador. Mais que isso é muita invenção de moda, como diria minha avó.

  7. 45
    Pablo Quiroga:

    É uma mudança muito radical, as tradições tem que ser preservadas, sou totalmente contra, isso não combina nada com o bom e velho futebol.

  8. 44
    juliana:

    NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO
    diga nao ao cartao laranja [tds os votos]
    os cai cai vao fazer a festa

  9. 43
    Michel:

    É uma palhaçada isso. O futebol eh bonito do jeito q tah e agora esses caras ficam querendo inventa moda, tao de brincadeira.

  10. 42
    CARLOS10ALMEIDA:

    BOA MEDIDA. TIRAR DO CAMPO QUEM FAZ ANTI-JOGO E É VIOLENTO. MAS IMPORTANTE SERIA A NORMA 6+5 PASSAR A SER LEI

  11. 41
    Samuel:

    Não acho legal. Algumas jogadas ja são complicadas de se decidir entre os cartões amarelo e vermelho. Imagina se colocarem mais um. Alem disso, se com o sistema atual, os arbitros europeus ja deixam o jogo correr demais e evitam ao maximo expulsar jogadores, quando este novo sistema começar, nenhum jogador sera expulso no futebo de la.

  12. 40
    chicosantafé:

    Hoje a interpretação do arbitro é decisiva. Com mais um cartão acho que ninguém receberá o vermelho. A grande maioria dos arbitros é medrosa. É conhecida a frase de um arbitro, hoje comentarista que dizia: Disparou sózinho levanta a bandeira porque é melhor discutir um impedimento do que um gol em impedimento.

  13. 39
    PadA:

    Qual sera sua finalidade?????

  14. 38
    Aluísio:

    Será ótimo para que o Juíz possa colocar o Jogador de molho por alguns minutos, principalmente naqueles casos em que já havia levado anteriormente um cartão amarelo e a posterior falta não seria caso de expulsão más de cartão amarelo e como acumularia dois seria expulso, sendo que com o recursso de um cartão pit stop apenas seria uma advertência não tão drástica do fato. Também devesse levar a julgamento o jogador reincidente em duas partidas consecutivas para evitar os Laranjados de plantão tendo a prática simultânea suspensão automática de 01 (um) jogo Oficial.

  15. 37
    sem-nocaum:

    VAI CONFUNDI D + ISSU…

    FALA SERIU CARTAUM LARANJA PO….VO DA EH UM CARTAUM COR DE ROSA PROS BOILA Q PENSARAUM NISSU TENHA PACIENCIA NEH…

    PO A MAIORIA DOS JOGADORES BRASILEIROS JAH NAUM SABEM AS REGRAS Q EXISTEM HJ EM DIA VC6 QUEREM AUMENTA ISSU…VAI SER UM DESASTRE

    IMAGINA AS CONFUSOES QND O JUIZ DER UM CARTAUM DESSE….DISCUCAUM PRA CA PRA LA PERDA DE TEMPO…DEPOIS JUIZ EH ACUSADO DE MANIPULA JOGO

    NA MINHA OPINIAUM A IDEA NUM FUNCIONA NA PRATICA NO NOSSO FUTEBOL I SO IRIA ATRAPALHAR

  16. 36
    Alan Barbosa Costa:

    Muito boa ideia. Mas isso seria um prato cheio para a manipulação de jogos, pois o grande apostador mandaria o árbitro expulsar o goleiro ou o melhor do time por um certo tempo aí mudaria toda a história do jogo. Mas é melhor deixar o futebol como está mesmo.

  17. 35
    Felipe Alves Soares:

    Nossa vai ser uma merda se isso acontecer!

  18. 34
    LoL:

    Que PALHAÇADA!!!!

    Se isso acontecer vai esculhambar com o futebol!!!

  19. 33
    Tiago Cardoso:

    Interessante, mas a “expulsão” tem que ser por um periodo rasoavel, de 15…20 minutos….. porque no futebol de campo nao adianta nada uma expulsao por 2..5… minutos, nao representaria tanto.

    Tem que analisar tambem a questao da suspensão causada por esses cartões, acredito que para peso de suspensão ele teria que ter um peso intermediario tb, como por exemplo 2 cartoes laranja gerassem uma suspensão automatica ou coisa assim…..

    enfim, é bom testarem bastante antes de implantar até para criar o habito do cartao, porque ele pode bagunçar de vez as arbitragens, no quesito critério.

    Uma discussão interessante seria o relogio parar a partir dos 35 minutos do segundo tempo, isso seria um grande ganho para o futebol pois acabaria com as famosas ceras que são feitas nos gramados do mundo inteiro.

    Com a paralisação do tempo acabaria com esse tipo de manipulação.

  20. 32
    Jader de Jesus Mendes:

    Gontijo, esta idéia eu sempre comentei com meus amigos que seria ideal pro futuro do futebol, só que a cor que imaginava era azul no cartão. Assim aqueles arbitros medrosos terão uma saída, e aqueles jogadores que insistem em fazer faltas para parar as jogadas terão mais cuidado.
    Gostaria que ficasse mais claro se quem leva o cartão laranja pode retornar ao jogo. E qual o tempo da punição?
    Espero que seje aprovado e que logo a idéia chegue ao Brasil.
    A Federação Paulista que tanto gosta de inovar não havia pensado nisso ainda?

Páginas: [3] 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade