Quero ser grande

ter, 08/06/10
por marcos |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

miniheader_marcao

Na semana passada estava em Joanesburgo e fui acompanhar um treino da Dinamarca no modesto Randburg F.C., clube amador do bairro homônimo, o mesmo que abriga a seleção brasileira na África do Sul. Ao chegar lá vi um clube com uma estrutura de dar inveja a muitos clubes de Primeira Divisão no Brasil.

Três campos de futebol, vestiários legais e instalações médicas que, não foram a toa, fizeram a delegação Dinamarca querer treinar no local antes dela vir aqui para Knysna.

DSC00947

E o legal é que o Randburg quer ser grande. De acordo com o simpático presidente Greg Green, o clube, fundado em 1974, já está em negociações para comprar uma franquia e, desse modo, disputar os campeonatos profissionais na África do Sul.

- Após a Copa devemos acertar tudo e entraremos na Terceira Divisão. Toda a comunidade está envolvida com o projeto, vamos, aos pouco, buscar patrocinadores e, com o tempo, contratar atletas. Mas temos uma ótima base. Não destaco nenhum nome, nossa grande força é o conjunto – contou Green, revelando que sua equipe, mesmo amadora (nenhum dos atletas com idades entre 17 e 27 anos recebem salários), está em segundo lugar na Quarta Divisão (ou na principal liga amadora do país), a apenas dois pontos do líder, que é um clube profissional e com folha salarial.

DSC00955 

DSC00951O Randburg F.C. conta com cerca de 650 jogadores, em todas as categorias – do fraldinha ao profissional. O clube também faz um trabalho social, recrutando crianças carentes de comunidades pobres como Alexandra para treinar no clube.

A ideia é se tornar o clube mais querido de Randburg, bairro classe média no norte de Joanesburgo. Na época do apartheid era considerada uma área para brancos.

- Contamos jogadores das mais diferentes etnias, raças e classes sociais – revelou Green, cujo título que lhe dá mais orgulho é o de um torneio sub-12 realizado em Manchester, na Inglaterra, há dois anos.

- Temos muitos campeonatos locais, mas esse nos dá mais orgulho pelo fato de termos enfrentado equipes de todo o planeta. Na final, derrotamos o Manchester City por 3 a 0 e tivemos o direito de visitar o CT deles. Foi uma experiência incrível – disse o dirigente.

 

compartilhar

12 Comentários para “Quero ser grande”

  1. 1
    Sergio:

    Se é um clube amador, como financiam isso tudo ? Tem um milionário por trás.

  2. 2
    Claudio:

    É memo é? tendi.

  3. 3
    francisco rodrigues pedrosa:

    Ideal! é disso que muitos clubes brasileiros não tem. precisamos profissionalizar de vez o nosso futebol. assim seremos fora do campo o que somos dentro dele: os melhores do mundo.

  4. 4
    Pedro Werner:

    Incrível.

  5. 5
    luis cesar:

    tomara q tenha entrado no lugar do andre rizek

  6. 6
    Marcos Lima:

    Isso q falta para os times brasileiros essa estrutura, pô tomara q o andre rizek tenha sumido o cara se acha o cara chato.

  7. 7
    Julio:

    Com toda certeza no meio esportivo vc é mais influente que eu, por isso pesso que passe esse link para o galvão bueno para ele tentar falar corretamento o nome dos jogadores do mundial! agradeço

    https://copadomundo.uol.com.br/2010/infograficos/nome-jogadores.jhtm

  8. 8
    Gabao:

    eu vou pra africa fazer testes , haha , aqui no brasil simplesmente ignoram os garotos sem empresarios …

  9. 9
    :

    Caramba, o cara e polivante mesmo, além de jogar bola é comentarista nas horas vagas.

    Valeu LEANDRO EUSEBIO

    Abs

  10. 10
    santos mania:

    Vc ve um time amador da south africa tem um bom lugar de treino Já o corinthians nao podemos falar o mesmo
    kkkkkkk!

  11. 11
    guilherme:

    como eles nao pagam salario, sendo que eles tem uma infra-estrutura monstruosa, tá estranho esse papo ai…hahaha

  12. 12
    Brutus:

    Segundo a diretoria do Randburg, o zagueiro Brutus foi sondado junto ao Batistense para fazer parte do plantel 2010/2011. A diretoria de futebol do Batistense, por sua vez, garante que só libera o jogador se houver o pagamento da multa rescisória de três caixas de Brahma e duas doses de jurubeba.

    Brutus vem se destacando desde junho de 2009 como um zagueiro clássico e com excelente saída de bola.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade