As novas regras

sex, 27/02/09
por Thiago Dias |
categoria Sem Categoria

  • Sharebar

Por Bernardo Ferreira, do GLOBOESPORTE.COM

Há muito tempo as regras do futebol não sofrem uma mudança mais drástica. A última razoável foi a determinação de que o goleiro só pode segurar a bola por até seis segundos. Isso foi em 2000. Para não atravessar uma década inteira sem inovar, a International Board deve aprovar neste sábado algumas modificações nas regras (leia mais aqui).

O intervalo entre o primeiro e o segundo tempo passaria a ser de 20 minutos. O treinador teria a permissão de ficar o quanto quisesse na área técnica (ok, isso já acontece aqui no Brasil). Haveria a possibilidade de uma quarta substituição, em caso de disputa de prorrogação.

E a mais polêmica: seria adotado o cartão laranja. O jogador seria expulso de campo temporariamente, deixando o seu time com um a menos por alguns minutos.

É correto o argumento de que certas faltas merecem mais do que um amarelo, mas menos do que um vermelho. Ao mesmo tempo, certamente se ouvirá mais a frase “é uma questão de interpretação” – já que alguns árbitros acharão que uma falta é para amarelo, outros dirão que é para vermelho… e uma terceira frente defenderá o laranja.

E você, o que acha dessas novidades no futebol? Opine nos comentários.

compartilhar

652 Comentários para “As novas regras”

Páginas: « 123 24 25 26 27 28 29 30 31 32 [33]

  1. 633
    Vinicius:

    cartao laranja? futebol virou hoquei

  2. 634
    Djaldir:

    Sugestáo para o cartão laranja:Deveria ser usado como uma espécie de segundo cartão amarelo,com expulsão provisória.O cartão amarelo deveria ser aplicado obrigatoriamente a qualquer falta cometida com a perna/pé,ou seja,deu pontapé,rasteira…Cartão amarelo!É lógico que valeriam as demais regras para o uso do cartão amarelo,como puxão de camisa ,short, uso de força desproporcional etc.Também valeriam as mesmas regras aplicadas,é claro,ao uso do cartão vermelho.

  3. 635
    Vanessa:

    Vai dá vermelho que é a cor do melhor time do mundo que tem o melhor jogador que é o craque Cristiano Ronaldo. vê-lo jogar é muito prazeroso e no jogo entre o Inter o português sobrou em campo ou seja jogou muito.

  4. 636
    Táisson:

    eu acho q não precisaria o cartao laranja, pois os cartões amarelo e vermelho ja sao muito antigos e acho q iso seria desnecessario afinal de contas se é pra deixar o jogador fora por alguns minutos dexo o jogo inteiro,
    neh??!!

  5. 637
    Anderson:

    Deveriam mesmo é acabar com a BARREIRA E ACRESCENTAR MAIS UM ÁRBITRO EM CAMPO, E OS BANDEIRINHAS DEVERIAM CORRER DENTRO DE CAMPO ACOMPANHANDO O IMPEDIMENTO E AS FALTAS AO LADO DA ÁREA.

  6. 638
    thyago estevam ferreira pedrosa:

    Adorei a regra do cartão laraja..
    A regra das quatro substituições eu também achei legal.
    A regrado intervalo de 20 minutos não.. acho que devia ser 10 minutos.
    A regra da área técnica tambem achei boa.
    A do gol eu prefiro uma bola com chip.

    Acho também que a cobrança lateral deveria ser feita com os pés..
    A regra do impedimento deveria acabar. na minha opinião o futebol ficaria mas bonito..

  7. 639
    vitoria ferreira:

    eu gostei da regra do cartao laranja pois os juises que robam munto para os times do nordeste vao ter que usar mas o cartao laranja.
    ex=o time do nautico quando ele joga lah no rio em sao paulo ele so fica levando cartao vermelho e isso naum pode e preconceito timal so per que ele e nordestino…

    gostei da regra de poder trocar 4 veses por que se o tecno errar ele podera corrigir sem preucupacao.
    ex= o tecno roberto fernandes ele senpre erra nunca coloca kuki e so de ultima hora quando naum da mas ele quer colocar e naum da ai com isso ele pode colocar o baixinho mas rapido do mundo…

    naum gotei da regra dos 20 minutos do intervalo pois vai deixar a torcida esperando.
    ex=eu que naum quero esperar para ver o nautico jogar…

    af eu naum gostei do treinador naum presisar voltar vc sabe ne sem comentarios…

    e bom ficar sempre uma pessoa atras do gol pq ronbam muito perincipalmente com o povo do timao nautico…

  8. 640
    Sidnei Lima:

    A discussão do cartão amarelo, laranja e vermelho vai continuar. O juiz da cartão amarelo, vem os comentaristas e vão dizer que era pra laranja. O juiz da laranja, vem os comentaristas e vão diaer que era pra vermelho.. O juiz da vermelho, e os comentaristas vão dizer que o juiz foi rigoroso.. Não vai adiantar nada… Os times pequenos vão continuar tomando cartão vermelhos e os grandes tomando cartão laranja..
    As 4 substituições vai ser boa.. e podia ser até 5 se for pra prorrogação.
    O intervalo também é uma boa.. so não pode ser igual ao campeonato argentino que o intervalo depende do mandande, que demora até 30min para voltar ao compo.
    O tecnico tem o direito de ficar o tempo todo na área técnica pois o trabalho dele é este.
    E juiz atras do gol é mesma coisa de nada.. vai continuar interpretativo.. eles podem contiuar errando..

  9. 641
    RENATO CB:

    A regra do cartão laranja é bacana. Eu acrescentaria uma regra nessas novas mudanças: Uma coisa que me deixa extremamente irritado é na linha lateral ou de fundo no caso de um escanteio, a bola fizer uma curva por fora, e o árbitro parar o jogo dando bola fora. Se a bola fez a curva por fora da linha e caiu dentro do campo, é méritos para o jogador que teve técnica para executar o lance (por exemplo: quando o jogador faz um gol de falta com efeito, no outro dia o jogador é craque, falam até que na seleção está faltando um cara desses). Porque então não acabam com essa atual regra, e torna o futebol mais dinâmico. É isso aí, um abraço a todos.

  10. 642
    Wesley peixoto:

    Sobre os cartoes, acho que nao deve mudar nao, pois o futebol ja tem muitas regras. Os juizes sim, devem melhor no desempenho.
    As subtituiçoes acho bem interressante, pois daria outro ritmo de jogo nas prorogaçoes. 4 é o escencial!
    Acho tbm que seria bacana o tecnico ter esse direito de ficar nesse parte reservada para ele, pois como ja disserao, é papel dele
    dar instruçoes na bera do campo.
    Sobre o caso de mais 2 juizes em “campo” issu ja acho desnecessario, concordo com os escorcesses, de colocas nas bolas um chip
    com o qual seria ligado as traves do gol, assim o juiz teria um aparelho que vibraria ce caso a bola entrasse toda ai gol e só entao ele teria certeza que seria gol.
    é issu ai,,espero q alguma dessas regras sejam adicionadas no futebol e que melhore para todos.
    abraço

  11. 643
    wesley peixoto:

    Esse tiaho estevan e o anderson estao querendo inventar um novo estilo de futebol, sem inpedimento, sem barreira,
    com mas arbito em campo, lateral com pé kkkkk meu deus, imaginen a baderna q nao seria.
    o futebol ja é bonito de mais assim, nao falam oque nao sabem, por que sinceramente, esses comentarios nao teve nada a ver! kkkk
    abraço fui

  12. 644
    Wesley peixoto:

    Ja que estou por aqui, rsrs queria dar outra sugestao. No campo deveria ter 2 cameras, no campo de defesa de cada equipe registrando cada lance. Ex: um lance de impedimento, ou de penalt, assim essa tal camera registrava e passava no telao logo em seguida para o arbitro ver e ter certeza doque vai fazer. Aqui na europa ja ce falaram disso, mas nada ainda decidido, seria uma otima eu acho, evitaria muitas polemicas.
    agora eu fui xau ;-)

  13. 645
    MARCOS ROQUE:

    Arnaldo Cesar Coelho opinando isso é uma piada…de mau gosto

  14. 646
    rodrigo issa kuriaki-japao:

    adorei essas regras ja o cartao laranja nao gostei nao so usa os cartoes amarelo e o vermeljo q ta muito bom,ja a substituicoes e de 4 mas so se for na prorrogacao gostaria q em vez de tres substituicoes coloca 4 q e melhor,intervalo gostei 20 mim ta muito bom,area tecnica tb adorei,e a duvida no gol adorei tb pq o juiz fica na duvida se foi gol ou nao ai o assitencia vai falar se foi ou nao o gol

  15. 647
    Paulo Piauilino Neto:

    Tudo bobagem. Que tal todo lateral ser batido por goleiro? Mais emoção no jogo e mais gols de cobertura a alegria do futebol. Além disso, deveria ser adotado o shoot-out ao invés de pênalti, para não er um juiz Aparecido querendo voltar o goleiro que tenha se adiantado.
    Clássico deveria ser dois jogos seguidos e com placar agregado para a pontuação final da rodada. Por exemplo: Flamengo-PI 3X0 River e River 2x Flamengo-PI 1. Como o placar agregado foi Flameno-PI 4X 2 River, Flamengo-PI leva os três pontos e o River nada.
    Outra situação que eu modificaria seria o sistema de pontos: 2 pontos para empate com gols e 5 pontos para quem fizer pelo menos 4 gols de diferença sobre o adversário.
    Fair play só seria admissível se o adversário segurar a bola com as mãos diante o seu ataque ou então ceder o lateral no seu campo. Caso não se proceda o fair play, terá escanteio contra o time infrator.
    Comentem galera que essas idéias são mais revolucionárias do que as dos velhinhos da FIFA.

  16. 648
    nome:

    ola amigo

  17. 649
    lays rabelo xavier:

    adorei estavo precisando para fazer meu trabalho de educaçao fisica sempre q eu precisar entro nesse site rsrsrsrsrsrsrsrs

  18. 650
    Claudio Pereira Gonsalves:

    Sobre as regras tenho uma sugestão simples para as bolas que caem dentro da goleira e saem , não precisa de outro assistente apenas colocar a area de dentro da goleira com um pequemo declive para dentro da goleira, a bola guando batesse ,apenas pela fisica, iria para dentro.

  19. 651
    Evandro Paiva:

    Essas idéias do Paulo Piauilino Neto são sensacionais. Tive observando o jogo de basquete e o jogo de futebol de salão. O que vejo diferente? Dentre outras coisas, que a dimensão é a mesma, mas o lateral do basquete é batido na linha de fundo. Pôxa, sensacional se adaptarmos para o futebol, tipo: o que o arremesso lateral está fazendo no futebol? Além de não poder fazer gol direto, é batido com as mãos. O que tem de juiz ou bandeirinha brigando por meio metro atrás, jogadores preferindo dar um passe mal feito que ganhar um lateral, os arremessos laterais serão substituídos pelos escanteios para aumentarem as chances de gol, a não ser para concretizar o Fair play, quando deverá ser cobrada por quem melhor sabe utilizar as mãos (o goleiro) em qualquer lugar da lateral do campo de defesa, independentemente de onde tenha saído a bola. As jogadas trabalhadas, as poucas, desaparecerão, mas os grandes jogadores não se utilizarão desse recurso. Assim espero. Acabaria com essa discussão, por sinal, besta de bater lateral com pé, porque todos nós sabemos que as dimensões dos campos pelo mundo inteiro são variáveis. Com essa regra que eu citei, além de ser universal, teria maior efetividade.
    O basquete não existe não. Para acabar com o cai-cai na área adversária, proporia o seguinte: se o jogador sofrer a falta dentro da área e a bola ter saído dos pés dele antes de o apito soar ultrapassando totalmente a linha entre as traves, então vale o gol e é dado ainda um(1) shoot-out de bonificação.
    O clube que se atrasar para iniciar a partida terá o técnico expulso, pelo árbitro, pois complica a vida de torcedores e, principalmente, da TV. Os treinadores são considerados culpados. Caso os atrasos persistam, o técnico ficará suspenso por uma partida, e a pena não poderá ser convertida.
    Serão seguidos 10 minutos de intervalo, valendo o relógio do 4º árbitro, portanto, será dado cartão amarelo para o último jogador do time que entrar em campo fora de tempo e que não seja o substituto. Na dificuldade de percepção dessa hipótese, o capitão no momento. Persistindo a impossibilidade, o goleiro e expulsa a comissão técnica presente à margem do campo por armar uma confusão na cabeça dos árbitros. No 2° tempo, o jogo começa de onde terminou o 1° tempo.
    Pegando do comentário do Paulo Piauilino: “Comentem galera que essas idéias são mais revolucionárias do que as dos velhinhos da FIFA”.

  20. 652
    Evandro Paiva:

    O juiz simplifica: pega a bola no fundo do gol, quem pede cartão tem preferência. Como no basquete, após o apito, só o árbitro pode tocar na bola, senão leva cartão azul. Acabaria com aquela história de o jogador ganhar tempo passando de mão em mão até que a defesa se recomponha. Exceção seria feita ao pedido do juiz (quando a bola é isolada, mas permanece dentro de campo).
    Cartão azul será usado para coibir a ação de quem toca a bola com a mão (ou o seu substituto) de um lance perigoso ou não. Aos 30 minutos do 2° tempo trocará de posição com o goleiro, porque ele quer mesmo essa vaguinha. Caso outro jogador corte com a mão, o que tocou primeiro será excluído da partida, mas não gera suspensão automática.
    Não é o juiz quem deve ficar com o relógio para os acréscimos, mas sim o quarto árbitro. Sem nenhum outro afazer além de policiar os técnicos, o quarto árbitro é figura ociosa, dinheiro jogado fora. Precisa de mais trabalho. É proibido ficar sentado. Ele segura a prancheta e caminha de um lado para o outro, acompanhando o juiz, na função de técnico de arbitragem. Na hora do shoot-out, ele verificará se houve ou não invasão de área. Além disso, toda vez que a bola parar por um motivo de patadas do adversário, contusão, substituição ou mesmo enrolação do goleiro, o quarto árbitro aciona seu cronômetro, porque fica a cargo dele o controle do tempo. Aí saberá exatamente quando se deve acrescentar de tempo. Ao fim dos acréscimos, ele passa a mensagem “pode acabar” e pronto. No entanto, o juiz tem que esperar a bola sair / tirar a bola do jogador e sem falta. Assim, dá-se a chance do último ataque ao time que estiver perdendo, e o time que estiver ganhando fica doido para pegar a bola e dar um bico para fora. Criando uma nova emoção no jogo – que é o que importa.
    O mais importante ainda não foi nem tão cedo irá para a discussão: O último campeão mundial de Seleções escolhe, no máximo, uma das recomendações para o futebol e tem o direito de criar e/ou inovar, pelo menos, uma regra, ao melhor estilo da Copa João Havelange, que passará por uma comissão na FIFA. Em caso de aprovação, aparecerá na relação de possíveis regras para futuros campeonatos. Dinamizaria ainda mais esse esporte.

Páginas: « 123 24 25 26 27 28 29 30 31 32 [33]

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade