O problema das malas sumidas na África do Sul. Eu senti na pele

ter, 13/04/10
por rodrigo sirico |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

As duas principais companhias aéreas sul-africanas divulgaram uma projeção nesta terça-feira segundo a qual as malas de mais de 75 mil (cerca de 16 %) visitantes podem ser roubadas durante a Copa do Mundo. O número é para lá de preocupante e faz lembrar a viagem que fiz à África do Sul no fim de outubro. A minha mala sumiu na chegada a Joanesburgo.

A sensação é péssima: a esteira rodando, todos pegando suas malas, e nada de a sua chegar. Até que aparece um funcionário e avisa: não há mais malas. Aí você se dá conta de que está com a roupa do corpo, um laptop, uma câmera fotográfica e sua carteira para passar uma semana.

Calça social e camisa de manga comprida no Cabo da Boa Esperança: enquanto os colegas usavam tênis e bermudas, eu, sem mala, visitei praias e afins na Cidade do Cabo 'na beca'. A única que eu tinha

Calça social e camisa de manga comprida no Cabo da Boa Esperança: enquanto os colegas usavam tênis e bermudas, eu, sem mala, visitei praias e afins na Cidade do Cabo 'na beca'. A única que eu tinha

Ao fazer a reclamação, tudo leva a crer que seu problema será resolvido facilmente. A atendente pegou o nome do hotel em que eu ficaria hospedado na Cidade do Cabo, para onde eu iria no dia seguinte, e me disse que eu receberia a mala direto lá. Tendo isto em vista, comprei o básico para mais um dia sem a mala. Bobagem.

Para encurtar a história: voltei para o Brasil, uma semana depois, com uma nova mala, toda comprada na África do Sul. Para minha surpresa, o ritual se repetiu quando desembarquei em São Paulo: esteira rodando, funcionário anunciando o fim, e minha segunda mala extraviada também!

Falei com o rapaz que era inacreditável, mala sumida na ida e na volta, e ele me falou que não era tão incomum assim. Ao menos, havia uma boa notícia: a mala que eu havia perdido na ida, foi achada e voltou ao Brasil no mesmo voo que eu. Estava com tudo dentro, direitinho, e ao menos voltei para o Rio com a mala que perdi na ida.

Dois dias depois, a segunda mala apareceu. Um passageiro de Porto Alegre havia pego por engano e devolveu. Ao menos, os souvenirs sul-africanos também voltaram.

Tudo isto aconteceu nove meses antes da Copa, baixa temporada… Ao menos, minhas malas sumiram, mas apareceram depois. O alerta feito agora pelas companhias aéreas fala em roubo, ou seja, o passageiro nunca mais verá seus pertences. É para lá de preocupante a situação.

(Rodrigo Sirico)

compartilhar

2 Comentários para “O problema das malas sumidas na África do Sul. Eu senti na pele”

  1. 1
    matheus Luiz:

    O jeito então é viajar de mochila e comprar roupa lá

  2. 2
    alexandre freitas:

    caro amigo sem duvidar da sua palavra quanto oficial e essa noticia que vc esta nos mostrando ? vc teria algo oficial sobre esse assunto para postar ? boa copa da vc.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade