A festa do ‘brasileiro’ Shakhtar

qua, 20/05/09
por rodrigo sirico |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

Foi bonito ver cinco brasileiros titulares por um mesmo clube, numa final de torneio tão importante. A conquista do Shakhtar Donetsk na Copa da Uefa teve enorme contribuição de Luiz Adriano (foto), Jadson (autores dos gols da final), Ilsinho, Fernandinho e Willian. Não só pela decisão contra o Werder (2 a 1), mas também por todas as fases passadas da competição.

Menção honrosa para Naldo, que fez o gol do Werder Bremen na partida. O time alemão, sem Diego, suspenso, não passa de uma equipe comum, que lutou muito, mas que sucumbiu ao talento brasileiro que estava do outro lado.

Como no ano passado o campeão da Copa da Uefa foi o russo Zenit, de São Petesburgo, fica a prova da evolução do futebol no Leste Europeu. Se seguirem nesta toada, os times de lá devem ser capazes de incomodar também na Liga dos Campeões nos próximos anos.

E você, também acredita que o futebol no Leste Europeu pode rivalizar com os clubes de Inglaterra, Espanha e Itália no futuro? Opine nos comentários.

(Rodrigo Sirico)

compartilhar

32 Comentários para “A festa do ‘brasileiro’ Shakhtar”

Páginas: « 1 [2]

  1. 13
    Шенкман:

    Não é de hoje que o futebol do Leste Europeu surpreende, vide o Crvena Zvezda e o Dinamo Bucuresti, campeões da UEFA champions. O futebol soviético sempre teve bons times, mas que sempre pararam no caminho da Champions, como o Dinamo Kiyv, CSKA Mosvka, Spartak, Torpedo.Seria ótimo ver estes times russos desbancarem estes times da Europa Ocidental. Eu, como torcedor do CSKA Moskva, torço para que isso aconteça o quanto antes, não aguento mais estes torcedores “modinha” de Milan, Barcelo, Manchester,etc.

  2. 14
    Jorge:

    jadson nao jogou nada, só fez o gol, o ilsinho e o william que jogaram muitoo.

  3. 15
    Iurguen Butzke:

    q jogão……..
    foi muito bom mesmo ver cinco brasileiros do mesmo lado
    e vamo vamo SHAKTAR DONETS.
    melhor q Shaktar,só gremio e manchester utd.

  4. 16
    Andre:

    o leste europeu vem crescendo realmente em 2005 o CSKA tbm foi campeao com varios brasileiros mas axo que isso se deve mais ao alto investimento de ex-sovieticos bilionarios que estavam no lugar certo e na hora certa
    porem vem surginho bons jogadores daquele lado do mundo como arshavin, zhirkov, pavlyuchenko a russia chegou a semi da eurocopa jogando um belissimo futebol e quem sabe nbo futuro podera estar entre os grandes
    potencial de mercado existe na russia aonde existem clubes com 10, 15, 20 milhoes de torcedores

  5. 17
    Bruno:

    Fernandinho e Luiz Adriano jogam bola demais!

  6. 18
    E a camisa Rubro-Negra Só se veste por Amor:

    Jadson e Fernandinho Parabéns pelo Título. Quem viu ao vivo não se surpreende com a qualidade da garotada Paranaense formada pelo FURACÃO das AMÉRICAS, primeiro e único. Parabéns a vocês a ao Shaktar! A Ucrânia está em festa! A gambazada também se recorda do Jadson (3gols) no Brasileiro de 2004 lá nem se o juiz roubasse vocês ganhariam do Furacão. Furacão 5 x 0 gambás no pacaembu! Oooo saudades! Jadson e companhia no passeio Rubro-Negro. Dá-lhe Furacão! Ronaldo fez 2 mas JADSON fez 3…e zé fini!
    Só não temos saudades do dagobambi! rsrssss

  7. 19
    Pettine:

    Acho que eles tem tudo para, no futuro, fazerem frente a clubes da inglaterra, espanha e italia sim!
    Muitos jogadores estão indo para o leste europeu e els vem crescendo muito.

    obs. Destaque para o willian na final. Jogo muito e se movimento muito bem.

  8. 20
    Thiago:

    “Que evolução nada!!!
    É dinheiro sujo mesmo!!
    Fala sério, só falta acreditar em saci, boitatá e batman.”
    Tarcísio Rezende | qua, 20/05/09 | 21:11

    Concordo… mas a questão levantada é se há evolução do futebol jogado nos times do leste europeu, e a resposta é sim. Com dinheiro sujo? Provavelmente!

    Eles contrataram muito bem, do que adianta gastar milhões e milhões em apenas 1 jogador? Eles gastam bem menos, contratam com qualidade, e contratam gente nova que tem muito futebol pela frente. Esse time do Shakhtar vai longe…

  9. 21
    Pedro:

    Neto presidente do timao??

    https://hds9.0jet.com/Hds-b1/Neto-almeja-a-presidencia-do-corinthians-b1-p8.htm
    https://hds9.0jet.com/Hds-b1/Neto-almeja-a-presidencia-do-corinthians-b1-p8.htm

  10. 22
    Vinicius - DF:

    E o Marcelo Moreno ex-Cruzeiro, Brasileiro – Boliviano, nao jogou??

  11. 23
    Rockind:

    Lógico que pode rivalizar, pode ser até um clube do Ubequistão, o que importa é ter dinheiro para contratar os melhores, e isso os times do leste estão conseguindo, independente de onde vem o dinheiro !!!

  12. 24
    Thales:

    Hoje em dia nao tem mais bobo no futebol… Tem muitos times bem montados por lá, que devem encomodar mesmo

  13. 25
    Eduardo:

    Sempre, estão todos de parabéns, grandes revelações de clubes brasileiros, jogadores habilidosos eque não estavam muito caros, sabe contartar bem este time.

  14. 26
    jhonatas franco:

    a evolução desses times na copa da uefa mostra que ja podem dar algum trabalho tb na liga dos campeoes. mas titulo mesmo acho que ainda esta um pouco longe. provavelmente o dinheiro nao venha de uma forma muito legal, mas dentro de campo eles mostram ter qualidade. o dinheiro sujo nao impediu o corinthians de ser o melhor do campeonato brasileiro em 2005.

  15. 27
    Marcelo Costa:

    No Werder Bremen, Diego estava suspenso, mas Naldo é muito seguro na zaga e tem um chute muito potente. O esquema tático do Werder Bremen é o 4-4-2, variando para um 4-3-1-2. No Shakhtar, jogando no 4-4-2, Willian é um meia aberto pela esquerda e Ilsinho, pela direita. Jádson é o segundo atacante, também compondo o meio-campo quando o time perde a bola, e Luís Adriano é o centroavante.

    https://esquemastaticos.blogspot.com/2009/05/shakhtar-2-x-1-bremen-analise-tatica.html

  16. 28
    Dinis:

    O Zenit, de São Petesburgo não tinha nenhum brasileiro quando ganhou a Taça da Uefa

  17. 29
    1122-ETEFEV:

    O time do Shakhtar jogou demais e mereceu o título, mas na minha opinião, as equipes do leste europeu ainda tem que evoluir mais para dar trabalho aos times Italianos, Ingleses e Espanhóis

  18. 30
    Vítor Rodrigues:

    Há times do Leste Europeu, como o FC Zenit São Petersburgo(Rússia) e o CSKA Moscow(Rússia), que podem ganhar a Liga dos Campeões da UEFA.

  19. 31
    marcio israel faro nepomucno:

    o grafich pode vir para o brasil????
    talvez até para o são paulo ou para o santo!!
    só pra ficar mais forte o BRASILEIRAO!!!!!

  20. 32
    dasayev:

    sim,principalmente o time do shaktar,com wilian e ilsinho jogando muito…e so mater o elenco q eles vao bater de frente com quem quiser.o wilian vem crescendo muito de producao,ja jogava muito no meu timao,,,,e ainda e muito novo…mas tem um grande potencial para estourar e ter um acarreira brilhante

Páginas: « 1 [2]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade